Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Como se Preparar para Visitar a Coreia do Sul

A Coreia do Sul é um lugar fascinante e pronto para viajantes! Se você quer entrar em contato com a cultura asiática de forma fácil, é um lugar ótimo para visitar e conhecer, além de conhecer mais da sociedade coreana.

Mas como todo bom viajante, é preciso se preparar e conhecer os jeitos de entrar no país e fazer um bom roteiro das suas visitas para aproveitar a sua viagem ao máximo e de forma leve.

Para isso, nesse artigo estarei falando tudo que você precisa saber para se preparar para viajar para a Coreia do Sul!

 

Como se preparar para visitar a Coreia do Sul

 

Tipos de visto da Coreia do Sul

Ao preparar uma viagem, é sempre necessário estudar os tipos de entrada e os documentos necessários que o país pede. No caso da Coreia do Sul existem diversas formas de ingresso, das quais falarei aqui, mas recomendo sempre olhar o site da embaixada no seu país.

Se você pensa em viajar para a Coreia do Sul, você precisará candidatar-se online para uma Autorização Eletrônica de Viagem (K-ETA) antes de ir. Você também precisa ter um passaporte válido e a estadia com esta autorização te permitirá ficar no país de 30 a 90 dias, dependendo da sua nacionalidade.

 

Visto para Turistas na Coreia do Sul

O visto mais comum para visitas de curto prazo na Coreia é o C-3 de permanência temporária, válido para estadias de até 90 dias.

Ele deve ser utilizado caso sua viagem tenha os seguintes propósitos: turismo (acima dos 30/90 dias que a K-ETA lhe permite), trânsito (passagem), visitar parentes, participar de eventos ou reuniões e pesquisa acadêmica.

Alguns países, como os EUA, Brasil, Austrália e outros, só precisam desse tipo de visto se a viagem for maior que os 30/90 dias que o K-ETA já permite. 

 

Para este visto será necessário:

  • Formulário de solicitação de visto preenchido e assinado
  • Passaporte original e cópia 1 foto 3,5 x 4,5 recente
  • Comprovante de residência
  • RNE original e cópia autenticada
  • CPF original e cópia autenticada
  • Certificado de antecedentes criminais
  • Demonstração financeira (extratos bancários de 30 dias)
  • Comprovante de vínculo empregatício no Brasil (carteira de trabalho, licença de negócio, contrato social, etc.)
  • Passagens aéreas compradas de ida e volta para a Coreia do Sul.

 

Visto para estudantes para Coreia do Sul

Para atividades acadêmicas, o visto necessário é o D-2 e é preciso uma cópia do registro ou licença da instituição educacional, certificado de admissão em modelo padrão (Universidade da Coreia ou outra instituição), ficha financeira original (extratos bancários dos últimos 30 dias) e documentos que comprovem relacionamento familiar (se o comprovante financeiro for dos pais).

A partir dessas informações, a comprovação de renda do estudante deve ser suficiente para mantê-lo até 1 ano na Coreia do Sul para ser liberado o visto.

Se você está indo fazer cursos tecnólogos, bacharelado, mestrado ou doutorado, será necessário certificados de graduação e comprovação da capacidade financeira para a retirada do visto D-2. Já para fazer pesquisas científicas, o pesquisador também deve apresentar documentos que comprovem sua titulação, além dos demonstrativos financeiros. 

Para os programas de intercâmbio, o consulado pede uma carta de recomendação da direção da instituição de ensino e documentos que comprovem o acordo entre as universidades, além do documento de frequência mínima do primeiro semestre e histórico escolar completo.

A Coreia do Sul não permite estudantes a trabalharem no país, seja sob o visto de turista (C-3) ou estudante (D-2). 

 

Visto de Trabalho na Coreia do Sul

Para trabalhar na Coreia, não existem vistos próprios com esta funcionalidade. A única forma de solicitar a permissão de trabalho é ter uma oferta por uma empresa coreana.

 

Vacinas Necessárias para entrada na Coreia do Sul

Para viagens internacionais, é sempre importante checar as medidas sanitárias do seu destino e verificar se possui todas as vacinas necessárias para uma entrada tranquila.

A Coreia do Sul possui algumas vacinas obrigatórias que você precisará confirmar para entrar:

  • Varicela 
  • Difteria-Tétano-Pertussis
  • Gripe
  • Sarampo-Caxumba-Rubéola (MMR)
  • Poliomielite
  • Herpes
  • Todos acima de 5 anos de idade devem ser totalmente vacinados para COVID-19 antes de viajar.
  • Hepatite A
  • Hepatite B
  • Malária
  • Encefalite Japonesa 
    • Recomendada somente para pessoas que estão se mudando para uma área com encefalite japonesa para viver; caso passe longos períodos de tempo, como um mês ou mais, em áreas com encefalite japonesa; ou se frequentemente viajar para áreas com encefalite japonesa
    • Não recomendado para viajantes que planejam viagens de curto prazo para áreas urbanas ou viagens para áreas sem temporada clara de encefalite japonesa. 
  • Raiva
  • Febre Tifóide

 

Recomendo ir em uma consulta médica com um mês de antecedência para checar suas vacinas e os medicamentos que serão necessários levar, caso possua alguma condição. É sempre bom ter o apoio de uma seguradora para auxílios e assistências.

 

 

Como achar uma passagem aérea barata para a Coreia do Sul

Vejo muitas pessoas que deixam de viajar por conta dos preços de passagens que encontram por aí. Mas estou aqui para te dizer que não é impossível achar boas passagens aéreas baratas!

Os bilhetes de avião são geralmente um dos maiores custos que você terá em qualquer planejamento de viagem. 

Em primeiro lugar, não existem truques de mágica para encontrar passagens aéreas baratas. É questão de saber quando planejar sua viagem e acompanhar as variações de preços.

A Coreia do Sul tem grande quantidade de viajantes na sua alta temporada, na primavera, principalmente no mês de maio. É a época de florescimento das Sakuras, o que atrai muito os turistas.

Então, se você busca uma experiência que não pese muito no bolso mas não quer perder esse evento da flora, recomendo ir antes da alta temporada e talvez se planejar a ficar mais tempo.

 

Principais lugares para conhecer na Coreia do Sul

A Coreia do Sul é um lugar lindo, cheio de metrópoles com uma cultura extremamente rica, e com muitas coisas para conhecer!

Às vezes exatamente por ter muitas informações e lugares para visitar que ficamos perdidos e não sabemos por onde começar, mas não se preocupe estou aqui para facilitar esse processo!

 

  1. Seoul

Se é sua primeira vez no país, a capital e maior cidade da Coreia do Sul certamente não pode faltar no seu roteiro. 

Seul é uma cidade moderna, que possui a moda e tecnologia em seu cenário, mas também que preserva muito da tradição coreana, com templos e santuários. Lá, você terá a oportunidade de conhecer museus e viagens à Zona Desmilitarizada na fronteira com a Coreia do Norte, e muito da sua história. 

Além disso, lá tem ótimos bares e restaurantes, uma vida noturna bem agitada!

Dica: Não deixe de visitar o Museu Nacional da Coreia e vilas tradicionais como a Aldeia Hanok de Bukchon.

Visitando a DMZ (Zona Desmilitarizada entre a Coreia do Sul e do Norte): 

Se você estiver visitando a Coreia do Sul, você não pode perder uma visita à Zona Desmilitarizada entre as duas Coreias. Lá, você será acompanhado por soldados Americanos que vão te mostrar como essa região divide as duas Coreia desde a Guerra da Coreia na década de 1950. 

Você também terá a oportunidade de visitar a Área Comum de Segurança (JSA), a famosa “casa azul.” É nesse batimento neutro que os oficiais das duas Coreias se reunem para tratar de assuntos de segurança e eventualmente, afirmar um tratado de paz. 

Durante o passeio à Zona Desmilitarizada, você também terá a oportunidade de ver uma vila Norte Coreana e soldados Norte Coreanos a alguns metros de você! 

Existem muitas excursões para visitar a DMZ em Seul. Nós temos um artigo sobre passeios pela Zona Desmilitarizada e as diferentes opções. 

 

    2. Busan

Se você gosta de curtir uma praia, Busan é o lugar certo na Coreia para isso. Fica no sul, é a segunda cidade mais populosa do país e está a menos de 200km das ilhas japonesas (e dependendo dos seus planos vale a pena estender sua viagem para o país vizinho também). 

Além das praias, Busan também tem belas montanhas, bons restaurantes, cafés, bares, lojas e até um festival de cinema. Ou seja, um ótimo lugar para ver o mar e imergir na cultura local.

 

   3. Ilha de Jeju

A ilha de Jeju é um dos destinos mais conhecidos e visitados, já que possui um patrimônio mundial da UNESCO: as formações vulcânicas e tubos de lava. Suas praias são maravilhosas, com paisagem de crateras e pedras de lava e trilhas para fazer.

Lá é o ponto mais alto da Coreia do Sul, o Monte Hallasan, um vulcão bem no centro da ilha.

É um lugar onde você poderá ficar alguns dias relaxando e aproveitando as belas vistas.

 

   4. Everland/Lotto World

Para quem gosta de parques de diversão, a Coreia do Sul possui grandes oportunidades de curtir. 

O Everland é o terceiro maior parque de diversão do mundo, tendo até um zoológico e muitos brinquedos para quem gosta de aventura.

O Lotto World é o maior parque indoor já construído. E ele não conta somente com brinquedos e atrações, mas também shopping centers, hotéis de luxo, ilha artificial, cinemas e a maior pista de patinação no gelo do país, o Lotte World Aquarium.

 

   5. Gyeongju

Se você é um entusiasta de história, um lugar imperdível é a cidade de Gyeongju. Ela possui um número impressionante de templos, santuários budistas, ruínas de palácios e muito mais. O seu centro é espetacular, cheio de edifícios com arquitetura tradicional asiática e coreana e até tumbas. 

Mas vale a pena se aventurar também pelos arredores e talvez se planejar para passar alguns dias se quiser ver tudo que realmente vale a pena.

 

    6. Hongdae, Seoul

Um bairro jovem e universitário da capital do país. Hongdae possui os melhores bares e restaurantes, baladas, cafés temáticos e apresentações para os amantes da vida noturna animada.

É um lugar para visitar sempre que quiser, qualquer dia da semana você poderá encontrar um bom programa para se divertir.

 

 

Clima da Coreia do Sul

A Coreia possui um clima muito característico, principalmente no verão e inverno, onde as temperaturas são elevadas (29ºC a 22ºC em Seul) ou muito frias (chegando facilmente ao negativos).

Então, ao planejar sua viagem e pesquisar mais sobre o país, considere qual o clima que mais lhe agrada para essa aventura.

A temporada de chuvas e tempestades começa no final de junho e termina no início de setembro. Os meses mais chuvosos são julho e agosto e às vezes o país é atingido por tufões. Na Coreia do Sul sopram entre 1 e 3 tufões por ano, são mais frequentes em agosto e atingem a costa sul do país.

A minha recomendação é ir durante as estações de transição (primavera e outono), nos meses de abril e maio e setembro e outubro, quando o clima é mais ameno.

Se você gosta de de neve e esquiar ou fazer snowboard, é possível também faze-lo na Coreia. Inclusive, a Coreia do Sul foi a anfitriã dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 em PyeongChang! Fora as MUITAS montanhas para fazer trekking pelo país. 

 

Concluindo…

A Coreia do Sul é um lugar com ótimos programas e estruturas para receber viajantes. Agora que você já está se preparando, espero que este artigo te ajude a se organizar e a ter a melhor viagem possível! Caso tenha alguma dúvida ou dica para compartilhar, comente aqui embaixo e eu estarei à disposição.

button
Sair da versão mobile