Entre Polos

O que Fazer no MALBA – Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires

Malba - Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires

Se a pergunta é o que fazer em Buenos Aires, a resposta certamente é visitar alguns de seus museus, além de bons restaurantes, teatros, etc… Mas vamos falar apenas de museus, afinal a próxima semana será a Museum Week de 2022. A cidade conta com vários museus em diversas linhas, mas para quem gosta de arte, não deve perder a oportunidade de visitar o MALBA.

Para saber mais: A MuseumWeek (Semana dos Museus) é um evento global que acontece durante uma semana a cada ano com a participação de museus, associações ou quaisquer outras organizações culturais interessadas em ter um impacto social por meio da Cultura, organizando eventos online e offline. A MuseumWeek também reúne uma comunidade global de artistas e criadores digitais comprometidos com a mudança social. Busque nas redes sociais #MuseumWeek

Visitando o MALBA você terá a chance de ver reunidas, grandes obras de artistas latino-americanos contemporâneos e do século passado. Não se trata de um museu grande, assim é fácil de percorrê-lo em pouco tempo, ideal para quem quer fazer muita coisa em uma única viagem à Buenos Aires.

O museu está localizado em Palermo um dos bairros mais charmosos de Buenos Aires. Os loucos por museus, podem aproveitar para conhecer outros museus na mesma região.

Aproveito para dar a dica do hotel que fiquei hospedada, do qual se pode ir caminhando (menos de 15 minutos) até o museu. Adorei a estadia no Up Recoleta Hotel e recomendo com muita segurança. Como disse, há outros museus na região, sendo dois deles praticamente em frente ao hotel, o Museu do Automóvel e o de Arte Decorativo.

O que tem no Malba?

O Malba é um museu relativamente novo, foi inaugurado em 2001 pela Fundação Eduardo F. Costantini, com as obras de arte pertencentes à coleção de Eduardo Costantini, seu presidente. Trata-se de uma organização privada e sem fins lucrativos, com o objetivo de preservar, estudar e promover a arte latino-americana produzida desde o início do século passado até os dias de hoje.

Então nada mais interessante do que poder conhecer obras do nosso povo enquanto procuramos o que fazer em Buenos Aires, não é? Lá a gente vê retratadas a nossa cultura e dos nossos irmãos latinos, a qual, muito se assemelha à nossa.

Fora seu acervo maravilhoso, o Malba também mantem várias atividades culturais. Como exposições temporárias, exebição de filmes, literatura e outros trabalhos educacionais.

Durante minha visita a exposição temporária era sobre arte textil no Paraguai.

Adorei poder ver o autoretrato da Frida Kahlo (foto abaixo), a qual já conhecia de longa data. Aliás, acho que essa é a melhor sensação quando se visita um museu, ver ao vivo obras que a gente já estudou ou pelo menos que sabe da existência.

Também faz parte do acervo uma obra do Diego Rivera, que acho que foi a primeira que vi dele.

O que fazer em Buenos Aires – Ver Arte Brasileira no Malba

A arte brasileira está representada por pinturas, fotografias, esculturas e objetos de artistas como Emiliano Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Maria Martins, Rubem Valentim, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Geraldo de Barros, Mira Schendel, Waltercio Caldas, Wanda Pimentel, Antonio Dias, Claudio Tozzi, Cildo Meireles e Rosana Paulino, entre outros.

Sinceramente, não consegui identificar todos eles durante a minha visita, mas parece que em fevereiro deste ano, em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o Malba criou um itinerário chamado Brasil. Não entendi se ele ainda pode ser seguido, mas acredito que sim.

Sempre que visito um novo museu, vou a procura de uma obra expecífica. Neste caso era o Abaporu da Tarsila do Amaral. Essa é uma obra que marca a entrada do Brasil no Modernismo. Mesmo que Tarsila não tenha participado da Semana de 22 e tenha pintado a tela alguns anos mais tarde, é concenso que ela é o marco.

Abaporu é um termo tupi-guarani que significa “homem que come homem”.

A tela foi pintada como presente para seu marido Oswald de Andrade. Quando se separaram, Tarsila quis o quadro de volta e ficando com ele o vendeu para um dos fundadores do MASP, acreditando que ele ficaria exposto ali. No entanto a tela foi vendida para um colecionador e mais tarde leiloada na Christie’s. Foi então, arrematada por Eduardo Costantini (acima mencionado) pela singela quantia de um milhão e trezentos e sessenta mil dólares. Assim ele acabou no Malba, onde ocupa um local de destaque.

Oswald de Andrade ficou tão impressionado com a criatura desenhada por sua esposa, que ela o inspirou a escrever o Manifesto Antropofágo. Um documento onde ele propõe que a cultura europeia seja aproveitada apenas para a criação de uma arte nacional.

Escultura de María Martins

Está gostando dessa dica de o que fazer em Buenos Aires? Então já salva aí a foto abaixo no seu Pinterest. Assim fica fácil de você encontrar este post novamente.

Lojinha do Malba

Eu adoro loja de museu, na do Malba apesar de pequena, encontrei muitos títulos interessantes sobre arte. Além de vários itens para crianças, incluindo melissinhas da coleção Tarsila do Amaral (lindas!)

Vista da loja do Malba

O que fazer em Buenos Aires? Ir no Restaurante Ninina

Eu curto muito comer nos restaurantes ou lanchonetes de museus. Aqui não foi diferente. Chegamos no início da tarde e a primeira coisa que fizemos foi almoçar no restaurante que é anexo ao museu. Pedimos um prato vegano que estava ótimo. Os preços são bons, nada diferente de outros restaurantes da cidade.

Abre de segunda a domingo das 09h às 19h

Ingressos para o Malba

  • Preço normal: $ 700 pesos argentinos.
  • Estudantes, professores e aposentados credenciados: $ 350.
  • Crianças até 5 anos: grátis.
  • Pessoas com deficiência: grátis.

Você pode checar os preços atualizados clicando aqui na página de compra online. Antes de ir, eu havia lido que havia fila grande para entrar no museu, mas não foi o que encontrei. Acredito que isso possa acontecer caso uma exposição temporária muito interssante esteja acontecendo.

Para nós brasileiros não é muito interessante comprar nada online na Argentina, por conta do câmbio oficial que é usado nos cartões de crédito, mas isso é assunto para outro post a vir.

Endereço e horários

Av. Figueroa Alcorta, 3415 – Palermo – Buenos Aires, Argentina
Telefone: +54 11 4808 6500

De quinta a segunda das 12h às 20h
Quarta-feira das 11h às 20h
Terça-feira fechado.

Se você gostou dessa dica de o que fazer em Buenos Aires, que tal compartilhar com seus amigos viajantes. 😉


Se você gosta do conteúdo que encontra aqui, por favor, nos ajude a mantê-lo. Para isso, basta usar os nossos links na hora de fazer suas reservas para viajar. Assim recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

SaveSave