Entre Polos

8 Igrejas e Pontos Turísticos de Assis, na Itália

Assis Italia

Já há muito tempo quero escrever sobre a viagem que fiz para Assis Itália.  Hoje, dia de Santa Clara, me pareceu o dia ideal para isso.

Conheci a cidade, em uma viagem pela Europa que fiz com minha mãe, e é claro, não poderíamos deixar de incluir Assis. Ela fica nas colinas da Itália central, próxima da Toscana, na vizinha Úmbria. Assis, Itália é a cidade natal de São Francisco e de Santa Clara.

A cidade é bem pequena e pode ser conhecida em apenas um dia. Mas se você tiver tempo, não deixe de ficar pelo menos uma noite. Eu e minha mãe estávamos fazendo uma viagem longa, que incluiu vários países. Fomos para Assis (saindo de Roma) com o propósito de passar apenas um dia, dormir uma noite e seguir para Florença.  Porém, gostamos tanto, que resolvemos ficar mais um dia por lá. Nós estávamos quase no final da nossa viagem, então achamos o lugar ideal para um bom descanso.

Eu fiquei impressionada como o espírito de São Francisco está presente em toda parte.
Por volta do ano 1200, esse simples frade contra atacou a decadência do governo da Igreja e da sociedade em geral. Sua mensagem era poderosa, chamando todos para uma vida simples como a que Jesus pregou.

Assim como o próprio Jesus, São Francisco ensinou com seu exemplo, decidiu viver sem bens mundanos e com o objetivo de amar toda a criação. Seguindo seus ensinamentos surgiu sua ordem monástica, a qual foi gradualmente adotada pela Igreja Romana.

Ele e seus irmãos dormiam nos campos, comiam o que lhes era doado e difundiam a alegria do não materialismo. Se inspiravam em trovadores franceses que percorriam os campos cantando e contando histórias. Francisco tornou-se o santo mais popular do cristianismo e o mais puro exemplo de simplicidade.

Dizem que São Francisco, mestre em ensinar lições bíblicas com adereços inteligentes, criou o primeiro presépio para ajudar as pessoas a se relacionarem com a mensagem de Natal de maneira mais vívida. Desde então, o Menino Jesus foi mostrado em seu dia de nascimento em um ambiente humilde, em cenas locais que não têm muita semelhança com Belém, mas sim com o ambiente onde está sendo representado. 

A mensagem de amor, simplicidade e sensibilidade de Francisco ao meio ambiente tem um apelo amplo e atemporal. Mas todo local de peregrinação é inevitavelmente comercializado, e o legado de Francisco é hoje a principal indústria de Assis. Se você quiser comprar alguma lembrança, não perca tempo entrando de lojinha em lojinha, escolha uma e pronto. São todas iguais e não vale a pena peregrinar por elas.

Mesmo com a cidade cheia de grupos de turistas e peregrinos, você poderá se afastar um pouco e sentir a presença do santo. Nós fizemos muito isso, apenas saíamos caminhando pelas lindas ruelas. Mas aqui vou descrever os principais pontos de interesse para você conhecer, pois nem todo mundo tem tempo sobrando, não é mesmo?

1. Basílica de São Francisco

A grandiosa e magnificamente linda Basílica de São Francisco, é um memorial bastante contraditório a um homem que pregou e viveu uma vida simples. Mas a basílica de dois níveis é um importante local de peregrinação tanto para os fiéis como para os amantes da arte.

Construída entre 1228 e 1253, a igreja tem três partes: a basílica superior, a basílica inferior e o túmulo do santo.

Na basílica inferior, um afresco da Crucificação, de Giotto (ele próprio um seguidor de São Francisco), foi considerado radical na época, por seu realismo sem precedentes e sua representação de pessoas santas expressando emoção.
Abaixo da basílica inferior está o túmulo, agora sim, com uma humilde elegância e beleza condizente com a mensagem de São Francisco.
A basílica superior, considerada a primeira igreja gótica na Itália, é coberta com afrescos de Giotto e seus seguidores, mostrando 28 cenas da vida de Francisco.

Junto com as cenas pintadas da vida de Francisco, você encontrará o documento do papa abençoando o ministério de Francisco (que data de 1223).

2. Basílica de Santa Clara em Assis Itália

A Basílica de Santa Clara e a de São Francisco ficam de frente uma para outra, embora à distância. Cada uma em um lado da pequena cidade. A Igreja de São Giorgio ficava no local onde mais tarde foi construída a Basílica de Santa Clara. Nela São Francisco foi enterrado imediatamente após a sua morte na noite de 3 de outubro de 1226, e lá permaneceu até sua canonização, quando seu corpo foi solenemente transferido para a basílica dedicada a ele.

A construção da Basílica de Santa Clara começou em 1257, quatro anos após a morte de São Francisco. Nesse meio tempo, o convento para o qual as Clarissas se mudaram em 1260, também foi construído. Elas levaram consigo várias relíquias, incluindo o Crucifixo que falou com Francisco. Por esta razão, ainda se pode admirar o crucifixo de estilo bizantino hoje, preservado no local exato onde a igreja primitiva de São Giorgio costumava ficar.

Em 1206, Francisco ajoelhou-se diante do crucifixo e pediu orientação. O crucifixo falou: “Vá e reconstrua a minha Igreja, que como você pode ver, caiu em ruínas”. E Francisco seguiu o chamado.

Nesta Basílica, pode-se venerar os restos mortais de Santa Clara, expostos na cripta, além de poder ver várias relíquias de Clara e Francisco.

 

3. Igreja de Santa Maria dos Anjos

A Igreja de Santa Maria dos Anjos, localizada no vale abaixo de Assis, é muito venerada como o lugar da morte de São Francisco. Dentro da grande basílica existem duas estruturas pequenas e humildes: a Capela de Trânsito e a Porciúncula.

A Porciúncula (porção pequena) é a capela restaurada pelo próprio São Francisco. Nela, ele fundou a ordem dos Frades Menores que mais tarde seriam conhecidos como Franciscanos. Foi também ali que Santa Clara iniciou em sua vida monástica em 28 de março de 1211.

Em 1216, Francisco teve uma visão na pequena capela em que recebeu o “Perdão de Assis“. Enquanto orava, uma luz encheu a capela e ele viu acima do altar, Cristo, a Virgem Maria e uma multidão de anjos. Perguntaram-lhe o que ele queria para a salvação das almas. Francisco respondeu: “Santíssimo Pai, mesmo que eu seja um mísero pecador, te peço que, a todos quantos arrependidos e confessados, virão a visitar esta igreja, lhes conceda amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as culpas”.

O pedido foi concedido com base na dignidade de Francisco, e a indulgência foi oficialmente aprovada pelo Papa Honório III.

Quem rezar com devoção nesse lugar conseguirá o que pedir.

Perto dali, na humilde cela agora conhecida como Capela de Trânsito, São Francisco morreu em 3 de outubro de 1226.

O número de peregrinos para a Porciúncula e o Trânsito era tão numeroso, que se tornou necessário ter novas estruturas para recebê-los. Portanto, a grande Igreja de Santa Maria dos Anjos, em estilo barroco, foi construída em torno das humildes capelas.

4. Basílica de Santa Maria sobre Minerva

Santa Maria sopra Minerva, como a igreja de mesmo nome em Roma, é uma igreja dedicada a Maria construída sobre um templo romano para Minerva, a deusa da sabedoria. Partes do templo romano (63 aC-14 dC), ainda permanecem. As seis colunas coríntias e toda a fachada romana ainda estão intactas após mais de dois mil anos. As paredes laterais  também são originais.

No final dos séculos IV e V, o paganismo foi banido e o Templo de Minerva foi abandonado. Felizmente, no entanto, não foi destruído.

Em 1539, o Papa Paulo III, fazendo uma visita a Assis, ordenou que o Templo de Minerva fosse completamente restaurado e dedicado à Virgem Maria, rainha da verdadeira sabedoria. O templo tomou então o nome de Santa Maria sopra Minerva (Santa Maria sobre Minerva).

5. Fortaleza Rocca Maggiore

A fortaleza fica no topo da colina de Assis, mas é possível alcança-la a pé, saindo pela porta Perlici. De lá se tem uma vista maravilhosa de Assis e suas muralhas, ainda intactas. Os primeiros documentos sobre a fortaleza datam de 1173, durante o reinado do imperador Frederico I, conhecido como Barbarossa.
No interior da fortaleza foram gravadas algumas cenas do filme “Irmão Sol, Irmã Lua” (1972).

6. Catedral de São Rufino

Construída no século XII, depois de uma visão milagrosa do bispo local, a Catedral de Assis ou Duomo di San Rufino não é nem de perto tão famosa quanto a Basílica de São Francisco. Sua fachada é em estilo românico. Se der tempo, não deixe de visitar.

7. Eremo delle Carceri

Nas cavernas na encosta do Monte Subasio, do lado de fora dos muros de Assis, São Francisco e seus seguidores estabeleceram sua primeira casa no Eremo delle Carceri. Muitas vezes ele retornou ali durante sua vida para orar e contemplar. A palavra Carceri é do latim carceres e significa “lugares isolados”.

8. Convento de São Damião

A Igreja e Convento de São Damião é onde tudo começou em Assis. É o lugar onde São Francisco primeiro recebeu seu chamado milagroso em 1205 e onde Santa Clara morreu em 1253, é uma parada importante na visita à cidade. Também está localizado fora das muralhas de Assis.


 

Como chegar em Assis, Itália:

Como já disse lá em cima, dá pra ver Assis em um dia e fazendo uma parada entre por exemplo Roma e Florença, ou um bate e volta de Roma.  A melhor forma de fazer isso é de trem, mas carro também é sempre uma ótima opção. Veja como alugar um carro na Europa aqui. Não vou descrever muito o processo da viagem de trem, que foi como eu fiz, porque achei este post do Viaje na Viagem que detalha tudo o que você precisa saber.

Não esqueça do Seguro de Viagem obrigatório para qualquer viagem à Europa.

A grande maioria dos viajantes que invadem a Itália, visitam Assis em um bate e volta de Roma, ou na passagem entre uma cidade e outra. Fazem uma rápida visita às igrejas e uma pequena pausa para compras.

Mas se você dispuser de um pouquinho mais de tempo, tenho certeza que vai achar maravilhoso ficar pelo menos uma noite na cidade.  Ter a chance de se hospedar em uma cidade medieval, com toda a história que Assis possui, é sem dúvida uma experiência inesquecível. Eu e minha mãe ficamos no Hotel Alexander e adoramos.

Passando uma noite na cidade, você poderá amanhecer ouvido o mesmo canto dos pássaros que inspirou São Francisco, tomar um café da manhã provando o mesmo pão simples e o queijo da Úmbria que o sustentaram. Além de aproveitar a atmosfera para refletir sobre a mensagem de um santo, que tornou o ensinamento de Jesus tão presente até os dias de hoje. Aproveite!

Já escrevi dois posts contando um pouco mais dessa viagem que fiz com minha mãe, talvez você se interesse: Terra Santa e Vaticano – Basílica de São Pedro.

Se você pretende visitar Assis, Itália no futuro, salve a foto acima no seu Pinterest, assim será fácil encontrar este artigo novamente.