Entre Polos

Uma Visita à Igreja Copta Mais Importante do Cairo no Egito: São Sérgio e São Baco (Abu Serga)

Igreja de São Sérgio e São Baco

Por todo o Egito há diversas igrejas e templos que marcam os locais onde a Sagrada Família teria estado durante o período que esteve no país. A mais importante delas é a Igreja de São Sérgio e São Baco, também conhecida como Abu Serga (ou St Sergius and St Bacchus Church em inglês). Localiza-se no bairro Copta, o bairro cristão do Cairo, e é uma das igrejas coptas mais antigas do Egito, datando do século IV aproximadamente.

Acredita-se a Igreja de São Sérgio e São Baco foi construída no mesmo local onde a Sagrada Família viveu no final de sua jornada no Egito. A Sagrada Família viajou até Assiut (“Deir el Muharraq”) e, no caminho de volta para casa, passou algum tempo no Cairo Antigo.

A igreja é dedicada a São Sérgio e São Baco, que foram soldados-santos martirizados na Síria por sua fé cristã em 296 dC. pelo imperador romano Maximiniano.

É possível que durante sua estadia naquele local, José trabalhasse na fortaleza. A igreja é de significativa importância histórica, pois foi onde muitos patriarcas da Igreja Copta foram eleitos.

Abaixo estão os lugares mais interessantes que você pode visitar na igreja e nas redondezas.

A cripta de Abu Serga – (Cavern Church)

A parte mais interessante da igreja é a cripta no subsolo. Acredita-se que foi ali naquela caverna que Maria, José e o menino Jesus se abrigavam. A cripta tem 10 metros de profundidade e, quando os níveis do Nilo subiam, ela ficava inundada.

A cripta é alcançada por uma escada à esquerda do altar e chega em uma capela. Todos os anos, em 1º de junho, é realizada uma missa especial para comemorar o evento.

A Igreja de São Sérgio e São Baco

Construída no século IV e provavelmente concluída no século V. Presume-se que ela tenha sido incendiada e restaurada por volta do século VIII e possivelmente muitas vezes durante o período medieval.

Para sua construção foram usados materiais de outras edificações já existes, contudo os tijolos vermelhos são características do Império Romano. Também se vê elementos arquitetônicos de diferentes épocas, como por exemplo uma coluna ainda do período faraônico no Egito. No entanto, ainda é considerada um das primeiras igrejas coptas.

O púlpito data do século XIII e representa o Monte Sinai, onde Moisés recebeu os Dez Mandamentos.

Os antigos Ícones excepcionais com várias cenas da vida de Cristo, da Virgem Maria e diversos santos embelezam as paredes da Igreja de São Sérgio e São Baco e são os bens mais preciosos da igreja.

Pesquise seu hotel no Cairo aqui mesmo no blog. Caso você efetive a reserva, nos receberemos uma pequena comissão, você nos ajuda a manter o blog no ar e não paga nada a mais por isso. 😉

Booking.com

Um vasto salão central é dividido em três naves por duas fileiras de pilastras. Um painel, trabalhado com madeira de ébano e marfim e cuja parte mais antiga remonta ao século XIII, separa o altar do salão onde ficam os fiéis, como é tradição nas igrejas ortodoxas.

Na parte interna, um dossel de madeira apoiado em quatro pilares é colocado sobre o altar e pintado com cenas bíblicas, entre elas Jesus Pantocrator e o Arcanjo Gabriel aparecendo para a Virgem Maria. A abside atrás do altar é ricamente decorada com tiras de mármore e mosaicos.

O teto é uma das características mais interessantes da igreja e foi sido construído na forma de um barco, numa alusão à Arca de Noé.  O barco simboliza a salvação, os seja, a igreja é a salvação para o cristão.

A Igreja Ortodoxa Copta no Cairo Antigo

Segundo sua tradição, a Igreja Copta foi estabelecida por São Marcos, o apóstolo e evangelista, em meados do século I.  Quando a Igreja foi fundada, um grande número de egípcios, contrariamente a gregos e judeus, abraçou a fé cristã.

No século XI dC, após a invasão árabe no Egito, a sede do papa copta ortodoxo foi transferida de Alexandria para o Cairo. A Igreja de São Sérgio e São Baco é até hoje a Sede do Patriarcado.

A igreja segue o Rito Alexandrino por sua liturgia, oração e patrimônio devocional, assim como outras Igrejas Ortodoxas. É a igreja cristã nacional do Egito e uma das igrejas da Ortodoxia Oriental mais antigas do mundo. Só no Egito possui mais de 15 milhões de membros.

A palavra copta significa egípcio, mas hoje é usada para designar o egípcio cristão.

Não viaje sem seguro, reserve com a SEGUROS PROMO e use o cupom de desconto ENTREPOLOS5.

A Igreja Ortodoxa Copta teve hegemonia regional por algum tempo, mesmo depois da conquista muçulmana do Egito no ano de 639. Gradualmente, no entanto, as conversões ao Islã, transformaram o Egito em um país majoritariamente muçulmano ainda por volta do século XII.

É uma igreja ortodoxa oriental, ou seja, uma igreja cristã que, por não aceitar o Concílio de Caledônia, não comunga com a Igreja Ortodoxa nem com a Igreja Católica.

A Igreja funciona como uma das últimas comunidades preservando a língua copta, há muito esquecida, porém viva graças a seus ritos litúrgicos.

Como visitar o Cairo Antigo e a Igreja Copta de São Sérgio e São Baco (Abu Serga)?

Está indo para o Egito? Você pode visitar esse bairro histórico e suas atrações sozinho. Ou se você preferir ter uma guia que te contará toda a história e detalhes desses lugares lindos, não deixe de reservar um passeio informativo pelo Cairo Antigo.

Leia também os 8 Motivos para Visitar o Egito e Como é a viagem de ônibus do Egito até Israel.