Entre Polos

1 dia em Riga, a Capital da Letônia

Capital da Letônia

Riga, capital da Letônia (Latvia) é uma síntese impressionante de estilos. A cidade velha é repleta de construções góticas, barrocas e renascentistas. No entanto a cidade é reconhecida mundialmente pela extraordinária concentração de edifícios Art Nouveau, considerados os mais bem preservados da Europa. Famosa também pela beleza de suas mulheres e sua cultura e tradições.

Preparando a nossa viagem do ano passado, que a princípio deveria ser apenas para a Rússia, fui deparando com alguns problemas e achando as soluções.

O primeiro problema foi não conseguir lugar nos voos para São Petersburgo, nas datas que precisávamos, pois iriamos usar milhas e isso sempre nos limita um pouco. A solução foi voar para Estocolmo (excelente solução), e de lá comprar uma passagem para a Rússia.

Quando preparo uma viagem para um local que nunca visitei antes, procuro dar uma olhada em roteiros já prontos para ter uma ideia do que fazer e em que ordem. Pois esses roteiros já são testados e normalmente são eficientes.

Lendo um deles, que envolvia a Rússia e os Países Bálticos, vi que havia a opção de navegar pelo mar báltico desde Estocolmo até São Petersburgo. Foi aí que Riga entrou em nosso roteiro, assim como Tallinn, logo a seguir.

Então comprei esse mini cruzeiro, o qual vou descrever em um outro post e agora vou me deter ao dia que passamos em Riga.

Chegamos no porto de Riga bem cedo pela manhã. Lá mesmo embarcamos em um ônibus, o qual mais tarde iniciaria um tour do tipo hop on – hop off.  Deixa eu esclarecer isso, eu já havia lido sobre o tour, o qual inicia na praça central de Riga e sabia que para chegar lá, poderia ir andando ou tomar um táxi. Contudo vimos esse ônibus estacionado, onde muitas pessoas embarcavam. Fomos perguntar ao motorista se era o tal tour e ele nos explicou que naquele momento não.

Naquele momento o ônibus estava apenas servindo para transfer de alguns passageiros que iam para um hotel e que somente depois iria para a tal praça onde os tours iniciavam.  Ele nos ofereceu uma carona até lá, e nós fomos embarcamos felizes até a praça. Lá compramos os tickets e embarcamos em outro ônibus, que sairia antes daquele. Esse foi nosso primeiro contato com o povo letão.

 

Um pouco da história da Letônia

A região onde hoje é a Letônia, já era habitada desde 8.000 a.C., ou seja a história deles é longa. Tribos primitivas, contato com o Império Romano, invasão dos eslavos, entroncamento comercial da rota dos Vikings para a Grécia. Enfim, essas são algumas fases da colonização do território que hoje se chama República da Letônia (Latvijas Republika).

Mais recente na história, a Letônia pertenceu aos Cavaleiros Teutônicos, época em que o Cristianismo foi levado àquelas tribos. Também pertenceu ao Reino da Polônia e Lituânia e ao Império Russo. Com a queda do Império Russo a Letônia declarou sua independência em 1918. Contudo em 1940 a União Soviética invadiu o país e a Letônia passou a fazer parte do bloco soviético.

A integração ao comunismo soviético foi à base de repressão, milhares de letões foram retirados de suas casas e enviados à Sibéria. Enquanto cidadãos russos também foram retirados das suas na Rússia e enviados para Letônia (e outros países anexados). Essa era a tática soviética de “russificação” de toda a região. Remanescente desse período é o fato de hoje aproximadamente 25% da população da Letônia ser russa e falar exclusivamente seu idioma materno.

A Letônia conseguiu novamente sua independência em 1992, após as reformas da glasnost, em 2004 passou a fazer parte da União Europeia. Também faz parte da Zona do Euro e do Espaço Schengen.

Agora um pouco do nosso passeio de ônibus, onde é possível desembarcar, visitar a atração e embarcar novamente no próximo.

 

Ícone de Independência

Um dos monumentos mais simbólicos de Riga é o Monumento da Liberdade (Brivibas Piemineklis). Foi construído em 1935 como um memorial da Guerra de Independência da Letônia do Império Russo.  Consiste em uma coluna, onde no alto está a escultura da Liberdade levantando três estrelas douradas, que simbolizam as três regiões da Letônia: Kurzeme, Vidzeme e Latgale.

 

Apesar de ser um monumento à liberdade, reuniões públicas próximas a ele, eram proibidas durante o período da ocupação soviética (1940 1991).

 

Lado Renascentista de Riga

Um dos edifícios históricos mais famosos de Riga é a Casa dos  Blackheads na Praça da Prefeitura da Cidade Velha. Os Blackheads era uma associação de comerciantes solteiros que viviam em Riga e Tallinn no século XIV. O edifício original foi danificado durante a Segunda Guerra Mundial e totalmente demolido pelos soviéticos anos mais tarde. O edifício atual foi cuidadosamente reconstruído à sua antiga glória, em 1999.

 

A Cidade é Inundada de Art Nouveau

A região central de Riga, está incluída na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Isso graças às suas habitações medievais, estruturas de madeira típicas do século XIX e principalmente pela arquitetura Art Nouveau. Os edifícios Art Nouveau concentram-se principalmente em torno do Parque Kronvalda, onde rua após rua estão repletas de fachadas incrustadas com esculturas. As representações são quase sempre de figuras femininas, cabeças, flora, tranças torcidas e máscaras.

 

Madeira Bem Preservada

A capital da Letônia também tem uma enorme quantidade de edifícios de madeira bem-preservados dos séculos XVIII e XIX.

 

Igrejas

A maioria da população da Letônia é cristã  (quase 80%), sendo os luteranos o maior grupo, seguidos pelos católicos e depois ortodoxos.

 

Modernidade

Todo o patrimônio cultural da cidade convive harmoniosamente com o ritmo acelerado da vida moderna. Assim como com os novos estilos arquitetônicos. Um bom exemplo é o edifício da biblioteca pública.

 

Herança Soviética

Mas não é só de arquitetura bonita que Riga é feita. O estilo simples e funcional da União Soviética, também deixou sua marca na cidade.

 

Restaurantes e Cafés

Riga possui uma enorme variedade de restaurantes e cafés, onde é possível provar a culinária local. Estivemos lá no verão, mas um ventinho levemente frio estava o tempo todo presente. Adorei usar essa mantinha que eles deixam à disposição dos clientes.

Passamos um dia extremamente agradável em Riga. Chegamos cedo vindos de Estocolmo em um pequeno navio, no qual passamos a noite atravessando o mar báltico.  A cidade é muito acolhedora e muito linda, recomendo a todos que tiverem a oportunidade de visitar.

Leia também sobre nossa experiência nos pequenos navios (ou ferries) no Mar Báltico e nossa passagem pela Estônia.  Tudo isso antes de chegar ao destino final de nossa viagem: a Rússia!

Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco sobre Riga, a Capital da Letônia.

Por favor, compartilhe com outras pessoas que também apreciem o que a vida tem de melhor: Viajar!

Bandeira da Letônia