Entre Polos

Tudo Sobre o Santuário Sagrado Coração de Jesus em Joinville

Sagrado-Coração-de-JesusI

Fundada em 1916, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi a segunda de Joinville.

O que era capela de um asilo se tornou uma das maiores referências católicas da cidade.

Pe. José Sundrup, vigário da Paróquia São Francisco Xavier, hoje Catedral Diocesana de Joinville, assumiu a nova igreja do Sagrado Coração de Jesus. Em 1917, a paróquia foi repassada à Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, sendo administrada pelo Pe. Augusto Weicherding.

A imagem do Sagrado Coração de Jesus chegou em 1919, quando iniciaram os trabalhos do Apostolado da Oração e das Filhas de Maria.

Já constituída como matriz, o Natal de 1940 foi celebrado na nova igreja que ainda precisaria ser finalizada. A construção da torre que abrigaria os sete sinos iniciou em 1957, durando dois anos. Em 1963, o Pe. Érico Ahler, scj, assumiu como pároco e em 1967 a comunidade celebrou o cinquentenário e a ordenação do primeiro paroquiano, Pe. José Chafi Francisco, também conhecido como Monsenhor Juca.

Dois anos depois, a paróquia ganhou sua primeira comunidade: São Judas Tadeu, localizada no Itaum, foi fundada em 2 de junho de 1965. Entre 1968 e 1970 foram retomadas as obras da Casa Paroquial e concluída a construção do centro comunitário. Neste mesmo período foi instalada a sacristia e os vitrais. Em 1973 chegaram a Joinville os restos mortais do Pe. Augusto, expostos na igreja até os dias de hoje.

A reforma do prédio foi promovida pela campanha “Vamos pintar nossa igreja”, realizada em 1974. Um ano depois, o fogo destruiu parte do centro comunitário, que foi reconstruído com o dinheiro do seguro e ajuda da prefeitura. O sistema de sinos eletrônicos também foi inaugurado em 1975. Mais uma vez o fogo atingiu a igreja, agora na sacristia que precisou ser revitalizada em 1978.

Em 19 de março de 1980 foi constituída a Comunidade Divino Espírito Santo, no Petrópolis, e em 1982 foi criada a Comunidade Nossa Senhora do Rosário, no Guanabara.

A primeira Assembleia Paroquial aconteceu 1983 e contou com a participação de 62 agentes. A partir disso, foi formada a equipe de liturgia, conselho paroquial de pastoral e ação social. Em 1985 foi criado o estacionamento de veículos.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal, passou pela paróquia em 1988, reunindo mais de seis mil fiéis, e um ano depois foi demolido o antigo galpão da Paróquia, que deu lugar ao atual centro comunitário. Em 10 de agosto de 1990 a Paróquia ficou completa com a fundação da Comunidade Sagrada Família, também no Guanabara.

Em 1994, com a chegada do novo pároco, Pe. Antônio Wagner da Silva, scj, a Paróquia assume o programa “A caminho da luz” durante a madrugada na Rádio Difusora, hoje Arca da Aliança. Em 1997 é celebrado 80 anos da presença dehoniana em Joinville.

O projeto que tornaria a Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus o primeiro santuário de Joinville foi definido em 1999, sendo aprovado um ano depois. Com isso, foi realizada uma grande reforma na igreja: o presbitério ganhou a imagem do Sagrado Coração de Jesus, em substituição aos antigos vitrais, além do novo batistério e mesa da palavra.

A frente da igreja também foi revitalizada. Neste mesmo período foram adquiridos novos terrenos que permitiram a ampliação do estacionamento. Em 2006, celebraram-se os 90 anos da Paróquia, com a participação de diversos padres que passaram por Joinville. Entre 2007 e 2010, uma série de melhorias foram realizadas.

Encontre hotéis com desconto em Joinville.

O ano de 2013 marcou um novo tempo na Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus, pois deixou de ser responsável pelas Comunidades São Judas Tadeu, Nossa Senhora do Rosário, Sagrada Família e Divino Espírito Santo. A partir de então, a Paróquia assumiu plenamente sua missão de santuário, como local de peregrinação, fé e devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Entre 2014 e 2015, uma nova reforma, em preparação às celebrações do Centenário: troca do piso e nova pintura da igreja, construção da Gruta de Nossa Senhora Aparecida, revitalização do jardim e do estacionamento.

Em 2016, nas celebrações do Centenário e do Ano Santo da Misericórdia, o Santuário abre sua Porta Santa, sendo local de peregrinação e recebimento de indulgências: toda 1ª sexta-feira do mês – Dia devocional ao Sagrado Coração de Jesus.

Horário das Missas no Santuário Sagrado Coração de Jesus

Domingo – 6h30, 8h, 9h30, 11h30, 17h e 19h
Segunda-feira – 19h30 (pelos falecidos)
Terça-feira – 19h30 (pelas intenções do rádio e internet)
Quarta-feira – 16h (pelos enfermos) e 19h30 (pelas famílias)
Quinta-feira – 7h e 19h30
Sexta-feira – 7h, 12h30 e 19h30
Sábado – 7h (devocional mariana) e 19h (preceito dominical)
1ª sexta-feira do mês – Missa com atendimento de confissões às 7h, 12h30, 16h, 19h30 e 23h

Endereço: Rua Inácio Bastos, 308 – Bucarein – Joinville/SC
Telefone: (47) 3455-2204

Fonte: Texto extraído do site oficial do Santuário Sagrado Coração de Jesus

Visitando Joinville? Leia também sobre Os Principais Pontos Turísticos de Joinville.

Se você gosta do conteúdo que encontra aqui, por favor, nos ajude a mantê-lo. Para isso, basta usar os nossos links na hora de fazer suas reservas para viajar. Assim recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

SaveSave