Entre Polos

Como Visitar a Casa Real da Virgem Maria

Casa da Virgem Maria em Éfeso na Turquia

A Casa da Virgem Maria é o local onde acredita-se que a mãe de Jesus tenha vivido após a morte de seu filho, até o final da sua vida.

O evangelho (Jo.19, 26-27) diz que Jesus estando na cruz, pediu à São João que se encarregasse de cuidar da sua mãe.

      “Mulher, eis aí o teu filho” e dirigindo-se a João: “Eis aí a tua mãe”

Assim os dois devem ter partido em direção à região de Éfeso, na antiga Ásia Menos, hoje Turquia.

A descoberta da tal casa se deu quando uma freira alemã, chamada Anna Catarina Emmerich, em 1812, teve visões que lhe mostravam a Virgem Maria e São João fazendo a viagem e vivendo em tal localização.

Ela relatou os fatos e descreveu a casa de Maria a um escritor chamado Clemens Bretano, o qual os transformou em um pequeno livro. A descrição da irmã é precisa com a casa que foi encontrada.

Somente anos mais tarde um padre francês chamado Julien Gouyet, leu tais textos e decidiu procurar pelo local. Ele encontrou uma construção que coincidia exatamente com a descrição da freira. Então ele relatou o fato aos bispos, tanto de Roma, como de Paris, mas não recebeu atenção.

Somente em 1891 missionários lazaristas reencontraram a casa seguindo as mesmas indicações provenientes das visões da irmã. Eles encontram a pequena casa já em ruínas e sem teto e ficaram sabendo que ela já havia sido tratada como um santuário há bastante tempo.

O Vaticano jamais confirmou a veracidade desse história, contudo vários fatos mostram que também não nega:

A Casa da Virgem Maria está dentro de um parque natural e preservado, o qual transmite muita paz enquanto visitamos. Juntamente com as ruínas de Éfeso, está listada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Ela também é visitada por muçulmanos que reconhecem Maria como mãe de um dos seus profetas. Fiquei sabendo que eles apenas não entram na casa, devido as imagens que estão lá dentro.

O quadro acima, mostra as vezes que a Virgem Maria é mencionada no Alcorão.

O Santuário ainda está sob os cuidados dos padres lazaristas, que celebram missa todos os dias em uma capela que está na área onde eles habitam.

Todos os anos, no dia 15 de agosto, uma cerimônia especial é organizada para comemorar a Assunção de Maria. A cerimônia reúne membros da igreja católica e da ortodoxa, além de muçulmanos.

Este é o local reservado para as celebrações para grandes grupos.

Esta imagem é uma cópia da que fica dentro da casa e é a que acolhe os peregrinos em sua chegada ao santuário. Essa, está em perfeito estado, inclusive com as mãos, diferente da outra.

Como é a Casa da Virgem Maria que você vai encontrar

A Casa da Mãe Maria não é diferente do que se poderia esperar, extremamente simples.
Ela se compõe de apenas três cômodos, distribuídos em forma de T. Acredita-se que o quarto que está à direita, teria sido aquele que ela dormia e de onde subiu aos céus. Atualmente, é onde estão objetos que indicam as visitas dos papas.

Não é possível fotografar dentro da casa, mas o seu interior condiz com o exterior, simples e austero.

No primeiro cômodo, está um pequeno altar com a imagem de Nossa Senhora. Essa imagem estava anteriormente na parte externa da casa, mas havia desaparecido durante a Primeira Guerra Mundial. Ela foi reencontrada em 1931, porém sem as mãos e com o nariz danificado. Foi decidido que ela não seria restaurada para que a guerra fosse sempre lembrada.

A visita dentro da casa é rápida, pois o local é pequeno e normalmente há muita gente. Contudo o espaço fora da casa é amplo e seguindo à frente, está o acesso à fonte de água e ao muro dos pedidos.

Para ver uma foto da parte interna da casa acesse este site.

Fonte de Água

Acredita-se que a nascente que corre sob a Casa da Virgem Maria, tenha propriedades curativas. Desde o princípio da descoberta da casa, enfermos buscam por elas e muitos milagres já foram relatados.

A água é própria para beber e muitas pessoas a levam em garrafinhas.


Muro dos Pedidos

Ao lado das fontes está o muro dos pedidos onde cada um pode deixar escrito em tecido ou papel, sua prece ou pedido. Depois basta amarrar juntos aos inúmeros que ali estão.

Recomendo que você já leve seu pedido escrito e preferencialmente em um pedaço de tecido, assim ele não se conservará por mais tempo ao relento.

Infraestrutura do Santuário

Apesar de situado distante da cidade, a infraestrutura é mantida pelos padres lazaristas. Pelo que entendi, eles celebram missas todos os dias, nas instalações onde eles habitam, junto ao santuário. Fora isso há uma outra estrutura para missas que são celebradas por padres que acompanham excursões com peregrinos.

O local também conta com um pequeno restaurante e algumas lojas de souvenirs e produtos religiosos.

O santuário é acessível para cadeiras de rodas.


Como chegar na Casa da Virgem Maria

Apesar do acesso ser em uma bonita estrada sinuosa pela colina, não existe transporte público para chegar lá. São 9 km a partir de Selçuk, a cidade onde se encontram as ruínas de Éfeso.

Eu fui com o ônibus da excursão que estava viajando, a qual é a forma mais comum. Inclusive existe um estacionamento amplo, justamente para esses ônibus.

Se você estiver viajando por conta própria, precisará alugar um carro ou contratar um serviço de traslado ou passeio com guia. Fiz uma pequena pesquisa para poder indicar o passeio que eu escolheria.

Clique neste link caso queira ver e reservar pela empresa Get Your Guide o passeio que inclui as ruínas de Éfeso e a Casa da Virgem Maria.

Você pode reservar um passeio, caso esteja em uma parada de navio no porto de Kusadasi ou se estiver hospedado na cidade.

Se estiver organizando sua viagem sozinho/a, saiba que a cidade mais próxima para sua referência é Kusadasi. Ela é um importante destino de cruzeiros pelo mar Egeu. Eu embarquei ali, logo após a visita à Casa de Maria que fizemos cedo pela manhã, em um cruzeiro que faria as ilhas gregas e terminaria em Atenas.

Clique aqui para ver um tour de 6 dias na Turquia.


A cidade é um excelente balneário para férias inesquecíveis. Além de ser considerada uma das cidades mais atraentes do Mar Egeu, com um clima agradável e ensolarado mesmo durante o inverno. Está próxima de importantes locais históricos como o Templo de Artemis, Éfeso e a Casa da Virgem Maria.

Eu fiquei hospedada em um resort muito legal, o qual recomendo. Clique aqui para ver, e quem sabe, até reservar para a sua próxima viagem. 😉

Espero ter relatado bem como é uma visita à Casa da Virgem Maria, e mesmo que não seja a sua crença, que você se interesse em visitar esse local com tanta história envolvida e visitado por pessoas do mundo inteiro.

Quer guardar este post para ler mais tarde? O Pinterest é o lugar perfeito para criar pastas e salvar tudo o que você lê e vê na internet. Salve a foto abaixo.

Ainda não está familiarizado/a com o Pinterest? Clique neste link e leia o artigo que escrevi explicando como usá-lo.

Continue lendo sobre a Turquia:

12 Passeios Imperdíveis para Fazer na Turquia

Anıtkabir – O Grande Monumento da Turquia

Hagia Sofia – Basílica, Mesquita ou Museu?

Se você gosta do conteúdo que encontra aqui, por favor, nos ajude a mantê-lo. Para isso, basta usar os nossos links na hora de fazer suas reservas para viajar. Assim recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

SaveSave