Entre Polos

Tudo Sobre o Santuário Frei Galvão e a História do Santo

Santuário Frei Galvão

O Santuário Frei Galvão está localizado em Guaratinguetá, no bairro Jardim do Vale, no mesmo local em que em 12 de outubro de 1983 foi rezada a primeira missa. Ali seria construída uma igreja dedicada ao Frei Galvão.

A criação do santuário aconteceu somente em dezembro de 2010, recebendo o nome de Santuário de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão. O decreto foi assinado no dia 8, data da solenidade da Imaculada Conceição.

O Santuário Frei Galvão fica próximo do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Portanto, é possível conhecer os dois em uma mesma viagem.

Para quem está viajando de carro, fica mais fácil ainda, visto que a hospedagem em Guaratinguetá é bem mais em conta que em Aparecida.

O Santuário Frei Galvão fica aberto todos os dias das 7h às 18h.

Horário de Missas no Santuário Frei Galvão

Segunda a sexta-feira: 15h

Sábado:  – 9:30h – 15h

Domingo: 6h – 9:30h – 15h – 18h

Novena perpétua a Santo Antônio de Sant Anna Galvão às 14:30h.

Endereço do Santuário Frei Galvão

Avenida José Pereira da Cruz, 53

Jardim do Vale I – Guaratinguetá (SP)

CEP 12.519-411

Tel.: (12) 3125-1444

Site: Santuário Frei Galvão

 

História de Frei Galvão

Frei Galvão nasceu em Guaratinguetá em 1739, onde viveu com seus irmãos numa casa grande e rica, a qual hoje está instalado o museu Casa de Frei Galvão. Foi batizado na Igreja de Santo Antônio, onde também celebrou sua primeira missa.

Aos 13 anos de idade o frei foi enviado para estudar no Colégio de Belém, dos padres jesuítas, na Bahia. Durante seu estudos tinha o desejo de tornar-se jesuíta, contudo seu pai o aconselhou a entrar para a ordem dos franciscanos.

A 16 de abril de 1761 fez seus votos solenes e em apenas um ano tornou-se sacerdote.

Foi enviado ao Convento de São Francisco em São Paulo para aperfeiçoamento dos estudos do de teologia e filosofia. Nessa época fez sua consagração mariana como seu “filho e escravo perpétuo”.

Faleceu em São Paulo em 23 de dezembro de 1822.

Beatificação de Frei Galvão

Em 25 de outubro de 1998, Frei Galvão foi beatificado pelo Papa João Paulo II, dele recebendo os títulos de Homem da Paz e da Caridade e de Patrono da Construção Civil no Brasil.

Canonização de Frei Galvão

Frei Galvão foi Canonizado pelo Papa Bento XVI em 11 de maio de 2007.

O nome do primeiro santo brasileiro ficou Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, conhecido comumente como São Frei Galvão.

Dons de Frei Galvão

Ao Frei Galvão eram atribuídos vários dons sobrenaturais como a bilocação (estar em mais de um lugar ao mesmo tempo), telepatia, levitação, premonição, além de outros.. Todos com vários casos relatados nos livros sobre a vida do santo.

Pílulas de Frei Galvão

As pílulas que Frei Galvão usava eram papeizinhos onde ele escrevia o versículo do Ofício da Santíssima Virgem: Pos partum Virgo, Inviolata permansisti: Dei Genitrix intercede pro nobis (Depois do parto, ó Virgem, permaneceste intacta: Mãe de Deus, intercedei por nós).

Ele às dava aos enfermos graves, os quais após ingerir algumas pílulas, milagrosamente convaleciam. As pílulas eram muito procuradas, então ele ensinou às freiras do mosteiro como fazê-las. Até hoje o Mosteiro as fornece para as pessoas quem têm fé na intercessão do santo.

Museu de Frei Galvão

O museu está instalado na casa onde Frei Galvão nasceu, bem próximo à Igreja Matriz de Guaratinguetá. Lá estão reunidas várias relíquias do santo, além de documentação, mobília e outros relatos sobre a vida do frei. O local é considerado sagrado pelos fiéis.

Endereço da Casa de Frei Galvão 

Rua Frei Galvão, nº 39 e 78 – Centro

Guaratinguetá-SP – Cep: 12501-230

Telefones: (12) 3133-7269 / (12) 3132-1939

Aberta: todos os dias (exceto terças-feiras), das 8h às 18h.

Fim de ano: fechada dia 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Novena de Frei Galvão

Deus de amor, fonte de todas as Graças, dai-nos, por intercessão de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, que ao tomarmos com fé e devoção estas pílulas e rezando – “Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro, louvo e Vos dou graças pelos benefícios que me fizeste, por tudo que fez e sofreu Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, que aumenteis em mim a fé, a esperança e caridade” – Vos digneis conceder-me a Graça que ardentemente almejo… (pedir a graça desejada).

Prometo-vos conhecer sempre mais o Evangelho, que Santo Antônio de Sant’Anna Galvão viveu, cultivar a vida Eucarística e a devoção a Imaculada Virgem Maria. Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, rogai por nós ! Amém!

Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.

Leia também sobre a Basílica Velha de Aparecida.

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave