História dos Reis Magos
A celebração do Dia de Reis Magos é baseada no Novo Testamento, onde se afirma que os três Reis Magos Melchior, Gaspar e Baltazar, viajaram durante a noite desde os confins do mundo para trazer presentes para Jesus, a quem eles reconheceram como o filho de Deus.
Os Reis Magos eram considerados homens sábios, cuja sabedoria é provada pelo seu reconhecimento da divindade de Cristo. Chegados de três direções diferentes, (Europa, Ásia e África) os Reis Magos seguiram a luz da Estrela de Belém, que, segundo os relatos, ficou sobre a manjedoura por muitos dias.
Dia de Reis na Espanha
Viajar e passar algum tempo em outro país com uma cultura diferente da nossa, proporciona uma grande experiência. Se tivermos a oportunidade de presenciar alguma festividade então, a experiência passa a ser fantástica.
Nesses últimos dias em Madri, pudemos observar as movimentações para o Natal, Ano Novo e agora a festa do principal feriado na Espanha: o Dia de Reis. Entendemos porque mesmo passado o dia de Natal, as pessoas continuam nos desejando Feliz Navidad! Isso porque as festividades do Natal só se encerram com o Dia de Reis.
As festividades oficialmente começam na noite anterior ao Dia de Reis, quando acontece a Cavalgada dos Reis Magos (Cabalgatas de Reyes) em todas as cidades da Espanha. Em Madrid, acontecem em vários bairros e a principal no centro da cidade. Centenas de pessoas aguardam nas ruas para ver a chegada dos Reis Magos.
Os espanhóis recebem os Reis Magos com lindos presépios montados em vários lugares, ruas decoradas com luzes natalinas e uma atmosfera absolutamente festiva.
Os reis chegam à cavalo, ou melhor, em carros alegóricos especialmente preparados para isso com uma temática diferente a cada ano e jogam doces para as crianças. Esta é a última oportunidade que elas têm de pedir aos Reis que lhes tragam presentes na manhã seguinte.
Os carros alegóricos dos Reis Magos são precedidos por vários outros de diversos setores da sociedade da cidade, como corpo de bombeiros, polícia, guarda civil, etc.
Nessa noite as crianças vão cedo para a cama, não esquecendo de deixar seus sapatinhos em local bem visível. Assim como Papai Noel, os Reis Magos também gostam de ser agradados e encontrar biscoitos para si e algum capim e ervas para alimentar seus camelos. Essa é a grande data para as crianças espanholas.
Contudo nos anos mais recentes a figura do Papai Noel tem sido introduzida e elas se beneficiam com isso, mas certamente o comércio também.
Na manhã seguinte as crianças ficam felizes ao ver que os biscoitos foram comidos e o capim foi levado, além de encontrar seus presentes (regalos), é claro.
A noite mágica encerra-se com outra tradição: uma café da manhã com o Roscón de Reyes. Um bolo em forma de anel decorado com frutas que representam as pedras preciosas que adornavam as roupas dos três Reis Magos.
Ter participado dessa grande festividade foi uma experiência muito interessante, pois nos proporcionou estar junto da população e nos sentirmos parte dela.
Está viajando para a Espanha e quer participar? Consulte a programação no site oficial do departamento de turismo espanhol.
E você já participou de alguma festividade longe da sua terra natal? Foi uma boa experiência? Conta nos comentários, vou adorar saber.
Você pode salvar a imagem acima no seu Pinterest para consultar no futuro.
Não deixe de ler um pouco mais sobre a Espanha nos posts: Museus de Madri, Cerimônia de Troca da Guarda do Palácio Real de Madri, e Um pouco de arte espanhola.