Entre Polos

Os 10 Principais Pontos Turísticos de Washington, DC

Quando estava pesquisando pela melhor forma de ir de Nova Iorque para Washington, fiquei surpresa ao ver que existia tour de bate e volta. Mais surpresa ainda, fiquei ao saber que existem várias empresas fazendo isso e de várias formas diferentes.

Acho que só uma pressa incalculável e um desejo imenso de conhecer a capital americana é que faria alguém fazer isso. Primeiro porque não é tão perto quanto parece no mapa, segundo e mais importante, tem muita coisa para fazer em Washington.

Ficamos lá três dias, mas certamente teria valido a pena ficar mais ainda. Deixamos de visitar vários pontos de nosso interesse por falta de tempo.

Outro fator que não nos permitiu ver mais, além do tempo, foi o calor. Estivemos lá no alto verão e coincidentemente nos dias mais quentes dos últimos anos. Então, se puder, evite o verão.

A melhor época para visitar Washington, na minha opinião, seria na primavera. Especialmente se você conseguisse estar lá durante o período que as cerejeiras florescem (cherry blossom). Lamentavelmente não é possível precisar exatamente quando isso vai acontecer, pois varia de ano para ano e só dura alguns dias. Mas com uma pitadinha de sorte, quem sabe?…

 

Independente da época do ano, a cidade vai sempre oferecer uma enorme variedade de atrações. Apenas se mencionarmos os museus, já temos atividade para vários dias ininterruptos.

A cidade é a principal sede do Instituto Smithsoniano, uma instituição educacional administrada pelo governo dos Estados Unidos. É composto por dezenove museus e sete centros de pesquisa.  Foi criado pelo governo americano com os fundos de herança deixada pelo cientista britânico James Smithson (1765-1829). Conhecer alguns dos museus Smithsonianos era o objetivo principal da nossa viagem e foi onde passamos a maior parte do nosso tempo.

Contudo, também visitamos os principais pontos da cidade.

 

1. Capitólio

Quando chegamos ao nosso hotel em Washington, o Capitólio foi o primeiro monumento que avistamos. Deixamos as malas e já saímos para nossa primeira caminhada de reconhecimento da cidade.

O Capitólio é a sede do congresso americano, ou seja o Senado e a Câmara dos Representantes. Fica em um dos estremos do National Hall no bairro Capitol Hill.

O desenho do Capitólio é uma concepção do arquiteto William Thornton, o qual foi o vencedor do concurso realizado em 1792 para definir como seria o prédio.

 

A cúpula que Thornton projetou, inspirado no Panteão de Roma, nunca foi construída. A atual só foi erguida bem mais tarde, durante uma reforma em 1854. Seguiu os padrões arquitetônicos  europeus, tendo como exemplo a Basílica de São Pedro no Vaticano, a Catedral de São Paulo em Londres e o Panteão de Paris.

Em 1863 foi fixada no alto da cúpula a Estátua da Liberdade, com 88 metros de altura. Apesar de representar a liberdade, foi instalada lá por mão de obra escrava.  Nenhum prédio em Washington pode ficar mais alto que ela, pois nada pode estar acima da Liberdade. Uma exceção foi aberta para a construção do Monumento a Washington.

É possível visitar o Capitólio entrando pelo Centro de Visitantes  localizado no subsolo. Lá existe um centro de exibições, loja de souvenirs e restaurante.

 

2. O Monumento a Washington

O Monumento a Washington é uma homenagem ao primeiro presidente americano George Washington. É todo de mármore e granito, sendo o obelisco mais alto do mundo, pois mede 169 metros.

Para ter vistas espetaculares da cidade, vale entrar e subir de elevador. Os ingressos são gratuitos e distribuídos diariamente após as 08:30 da manhã. Contudo, na alta temporada as filas se formam bem antes da bilheteria abrir e os ingressos acabam rapidamente. Uma segunda opção é pagar uma pequena taxa e reservar com antecedência.

 

3. Casa Branca

Quem não quer dar uma olhadinha lá na residência oficial do Presidente dos Estados Unidos? Ela é parada obrigatória pra qualquer turista. O acesso nas imediações é permitido apenas a pé ou de bicicleta. É possível ver as duas fachadas, a que é considerada a frente da mansão é a fachada norte.  A fachada sul é que possui um pórtico arredondado. É nesse lado que o helicóptero presidencial pousa.

Visitas a Casa Branca são possíveis, mas extremamente difíceis de conseguir, pois devem ser solicitadas por um congressista. Mais informações aqui.

Fachada norte.
Fachada sul.

 

 

4. Memorial a Lincoln

Dedicado ao 16º Presidente, Abraham Lincoln sua construção foi concluída em 1922, porém o projeto de um memorial já existia desde o seu assassinato. Foi inspirado em um templo grego, com a estátua de Lincoln sentado sobre um trono entre a colunata.

O memorial foi cena de vários eventos americanos, sendo o mais marcante o discurso de Martin Luther King Jr, I Have a Dream.

 

5. Museu Nacional de História Natural

Este é um dos museus mais visitados da cidade. Também não é pra menos, os números são gigantescos: mais de 125 milhões de espécies de plantas, minerais, rochas, meteoritos, animais e fósseis. As exposições mais importantes estão no piso térreo, que mostram mamíferos do mundo inteiro, além da sala dos dinossauros e a ala que mostra a evolução da terra.

No piso superior está a Coleção de Gemas, onde a peça de maior destaque é o enorme diamante Hope. Uma pedra preciosa azul, com 45.52 quilates, famosa por carregar uma suposta maldição.

 

No mesmo piso está o zoológico de insetos e o cine IMAX com projeções da vida selvagem e natureza.

Mesmo para quem não curte muito museus, vale uma passadinha por lá. Site.

 

7. Galeria Nacional de Arte

Este é dos poucos museus que não pertencem ao Instituto Smithsoniano, mas também tem entrada gratuita. Está entre os 10 museus mais visitados do mundo, pois abriga uma das melhores coleções de pintura e escultura ocidentais.

A galeria está dividida em dois edifícios que são ligados por passagem subterrânea, além do famoso Jardim de Esculturas. O jardim exibe uma série de esculturas contemporâneas e é muito frequentado no verão, quando as pessoas se refrescam no chafariz.

 

Esta foi a galeria de arte mais legal que já visitei. Achei fácil de circular e apesar de saber que é bem movimentada, quando estive lá pude caminhar e observar tudo com muita tranquilidade. Bem diferente da maioria dos museus da Europa.

O que mais gostei: ala do impressionismo e das esculturas de Degas.

Se bater uma fominha, tem um café em estilo francês, super  bonitinho. Para saber mais viste o site.

 

8. Museu do Ar e Espaço

É o museu do Instituto Smithsoniano mais visitado de todos, além de atrair muitas crianças.

Foi fundado em 1946 com o nome de Museu Nacional Aéreo, somente com a corrida espacial nos anos 1950 e 1960 é que ele foi renomeado. Em 1976 iniciou-se a construção do atual edifício, com capacidade para abrigar a enorme quantidade de aeronaves do acervo.

É um museu bem interativo, contando toda a história da aviação e corrida espacial. Bem divido e de fácil circulação. Encontrei uma pequena menção ao Santos Dumont e um modelo em escala do 14-Bis.

Tem uma boa praça de alimentação que inclui um Mc. Donnalds.

 

9. Museu de Cera Madame Tussauds

Visitamos este museu porque o ingresso estava incluído no passeio que compramos, mas não deixa de ser divertido. E não é sempre que se tem a oportunidade de ser fotografado junto ao presidente e a primeira dama.

Normalmente quando visitamos uma cidade pela primeira vez, gostamos de fazer um daqueles passeios em ônibus de dois andades, conhecidos como Hop On, Hope Off.  Assim podemos ter uma visão geral da cidade, uma boa percepção das distâncias e depois voltar nos locais que mais nos interessaram. Era muito importante saber o que fazer em Washington, DC, assim compramos o tour da empresa Big Bus, por ser a mais conceiturada e que oferecia trajetos maiores. Lamentavelmente os ônibus não tinham ar condicionado. Como o sol estava escaldante estava difífil ficar no andar superior (aberto) e mais difícil ainda ficar no andar inferior (sauna).

 

10. Igreja de St. Patrick

Também consegui fazer uma rápida visita a igreja de St. Patrick, que é a mais antiga paróquia de Washington, DC. Fundada em 1794 para atender às necessidades dos pedreiros que construíam a Casa Branca e o Capitólio dos EUA, a paróquia continua a servir as necessidades de centro de Washington, incluindo serviço social aos necessitados. Foi nessa paróquia que o Papa Francisco almoçou com os pobres em sua visita a cidade em 2015.

Durante o percurso do ônibus pudemos observar vários pontos da cidade, os quais não tivemos tempo para visitar. Por exemplo foi o Memorial a Thomas Jefferson e o Pentágono.

Conhecer a capital americana foi uma experiência muito agradável, maior problema mesmo foi decidir o que fazer em Washington, DC. Com certeza ficamos com vontade de voltar.

Agora que você já viu um pouco do que tem pra fazer em Washington, dá uma olhadinha no post sobre o hotel que nós ficamos lá. Foi excelente custo/benefício.

Se você tem alguma dica bacana sobre Washington, deixa nos comentários aqui em baixo. Vou adorar saber.

SaveSave