Entre Polos

O Melhor de Madri em 2 Dias: Itinerário para a capital da Espanha

Palacio de Cibeles em Madri

Você tem planos de visitar essa cidade linda, mais ainda não sabe o que fazer em Madri? Confira abaixo o roteiro perfeito!

Madri é uma cidade perfeita para ser conhecida a pé. É possível caminhar entre as principais atrações do centro da cidade com muita tranquilidade. Então espero que aproveite essas dicas para conhecer Madri em 2 dias apenas.

Caso deseje ir a uma distância um pouco maior ou quando os pés já estiverem cansados, o metrô de Madri é uma ótima opção. Ele  é rápido e muito fácil de usar e tem estações próximas a todas as atrações e normalmente com o mesmo nome.

Os pontos mais centrais de Madri são a Puerta del Sol e a Plaza Mayor. Vou usar a praça do Sol como referência para esse roteiro de dois dias em Madri. Assim, no primeiro dia você pode caminhar para o lado oeste onde está o Palácio Real e no segundo dia para leste onde está o Museu do Prado.

O que visitar em Madri em 2 dias: o primeiro dia do roteiro

Puerta del Sol

Essa praça recebe esse nome (Porta do Sol) porque no tempo em que a cidade era muralhada, aí ficava a entrada leste da cidade, ou seja, aquela onde o sol nascia. 

Hoje a Puerta del Sol é o principal ponto de encontro dos madrilenhos e também de turistas. Aí está uma das principais estações de metrô da cidade (Sol), é a interseção de ruas importantes como a Calle Mayor, Calle de Alcalá, Calle Arenal e a Carrera de San Jerónimo, além de fácil acesso para a famosa Gran Vía. 

É aqui que no período de Natal uma grande árvore é montada e que no Ano Novo o sino do edifício do antigo correio toca as doze badaladas enquanto os madrilenhos comem os doze grãos de uva. Um costume local que é presenciado por milhares de pessoas que se juntam na praça e outras tantas que acompanham pela TV em toda a Espanha.

A região é o endereço de várias lojas populares e não tão populares, assim como agências telefônicas europeias. É claro que assim sendo, também é a região com uma grande quantidade de hotéis e excelente local para sua hospedagem. 

A estátua do maior símbolo da cidade de Madri, o Urso e o Medronheiro (El Oso y el Madroño), também está na Puerta del Sol. Você vai encontrar miniaturas dela para vender em todas as lojas para turistas, espalhadas pela cidade.

É na Puerta del Sol que fica o marco zero para todas as distâncias na Espanha.

Plaza Mayor

Seguindo para a Plaza Mayor que é a principal praça de Madri desde o século 17, mas que originalmente era um mercado fora das muralhas da cidade. Desde sua construção a praça tem sido usada para inúmeros fins, como touradas, casamentos reais, enforcamentos e confissões sob tortura durante a Inquisição Espanhola.

Todos os fatos acima estão representados no monumento que se encontra no centro da praça sob a escultura equestre de Felipe III 

Pouco resta do que foi a praça original, visto que grandes incêndios ocorreram em séculos passados. A praça Mayor foi totalmente fechada em 1854, criando arcos que hoje servem como portões de entrada.

Atualmente a praça conta com vários restaurantes e bares que dispõem suas mesas com guarda-sóis na calçada. Aos domingos há uma feira para colecionadores de moedas e selos que acontece na área coberta defronte às lojas de suvenires. 

Na época natalina acontece ali o mercado de natal, o qual até onde sei, nada se parece com os demais mercados tradicionais das cidades europeias.

Enfim, a praça é local de muita música, dança e outros acontecimentos. Fora isso, ali também está um grande escritório de informações turísticas.

Próximo à Plaza Mayor está o Mercado San Miguel. Uma linda arquitetura de vidro e aço, é um bom lugar para uma parada para comer alguma coisa. Trata-se de um local super turístico, mas que vale a pena conhecer.

Se você gosta de mercado das pulgas e se for um domingo, pode seguir em poucos minutos para chegar ao El Rastro. Mesmo para quem não quer ir às compras esse é um lugar movimentado e alegre para se passear. 

Teatro Real

O Teatro Real é considerado o local com uma das melhores acústicas para ópera do mundo. Foi construído na época da Rainha Isabel II (1850) cuja estátua está na praça em frente ao teatro.

Uma das melhores formas de conhecê-lo é claro que seria assistindo à uma apresentação, mas caso isso não seja possível, existem três tours de visitação disponíveis. Se não der tempo nem para isso, ver o edifício por fora já é uma bela atração.

Atrás do teatro está a Praça do Oriente com seu lindo jardim e uma coleção de esculturas de vinte reis e nobres hispânicos. Além da estátua equestre de Felipe IV que está no centro da praça. É considerada a primeira escultura equestre do mundo com esse arranjo, onde o cavalo está sobre as duas patas traseiras.

Palácio Real

O atual palácio foi construído em 1734 por Felipe V, o primeiro rei da linhagem dos Bourbons na Espanha. Com toda a prata que vinha das colônias na América Latina, dinheiro não foi problema para construir esse magnífico palácio só comparável à Versalhes, na França. O próprio Felipe V era francês e havia sido criado em Versalhes, então ele sabia exatamente o que queria construir.

Eu acho que vale muito a pena visitar este palácio, principalmente se você já conhece o de Versalhes ou pretende conhecer. É muito bacana poder fazer comparações. Não vou entrar em detalhes aqui, porque já escrevi um post só sobre ele.

>>Leia aqui como é a visita ao Palácio Real

Também escrevi outro sobre a troca da guarda, que é uma cerimônia muito interessante de ser vista. Contudo é para quem tem mais tempo pra ficar na cidade e no dia certo da semana.

>>Clica aqui para ler mais detalhes sobre cerimônia de troca da Guarda do Palácio Real de Madri.

Catedral de Almudena

De fronte para o palácio está a Catedral de Almudena, que inclusive é um dos locais visitados pelos peregrinos que fazem o Caminho de Santiago. Outro fato interessante é que sua construção foi em conjunto com a construção do Palácio Real.

>>Para saber mais sobre a Catedral de Madri, clique aqui.

Plaza de España

Seguindo para o lado oposto da Catedral, passa-se pelo Jardins de Sabatini e logo se chega à Praça de Espanha. Nela se encontra o monumento a Cervantes e mais uma escultura do personagem Don Quixote.

A praça possui uma fonte e áreas ajardinadas. Nela estão dois edifícios emblemáticos da cidade: a Torre de Madri e o Edifício Espanha. 

A Torre de Madri é um dos edifícios mais altos da cidade. O Edifício Espanha é um dos arranha-céus em estilo neobarroco mais representativos de Madri. 

Templo de Debod

Se seus pés ainda estiverem aguentando, dê uma esticadinha até o Templo de Debod. Dizem que este local é onde se vê o pôr do sol mais bonito de Madri.

O templo foi doado à Espanha pelo Egito em agradecimento pela ajuda prestada no salvamento dos templos de Abu-Simbel, quando devido à construção da represa de Assuã, eles ficariam submersos. Alguns outros países também receberam presentes semelhantes. 

Essa é uma grande oportunidade de conhecer um templo egípcio (fora do Egito) que foi construído no século IV para reverenciar o deus Amon.  

O que visitar em Madri em 2 dias: o segundo dia do roteiro

Se considerarmos que você está nas imediações da praça sol, como começamos o roteiro do dia anterior, agora vamos para o lado oposto da cidade. Para isso você pode seguir pela Gran Vía com suas inúmeras lojas. É nessa altura que está a maior Primark da Europa, se comprar baratas é o seu negócio, essa é a sua loja. 

Ou você pode seguir pela Calle de Alcalá. Sendo que as duas se encontram na esquina do edifício Metrópolis, que é um dos cartões postais de Madri.

Gran Vía

A Gran Vía foi planejada no início do século passado para ser a “avenida moderna” de Madri. Os projetos eram para que ela superasse em beleza qualquer outra avenida européia, porém a recessão de 1929 fez com que os planos e expectativas diminuíssem.

Em anos mais recentes, muitos hotéis de luxo se instalaram ao longo da avenida, além das já existentes lojas de todos os padrões.

Palacio de Cibeles e Fonte de Cibeles

Seguindo pela Calle de Alcalá você chega em outro ponto icônico da cidade que é a Fonte de Cibeles, a qual também dá nome à praça. A Praça de Cibeles também é um dos símbolos de Madri.

O Palácio de Cibeles é um edifício monumental que foi originalmente construído (1909) para abrigar a sede dos correios e telégrafos da Espanha. 

Hoje é um local com múltiplas funções, incluindo a sede da prefeitura de Madri, o espaço CentroCentro com atividades culturais, a antiga capela do Palácio, galeria de arte, restaurante e terraço com vista panorâmica.

O edifício também abriga uma loja oficial de souvenirs, considerada a melhor da cidade, com produtos de alta qualidade. 

Puerta de Alcalá

Continuando pela mesma Calle de Alcalá você chegará à Puerta de Alcalá. Ela  é uma das cinco antigas portas reais que davam acesso à cidade de Madri.

Trata-se de um arco triunfal de estilo neoclássico, o primeiro construído na Europa depois da queda do Império romano, e precursor de outros arcos famosos, como o Arco do Triunfo de Paris ou o Portão de Brandemburgo em Berlim.

Parque del Retiro

Já ao lado da Porta de Alcalá está o Parque del Retiro. Vale muito a pena dar uma caminhada pelo parque que é um dos pulmões verdes da cidade de Madri. 

O parque do Retiro é o local ideal para você encontrar madrilenos, mas muitos turistas também fazem uso dele e buscam atividades culturais e esportes. 

Dentro do parque não deixe de ver o Lago Grande, onde é possível alugar barcos a remo, o Palácio de Velázquez e o Palácio de Cristal, ambos utilizados atualmente como salas para exposições do Museu Reina Sofia.

Também merece destaque a estátua El Ángel caído, a única escultura do mundo que representa o diabo. Dizem que na época da sua implantação no parque o povo reagiu negativamente, mas hoje ela é mais um ponto turístico e apreciada pelos moradores igualmente.

Museo Nacional del Prado

Saia do parque em direção ao Paseo del Prado, que vai da Plaza de Cibeles à Plaza del Emperador Carlos V em frente à estação ferroviária Atocha, passando por alguns dos maiores museus de arte da cidade.

Acredito que será o final da tarde e então você poderá desfrutar dos últimos momentos do Museu do Prado aberto e gratuito. Se você chegar e a fila for enorme, não se desespere, ela é rápida.

O museu é grande, mas não tanto que não mereça uma visita rápida de quem está na cidade por apenas dois dias. 

O Museu do Prado foi criado para mostrar ao público geral, as obras de arte que até o século 18 eram admiradas apenas por um pequeno número de pessoas da realeza e da aristocracia ou clero.

Tendo sido criado com coleções reais, ele é considerado um museu enciclopédico. Então, ali você vai encontrar obras de arte de todas as escolas e períodos. Apenas a arte moderna e contemporânea foi transferida para o Museu de Arte Reina Sofia.

Nas mesmas imediações está o convento dos Jerônimos com sua igreja. Nela também é possível ver uma amostra do acervo do Museu do Prado. 

Como disse acima, as obras modernas foram transferidas para o Reina Sofia que fica ali pertinho. Basta caminhar no sentido da Estação Atocha e logo verá o acesso ao museu.

Lá você encontra obras produzidas a partir de 1900 e expostas de forma cronológica. Achei mais interessante a ala dedicada à Guerra Civil espanhola, onde a principal obra é Guernica, de Picasso. 

>>Leia aqui sobre os museus de Madri com dicas para visitá-los.

Acredito que apontei aqui as principais atrações para se conhecer em um roteiro de apenas dois dias em Madri. Contudo você poderá encontrar muitas outras atividades interessantes para fazer nesse mesmo percurso, basta substituí-las.

É possível conhecer o melhor de Madri em dois dias, mas ela é uma cidade encantadora e merece ser visitada por mais tempo. No entanto, a gente sabe que normalmente o tempo em viagens é o bem mais precioso.


Este post faz parte do projeto 8on8 do qual participo junto com amigas muito queridas. Postamos 8 fotos no dia 8 de cada mês, sempre com um tema específico. Este mês foi Cidades para Conhecer Caminhando. Se você é um viajante que adora conhecer cidades caminhando, vai gostar da seleção que elas prepararam. Para isso basta clicar nos links abaixo:

Salve este post no Pinterest

Se você gosta do conteúdo que encontra aqui, por favor, nos ajude a mantê-lo. Para isso, basta usar os nossos links na hora de fazer suas reservas para viajar. Assim recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

SaveSave