Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Como Visitar o Tibete Sem a Permissão do Governo Chinês

Litang Chode Monastery Tibet China

Ready for this view? Read on to learn how to find it.

Então, você está sonhando com o Tibete. Você quer escalar as montanhas Tibetanas, explorar os mosteiros, acariciar os fofos mastins Tibetanos, e aprender tudo sobre o povo Tibetano e sua cultura. Você está fazendo uma lista de onde você quer ir e o que você quer ver. Quando você finalmente começa a planejar como chegar lá, você percebe que há um obstáculo em seu plano – acontece que você não pode realmente visitar o Tibete sem obter uma autorização do governo chinês e sem organizar uma excursão ou guia privado através de um agência. E, como você provavelmente pode imaginar, tudo isso acaba sendo bastante caro (algo como cerca de US$ 100,00 por dia no MÍNIMO).

Agora, uma vez que isso é um blog de viagens e não um blog político, eu não vou nem tentar entrar no assunto do relacionamento complicado entre a China e o Tibete que te levam à necessidade de fazer parte de uma excursão organizada para poder visitar o Tibete. Espero que, se você está interessado em visitar esta área, você já tenha feito alguma pesquisa a respeito do assunto. Ou, pelo menos você está interessado(a) em ir para ver o que mais você pode aprender sobre a região.

Monastério de Litang no Tibete China

Pronto(a) para essa vista? Leia o artigo para saber como você pode te-la.

 

De qualquer forma, o que você diria se eu dissesse que você pode ver todos os destaques do Tibete sem ter que lidar com a autorização Chinesa ou um tour? O lugar que estou prestes a te recomendar não requer permissão ou passeio, tem uma população que é 80% Tibetana, está em uma altitude ainda mais alta do que Lhasa, foi o berço de vários Dalai Llamas, e é sem dúvida experiência tibetana mais autêntica e menos turística (afinal, vimos um total de 2 outros estrangeiros durante a nossa estadia de 4 dias) do que entrar no próprio “Tibete.”

Interessado?

Ok, o nome deste lugar é … *que rufem os tambores por favor* …. Litang!

Ok, então vamos aprender um pouco mais sobre Litang…..incluindo acomodação, atrações e atividades, e como chegar lá.

 

Com certeza parece como o Tibete, não?

Guia de Viagem Litang

Onde ficar em Litang

*Nota* Nós não recebemos qualquer tipo de comissão ou desconto do albergue que estamos prestes a recomendar. Sinceramente, nós simplesmente achamos que foi um ótimo hostel com um maravilhoso proprietário.

Acreditamos que, sem dúvida, Peace Guesthouse é o melhor albergue em Litang. O proprietário, chamado Longlife, foi um ótimo anfitrião. Ele fala um inglês excelente, nos deu um monte de recomendações, nos ajudou a alugar uma moto, pediu comida para entregar, e foi até a estação de ônibus para nos ajudar a perguntar e comprar passagens.

Conheça o Longlife, dono do hostel Peace Guesthouse

Preço: 120 RMB para um quarto privado para 2 pessoas com banheiro compartilhado.

Há também dormitórios, mas para ser honesta, eu não me lembro o quanto eles eram.

Localização: Se você vier de Shangri-La da mesma forma que fizemos (como na seção de transporte abaixo), provavelmente o seu carro compartilhado vai deixá-lo na mesma rua do albergue. Se esse for o caso, basta caminhar em linha reta até ver a placa na imagem logo abaixo (ou mesmo mostrar a imagem ao seu motorista se você não tiver certeza). Será logo depois do Potala Inn.

Se você chegar na estação de ônibus (que fica a apenas algumas quadras de distância), saia da estação e vire à esquerda na rua principal. Em seguida, atravesse a avenida e vire na primeira rua à direita. Vai ser cerca de 100 metros abaixo nessa rua à esquerda, logo após o Potala Inn. Aqui estão algumas fotos para que você possa identificá-lo:

 

Como reservar: Até onde eu sei, você não vai encontrar esta pousada nos sites de reserva habituais. Você pode tentar entrar em contato com Longlife através do número de telefone ou Skype aqui, ou você pode simplesmente aparecer por lá sem reserva, do mesmo jeito que fizemos. O albergue tem uma boa quantidade de quartos, então eu acho difícil você chegar lá e tudo estar lotado.

 

Outras comodidades: um wifi descente, restaurante (embora freqüentemente não estivesse aberto mas você sempre pode pedir ao Longlife para encomendar comida por telefone para você), ajuda a organizar aluguel de motos / passeios / passagens de ônibus, ducha quente, etc…

O menu do albergue Peace Guesthouse

 

Quarto privado na Peace Guesthouse

 

Quarto compartilhado na Peace Guesthouse

 

O que fazer / o que ver em Litang

Litang é relativamente pequena, portanto, sinceramente, ela provavelmente não te ocupará mais do que alguns dias (acho que ficamos umas 3 ou 4 noites?). Porém, nós absolutamente ainda achamos que vale a pena o esforço para chegar aqui. Se você quiser algumas idéias, aqui estão as coisas que fizemos enquanto estávamos por lá. Se você precisa de direções específicas sobre como chegar a qualquer um desses lugares, eu recomendo perguntar ao Longlife. Ele ficará feliz em ajudar a orientá-lo(a):

 

  1. Visite o Monastério de Chöde de Litang (ou Ganden Thubchen Choekhorling, mostrado na primeira foto do artigo).

Esse monastério, um lugar calmo construído nas montanhas ao norte da cidade, é repleto de histórias; foi fundado pelo 3º Dalai Lama em 1580 e bombardeado pelo Exercito de Libertação Popular em 1956. Com certeza vale a pena ser visitado pela vista da cidade e para conhecer alguns dos amigáveis monges que residem por lá.

A entrada não foi tão fácil de achar, mas nós conseguimos entrar ao acenar a um monge que estava lá dentro, mostrando que queríamos entrar.

Jovens monges durante uma pausa de seus estudos

 

  1. Alugue uma moto e visite a Montanha Sagrada.

A alguns minutos de moto de Litang, você vai encontrar uma montanha considerada sagrada pelos Budistas, envolvida em coloridas bandeiras de oração.

Nós alugamos a skooter pelo nosso albergue e pegamos a direção para a montanha com o Longlife. Lembre-se de se proteger bem….venta e faz muito frio!

PS: Se você for alugar uma motocicleta, por favor não se esqueça do seu SEGURO DE VIAGEM. Sério mesmo, não se esqueça! Leia mais sobre seguros no nosso artigo sobre as 3 Melhores e Mais Baratas opções para seguro de viagem.

Eu te falei que era frio.

 

  1. Caminhe até o “Tibetan Sky Burial Grounds” (Local de enterro celestial Tibetano). 

Sky Burials são rituais fúnebres que envolvem a oferenda de uma pessoa falecida de volta à terra. Isso é feito através de um metódico desmembramento do corpo e uma subsequente oferenda do cadáver aos elementos e aos pássaros de rapina circulando acima.

Essa prática ainda acontece em Litang mas, se você for testemunhá-la, faça-o com respeito e lembre-se que isso NÃO é uma atração turística para você ficar todo espantado, tirando fotos e fazendo selfies.

Uma caminhada do centro da cidade vai te trazer até o local de cerimônia (marcado por bandeiras de oração Tibetanas).

O lugar onde se faz o Enterro Celestial (Sky Burial) – em um esforço para ser respeitoso e não tão intrusivo, nós não tiramos fotos da cerimônia em si.

 

  1. Passeie pelo centro da cidade e pela rua de pedestres.

Observe as várias lojas e a mistura de cultura Chinesa e Tibetana.

Rodrigo fazendo amigos com os locais (oferecendo amendoins para tal)

 

  1. Experimente dar uma corrida pelas pastagens próximas para ver como você lida com a altitude.

Na verdade, esta não é das melhores idéias pois nós tentamos e correr a 4.000 + metros de altura realmente não é fácil!

A vista era linda, independente do esforço físico

 

  1. Assista ao Festival de Corridas de Cavalos de Litang (se você estiver lá no período de Agosto). 

Sei que isso foi cancelado por alguns anos após os distúrbios de 2008 no Tibete, mas até onde eu sei, está de volta. Nós estávamos lá em Abril (por isso, obviamente não fomos), mas se você puder obter informações atualizadas, parece ser um evento muito legal.

Preparada para as corridas?

 

  1. Contrate um guia local para saber mais sobre a história.

O amigo de Longlife, Sky, pode ajudá-lo a aprender mais sobre a área. Infelizmente, ele não estava disponível para nos mostrar, mas tivemos a oportunidade de conhecê-lo em uma das nossas últimas noites. Ele parecia muito simpático e tinha um excelente inglês. Para ver mais sobre seus passeios e tentar contatá-lo, você pode ver o panfleto abaixo.

O amigo de Longlife, Sky, pode ajudá-lo a aprender mais sobre a área. Infelizmente, ele não estava disponível para nos mostrar, mas tivemos a oportunidade de conhecê-lo em uma das nossas últimas noites. Ele parecia muito simpático e tinha um excelente inglês. Para ver mais sobre seus passeios e tentar contatá-lo, você pode ver o panfleto abaixo.

 

Como chegar / visitar Litang

Se você olhar para o mapa, verá que Litang está, bom, longe de tudo. Isso significa que pode ser um pouco trabalhoso chegar até lá. Mas, neste caso, o transporte é apenas uma parte da aventura!

Mas esteja avisado: não importa de que direção você vier, você pode esperar estradas montanhosas cheias de curvas (eu tive o desprazer de testemunhar pessoas vomitando em baldes no ônibus….então por favor, traga algo para enjoo se você normalmente precisa – recomendo pílulas de gengibre). Além disso, espere também longas viagens sem paradas para banheiro (ou paradas onde o “banheiro” nada mais é do que o canto da estrada….muito mais desafiador para uma menina do que para um marmanjo) e sem pausas para comida (então traga algo para comer… isso se as estradas montanhosas não tirarem o seu apetite). Se você vier do sul, você terá o prazer adicional de passar horas viajando em estradas de terra à beira de penhascos gigantes e sem barreiras para impedi-lo(a) de cair. Pelo menos você terá vistas incríveis!

 

Como chegar a Litang vindo do sul (Shangri-La) / Como chegar a Shangri-La a Litang

Nesta rota o processo é um pouco mais complicado, mas pode ser feito em apenas um dia se você estiver com pressa.

Nosso artigo Como ir de Shangri-La para Litang em Apenas 1 Dia lhe dará todas as informações que você precisa saber.

Vista da viagem entre Shangri-La e Litang (perceba o desfiladeiro sem proteção alguma)

 

Como chegar a Litang vindo do norte (Chengdu) / Como ir de Chengdu a Litang

Felizmente, isso foi muito fácil! Não fomos capazes de encontrar esta informação com antecedência (todos os site nos diziam que teríamos que trocar de ônibus em Kangding ou outra cidade), mas o proprietário do albergue (Longlife) foi conosco até a estação de ônibus em Litang e descobrimos que havia realmente um ônibus direto entre as duas cidades .

 

O ônibus direto de Chengdu para Litang

Hora de saída: 8:00 AM (mas pode sair mais cedo)

Duração: 14 + horas

Preço: Por volta de 85 RMB

Onde: A estação de ônibus está na extremidade leste da cidade, perto da encruzilhada entre as estradas que vão para Kangding e Xiangcheng.

Escrita em Chinês para ajudá-lo a comprar o seu bilhete: Litang – 高城镇

*Na verdade, nós pessoalmente não pegamos este ônibus, pois formos a Chengdu de Litang. Se um leitor tiver completado esta rota na direção oposta, por favor avise-nos caso o nosso horário e preço estejam incorretos.*

 

O ônibus direto de Litang para Chendgu

Hora de saída: 8:00 AM

Duração: 14+ horas

Preço: 85 RMB

Onde: Estação de ônibus de Litang (se você se hospedar no Peace Guesthouse, apenas faça o caminho inverso das orientações que eu dei acima para chegar à estação)

Escrita em Chinês para ajudá-lo a comprar o seu bilhete: Chengdu – 成都

O portão de entrada de Litang

Algumas dicas adicionais para tirar o máximo de sua visita a Litang

  1. Cumprimente as pessoas em Tibetano! Naturalmente, use seu melhor julgamento (porque há alguns Chineses Han que vivem por lá também), mas como um todo, você será recebido melhor se você lhes der um “tashi-delek” (Tibetano para “olá!”) ao contrário de “ni-hao” (mandarim para “olá”).
  2. Lembre-se que politicamente esta é uma área muito sensível e as tensões correm alto. Provavelmente, você verá uma presença policial e militar pesada ao redor da cidade (pequena nota: estes oficiais são definitivamente Chineses. Assim, se você for cumprimentá-los, ignore a dica acima). Basta estar ciente disso e ter cuidado ao discutir esses tipos de tópicos com os locais. Longlife e seus amigos provavelmente estarão dispostos a discutir este tipo de coisas com você se você estiver curioso, o que espero que sim….afinal, é para isso também que viajamos!
  3. No mesmo tom da dica acima, se você planeja visitar Litang, é melhor que você não mencione isso em seu pedido de visto Chinês ou para funcionários da imigração. Como os Chineses e os Tibetanos têm uma relação complicada, os funcionários Chineses não tendem a ficar entusiasmados ao ouvir os estrangeiros interessados nessa área.
  4. Esteja preparado para o frio. A cidade é muito alta e pode ter muito vento, por isso certifique-se de ter roupas quentes o suficiente.
  5. Esteja preparado para muita poeira.
  6. Esteja preparado para comer muita carne de iaque (bolinhos de iaque, sopa de iaque, etc.). É melhor do que você imagina!

Algumas fotos finais

Um momento capturado no monastério

 

Essa foto com certeza demorou até ficar “boa”

 

Alguns locais pareciam bem surpresos de nos ver em uma motocicleta!

 

Yaks são show de bola!

 

Tentando uma foto dramática na Montanha Sagrada de Litang

 

Tentando mais uma foto dramática no caminho para a Montanha Sagrada de Litang

 

Do topo da Montanha Sagrada

 

Novos amigos!

 

Por último mas não menos importante…. essa turma foi uma das nossas memórias favoritas da viagem!

 

Então, o que você acha? Está interessados em visitar o Tibete sem precisar da permissão ou autorização? Você já visitou Litang? Faça a sua pergunta ou deixe seus comentários abaixo.

 

*Este artigo foi escrito pela editora e escritora colaboradora do site, Nikki Elliott. Nikki é Americana e já fez várias viagens de mochilão e é atualmente professora de Inglês na Coréia do Sul. Se você deseja entrar em contato com ela sobre o artigo, por favor, comente abaixo.

 

Veja abaixo alguns artigos que podem ser do seu interesse:

25 Coisas para Saber Antes de Visitar a China

Como Nós Planejamos Nossa Super Barata Viagem de 3 Meses pela Ásia e Micronesia

7 Lições de Vida que Eu Aprendi Sendo Professora de Inglês na China

Como ir de Pequim à Mongólia (Ulaanbaatar) por 45 Dólares – 2021

button
Sair da versão mobile