Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Como Solicitar um Visto de Trabalho Chinês p/ Estrangeiros – Passo a passo

Durante o tempo que passamos na China, eu e a Nikki conhecemos muitos expatriados e imigrantes. A maioria dessas pessoas trabalhavam como professores de línguas estrangeiras, e precisavam de um visto de trabalho para lecionar e morar no país.

Conhecendo muitos expatriados, sendo eu um deles, sei que os primeiros passos para conseguir o seu visto de trabalho podem ser um tanto assustadores – especialmente em um local como a China que tem um dos idiomas mais difíceis do mundo!

Pensando nisso, aqui está esse guia com um passo a passo das primeiras coisas que você deve pesquisar e providenciar para obter o seu visto de trabalho chinês.

 

Como solicitar um visto de trabalho chinês para estrangeiros em detalhes

 

Os estrangeiros que trabalham na China e são pagos por seu trabalho devem obter uma autorização de trabalho e uma autorização de residência do tipo trabalho (juntos chamados de “visto de trabalho”) antes de poderem ser legalmente empregados no país.

Estrangeiros com visto de trabalho podem viajar entre a China e o exterior várias vezes durante o período de validade, sem a necessidade de um visto separado.

A primeira autorização de trabalho ou residência de um estrangeiro é geralmente válida por 12 meses e pode ser prorrogada após o vencimento. Lembre-se de que antes de solicitar a autorização de trabalho, você precisa ter um diploma e uma verificação de antecedentes autenticados pelo consulado chinês

 

Primeiros passos para autorização de trabalho estrangeiro e autorização de residência de trabalho estrangeiro na China

 

Passo 1: Verifique se a empresa que emprega o estrangeiro já está cadastrada no novo sistema de autorização de trabalho para estrangeiros

Passo 2: Verifique se o estrangeiro a ser empregado tem direito a uma autorização de trabalho e visto de trabalho para estrangeiros (o estrangeiro pertence à categoria A, B ou C?)

 

Trabalhadores estrangeiros e as categorias da China

Categoria AEncorajados, talentos de ponta: cientistas, líderes científicos e tecnológicos, empresários internacionais, talentos especiais especializados e outros talentos estrangeiros de “alta precisão e escassez” urgentemente necessários para o desenvolvimento econômico e social da China.

Categoria B Profissionais estrangeiros, categoria controlada, talentos profissionais: Profissionais estrangeiros que atendem aos requisitos e posições para estrangeiros trabalharem na China e são urgentemente necessários para o desenvolvimento econômico e social da China.

Categoria CPessoal estrangeiro em geral, categoria restrita, gerenciamento de cotas de acordo com as políticas nacionais: gerenciamento classificado de acordo com os padrões de classificação para estrangeiros que vêm trabalhar na China. Você deve atingir pelo menos a Categoria C para se candidatar a uma autorização de trabalho para estrangeiros que venham à China (este é um documento necessário para trabalhar legalmente em Xangai).

 

 

Critérios para obter autorizações de trabalho na China da Categoria A

Atualmente, o tipo mais comum de talento da Categoria A são os estrangeiros bem pagos que atendem aos critérios salariais.

A renda salarial anual deve ser de pelo menos RMB 600.000 e o pagamento anual do imposto de renda pessoal deve ser de pelo menos RMB 120.000.

Aqui estão outros critérios para talentos da categoria A, estrangeiros ou empresas que empregam estrangeiros que atendam a qualquer um dos critérios a seguir são considerados Categoria A:

A1 – Programas de talentos estrangeiros especialmente introduzidos ou homenagens pelo governo em toda a China

A2 – O estrangeiro recebeu pessoalmente prêmios profissionais internacionais

A3 – Se a empresa que emprega o estrangeiro atendeu a determinados critérios

A4 – Estrangeiros inovadores e empreendedores em Xangai

A5 – Talentos estrangeiros com alta qualificação acadêmica

A6 – Os pontos calculados de acordo com a “Tabela de Atribuição de Pontos” são maiores que 85 pontos

 

Critérios para obter autorizações de trabalho na China da Categoria B

Se você não atender aos critérios para uma autorização de trabalho A, verifique se você é elegível para qualquer uma das seguintes autorizações de trabalho B (qualquer um dos seguintes será suficiente).

B1 – Estrangeiro com bacharelado e 2 anos de experiência profissional relevante em tempo integral após se formar com o bacharelado

B2 – Trabalhadores operários estrangeiros qualificados (aqueles que possuem uma qualificação profissional reconhecida internacionalmente) com 2 anos de experiência de trabalho relevante em tempo integral e uma renda salarial média não inferior a 4 vezes a renda social média do salário da região no ano anterior (em Xangai, por exemplo, um salário mensal igual ou superior a 26.100 RMB, as autoridades governamentais verificarão a declaração de imposto de renda pessoal do estrangeiro para o próximo ano)

B3 – Pessoal Docente de Língua Estrangeira. O pessoal docente de línguas estrangeiras deve estar empenhado no ensino da língua do seu país de origem e ter um diploma de bacharel ou superior com pelo menos 2 anos de experiência no ensino de línguas. Entre eles, aqueles que obtiveram um diploma de bacharel ou superior em educação, línguas ou formação de professores, ou obtiveram um certificado de ensino em seu país de origem ou um certificado de ensino de línguas em sua nacionalidade que atenda aos requisitos (por exemplo, um TEFL ou TESOL reconhecido certificado está isento do requisito de experiência profissional de 2 anos de ensino de línguas).

B4 – Estrangeiro com uma classificação composta de mais de 60 pontos

 

 

Critérios para obter autorizações de trabalho na China da Categoria C

Se os critérios de autorização de trabalho B não forem atendidos, verifique os seguintes critérios de autorização de trabalho C (desde que atenda a qualquer um deles).

C1 – O estrangeiro estudou em Xangai e recebeu um diploma de bacharel ou superior (se formou em qualquer universidade em Xangai e com 1 ano de graduação). A empresa do empregador está registrada na Zona Franca de Xangai ou no Parque de alta tecnologia de Zhangjiang.

C2 – O estrangeiro estudou na China e obteve o título de mestre ou superior (com média de notas mínimas de 80/100, ou B + / B ou superior, se formou em qualquer universidade na China e com 1 ano de graduação). A empresa do empregador está registrada em qualquer distrito ou condado de Xangai.

C3 – Programa de estágio francês para milhares de estagiários (estágio de curta duração de 6 meses)

 

Lista de documentos necessários para os programas de serviço de visto de trabalho para estrangeiros na China (apenas para referência)

Novo projeto de consultoria Z0-B1: estrangeiros solicitando autorização de trabalho de 1 ano + autorização de residência para estrangeiros pela primeira vez.

    1. Passaporte original válido para estrangeiros

    2. Currículo pessoal (em chinês ou inglês)

    3. O original do Formulário de Registro de Residência Temporária preenchido

    4. Certificado de exame de saúde original

    5. Certificado original do mais alto grau académico ou superior (se for emitido fora da China, deve ser acompanhado pela certificação e a introdução do serviço de certificação acadêmica estrangeira)

    6. Certificado original de pelo menos 2 anos de experiência profissional relevante (podemos fornecer amostras para sua referência)

    7. Certificado oficial de ausência de antecedentes criminais emitido pelo país de nacionalidade do requerente ou país (região) de residência permanente (a certificação é necessária)

    8. Três fotos de 2 polegadas (3,5 CM × 4,5 CM)

    9. Contrato de trabalho original (podemos fornecer amostras para sua referência)

    10. Cópia da última licença comercial três-em-um da empresa, como as empresas estrangeiras também precisam fornecer uma cópia do certificado de aprovação

 

 

Os 7 melhores seguros de saúde internacional para expatriados na China

Se você está planejando trabalhar na China, com certeza irá precisar de um seguro de saúde internacional para expatriados que te cubra por lá. Isso porque acidentes acontecem e é sempre melhor estar preparado para isso.

Um seguro de viagem para imigrantes irá cobrir as suas despesas médicas enquanto você estiver trabalhando em um país estrangeiro e é algo extremamente essencial, principalmente se você planejar passar um longo período de tempo fora do seu país de residência.

Aqui estão algumas opções que eu recomendo de seguros de saúde para imigrantes e expatriados:

    1. Cigna

    2. IMG

    3. Aetna

    4. GeoBlue

    5. Safety Wing

    6. Foyer Global Health

    7. Global Underwriters

 

Se quiser saber mais sobre esse assunto, não deixe de dar uma olhada no meu artigo com os 7 Melhores Seguros de Saúde Internacionais p/ Expatriados e Imigrantes. Nesse link você irá encontrar em detalhes o porquê um seguro de saúde internacional é importante, uma análise completa de cada seguradora e algumas dicas de como escolher o plano certo para você.

 

button
Sair da versão mobile