Ícone do site Fora da Zona de Conforto

9 Fatores Para Considerar Antes de Mudar de País

O número de brasileiros que mudaram de país aumentou muito nos últimos anos. Muitos encontraram a oportunidade de emprego perfeita, uma maior qualidade de vida e agora não pensam em retornar. No entanto, muitos também tiveram que voltar para casa mais cedo do que planejavam. A verdade é que mudar de país não é algo simples, e para que tudo dê certo é preciso ter um bom planejamento e muita organização. 

Fazer essa mudança significa realmente sair da sua zona de conforto. Você irá mergulhar em uma nova cultura e terá que lidar com burocracias que nunca ouviu falar, novas leis, regras, e costumes. Portanto, quanto mais você souber sobre o processo de mudança e o seu novo destino, melhor. 

Por isso, se você também tem planos de se mudar para o exterior, mas ainda está com dúvidas se deve ir ou não, confira esses 9 fatores que você precisa considerar antes de tomar a decisão final!

 

fatores para considerar antes de mudar de país

 

Devo mudar de país ou não? 9 fatores para levar em conta antes de mudar para o exterior

 

    1. Como mudar de país de forma legal? Conheça as opções de Visto

Honestamente, essa deve ser uma das primeiras perguntas que você deve se fazer. Afinal, se não há uma maneira de você se mudar legalmente para um país, deve procurar outro ou então considerar que essa maneira legal apareça. 

Busque sempre maneiras legais de se mudar para outro país, ou seja, com um visto que permita a sua moradia e se possível, poder trabalhar legalmente.

Cada país possui a sua política de imigração, o que pode fazer essa questão ser um poco complicada de entender. Portanto, antes de escolher a cidade, procure mais sobre as opções de visto para Brasileiros.

As opções mais comuns são:

  • Visto de trabalho: Quando você encontra um trabalho no exterior ainda no Brasil;
  • Visto de estudante: Quando você é aceito para fazer algum curso no exterior. Desde graduação até curso de línguas. 
  • Visto de reunião familiar: Quando você é casado com um cidadão estrangeiro. 

Além desses, existem muitas outras opções que, como falei, podem variar de país para país. Esse é o caso do “Visto para investidores”, “Visto para aposentados” e “Visto para procurar emprego”, por exemplo. 

No meu artigo com 10 Opções para Morar no Exterior, eu falo mais em detalhe sobre as opções de visto para morar no exterior assim como algumas que funcionam com um simples visto de turista. 

   2. Quanto dinheiro juntar para mudar de país?

Essa é uma das questões mais importantes para se pensar antes da mudança. Mudar de casa, mesmo dentro do mesmo país, já envolve um grande investimento financeiro. Você precisa pagar aluguéis adiantados, caução e, muitas vezes, comprar novos móveis e fazer pequenas reformas. 

Como nós nos mudamos com certa frequência, sempre procuramos lugares já mobiliados para que não tenhamos que lidar com algumas dessas coisas. Mas, mesmo assim, não há como evitar o caução e o aluguel antecipado.

Lembre-se de que você também vai precisar esperar para encontrar um lugar para morar depois de chegar ao país. Nesse caso, é importante ter dinheiro o suficiente para pagar um Airbnb ou qualquer outro alojamento temporário enquanto procura uma opção a longo prazo.

Mudar de país é mais ou menos isso. Você precisa se planejar financeiramente e fazer uma reserva. Deve pensar no dinheiro que terá que gastar com a sua primeira casa ou acomodação e durante o período que estará em busca de trabalho ( e provavelmente sem renda ainda). 

O ideal é que você tenha dinheiro suficiente para os primeiros 6 ou 12 meses, já que leva tempo até você se estabilizar e encontrar um emprego (isso sem contar as coisas que acabam sendo mais caras do que o esperado). 

Já a quantidade de dinheiro vai variar de acordo com o destino escolhido. Nesse momento, você precisa pesquisar sobre o custo de vida nas cidades que pretende morar. Para isso você pode consultar grupos do Facebook, como “Brasileiros em X cidade/país”. Você também pode pesquisar blogs de pessoas que moram na região.

 

 

    3. Como escolher a cidade ou país ideal para se mudar? 

Pelo que vimos até aqui, a escolha do destino é fundamental para o planejamento da sua mudança. Certamente, muitas pessoas já têm em mente o país que desejam morar, mas ainda não pensaram na cidade. 

A verdade é que, por menor que seja o país, as regiões podem ser muito diferentes. Para escolher o país ou cidade ideal você precisa pensar em alguns aspectos:

  • Custo de vida: Organize as cidades e países que você escolheu pelo custo de vida para ver se os destinos estão alinhados com o que você pode gastar. Se você tiver um orçamento maior, saiba que as capitais costumam ter um custo de vida mais caro, porém, as regiões ao redor, quase sempre são mais baratas. 
  • Clima: Você sabe como é o clima na região que escolheu? Muitas vezes você terá que lidar com um verão intenso, ou um inverno com muita neve. De fato, esse é um fator que pode atrapalhar muito a sua adaptação, por isso, pesquise bem sobre o clima local. 
  • Idioma: Qual o idioma oficial do seu novo país? Mudar para um lugar em que você não conseguirá se comunicar pode ser um problema. Se você ainda não domina o idioma comece a fazer um curso ainda no Brasil. Isso te dará mais confiança ao se mudar. 

(a Nikki prefere ter aulas de idiomas online 1 a 1 em sites como o Italki e Verbling, pois ela acredita que são mais eficazes do que essas aulas mais tradicionais. Se você quiser US$ 10 em crétidos da Italki, é só clicar aqui)

  • Cultura: A cultura sempre será muito diferente. Leia bastante sobre as opções de destino que você tem e escolha aquela que te agrada mais. Saiba que você terá que se adaptar ao novo ambiente, porém, é muito mais fácil quando gostamos da nova experiência. 
  • Seguro de saúde: O sistema de saúde no novo país é gratuíto como no Brasil? Se sim, como fazer para me registrar? Preciso ter um seguro médico internacional? Se esse for o caso, dê uma olhada no meu artigo com os 3 Melhores Seguros de Saúde para Expatriados e Imigrantes para ter uma ideia de custo

 

Por fim, escolher o país e a cidade pode ser muito divertido e leve. Veja quais são as suas opções e marque os pontos positivos e negativos de cada uma delas.

 

    4. Quais são as opções de emprego e estudo disponíveis no exterior?

Esse é outro aspecto muito importante que deve ser levado em conta não só na hora de escolher a sua cidade, mas também na hora de decidir se vale ou não a pena se mudar. Em outras palavras, existem empregos disponíveis em seu campo fora do país de origem e em um idioma que você saiba falar? Ou você vai ter que mudar de área? Isso é aglo que deve ser analisado separadamente e eu vou te contar o porquê. 

Quando o assunto é esse, o LinkedIn pode ser ótimo para encontrar novas vagas. Ainda assim, se você não busca por nenhuma área específica, aqueles mesmos grupos do Facebook podem ser ótimos para a sua pesquisa.

Muitas pessoas acreditam que as maiores ofertas de emprego estão nas capitais. Isso pode até ser verdade, porém, a procura é muito maior também. Muitas vezes, nas cidades vizinhas ou do interior há muitas outras vagas com uma concorrência menor.

Outro ponto importante que você deve considerar é com relação a validação do seu diploma. Muitos graduados no Brasil não podem exercer a profissão no exterior. Portanto, pesquise sobre isso antes de começar a se candidatar para as vagas. 

Se você vai se mudar para estudar e não para trabalhar, há várias opções de cursos que você pode fazer no exterior. Desde parte do ensino médio, até cursos de línguas, técnicos, faculdade, e até PHD! 

Assim como no ítem anterior, o meu artigo com 10 Opções para Morar fora do Brasil fala bastante de opções de estudo, trabalho e até voluntáriado no exterior

 

    5. O que você precisa para alugar um imóvel no exterior?

Uma das primeiras coisas que você terá que fazer quando mudar de país é procurar um imóvel ou algum tipo de acomodação. Nem sempre essa é uma tarefa fácil, principalmente para estrangeiros.

O primeiro passo é pesquisar quanto custa em média o aluguel naquela cidade. Assim, você poderá se preparar financeiramente, além de conseguir filtrar melhor as opções que aparecerem. Pesquise quais são os documentos exigidos para o aluguel e também os sites que existem para procurar por casas e apartamentos.

Mais uma vez, as capitais tendem a ter aluguéis mais caros e com um maior número de interessados. Pode ser interessantes procurar por imóveis em regiões mais afastados. 

E o que fazer nas primeiras semanas de mudança para o exterior?

Para esse primeiro momento o ideal é alugar um imóvel temporário, como uma casa no Airbnb, por exemplo. Dessa forma, você terá lugar para ficar quando chegar e ficará mais tranquilo para poder procurar um novo lar.

Para procurar por acomodação no exterior em geral, eu aconselho a dar uma olhada no meu artigo com os 6 melhores sites para pesquisar hotéis, albergues, acomodação temporário

E para saber quais são as primeiras coisas que você deve fazer quando mudar para um outro país além de encontrar uma casa, eu aconselho o meu artigo com as 16 primeiras coisas que você deve fazer quando mudar para um novo país ou cidade. Essa lista vai te ajudar bastante também a entender quais serão os seus primeiros desafíos em um novo país. 

 

    6. Como matricular os filhos em uma escola no exterior?

Para quem vai mudar de país com os filhos a educação local é outro ponto que merece muita atenção. Assim que você chegar terá que matricular as crianças em uma escola. Essa é um processo que varia muito de país para país. 

Nesse caso, o ideal é que você pesquise bastante sobre o sistema de ensino no seu novo destino. Veja como é feita a equivalência e quais os documentos necessários. Muitas vezes você encontra essa informação em sites oficiais do governo. Em Portugal, por exemplo, você pode saber mais sobre como matricular seus filhos na escola no site do Alto Comissariado Para Migrações.

Aliás, se você está pensando em mudar para o Portugal, o meu artigo os 10 Primeiros Passos para Começar a Viver em Portugal pode te ajudar a ter uma ideia do que te está esperando. 

 

 

    7. O que fazer com os seus pertences e móveis do Brasil?

Você também precisa pensar no que fará com os seus pertences do Brasil, já que você não poderá levar tudo com você. 

Você tem algumas opções para lidar com esses itens. Uma delas é vender tudo aquilo que você não vai precisar mais. E quando digo tudo, é tudo mesmo. Venda a sua geladeira, fogão, sofá, carro, roupas, livros… essa pode ser uma ótima maneira de juntar o dinheiro que precisa para a mudança. 

Além disso, outra opção é doar para quem você sabe que está precisando.

Já os itens com valor sentimental ou que você ainda não quer se desfazer você pode deixar na casa de um familiar ou amigo. Aos poucos você pode enviar para o seu novo lar. 

Já para quem tem uma casa no Brasil o mais indicado é colocá-la para alugar. Pelo menos durante os primeiros anos. Faça o processo com uma imobiliária, assim você não terá muito com o que se preocupar. Outra opção é alugar o seu imóvel de forma temporária usando Airbnb para fazer uma renda. E não é só o Airbnb. Esse meu artigo da as 3 melhores opções de sites como o Airbnb para alugar a sua acomodação

 

    8. Como lidar com a saudade ao mudar de país?

Não há como negar, mudar de país vai mexer muito com o seu emocional. A adaptação leva tempo, por vezes vai ser cansativo e desgastante. Tem gente que demora mais tempo para conhecer novas pessoas e se enturmar. Além disso, a saudade de casa, da família e dos amigos que ficaram é inevitável. 

Portanto, você precisa trabalhar maneiras de conseguir lidar bem com isso. Ainda no Brasil converse sobre a mudança com as pessoas que você convive mais. Prepare-se psicologicamente para esse momento e entenda que a saudade faz parte. Além disso, não encare a mudança como algo ruim, mas sim, como algo novo que você está conquistando. 

E claro, use e abuse dos meios de comunicação! Hoje é muito mais fácil conversar com pessoas do mundo inteiro. As chamadas de vídeo com certeza vão te ajudar a amenizar a saudade.

Tenha certeza de que não vai passar muito tempo sentindo falta de casa e esquecer que você tem um novo país inteiro para explorar e conhecer novas pessoas!

Uma vez mais, para ajudar, eu tenho um artigo que dá 11 Dicas para conhecer pessoas e fazer amigos durante as suas viagens. Valeu também para a sua nova morada! 

 

    9. Questione se você realmente quer mudar de país.

Por último, faça e refaça essa pergunta para si mesmo. Mudar de país é uma decisão que deve partir de você e não é fácil. Não se sinta pressionado pelas pessoas que foram, pelos amigos que tiveram sucesso e nem por aqueles que ficam te encorajando a não sair e não buscar seus sonhos. Essa decisão é só sua.

Por experiência (já morei em uns 13 países e quase 20 cidades) posso dizer que o mais fácil é seguir a rotina e ficar na sua zona de conforto. Mas aí nada vai mudar na sua vida. E se é mudança e a esperança de ter uma vida melhor é o que você quer, então eu arriscaria. 

Como dizem, é melhor tentar e se arrepender do que nunca tentar. Pelo menos você teve a experiência de morar fora (boa ou ruim) e isso será um aprendizado de vida que vai te ajudar a crescer e se desenvolver como ser humano….e não é esse um dos sentidos da vida? 

 

 

9 Fatores Para Considerar Antes de Mudar de País. Resumindo…

  1. Como mudar de país de forma legal? (quais são as opções de Visto)
  2. Quanto dinheiro juntar para mudar de país
  3. Como escolher a cidade ideal em outro país?
  4. Quais são as opções de emprego disponíveis no exterior?
  5. O que você precisa para alugar um imóvel no exterior?
  6. Como matricular os filhos em uma escola no exterior?
  7. O que fazer com os seus pertences e móveis do Brasil?
  8. Como lidar com a saudade ao mudar de país?
  9. Questione se você realmente quer mudar de país.

Conclusão…

Espero que esses 9 fatores te ajudem a decidir se sair se morar no exterior é realmente para você. E é justamente essa a intenção! Essa é uma grande mudança para qualquer um e quanto mais preparado você estiver, melhor e mais fácil será a sua adaptação. 

Tem alguma outra questão que você acha fundamental levar em conta antes de decidir mudar de país? Tem outras dúvidas que impedem você de ir? Deixe aqui nos comentários! 

button
Sair da versão mobile