Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Como ir da Colômbia (Cartagena) para o Panama (capital) por Menos de 150 dólares

Drug Plane in Capurgana

Avião de Drogas em CapurganaComo muitos já sabem, a Estrada Panamericana que se estende do Alaska nos EUA à Ushuaia na Argentina, não existe entre as fronteiras da Colômbia e Panamá, no chamado estreito de Darien.

Os motivos pelos quais a estrada se interrompe nessa região são muitos. Dizem que essa é uma região de mata densa e muito montanhosa com solo instável. Mas acho que no século 21 quando a humanidade consegue construir, por exemplo, um túnel entre o Reino Unido e a França sobre o Canal da Mancha, eu não acredito que um pouco de mato seria um grande problema que a engenharia moderna não resolveria.

Em minha opinião, o problema é o tráfico de drogas.

Primeiramente seria difícil construir uma estrada em uma região dominada pela Frente 57 das FARCs (Forças Armadas Revolucionarias da Colômbia).

Depois, imaginem: 90% da cocaína consumida nos EUA vêm da Colômbia. Hoje ela possui 4 rotas. Pelo mar do Caribe, pelo Pacífico, via aérea ou por trilhas dentro da floresta no estreito de Darien.

Porto de Turbo – Colômbia.

Imaginem se eles construíssem uma rodovia ligando o maior produtor de cocaína do mundo com o maior consumidor!! Basicamente eles teriam que revistar TODOS os veículos que passassem por esse trecho. Mesmo sabendo que eles ainda teriam que transitar por países na América Central e o México, subornar uma policial nessa região não é de todo difícil.

E por que então cruzar da Colômbia para o Panamá por essa rota??

Primeiro porque é a forma mais barata. As outras são de avião que vai te custar no mínimo uns 400 dólares ou indo de veleiro parando por algumas ilhas. Partindo de Cartagena (Confira aqui o roteiro de 4 dias em Cartagena – o destino mais cobiçado da Colômbia do blog Laura Lamas) e chegando a Cartí sai por uns 450 dólares mais a passagem de Cartí para a cidade do Panamá.

Então o itinerário fica assim:

– Cartagena (Colômbia) – Turbo (Colômbia) de ônibus

– Turbo (Colômbia) – Capurgana (Colômbia) de barco

– Capurgana (Colômbia) – Puerto Obaldia (Panama) de barco

– Puerto Obaldia (Panama) – Cidade do Panamá de avião

Antes de tudo você tem que comprar o seu voo de Puerto Obaldia para a cidade do Panamá. Isso porque há uma única companhia que faz esse trajeto (Air Panamá) com aviões pequenos, então eles lotam rápido. O ideal é que se compre o bilhete com pelo menos 1 mês de antecedência. Eu paguei 93,42 dólares que dá uns 178.300 COPs com direito a 14 quilos despachados e por volta de 3 quilos com você no avião. O excedente custa 1,25 dólares por quilo. O site é: https://www.airPanamá.com/

  • Começo da jornada (Cartagena à Turbo de ônibus).


Bom, primeiramente você precisa pegar um ônibus de Cartagena para Turbo na Colômbia de onde você pegará o barco.

Quando fiz essa viagem eu paguei 65.000 COPs saindo às 06:30 AM e chegando em Turbo por volta das 04:00 PM. Como os barcos para Capurgana só saem pela manhã, você terá que passar uma noite em Turbo. Um hotelzinho meia boca sai por uns 20.000 COPs. Parece que agora está 75.000 COP, dependendo da negociação.

  • Turbo à Capurgana de barco.

 

No dia seguinte você pegará o barco até Capurgana, que é a última vila com estrutura mínima antes do Panamá. Ele sai por volta das 08:30 AM e chega lá pelas 12:00 PM. Tente comprar a passagem no dia anterior para garantir o seu lugar. Espere pagar 55.000 COPs  mais 650 COPs por quilo de bagagem que exceda 14 quilos.

Entrada do Porto

 

Soldados Colombianos no porto de Turbo

DICA: No próprio porto você pode comprar aqueles grandes sacos de lixo para embrulhar as malas, evitando assim que elas molhem. Cada saco sai por 1.000 COPs e dá para colocar uma mochila de uns 80 litros dentro.

Chegando a Capurgana, o ideal é que você procure um lugar para dormir. Eu fiquei no Albergue Marlin e paguei 10.000 COPs por um quarto com a minha namorada. Fica há uns 3 minutos do porto, é só perguntar que todos conhecem você pode tentar pegar um barco no mesmo dia para Puerto Obaldia no Panamá. Eu acho essa opção arriscada pois não é certo que saiam barcos à tarde e você tem que chegar em Puerto Obaldia antes das 04:00 PM senão a imigração estará fechada e você não poderá entrar no Panamá).

Uma outra alternativa é ficar em Capurgana por alguns dias pois é um lugar muito legal para explorar como a praia do Mel, quedas d’água, Sapzurro entre outros lugares. De qualquer forma, quando você sai do barco, vai haver um monte de gente te oferecendo acomodação e passeios.

  • Capurgana à Puerto Obaldia de barco.

 

Bom, seguindo o roteiro original, depois de achar o seu albergue, confirme a que horas sai o barco para Puerto Obaldia no dia seguinte e já tente comprar o ticket no dia anterior para não perder o lugar.

A viagem saiu por 25.000 COPs com 10 kg de bagagem inclusa mais 500 COPs por kg. O barco parte, supostamente, às 08:00 AM e chega em Puerto Obaldia às 08:45 AM.

Depois, vá à imigração (é só perguntar que todos sabem onde é) para que carimbem a saída da Colômbia no seu passaporte.  

Como eu disse, há algumas coisas para fazer em Capurgana  aproveitando o seu tempo por lá, como mergulhar, ir a cachoeiras e simplesmente relaxar na praia. Pode também ir visitar um ex-avião de traficantes (disfarçado como avião oficial da ONU) que foi intimado pela força aérea a pousar em Capurgana.

No dia seguinte esteja no porto uma meia hora antes do combinado para saída do barco. Você pode reutilizar os sacos de lixo que você comprou em Turbo para proteger as suas bagagens.

Depois dessa curta viagem, você chega a Puerto Obaldia direto em um quartel do exército. No meu caso, o barco foi recepcionado por uma linda tenente panamenha.

Todos os passageiros vão para dentro do quartel onde a suas malas serão revistadas e submetidas a um cão farejador. Logo, pense bem se você realmente quer levar alguma “lembrança” da Colômbia.

Passada a revista, todos são encaminhados à Imigração Panamenha há um minuto do quartel.

ATENÇÃO!!! Eu já passei por muita imigração nessa vida. Essa foi, sem dúvida, a pior de todas, com o oficial da imigração mais “nascido de uma senhorita que prestava favores sexuais em troca de ativos financeiros”…. para não dizer outra coisa.

O cara é muito chato, gosta de humilhar as pessoas e tirar sarro com os amiguinhos dele da imigração.

Quartel Panamenho em Puerto Obaldia

Primeiramente, ele vai te pedir para tirar 2 xerox da página principal do seu passaporte. Se você já as tiver, melhor, senão eles te indicarão uma casa de internet próxima onde pode fazê-lo.

Depois ele vai pedir os seguintes documentos….é melhor que você os tenha:

Passaporte com espaço para carimbo (me dei mal nessa e tive que voltar para Colômbia, explico melhor em um futuro post do meu blog);

-As duas xerox;

-Cópia da passagem de avião confirmada saindo de Puerto Obaldia (não sei como funciona se você for pegar o barco para Cartí-Passagem de saída do Panamá);

-Comprovante de vacina de febre amarela;

Checando por drogas

-Se for Norte Americano ou Europeu, terá que mostrar um cartão de crédito ou 500 dólares em dinheiro para provar que você pode se sustentar no Panama;

-Se você não for Norte Americano ou Europeu terá que ter os 500 dólares de qualquer jeito ou implorar para ele aceitar o seu cartão de crédito internacional.

-Muita paciência!!

 Feito tudo isso você está oficialmente em solo Panamenho.

  • Puerto Obaldia à Cidade do Panamá de avião.

 

As opções de hospedagem em Puerto Obaldia são um pouco limitadas. Eu fiquei em uma pousada quase em frente à Imigração pagando 12.000 COPs para mim e minha namorada. Extremante luxuosa por sinal….só tinha energia elétrica entre 06:00 PM e 09:00 AM (ou seja, nada de ventilador em uma calor escaldante) e o banho era no balde!! Nada ideal para as almas mais exigentes.

Você pode dar uma visitada no aeroporto para passar o tempo.

Basicamente não há nada muito que fazer em Puerto Obaldia. O povoado é mais um entreposto militar para guardar a fronteira com a Colômbia. Existem postos de guarda nas duas extremidades da praia e os soldados são enfáticos quando dizem que você não pode andar além do campo de visão deles. O mesmo serve para a pequena montanha atrás que eu queria subir. Existe um posto militar lá também….

 ocê pode dar uma visitada no aeroporto para passar o tempo)

A opções de comida são limitadas a frango com arroz (para variar) mas eu recomendo o batido (espécie de smoothie) de frutas, leite e gelo que se vende ao lado de onde se tira o xerox. Com o calor que  faz lá, esse batido é quase equivalente a um orgasmo…

“Escritório” da AirPanama

Em frente ao xerox existe a loja da Air Panamá. Vá lá e confirme a que horas, no dia do seu voo, você deve chegar lá para fazer a sua pesagem e a da mala. Isso porque, para avião pequeno, todo peso conta. Como o site da AirPanamá não mencionava esse detalhe, eu e a minha namorada ficamos esperando que nem tachos no aeroporto desde as 06:00 AM, para só depois aparecer uma boa alma que nos avisasse sobre a pesagem.

(Uma nota sobre o barco de Puerto Obaldia para Cartí. Além de ser tão caro ou mais do que o avião – 120 dólares mais um extra por quilo de bagagem – navegar 8 horas em um barquinho pequeno onde não se pode fazer nada é um desafio para a sanidade de qualquer um. O outro problema é que você chegará a Cartí na costa Pacífica do Panamá e ainda deverá organizar a sua ida para a cidade do Panamá).

Calma….a peregrinação está quase terminando. No dia do seu voo vá cedo à loja da Air Panamá para a pasagem. Fique pelas redondezas e eles te avisarão quando o avião saiu da Cidade do Panamá para você poder ir ao aeroporto. Infelizmente, devido a um problema de tempo (?), nosso voo estava umas 5 horas atrasado. Nós estavamos ainda mais confusos porque os escritório só abriu 2 horas depois do horário previsto para o nosso voo, então fique de olho…

Chegando lá haverá um pouco mais de revista pelo exército e você poderá embarcar.

Depois de uma hora de voo, chegando à cidade do Panamá, prepare sua paciência um pouco mais. Todo mundo que estava no voo será interrogado pela polícia panamenha (um por um, sozinhos com o interrogador) e só depois que TODOS terminarem é que você será liberado. Lembrando que você chegará no aeroporto de Albrook, que é o aeroporto no centro da cidade do Panamá e serve apenas voos domésticos.

DICA: Existe um centro de informação turística dentro do aeroporto. Obviamente ele tentará te indicar para que tome um taxi, mas pergunte a ele como pegar o ônibus que vai para o terminal de Albrook onde você comprará um cartão de transporte e de lá poderá tomar um outro ônibus para qualquer lugar da cidade do Panamá.

Bom, somando tudo temos:

– Cartagena – Turbo de ônibus: 65.000 COPs (talvez agora 75.000 COP, tem que negociar!)

– Turbo — Capurgana de barco: 55.000 COPs (com 14 quilos apenas de bagagem) (Mesma coisa aqui, parece que agora está 60.000 COP)

– Capurgana – Puerto Obaldia de barco: 25.000 COPs (com 14 quilos apenas de bagagem)

– Puerto Obaldia – Cidade do Panamá de avião: 178.300 COPs (com 14 quilos apenas de bagagem + 3)

Hotel em Turbo: 10.000 COPs

Albergue em Capurgana: 10.000 COPs

 COPs

Hotel em Puerto Obaldia: 12.000 COPs

Total: 355.300 COPs, por volta de 150 dólares. Boa economia fora o visual e a aventura!!

O preço em COP e cotação do dólar eram válidos para Agosto de 2013. Verificar preços atuais.

ATENÇÃO EXTRA: Quando eu fiz essa travessia em Agosto de 2013, fazendo a conversão da época, o total da viagem dava uns 200 dólares. Como o valor do dólar aumentou em muito em relação ao COP, atualmente (Janeiro 2014) o valor total dessa viagem dá uns 150 dólares. Então, é bem possível que alguns dos valores em COP que eu mencionei acima, tenham aumentado. Melhore levar algum dinheiro extra só por garantia.

Cidade do Panamá

 

Passeios, atrações e atividades no Panamá

Se estiver planejando a sua viagem para o Panamá, não perca as atrações surpreendentes que esse destino tem a oferecer. No GetYourGuide e no Viator é possível encontrar diversas atrações para todos os gostos, e bolsos! Confira:

 

GetYourGuide

 

 

Viator

 

 

É isso aí. Essa viagem não é para marinheiro de primeira viagem mas vai de cada um. Você pode utilizar a área de comentários para fazer perguntas, criticar ou fazer sugestões caso já tenha feito esse mesmo trajeto e sobreviveu!!

Se você gostou desse artigo, o post do blog Me leva viajar sobre Como foi visitar o Canal do Panamá durante uma conexão em Panama Cit também pode te interessar.

Boas viagens!!

 

*Nota: Peru tomou o lugar da Colômbia como o maior produtor de cocaína do mundo. No entanto, 90% da cocaína nos EUA ainda é originaria da Colômbia. Além disso, os EUA continuam a ser o maior consumidor de cocaína do mundo.

button
Sair da versão mobile