Entre Polos

7 Coisas Para Ver/Fazer no Jardim do Sol em Joinville

Jardim do Sol

Passear pelo Jardim do Sol na Agrícola da Ilha é uma experiência fantástica que você precisa aproveitar.

O Parque dos Hemerocallis, uma propriedade da empresa Agrícola da Ilha é um ponto turístico muito conhecido em Joinville e bastante frequentado por seus moradores há décadas. A novidade mais recente  é o plantio de girassóis no Jardim do Sol, uma das áreas mais bonitas do parque.

O Parque dos Hemerocallis não foi construído de um dia para o outro, nem tão pouco foi planejado pelo seu proprietário, ele foi apenas acontecendo e hoje é um local obrigatório para ser visitado pelos turistas que veem a Joinville.

No passado o parque era apenas conhecido como Agrícola da Ilha, a qual já existe desde 1987, onde a gente podia comprar as mudas de hemerocallis, para quem não conheçe por este nome é o lírio amarelo. Eu mesma, tinha um jardim cheio deles.  Mais tarde surgiu a ideia de se criar um parque e em 2001 isso aconteceu.

No ano seguinte teve início o Festival Brasileiro de Hemerocallis que já na sua primeira edição, recebeu um grande número de visitantes. O festival, que no início acontecia apenas no mês de novembro, época em que coincide com a Festa das Flores de Joinville, é realizado todos os anos durante o período da floração que vai de outubro à fevereiro.

O Festival Brasileiro de Hemerocallis é um evento especial por ser realizado em um campo de cultivo. Vale dizer que a Agrícola da Ilha é a maior produtora de hemerocallis do Brasil.

O Parque dos Hemerocallis foi crescendo a cada ano, sempre expandindo o número de atrações, jardins e também aumentando o número de visitantes.

1. Jardim dos Hemerocallis

Este jardim é o mais antigo do parque, com seus caminhos tortuosos, fica especialmente lindo na época da florada. Como você pode ver, mesmo sem a floração durante o inverno, as folhas se mantêm verdes e o jardim continua belo. O projeto do jardim é do paisagista Jordi Castan.

No jardim se encontram coleções especiais de hemerocallis e outras plantas ornamentais. Todos os anos a Agrícola da Ilha acrescenta mais uma cultivar ao seu portfólio. Atualmente são mais de 60 cultivares criadas por eles, através de melhoramento genético. Pelo que entendi, cada lançamento é nomeado em homenagem a alguma pessoa relevante na área da jardinagem ou a algum lugar especial.

A hemerocallis é uma espécie fácil de cultivar e que exige poucos cuidados, excelente para um jardim sempre bonito. Vale a pena ir até lá para se inspirar e criar um jardim em sua casa.

2. Trilha Ecológica

Nada mais relaxante do que uma caminhada pela trilha ecológica do Parque das Hemerocallis. Ela parte do Jardim do Sol e chega aos campos de cultivo, emoldurados pela nossa linda Serra do Mar.

A trilha foi idealizada pela Univille -Universidade da Região de Joinville e procura mostrar aos visitantes, algumas espécies da Mata Atlântica que são preservadas há pelo menos 100 anos. É uma ótima oportunidade que os pais e professores têm para promover a educação ambiental.

3. Capela para Eventos

A Capela foi construída em 2011 com madeira de demolição, depois da família do proprietário ter feito uma viagem e presenciado uma cerimônia de casamento em um dos parques que visitava. Tem uma decoração singela, em estilo europeu e lindos vitrais. Com o casamento de um dos filhos se aproximando, foi também uma forma de agregar mais uma função ao parque. Desde o primeiro casamento ali realizado em 2012, muitos outros eventos como bodas e batizados já aconteceram naquele espaço.

Deve ser maravilhoso poder realizar uma cerimônia tão importante em nossas vidas, em um ambiente tão especial como este. Existe alguns critérios para a realização de eventos, como a restrição de algumas dadas, mas nada que não possa ser contornado quando se quer realizar o sonho de um casamento ao ar livre. A espaço pode receber até 500 convidados. Legal, né?

Leia também sobre locais para Lua de Mel em Santa Catarina.

4. Café Hemerocallis

Com o número de visitantes sempre crescente, especialmente nos finais de semana, viu-se a necessidade de instalar um local para lanches.

Assim, em 2014 foi criado o Café Hemerocallis. O café serve delícias regionais e fica aberto aos sábados das 9h às 17h. No mês de julho também fica aberto aos domingos. Podendo também pode ser reservado para pequenos eventos.

Como estive lá durante a semana, o café não estava funcionando, mas segundo uma amiga que havia ido no sábado anterior, me disse que havia tortas doces, um quiche muito bom, uns enroladinhos com doce, pão de queijo e torta salgada. E continuou dizendo: são produtos fresquinhos, bem apresentados e feitos com capricho.

Encontre hotéis com desconto em Joinville.

5. Jardim das Águas

O jardim das águas é composto por alguns lagos ornamentais com carpas e outros peixes e um lagoa, que está na entrada para a trilha ecológica. Há também vários tanques onde os peixes são criados para comercialização.

Gostaria de ter um laguinho lindo assim na sua casa? Saiba que a Agrícola da Ilha também faz o serviço de montagem de lagos ornamentais para residências e empresas.

6. Jardim Interativo

Com o crescimento do parque, aumentou também o número de famílias que o visitam. Então, nada mais justo do que preparar um local especial para as crianças. O Jardim Interativo, como o nome diz, proporciona muitas experiências bacanas, não só para as crianças, como para os adultos. Nele você vai encontrar  a Pedra Sussurrante, o Labirinto dos Sons e a Roda das Cores, além de outros brinquedos típicos de playground. 

Eu adorei passar pelo Labirinto dos Sons, onde você passa por um série de bambus suspensos com se fossem uma grande cortina e para passar entre eles você os movimenta. Com o movimento eles batem uns nos outros produzindo diferentes sons dependendo da velocidade que você passa.

7. Jardim do Sol

O Jardim do Sol desenhado em forma de uma mandala onde você pode passear por entre os canteiros que ficam floridos durante o ano todo. Durante a maior parte do ano ele está coberto por um verdadeiro arco-íris de flores, a SunPatiens, que é um tipo de beijinho. 

Porém o que me levou ao parque desta vez foi a florada de girassóis. O cultivo dos girassóis começou no ano passado como forma de alternar o cultivo da planta oficial do Jardim do Sol que é a SunPatiens.

A florada dos girassóis acontece uma vez por ano e dura apenas de 15 a 17 dias, sempre em julho. Para a sorte dos turistas, a florada coincide com o Festival de Dança de Joinville. Quando fiquei sabendo disso no ano passado, já não deu tempo para eu visitar, mas felizmente, desta vez consegui. Fiquei muito surpresa com a beleza do Jardim do Sol nessa época do ano.

O número de visitantes para ver esse novo plantio no Jardim do Sol, superou qualquer expectativa do proprietário, mesmo porque ele não tinha nenhuma, rs, segundo me disse. Mas a impressão que eu tive foi de um grande sucesso e que certamente já entrou para o calendário de eventos de Joinville.

O Jardim do Sol é um projeto da empresa Boa Vista Paisagismo.

Em minha visita fui recebida pelo Dário, que é o idealizador do Parque dos Hemerocallis. Ele me disse que tudo começou há muito tempo, quando ele decidiu transformar o jardim da sua casa, no cartão de visitas da sua empresa de jardinagem. O cartão de visitas foi crescendo e hoje é a própria empresa. Gostei muito de ter conhecido essa história de sucesso.  Você certamente também terá a oportunidade de conversar com ele, pois está sempre por ali dando atenção a todos os visitantes.

Para fazer ensaios fotográficos é cobrada uma taxa, mas sem dúvida é um local perfeito para isso.

Consulte o site do Festival Brasileiro de Hemerocallis para conhecer a programação oficial.

Fora os locais as atrações que mencionei acima você ainda vai poder visitar o Espaço do Colecionador, os Campos de Cultivo, o Circuito para Crianças e a loja de Venda de Mudas e Plantas. Sendo que estes dois últimos estão localizados antes da entrada do parque, não sendo necessário o pagamento da taxa de visitação.

O Parque dos Hemerocallis com seu lindo Jardim do Sol, fica aberto o ano todo de terça-feira à domingo. Os ingressos custam R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 a meia para jovens entre 05 e 18 anos e acima de 60anos, crianças até 5 anos não pagam.

Endereço: Rua Tenente Antônio João, 4257 – Jardim Sofia – Joinville, SC – Tel. (47) 3473-0628

Site:  www.hemerocallis.com.br

Para tornar sua visita mais agradável, recomendo que você faça na parte da manhã, principalmente se for no verão e não deixe de passar repelente, pois pode haver insetos. 😎

Este post faz parte de uma blogagem coletiva denominada 8on8, onde alguns blogs de viagem se reúnem para postar no dia 08 de cada mês, 08 fotos sobre um tema previamente escolhido. Para este mês escolhemos o tema parques e jardins.

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também os escritos pelos outros blogs sobre o mesmo tema. Tenho certeza que você encontrará inspiração para passeios bem interessantes. Os links estão a seguir:

Let’s Fly Away – [8on8] Parque Ecológico Imigrantes: Mata Atlântica em São Paulo

Turistando.in – Treptower Park: Memorial de Guerra Soviético em Berlim

Travel Tips Brasil – Millenium Park Chicago

Chicas Lokas – 4 parques na cidade do Rio de Janeiro

Mulher Casada Viaja – Jasper, Canadá, o pote de ouro no fim da Icefields Parkway

O Berço do Mundo – 8 belos jardins para conhecer em Portugal

Espiando pelo Mundo – Os magníficos jardins de Peterhof na Rússia

Quer salvar este artigo para consultar mais tarde? O Pinterest é o lugar ideal para isso. Salve a foto abaixo e quando precisar é só clicar nela e você volta para cá. 📌

Está vindo para Joinville? Se sim, não deixe de este post sobre 👉 o que fazer em Joinville.

Se você gosta do conteúdo que encontra aqui, por favor, nos ajude a mantê-lo. Para isso, basta usar os nossos links na hora de fazer suas reservas para viajar. Assim recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

SaveSave