Entre Polos

Tudo o que Você Precisa Saber Para Conhecer o Santuário de Fátima em Portugal

Santuário de Fátima em Portugal

Ano passado, pela primeira vez, tive a oportunidade de conhecer o Santuário de Fátima em Portugal.
Sempre tive fascinação por conhecer templos religiosos e procuro fazer isso em minhas viagens. Gosto de analisar sua arquitetura, de apreciar as obras de arte que abrigam e também de conhecer a história por traz de cada um.

Como meu acervo de fotos é extenso, resolvi criar um projeto chamado Santuários pelo Mundo. Nesse projeto, além de escrever sobre esses diversos santuários que já visitei, também organizei pela primeira vez, no ano passado uma viagem religiosa. Tal viagem incluiu vários santuários: em Fátima, Santiago de Compostela, Lourdes, Lisieux e Paris.

Somente agora vou começar a relatar a visita que fizemos a cada um deles. O primeiro, será o Santuário de Fátima, é claro. Apesar de termos feito a viagem em um grupo, com guia desde o Brasil e lá na Europa todos os passeios já estarem incluídos no pacote, neste post vou dar as dicas de como você pode fazer para conhecer o Santuário de Fátima por conta própria.

Curiosidade: O nome da cidade deriva do nome árabe Fátima (Fāţimah, Árabe: فاطمة ), uma das filhas do profeta Maomé.

A cidade de Fátima é bem pequena (cerca de 8.000 habitantes) e não conta com nenhum outro atrativo turístico, então sua visita vai se limitar a conhecer o santuário e a aldeia de Aljustrel, local onde os pastorinhos viviam. Contudo a capacidade hoteleira é de cerca de 10.000 leitos, incluindo várias casas religiosas.

Muita gente que visita Portugal, acaba visitando o Santuário de Fátima em um bate e volta de Lisboa. Porém eu recomendo que você durma pelo menos uma noite lá, para ter a oportunidade de participar da Procissão das Velas que acontece diariamente após às 21:30h. É uma experiência memorável.

Nós ficamos hospedados no Hotel Coroa de Fátima, mais próximo da basílica antiga. É um hotel de categoria turística, mas com um ótimo atendimento e muito limpo. Praticamente todos os hotéis da cidade estão localizados ao redor do santuário e você poderá ir andando de qualquer um deles.

Reserve um hotel em Fátima através do Booking.com

 

Qual é a história das Aparições de Fátima?

Foram seis as aparições que as três crianças Lúcia de Jesus dos Santos (10 anos) e seus primos, os irmãos Jacinta (6 anos) e Francisco Marto (9 anos)  presenciaram. Tiveram início em 13 de maio de 1917. Aconteciam quando as crianças pastoreavam as ovelhas da família em um local pertencente ao pai de Lúcia e chamado de Cova da Iria.

Segundo o relato das crianças, tiveram a visão de uma mulher séria e que ela fez alguns pedidos: que as pessoas rezassem mais e fizessem penitências, que as crianças rezassem o rosário todos os dias e que elas voltassem àquele mesmo local todo dia 13 nos meses seguintes por mais cinco vezes. Disse que no final revelaria quem ela era.

Assim fizeram às crianças, e a senhora apareceu em junho, julho, setembro e outubro. No mês de agosto ela apareceu no dia 19 em Valinhos, porque no dia 13 as crianças não puderam ir ao local marcado, pois haviam sido detidas pelo Administrador do Conselho.

Na última aparição em outubro, estavam presentes cerca de 70 mil pessoas, a Senhora disse-lhes que era a “Senhora do Rosário” e pediu que fizessem ali uma capela em sua honra.
Depois da aparição, todos ali presentes observaram o milagre prometido às crianças nos meses anteriores: o sol, parecendo um disco de prata, girava sobre si mesmo como uma roda de fogo.
Desde então, milhares de peregrinos visitam a Cova da Iria, principalmente no mês de maio, mas também em todos os demais meses do ano.

O que é o Santuário de Fátima?

O Santuário de Fátima é formado por uma esplanada com uma escadaria que leva à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a Capelinha das Aparições, a Azinheira Grande, o Monumento ao Sagrado Coração de Jesus, a Casa de Retiro de Nossa Senhora das Dores, a Reitoria, a Casa de Retiro de Nossa Senhora do Carmo, o Muro de Belim, a Praça de João Paulo II, a Praça Pio XII, o Centro Pastoral de Paulo VI e a Basílica da Santíssima Trindade e várias capelas no subsolo.

Qual é a Capelinha das Aparições de Fátima? 

«Quero dizer-te que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário» (Primeira Memória da Irmã Lúcia)

Esta é considerada o verdadeiro coração do Santuário. Foi a primeira construção na Cova da Iria, no local das aparições de Nossa Senhora. Das seis aparições da Virgem Maria, cinco aconteceram neste local.

Embora com algumas alterações, a Capelinha das Aparições mantém os traços originais. O alpendre atual foi inaugurado para a primeira visita do Papa João Paulo II ao Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13 de maio de 1982.
O local onde ficava a azinheira das aparições está marcado por uma coluna de mármore, sobre a qual é colocada a imagem de Nossa Senhora.
É possível acompanhar as celebrações da Capelinha das Aparições ao vivo no site oficial do Santuário de Fátima.

A escultura mais famosa na Capelinha das Aparições: Nossa Senhora do Rosário de Fátima

A escultura que é venerada na Capelinha das Aparições foi oferecida em 1920 por Gilberto Fernandes dos Santos e benta no dia 13 de maio daquele mesmo ano, na Igreja Paroquial de Fátima, e trazida para a Capelinha um mês depois. Foi solenemente coroada em 13 de maio de 1946. A escultura é de madeira (cedro do Brasil) e mede 1,04 metros.

A coroa preciosa, que a imagem ostenta apenas nos dias das grandes peregrinações é de ouro, pesa 1,2 quilos e tem 313 pérolas e 2679 pedras preciosas. Em 1989, nela foi incrustada a bala extraída do corpo de João Paulo II após o atentado em Roma.

Azinheira Grande, a árvore mais antiga do santuário

A Azinheira Grande, assim mencionada em antigos documentos, é uma árvore com mais de cem anos e a única sobrevivente daquelas existentes ali no tempo das aparições. Não foi sobre ela que Nossa Senhora apareceu, mas foi sob ela que as crianças rezavam o terço, preparando-se para receber a visita de Nossa Senhora. Devido sua importância histórica foi declarada como “interesse público”.

Colunata da Basílica de Nossa Senhora do Rosário

A Colunata presente na parte exterior da Basílica de Nossa Senhora do Rosário é obra de Antônio Lino. Composta de 200 colunas e 14 altares, expondo uma Via-sacra com painéis em cerâmica.
Sobre a Colunata estão 17 imagens. Algumas são de santos cujas congregações estão presentes em Fátima, outras daqueles santos que, pelos seus escritos e pregações, foram “apóstolos marianos”.

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Sua construção foi iniciada em 1928, mas só foi consagrada em 7 de outubro de 1953. A basílica é constituída por uma grande nave com capela-mor, transepto e duas sacristias.
Em cada um dos 14 altares laterais está representado um mistério do Rosário. Feitos em mármore proveniente de vários locais de Portugal e baixos-relevos de bronze.

O 15º mistério está representado na abóbada da capela-mor e é um alto-relevo de Maximiano Alves.
O quadro do altar-mor representa a mensagem de Nossa Senhora aos videntes, preparados pelo Anjo de Portugal. Veem-se o bispo da diocese, de joelhos, do lado esquerdo, e as figuras do Papa Pio XII, João XXIII e Paulo VI.


Os vitrais representam cenas das aparições e invocações da Ladainha de Nossa Senhora.
Nos quatro cantos do interior da basílica encontram-se estátuas dos grandes apóstolos do rosário e da devoção ao Imaculado Coração de Maria.

No transepto da basílica estão os túmulos dos 3 pastorinhos. Olhando para o altar-mor, à direita está o túmulo de Francisco que faleceu em 4 de abril de 1919 depois de uma prolongada doença.

À esquerda estão os túmulos de Jacinta, que faleceu em 20 de fevereiro de 1920, também de uma longa e dolorosa doença e Lúcia, a única que viveu até sua fase adulta e faleceu em 13 de fevereiro de 2005.

O órgão com cerca de 12 mil tubos, foi montado em 1952.


A torre tem 65 metros de altura e no seu topo está uma coroa de bronze de 7 toneladas e uma cruz iluminada. Possui 62 sinos e um relógio, além do monograma NSRF – Nossa Senhora do Rosário de Fátima, o qual é um mosaico feito nas Oficinas do Vaticano.


Os anjos da fachada são de mármore e da autoria de Albano França. A estátua do Imaculado Coração de Maria que se encontra no nicho da torre é obra do padre e escultor americano Thomas McGlynn. Esculpida sob indicações da Irmã Lúcia e oferecida pelos católicos americanos.

Monumento do Sagrado Coração de Jesus em bronze dourado

A imagem do Sagrado Coração de Jesus é de bronze dourado. Foi oferecida por um peregrino e não se sabe quem é o autor da obra. Está colocada sobre uma antiga fonte que foi construída para prover água aos peregrinos que visitavam o Santuário de Fátima.

A localização do monumento no centro do santuário demonstra a centralidade de Jesus Cristo na mensagem de Fátima.

Um pedaço do Muro de Berlim em Fátima 

Este é um bloco do muro original, o qual dividiu a cidade de Berlim durante quase trinta anos. Tendo sido demolido em novembro de 1989. O bloco foi uma doação de um português que reside na Alemanha.

Praça de João Paulo II

Fica à frente da Basílica da Santíssima Trindade e é onde se encontra a Cruz Alta, obra de Robert Schad, feita em aço e com 34 metros de altura e 17 metros de largura. A estátua de São João Paulo II é obra de Czeslaw Dzwigaj e feita em bronze. A estátua de Paulo VI é obra de Joaquim Correia.

Basílica da Santíssima Trindade

Esta basílica é imensa, tem capacidade para 8.633 pessoas sentadas. Foi construída assim tão grande porque já na década de 1970, se percebeu que a antiga basílica não comportava mais o grande número de fiéis que visitavam o Santuário de Fátima. Foi consagrada em 12 de outubro de 2007 e foi projeto de Alexandros Tombazis.
A Basílica da Santíssima Trindade tem forma circular com 125 metros de diâmetro, com um vão livre de 80 metros e uma altura máxima de 21,15 metros. A cor predominante é a branca e o seu interior é divisível em dois setores, através de uma parede móvel. O presbitério tem capacidade para cerca de 100 concelebrantes.

O altar é constituído por um único bloco de pedra e tem 3,5 metros de comprimento. Na sua face dianteira foi colocado um fragmento marmóreo do túmulo do apóstolo Pedro (sobre o qual está construída a Basílica de S. Pedro, no Vaticano).

O crucifixo é de feito de bronze e mede 7,5 metros de altura e encontra-se sobreposto ao Cordeiro do painel.
A escultura de mármore branco de Nossa Senhora de Fátima representa Maria jovem, com os braços abertos e deixando ver o seu Coração Imaculado e o rosário.
O painel que cobre a parede curva do fundo do presbitério é um mosaico com 10 metros de altura e 50 de largura, feito em terracota dourada e moldada manualmente. A cor do ouro simboliza a santidade e a fidelidade de Deus.

O painel é da autoria de Marko Ivan Rupnik e foi executado por um grupo de artistas especializados, provenientes de oito nações e de quatro Igrejas cristãs.


A porta principal feita em bronze é dedicada a Cristo. Ao lado dela estão painéis que representam os vinte mistérios Rosário. Também dois painéis de vidro com quatro citações bíblicas grafadas em vinte e seis línguas. As portas laterais, feitas em bronze, são dedicadas aos Doze Apóstolos.

No subsolo da basílica, está uma área chamada de Galilé do Apóstolos São Pedro e São Paulo. Esta área é acessível por duas escadarias e duas rampas localizadas à frente da basílica. A área serve como átrio para as: Capela do Santíssimo Sacramento, Capela da Morte de Jesus, Capela da Ressurreição de Jesus, Capela do Sagrado Coração de Jesus e Capela do Imaculado Coração de Maria.
Também no subsolo está o Convivium de Santo Agostinho, uma área destinada a exposições temporárias. Durante a minha visita a exposição era “As Cores do Sol – A Luz de Fátima no Mundo Contemporâneo, a qual estará presente até outubro de 2018.

Outros locais para visitar perto do Santuário de Fátima

Casas dos Videntes

A casa em que nasceram as crianças Francisco e Jacinta e a casa onde sua prima Lúcia de localizam-se no vilarejo de Aljustrel, há mais ou menos 2km do santuário. As casas não sofreram muitas alterações após as aparições. Foram transformadas em museu e atualmente são de propriedade do Santuário de Fátima e por ele conservadas. No quintal da casa de Lúcia ainda existem as figueiras a sombra das quais as três crianças brincavam. É também no quintal da casa de Lúcia que está o poço onde o Anjo da Paz, apareceu pela segunda vez no verão de 1916.

Horário Casas dos Videntes: 
09:00h às 18:00h.

Casa-Museu de Aljustrel

Foi inaugurada em 1992 e está instalada na antiga residência de Maria Rosa, madrinha de batismo da Lúcia. Tem o intuito de mostrar como era a vida na aldeia de Aljustrel no tempo das aparições com a coleção “Mobiliário, Casa e Trabalho”.
Horário Casa-Museu de Aljustrel: 
09:00h às 18:00h.

Valinhos

Valinhos é o local da quarta aparição de Nossa Senhora, em 19 de agosto de 1917. No local foi construído uma pequena capela com a imagem de Nossa Senhora.

Loca do Anjo

Foi na Loca do Anjo que as crianças receberam a primeira e a terceira visita do Anjo da Paz na primavera e outono de 1916.

Via Sacra e Calvário Húngaro

A Via Sacra parte da Rotunda de Santa Teresa e segue pelo caminho que os pastorinhos usavam para ir de Aljutrel à Cova da Iria.
É composta de 14 capelinhas em memória da Paixão de Cristo. As quais foram oferecidas pelos católicos húngaros refugiados em diversos países do ocidente e inauguradas em 1964. A 15ª capela que corresponde à ressureição de Cristo foi inaugurada em 1992. Sob o calvário há uma capela dedicada à São Estevão.

Compras no Santuário de Fátima

Como já mencionei a cidade de Fátima é pequena, mas o comércio em torno do santuário é bem amplo. Se for comprar alguma imagem, observe bem para escolher um bom trabalho, pois a variedade de qualidade e preço é grande. Mas fora os artigos religiosos, também é possível encontrar várias lembranças de Portugal.

Como chegar à Aljustrel de Fátima 

Para chegar à Aljustrel, você pode pegar um táxi, o qual sairá relativamente barato. Mas também poderá usar um serviço bem popular lá que se chama o Comboio de Fátima. São vários horários durante o dia, mas alteram durante o ano. Dependendo da época da sua viagem, você pode conferir no site o horário e preço do trajeto.

Como chegar à Fátima, saindo de Lisboa:

O Santuário de Fátima está localizado a 130k de Lisboa. O acesso é bem fácil caso você queira fazer esse trajeto por conta própria. As opções são as seguintes:

Ônibus = Você pode comprar sua passagem com antecedência pelo site da Rede Expressos ou direto na bilheteria da rodoviária Sete Rios em Lisboa. São vários horários durante o dia e o preço da passagem é bem acessível. Confirme no site.
A estação de ônibus (ou autocarros, como os portugueses dizem) fica bem pertinho do santuário e dá pra ir andando.

Carro = Também é muito fácil chegar ao Santuário de Fátima de carro, visto que ele está à beira da autoestrada A1, que é a mais importante de Portugal. Alugue um carro na RentCars que te permite pagar parcelado, coloque o destino no GPS e pronto. O santuário tem diversos e enormes estacionamentos gratuitos.

Trem = Está opção também é possível, mas pouco recomendável visto que a estação ferroviária de Fátima está bem distante do santuário.

Passeio com Guia = Caso você não esteja pensando muito no lado religioso e apenas queira conhecer o santuário, pode comprar um passeio organizado. Saindo de Lisboa, eles normalmente incluem um outro destino como Óbidos ou Batalha. Recomendo o site Get Yor Guide, pois trata-se de uma empresa europeia, mas com escritório no Brasil.

 


Não esqueça que Portugal faz parte do Espaço Schengen e para entrar nele é obrigatório um seguro de viagem no valor de 30.000 Euros. Indico a Real Seguros, que é um pesquisador que compara vários seguros disponíveis no mercado brasileiro. Você certamente encontrará o melhor para as suas necessidades.

Espero que este post ajude você a organizar sua viagem ao Santuário de Fátima em Portugal, ou pelo menos te proporcione uma melhor visão daquele local tão importante para a fé católica.

Não deixe de compartilhar com seus amigos e salve a imagem abaixo no seu Pinterest para reler no futuro.