Entre Polos

Tudo Sobre a Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro

Igreja da Candelária

Mesmo visitando o Rio de Janeiro com certa frequência, ainda não havia tido oportunidade de visitar a Igreja da Candelária, isso até a semana passada.

Ela está situada no centro do Rio, com sua bela fachada voltada para a Baía da Guanabara, pois essa era a entrada principal da cidade na época da sua construção no século 19. É, sem dúvida, um dos principais pontos turísticos da cidade, mas atenção para o horário de visitação, ela fecha às 16h – eu tive que ir duas vezes para conseguir conhecê-la por dentro. Na realidade, estava sendo a terceira vez, pois em outra oportunidade quando fomos conhecer o Museu do Amanhã, não muito distante dali, também não tivemos sucesso.

Mas, finalmente, acabei conhecendo. A visita à Igreja da Candelária pode ser combinada com muitos outros passeios na região central do Rio de Janeiro. Nós, por exemplo, fomos visitá-la quando retornamos do passeio de barco à Ilha Fiscal. O ancoradouro da Marinha, para o embarque e desembarque, fica nas proximidades.

História da Igreja da Candelária

A história da Igreja da Candelária começa no início do século 17, quando uma ermida foi construída naquele local e foi dedicada à Nossa Senhora da Candelária. Acredita-se que foi construída por um casal que ao passar por uma grande tempestade em alto mar, embarcados em uma nau de nome Candelária, fez uma promessa. A promessa era que se sobrevivessem, construiriam uma igreja dedicada à Nossa Senhora da Candelária. Essa história está registrada no teto da nave principal da igreja.

No século seguinte a igrejinha foi reformada e logo ampliada. A nova igreja foi inaugurada em 1811, estando presente na cerimônia o príncipe regente D. João VI.

Arquitetura da Igreja da Candelária

A fachada é considerada uma das mais belas das igreja coloniais brasileiras. Tanto a fachada, como todo o projeto em si, lembram algumas das igrejas de Portugal.

Na primeira construção a igreja possuía apenas uma nave, contudo, no século 19, recebeu mais duas.

A cúpula que vemos agora, só foi concluída em 1877, sendo que várias partes dela, foram construídas e trazidas de Lisboa. Naquela época a cúpula da Candelária era a construção mais alta do Rio de Janeiro.

Horário das Missas e de Funcionamento

De segunda à sexta: Missa às 12:15h, com Salmos da Hora Média.

Aos sábados: às 10h, batismos; às 18h e 19:30h, casamentos.

Aos domingos: às 10:30h, Missa com Salmos da Hora Média; às 12:00h, Missa Solene com canto gregoriano.

Visitação: segunda a sexta, 7:30h; sábado, de 8h às 12h e às 16h; domingo, de 9h às 13h.

..

Leia também: Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos no Rio de Janeiro e Como Visitar o Cristo Redentor.