Entre Polos

Basílica de Nossa Señora del Pilar: História, Altares e Arquitetura

Basílica de Nossa Señora del Pilar

A Basílica de Nossa Señora del Pilar é uma das obras mais importantes da arquitetura colonial argentina. No interior, preserva o estilo barroco original e é o segundo templo mais antigo de Buenos Aires.

Sua fachada é composta por um conjunto de pilastras duplas sob uma fachada clássica, coroada por cinco pináculos e uma cruz de ferro ao centro. 

Do lado direito encontra-se um campanário com dois arcos e um relógio. Do lado oposto ergue-se a torre sineira, de base quadrada e uma cúpula em forma de sino.

Na sua extremidade superior, uma bola de bronze sustenta uma cruz de ferro forjado e um cata-vento. Na época de sua construção, era o ponto mais alto da cidade e era procurado pelos navegadores com seus telescópios para se orientarem.

Eu fiquei hospedada ali pertinho no Up Recoleta Hotel. Preço ótimo, super bom. Recomendo!

Átrio da Basílica de Nossa Señora del Pilar

Do átrio vê-se a fachada da basílica, de estilo neoclássico e muito simples. Na fachada vemos a data em que a igreja foi inaugurada em 1732, contudo a construção atual é de 1829/30.

A igreja recebeu o título de Basílica em março de 1936 por S.S. Papa Pio XI. 

Outro detalhe a destacar é o vidro colocado no piso que revela parte do piso original do átrio, descoberto em o ano de 2001. 

Interior da Basílica de Nossa Señora del Pilar

É constituído por uma nave única com um transepto muito desenvolvido coberto por um teto abobadado. As capelas laterais são rasas. A capela-mor é retangular. 

Altares e retábulos 

Destaca-se o retábulo do altar-mor, de arte barroca, com a imagem titular ao centro. O altar-mor é uma peça muito singular, com ornamentação inca do Alto Peru, muito ricamente trabalhada em prata. 

A primeira imagem que se vê é a da Virgen del Pilar, em madeira entalhada feita no século XVIII. Está representando a aparição da Virgem ao apóstolo Santiago.

Capela das Relíquias 

Segundo a tradição, foi um presente do rei Carlos III de Espanha. O altar de relíquias é feito de madeira muito fina e contém urnas, relicários e também valiosas imagens de cera. De um lado está a imagem do Senhor do Olival, vestido com uma túnica de veludo vermelho, feita por um entalhador espanhol do século XIX.

Claustros da Basílica de Nossa Señora del Pilar

Os Claustros nunca foram remodelados desde a sua criação, assim preservam seu rico conteúdo intacto. É um espaço de reflexão e encontro com a história do povo argentino e sua evangelização.

Há uma pequena Biblioteca de Referência, que cumpre a função de reunir e permitir a consulta de publicações e materiais referentes à história e cultura locais.   

Visitas guiadas à Basílica e aos Claustros 

De momento, as visitas guiadas estão disponíveis apenas para os Claustros Históricos. Para agendar uma visita, entre em contato por email: museoclaustrosdelpilar@gmail.com

Idioma das visitas: espanhol e inglês 

Fonte: https://basilicadelpilar.org.ar/

Leia também o post O que fazer em Buenos Aires de graça.

Se você gosta do conteúdo que encontra aqui, por favor, nos ajude a mantê-lo. Para isso, basta usar os nossos links na hora de fazer suas reservas para viajar. Assim recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

SaveSave