Neste post você vai descobrir como organizar e realizar uma viagem de trem de Paris para Moscou.
Eu adoro viajar de trem, talvez pela ausência deles aqui no Brasil (?) Na realidade, gosto de viajar de trem porque acho muito prático e bastante confortável.
A praticidade de chegar direto no centro das cidades, de poder se locomover durante a viagem e ainda de poder apreciar as paisagens. Já fiz várias viagens de trem pela Europa e sempre procuro incluir alguma no meu roteiro, e se for noturna, é melhor ainda.
Poder pegar um trem de Paris para Moscou parece uma coisa surreal não é mesmo? Contudo, é super real. Essa viagem, conhecida como Expresso Transeuropeu é operada pela Russian Railways e acontece uma vez por semana. Sai de Paris nas quintas-feiras e de Moscou nas terças-feiras, mas pode haver alteração, então quando for reservar e não aparecer nada naquele dia, cheque em outro.
A viagem de trem de Paris para Moscou dura 36 horas, percorre mais de 3.000 km e passa por outros dois países (Alemanha e Polônia). Atualmente é um dos roteiros mais longos e interessantes para se fazer de trem na Europa.
Como são duas noites inteiras a bordo, todos os vagões são leito. A composição é de sete vagões leito e um vagão restaurante.
São três classes de cabines:
segunda classe composta de cabines para 4 pessoas, onde os leitos são vendidos individualmente, inferior e superior;
primeira classe composta de cabines para duas ou quatro pessoas, nesta última também com leitos inferiores e superiores; no caso de serem para duas pessoas, as duas camas superiores estarão fechadas. Durante o dia as camas inferiores fechadas se convertem em poltronas. As cabines incluem ainda uma boa mesa junto à janela, preparada com um serviço de chá. Embutida abaixo dessa mesa está uma pia, para que você possa fazer sua higiene ali mesmo, sem precisar sair para usar os banheiros públicos. São quatro banheiros por vagão, sendo que dois deles possuem chuveiro;
suíte de super luxo que é possui banheiro completo e um bar para as únicas quatro cabines. Tudo envolvido em muito requinte.
Vagão Restaurante
O vagão restaurante que estará no trecho de Paris a Varsóvia não pertence a cia de trem russa e sim a polonesa PKP, então além do menu internacional, você ainda poderá desfrutar dos quitutes poloneses, como o famoso pierogui. Prepare-se para valores um pouco acima dos praticados em outros trens, afinal aqui o serviço é de luxo e tudo é preparado na hora.
No trecho entre Varsóvia e Brest (mais ou menos 4h) não há serviço no vagão restaurante. Um novo vagão, desta vez russo, será anexado em Brest, Belarus (Bielorrussia) para seguir até Moscou.
Nos dois vagões restaurante o menu é especial e de categoria internacional, contudo sem opções para vegetarianos a não ser as saladas mesmo.
Quanto ao café da manhã ele pode ser servido nos restaurantes ou pedido na cabine, como um serviço de quarto. Mas lembre-se, nenhuma refeição está incluída na tarifa, são todas pagas a parte.
Como comprar a passagem de trem de Paris para Moscou
Você pode comprar a passagem pelo site da cia estatal russa a RZD Russian Railways ou outro site alternativo a RussianTrain que pra mim parece mais fácil de usar e as passagens podem ser adquiridas com maior antecedência.
Eu já escrevi um post de como comprar passagem de trem na Rússia, onde eu explico passo a passo como fazer a compra nos dois sites.
As passagens também podem ser compradas diretamente nas estações por onde o trem passa. Observe que existem alguns descontos que podem ser aplicados, como por exemplo para grupos, jovens, idosos, famílias grandes e o mais interessante que eu achei: para viagem de lua-de-mel. Já imaginou organizar uma viagem dessas para fazer a dois?
Trecho de Paris a Berlim (18:58h – 07:29h)
A viagem começa na Gare Paris-Est no início da primeira noite. A chegada em Berlim é ao amanhecer na estação Hauptbahnhof. Após uma breve parada o trem segue para Varsóvia.
Trecho de Berlim à Varsóvia (07:50h – 13:47h)
A parada em Varsóvia é na Estação Central e não demora muito. Contudo o trem segue para a estação oeste da cidade para que haja a troca dos vagões restaurante. Como isso pode demorar algum tempo, pelas muitas manobras que são feitas, é o momento ideal para perambular um pouco pela estação polonesa. Muitos aconselham que se aproveite para fazer a troca de euros por alguns rublos, assim, além de chegar na Rússia já com um pouco de moeda local, ainda poderá pagar valores mais baixos no restaurante do trem.
Trecho de Varsóvia a Brest (14:17h – 19:50h)
É neste trecho que está a parte mais interessante da viagem. O trem passará a fronteira da Polônia com Belarus na cidade de Terespol. Nela há troca das bitolas dos trens, pois na Rússia a bitola é mais larga que o padrão da Europa. Esse procedimento leva cerca de uma hora, mas é extremamente interessante de ver como acontece.
Nessa fronteira oficiais da imigração entram no trem para fazer o controle de passaportes. Belarus e Rússia são países que brasileiros não precisam de visto. Também entram oficiais da alfândega para saber se há alguma mercadoria a declarar.
Na fronteira entre Belarus e Rússia não existe controle de imigração, o que acaba sendo um pequeno problema. Os dois países têm acordo de livre circulação para seus cidadãos, mas supostamente, não para estrangeiros. À época da copa do mundo, tal problema estava resolvido, mas seria melhor conferir antes de programar a viagem. Fica aqui o link para a Embaixada da República de Belarus.
Apesar que não precisarmos de visto para entrar em Belarus, o seguro de viagem mesmo é obrigatório, mesmo seja apenas para essa passagem. Então, ao comprar o seu seguro, não esqueça de incluir Belarus no pedido.
👉 Clique aqui para fazer uma cotação para o seguro de viagem.
Aqui também haverá troca da locomotiva para continuar a viagem. Não mencionei anteriormente, mas também há uma troca em Berlim. Não conheço direito a legislação, mas parece que existem algumas regras quanto ao uso de locomotivas e condutores serem sempre do país que esses trens internacionais atravessam. Considero todos esses eventos parte da experiência de uma viagem tão longa como essa.
Trecho de Brest a Moscou (21:07 h – 09:21h)
Na etapa final da viagem só resta mais uma jantar, uma noite de sono e um café da manhã antes da chegada pela manhã na Estação Bielorrussa. Moscou possui várias estações e normalmente elas recebem do nome do local para onde os trens saem e chegam.
Se precisar de uma dica de onde ficar em Moscou clique aqui, me hospedei em um hotel excelente e muito bem localizado. Também pode ler sobre as 10 Maiores Atrações de Moscou.
Esta é uma viagem fantástica que atravessa vários países e várias paisagens diferentes, em uma atmosfera bem distinta da que estamos acostumados em uma viagem tradicional de avião. Espero ter inspirado você a se aventurar e fazer uma viagem de trem de Paris para Moscou ou qualquer outra parecida. Tenho certeza que você não vai se arrepender.
Vale lembrar que você pode fazer os trechos intermediários também, ou seja, de Paris para Berlim por exemplo. Aí você já tem um boa experiência de viajar em um trem noturno na Europa.
Este post faz parte de uma blogagem coletiva, quando alguns blogueiros de viagem decidem por um tema comum e cada um escreve sua experiência sobre aquele assunto. Desta vez o tema escolhido foi “Viagens de Trem“.
Se você curte viagens de trem ou se sentiu inspirado a fazer uma, leia também os posts dos blogs participantes:
- Ligado em Viagem – Roteiro de trem por 5 capitais da Europa: Londres, Paris, Bruxelas, Amsterdam e Berlim
- Destino Compartilhado – Trens na Itália: Viagens pela Calábria
- Destinos Por Onde Andei … – Viagem de trem no Paraná: de Morretes à Curitiba
- Mariana Viaja – Viagens de trem para fazer no Brasil
- Pelo Mundo com Manu – Passeio de Trem Maria Fumaça – De Carlos Barbosa a Bento Gonçalves
- Diário de Turista – Como visitar Neuschwanstein: O Castelo da Cinderela na Alemanha
- Tripping Unicorn – Como Comprar Passagens & Passes de Trem na Europa
- No Mundo da Paula – Trem na Itália : Guia de Como Funcionam
- Viajante Econômica – Dicas para viajar de trem na Europa
- Viaje na Web – Viagem de trem no Japão: Guia com preços, dicas de roteiros, malas e JR PASS
- Recordações de Viagens – Conhecendo os Alpes Japoneses de Trem
Quer guardar este artigo para consultar em outro momento? O melhor lugar para isso é o Pinterest. Salve a foto abaixo no seu Pinterest e quando quiser ler novamente, é só clicar nela para retornar aqui.