Entre Polos

Tudo Sobre o Baile Imperial no Spa do Vinho em Bento Gonçalves

Participar do Baile Imperial no Spa do Vinho, foi uma das experiências mais legais que já tivemos em viagens. Como ela já aconteceu há algum tempo, antes de eu começar o blog, acabou que eu nunca escrevi aqui sobre ela. Mas agora com o feriado da Independência se aproximando, achei que seria o momento propício.

Este é um evento anual do hotel, que celebra a Independência do Brasil com um baile que reconstitui a época da corte brasileira. Tudo segue essa inspiração, inclusive o cardápio do jantar, que resgata pratos típicos da época.  Todos os anos há apresentações de balé, danças de época e uma atração musical.

Nós visitamos o Spa do Vinho pela primeira vez em setembro de 2010, justamente para participar do Baile Imperial. Naquela época, os hóspedes eram convidados a usar roupas de época que o próprio hotel dispunha. Atualmente as roupas ficam disponíveis apenas para fazer uma foto e ter uma ótima lembrança do baile.

No dia anterior você ía até o “camarim” para escolher e provar as roupas. Antecipadamente os organizadores do evento avisavam que não haveria garantia de você conseguir um traje que lhe servisse, então era recomendado levar uma roupa social para o baile.

 

Preparando a viagem para o Spa do Vinho

Eu queria muito vestir uma roupa de época e entrar totalmente na brincadeira. Então, para não correr o risco de chegar lá e nada me servir, decidi mandar confeccionar as roupas com antecedência, aqui na minha cidade. Usei tecidos e ornamentação simples, com um custo baixo, pois afinal era apenas uma fantasia para usar apenas uma vez. rs

Para o meu vestido e da minha filha me inspirei em filmes de época.

Para meu filho, me inspirei nas roupas dos conjuntos folclóricos que tem muito aqui em Joinville, assim a própria costureira já sabia como fazer. Enquanto eu e minha filha curtíamos cada ida à costureira, ele detestava e dizia que não ía usar aquela roupa de jeito nenhum. Combinamos que ele vestiria só para o jantar e depois voltaria para o quarto para trocar ou já ficar dormindo mesmo. Acabou que ele ficou até o final do baile e se divertindo muito, afinal era a única criança presente e recebeu atenção de todos.

Para meu marido, decidi deixar por conta da sorte e esperar que conseguíssemos algum traje no hotel. Já vou contar aqui que a linda gola da camisa que ele está usando é uma fronha de travesseiro. Felizmente o Spa do Vinho usa uma excelente roupa de cama, que dá até pra sair usando. rsrs Tivemos que adaptar… mas nos divertimos muito durante nossa preparação para o baile.

 

Antes do Baile

Para quem está hospedado no hotel, um dia antes é possível fazer aulas de dança de salão da época, como valsas e minuetos. É um ótimo momento para conhecer outros hóspedes e fazer novas amizades, foi o que aconteceu com a gente.

Depois, durante o baile, os funcionários do hotel, que participam ativamente do evento, nos convidaram para dançar. Como eles começam os ensaios com meses de antecedência, estão aptos para conduzir a dança.

 

Isso é outra coisa legal desse evento, todas as pessoas que você vê se apresentando, são os próprios funcionários do hotel. Camareiras, pessoal da limpeza, recepção, garçons, enfim, todos os que quiserem participar. Segundo fiquei sabendo, a maioria quer, e se esforça ao máximo para que o evento seja um sucesso.

 

Jantar e Baile

Como já disse acima o jantar é inspirado nos cardápios da época do Brasil Imperial. É finamente servido em uma sequência de 5 pratos (courses). Bem naquele estilo que a gente vê em filmes, todos os garços colocando os pratos no mesmo momento, sabe como? Show à parte. Pena que não tenho nenhuma foto para colocar aqui.

Todos os convidados recebem uma máscara de couro, a qual era uma característica da época.

 

Espero que tenham gostado de saber dessa celebração durante o feriado da Independência e se tiverem a oportunidade não deixem de ir.

Outra experiência inesquecível que tivemos e já escrevi sobre ela, foi participar da Festa da Colheita, também hospedados no Hotel & Spa do Vinho – Autograph Collection by Marriott.

Se você tiver mais tempo para explorar a região, no blog da Elizabeth Werneck você vai encontrar um post com 10 sugestoes de vinicolas no Vale dos Vinhedos na Serra Gaucha. Vale a pena conferir!

A foto abaixo é ideal para você salver este post em seu Pinterest. Assim ficará fácil encontrá-lo novamente no futuro. 😉

 

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave