Entre Polos

Festa da Colheita em Bento Gonçalves: Itinerário de 3 dias

Uvas na Festa da Colheita

A palavra vindima significa colheita da uva, mas no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, RS ela também significa a “Festa da Colheita”, a qual acontece todos os anos durante os finais de semana de fevereiro.

São várias as programações nos diversos estabelecimentos como hotéis, restaurantes e vinícolas. Normalmente inclui uma pequena colheita, onde você receberá aparatos para que possa colher a uva e posteriormente fazer o pisamento, processo como os antigos colonos vindos da Itália espremiam a uva.

Fora isso outras atividades são propostas, como degustação de vinhos, shows folclóricos, almoços e jantares com comida típica italiana.

 

Porque ir à Festa da Colheita?

O grande benefício desse passeio é que além de vivenciar costumes dos colonos no início do século passado, antes da modernização das técnicas, também é possível aprender um pouco sobre o processo do plantio da uva. Saberá quais são os estágios do cultivo até a sua colheita, tipos de uva que são plantadas no Brasil e para o que são usadas.

E depois, é claro, poder degustar os melhores vinhos da região, ou como no meu caso um suco de uva maravilhoso.

Quando estivemos lá, nossa experiência foi no Hotel & Spa do Vinho que é o único hotel no Brasil pertencente a Autograph Collection da rede Marriot. Além de ter um pacote muito legal, como o próprio nome diz, também tem um super spa com tratamentos de vinoterapia.

 

1. Dia 1: Jantar e história

O check in é a partir das 12:00, mas chegamos bem mais tarde e praticamente fomos direto para o jantar temático com show. Além da saborosa comida italiana, assistimos algumas apresentações musicais e vídeos contando um pouco da história da colonização de Bento Gonçalves.

          

 

2. Dia 2: Café da manhã e colheita

Após o café da manhã colonial, muitíssimo saboroso, seguimos para o local onde recebemos aventais e demais apetrechos para fazermos a colheita da uva.

A programação começa com uma explanação sobre a antiga tradição, falando um pouco dos tipos de uvas que são plantadas, tipo de solo e um pouco da história dos imigrantes.

Em seguida começamos a caminhada até o vinhedo nas proximidades do hotel. Um veículo acompanha durante todo o percurso assim quem se cansar pode embarcar nele.

Todos tivemos a oportunidade de fazer a nossa colheita particular. Durante todo o tempo fomos acompanhados por um casal tocando e cantando canções italianas, além de um guia nos dando orientações sobre todo o processo de cultivo.

A paisagem dos arredores do hotel é típica do interior do Rio Grande do Sul é muito encantadora. Tivemos a oportunidade de observar um pouco, os hábitos das região.

Ao retornarmos deste incrível passeio, uma linda mesa montada ao ar livre nos aguardava, no mesmo local onde finalmente fomos pisar nas uvas – com música ao vivo, é claro.

Pisar a uva foi uma experiência única e revigorante eu diria. Além disso, o hotel organiza tudo da melhor forma para que você possa desfrutar o máximo de cada momento.

 

3. Dia 3: Visita à Vinícola Miolo

No último dia da nossa estada ainda foi possível fazer uma visita guiada à Vinícola Miolo, incluindo degustação de vinhos. A vinícola fica em frente ao hotel e é possível ir andando, mas é melhor fazer a reserva na recepção, com alguma antecedência. Eles recebem muitos grupos e conforme o horário, o passeio pode estar lotado.

Ainda deu tempo para curtir um pouco a piscina do hotel e fazer mais uma refeição.

Já deu pra perceber que a Festa da Colheita no Hotel & Spa do Vinho é bem completa e com muita comida de ótima qualidade.

 

O enoturismo é bem forte na Serra Gaúcha, mas mesmo para mim e meu marido que não somos  apreciadores de vinho, fazer um passeio pelo Vale dos Vinhedos foi sensacional. Se você tiver oportunidade, não deixe de ir.

Caso você tenha mais tempo, não deixe de conhecer outras cidades nas redondezas e suas vinículas. A Aline e o marido, do blog Latitude Infinita passaram 30 dias hospedados em Garibaldi e tiveram a oportunidade de visitar outras vinículas. Recomendo à você ler o post onde eles descrevem a visita que fizeram à Vinícula Garibaldi.

Nós também estivemos em Bento Gonçalves em outra ocasião para participar do Baile Imperial no Spa do Vinho. Foi um show de viagem!

 

Sugestão de leitura:

  

Se você gostou deste artigo, considere compartilha-lo nos botões abaixo. Obrigada.