Estes são os passeios para fazer na Turquia que eu considero os mais importantes, mas existem muitos outros espalhados pelo país. Além da grande área (780.580 km2), a história desse território é muito antiga e começa ainda no período da pré-história.
Há muita coisa para ser vista, considerando que passaram pela Idade do Bronze e do Ferro, pela era da Anatólia Clássica e Helenista, pelo período Bizantino e pelo Império Otomano, até chegar na República da Turquia que conhecemos hoje.
Então, vamos à lista dos passeios para fazer na Turquia:
1 – Basílica de Santa Sofia (Hagia Sophia) – Istambul
Construída durante o Império Bizantino, sob o comando do Imperador Justiniano foi dedicada à Santa Sabedoria. A Hagia Sophia foi a maior catedral do mundo por mais de mil anos. Primeiro uma basílica patriarcal depois convertida em mesquita, é hoje um magnífico museu secular onde a arte bizantina e islâmica pode ser vista lado a lado. Com seu corpo majestoso coroado com uma enorme cúpula, faz você se sentir pequeno e humilde na presença de Deus. Entre para testemunhar o contraste religioso entre as imagens cristãs dos mosaicos em ouro (que haviam sido encobertos durante o período que se tornou mesquita) e as rodelas com caligrafias islâmicas suspensas da cúpula.
Clique aqui para ler mais sobre a Hagia Sophia.
Ela também é conhecida como Basílica de Santa Sofia, mas na realidade é apenas uma referência ao som da palavra Sophia que significa sabedoria.
2 – Mesquita Azul – Istambul
Admirar a Mesquita Azul, ou do Sultão Ahmed, pelo lado de fora com seu magnífico sistema de cúpulas e seus seis minaretes, já é uma grande emoção. Porém, quando se vai para o lado de dentro essa emoção só se multiplica.
As pessoas costumam ficar sem palavras quando se deparam com a imensidão do espaço, repleto de mosaicos refinados, sistema de iluminação fabuloso e vitrais maravilhosos.
A experiência é surpreendente e ainda aumentada com a visão das pessoas que estão naquele local magnífico praticando a sua fé.
A mesquita foi construída entre os 1603 e 1618 após a derrota na guerra com a Pérsia. O objetivo do Sultão Ahmet I com essa imensa construção, era reafirmar o poder do Império Otomano.
Ela ocupa o mesmo local onde antes era o palácio dos imperadores bizantinos, em frente à Basílica de Santa Sofia e o hipódromo.
Há um recinto externo, cercado por um muro de pedra com janelas. A entrada à área da mesquita pode ser feita por três portões, sendo o principal na Praça Sultanahmet.
Para visitar a mesquita, é preciso tirar os sapatos. As mulheres precisam estar com a cabeça coberta, caso você não tenha uma echarpe, pode alugar uma na entrada.
3 – Grande Bazar – Istambul
Fazer uma visita ao Grande Bazar em Istambul é a mais vibrante experiência de compra que você pode ter. Deixe que a vibração de suas ruas labirínticas o leve através de uma infinidade de cores e uma sinfonia de sons.
Aproveite os custos na Turquia, que em geral, são bem mais baratos do que os padrões europeus e muitas vezes até mesmo os padrões brasileiros. Os turcos adoram negociar, então a palavra de ordem é barganhar. Isso faz parte da cultura local e quem não está familiarizado com ela pode sair pagando mais do que deveria.
É possível fazer excelentes compras em toda a Turquia e especialmente no Grand Bazar de Istambul. Os produtos locais preferidos dos turistas são os tapetes, os artigos de couro, a cerâmica pintada à mão com motivos otomanos, instrumentos musicais típicos, narguilês e joias.
Passe uma tarde de lazer negociando suas compras ou simplesmente descanse em um dos cafés do bazar, observando o vai e vem de compradores, vendedores e mercadorias.
4 – Cisterna da Basílica – Istambul
A primeira coisa que você sente quando entra na Cisterna da Basílica, do outro lado da rua da Hagia Sophia, é o frescor suave do subterrâneo que refresca seu corpo e sua mente. Mas esta sensação refrescante não é a atração principal.
Esta tremenda façanha da engenharia escondida debaixo das ruas de Istambul consiste de abóbadas de tijolos apoiadas em 336 colunas de mármore espaçadas em intervalos de quatro metros e que poderiam armazenar 80.000 metros cúbicos de água, transportados desde a Floresta de Belgrado. Você com certeza não vai se arrepender de visita-la.
5 – Museu de Artes Turcas e Islâmicas – Istambul
Instalado no palácio restaurado de Ibrahim Paxá em 1524, o museu possui uma variada coleção que abrange todos os períodos históricos. Inclui exemplos notáveis de todos os segmentos da arte que desempenharam um papel importante na formação da cultura turca. De tapetes turcos, kurans iluminados e caligrafia, à esplêndidas obras de madeira, vidro, porcelana e pedra, sem falar na seção etnográfica em que as habitações de diferentes períodos e regiões são recriadas com grande autenticidade e notável atenção aos detalhes.
6 – Palácio Topkapi – Istambul
Aqui a história se mistura com fantasia, e se você adicionar a ela as hordas de visitantes que atingem os portões todos os dias, você é obrigado a ser transportado para o auge da corte, quando abrigava mais de 4.000 pessoas atrás de suas paredes. Foi construído por em 1453, e foi a residência dos sultões durante quatro séculos.
O Palácio Topkapi atualmente funciona como um museu e expõe objetos, roupas e relíquias sagradas para os muçulmanos, como os pelos da barba e a marca do pé do profeta Maomé.
Reserve bastante tempo para sua visita, pois o palácio é na realidade, um complexo com vários edifícios e jardins. Vale a pena ver com calma.
7 – Passeio de Barco pelo Estreito de Bósforo
Fazer o passeio pelo Bósforo é com certeza uma das melhores atrações em Istambul. O Bósforo não é apenas uma das vias navegáveis mais estratégica do mundo, ligando o Mar Negro ao Mar de Mármara e dividindo Istambul em dois continentes.
É também um grande museu a céu aberto onde você poderá se encantar com a vista de casas históricas, as muralhas da fortaleza Rumeli e de inúmeras mesquitas. Além de ver como vive a classe alta da cidade.
8 – Dervixes Rodantes – Konya
Os Dervixes Rodantes, são uma ordem islâmica fundada pelos seguidores de Jalal ad-Din Muhammad Rumi, um poeta, jurista e teólogo persa do século XIII. As apresentações dos podem ser vistas no Museu Mevlâna, na cidade de Konya. O museu é também o mausoléu do fundador da ordem.
É possível assistir apresentações destinadas à turistas em Istambul, no Centro Cultural Hodjapashae, ou na Estação de Trem que antigamente recebia o Expresso do Oriente e também em outras partes da Turquia.
Você talvez possa não ser capaz de entender o propósito por trás do “sema”, como a cerimônia Sufi é chamada. A qual busca uma união mística com Deus e purificação religiosa. Contudo você certamente será hipnotizado com o tecido giratório, recitação comunal, êxtase e fervor espiritual do rito.
9 – Ruínas de Éfeso
Éfeso era considerada uma das cidades mais importantes no mundo antigo. Era também famosa por ser um importante centro religioso. Desde os primeiros tempos cresceu em torno do templo mais antigo, o de Ártemis, que é atualmente considerado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
O local é igualmente importante para o cristianismo, pois o Apóstolo Paulo utilizou a cidade como o principal lugar para expandir a fé cristã para a Grécia e cidades próximas. Segundo a tradição São João levou a Virgem Maria para lá, após a morte de Jesus e construiu para ela uma pequena casa nos arredores da cidade. A qual foi preservada e pode ser visitada até os dias de hoje, leia aqui como foi minha visita à Casa da Virgem Maria.
As ruínas de Éfeso são consideradas como uma das mais bem preservadas da antiguidade.
10 – Balneário de Pamukkale
Pamukkale em turco significa “castelo de algodão” e totalmente justifica seu nome. Essa paisagem incrível, foi formada por fontes termais carregadas de calcário que permitem que os depósitos de cálcio se transformem em buracos, estalactites e cataratas.
Muitos consideram que as águas têm propriedades de cura para algumas enfermidades. Por essa razão existem alguns resorts com piscinas para tratamentos terapêuticos. É considerada patrimônio Mundial pela UNESCO.
11 – Parque Nacional de Göreme – Capadócia
Situada no coração do país, a Capadócia o deixará boquiaberto e perplexo com sua espetacular paisagem lunar. Com cinzas vulcânicas brancas borrifadas sobre as “chaminés de fada”, como são conhecidas as formações rochosas daquela região.
Mundialmente famosa pelas suas cidades e igrejas esculpidas na rocha, além de grandes exemplos de afrescos bizantinos, a Capadócia é um local imperdível.
12 – Passeio de Balão na Capadócia
A paisagem incrível da Capadócia faz dos voos de balão sobre a região, um dos três melhores do mundo. As espetaculares paisagens surrealistas combinadas com excelentes condições de voo permitem que os balões passem suavemente pelas chaminés de fadas, casas escavadas nas formações rochosas únicas e pelos pomares e vinhedos.
É uma experiência imperdível para quem é amante da natureza e quer ver o sol nascer de uma posição estratégica. Eu posso dizer que foi o passeio mais bonito que já fiz até hoje. Fique atento e reserve com antecedência, pois os voos são muito concorridos e a chance de não conseguir fazer o passeio se você já não estiver com ele reservado, é grande.
Gostou dessa lista de passeios para fazer na Turquia? Quer sair com tudo reservado desde o Brasil? Consulte o site da GetYourGuide através dos links já inseridos acima e reserve todas as atividades que pretende fazer na Turquia ou mesmo um tour completo como este de 7 dias à partir de Istambul.
Quer guardar este post para futuras referências? Use o Pinterest para isso. 😉
SaveSave