Entre Polos

Uma Tarde na Capital Federal: Itinerário Para Conhecer Brasília em Menos de 1 Dia

 

Sempre achei importante que as pessoas conheçam a capital do seu país. No nosso caso e de outros países de grande extensão, talvez isso não seja tão fácil. Quando estava organizando nossa viagem para Manaus, logo pensei em uma conexão longa em Brasília, para que pudéssemos desfrutar um pouco dos ares da capital. Então saímos cedo aqui do sul e chegamos em Brasília logo depois do almoço. Como nosso voo para Manaus só partia depois das 19 horas, alugamos um carro e passeamos durante toda a tarde.

Nossa primeira parada foi na Catedral, que coincidentemente foi também o primeiro monumento criado em Brasília, e é claro, projetada por Oscar Niemeyer, contudo só foi concluída integralmente em 1970. Fiquei surpresa ao encontrar no interior da igreja uma réplica da Pietá de Michelangelo, cuja original se encontra na Basílica de São Pedro no Vaticano. Ela foi produzida pelo Museu do Vaticano e doada por particulares, tendo chegado em Brasília em 1989.  Os três anjos suspensos por cabos de aço são os grandes ícones dessa igreja, contrastando com os vitrais em tons de azul. A via Sacra, composta de pequenos quadros ao redor da igreja, é obra de Di Cavalcanti.  Na entrada da igreja estão as esculturas em bronze dos quatro evangelistas e o campanário com quatro sinos. Perambulamos um pouco por aquelas imediações, onde estão o Museu Nacional e a Biblioteca Nacional de Brasília, os quais fazem parte do Complexo Cultural da República idealizado por Lúcio Costa.

Dali partimos para a Praça dos Três Poderes: Executivo (Palácio do Planalto), Legislativo (Congresso Nacional) e Judiciário (Supremo Tribunal Federal). É possível fazer visitas guiadas (gratuitas) ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao Palácio da Alvorada (residência oficial da presidência). Como cada visita leva de 40 minutos a uma hora e não dispúnhamos desse tempo, além do tempo de espera antes do início, visto que os grupos são formados por ordem de chegada, deixamos isso para uma próxima oportunidades. Para visitar o Palácio do Itamaraty que é a sede do Ministério das Relações Exteriores é necessário fazer o agendamento pelo site. Eu havia agendado uma visita, mas lamentavelmente eles a cancelaram por razões de segurança, visto que naquele dia haveria a presença de alguns chefes de estado. Na praça dos três poderes visitamos o Museu Histórico de Brasília, é o primeiro museu da cidade e conta a história da transferência e fundação da capital. Quando saímos do museu, percebemos uma movimentação em frente ao Palácio do Planalto, fomos até lá e vimos parte da cerimônia de arreamento das bandeiras. Outra atração legal que só acontece no primeiro domingo de cada mês é a troca da bandeira nacional que está naquele mastro de 300 metros de altura no centro da Praça dos Três Poderes.

Continuamos nossa jornada indo em direção ao Palácio da Alvorada e depois cruzando novamente o eixo monumental fomos até o memorial JK, lá, além do imenso pedestal com a estátua do ex-presidente, está o seu mausoléu, sua biblioteca particular e um museu.

Como já estava anoitecendo, demos mais uma volta pelos arredores e seguimos para o aeroporto, onde ainda precisávamos de tempo para devolver o carro e fazer o novo check-in. Contudo achamos que valeu imensamente a experiência e pretendemos repeti-la em uma outra oportunidade para conhecer um pouquinho mais da nossa capital.

Se você também pretende conhecer nossa capital e tem mais tempo para isso, pode escolher um hotel utilizando o Booking.com que é um parceiro do blog.