Entre Polos

Como Fazer Uma Viagem de Ônibus do Egito Para Israel

Mar Vemelho

Em 2019 organizei uma viagem em grupo para o Egito, Israel e Jordânia. O roteiro incluía a viagem de ônibus do Egito para Israel. Como contratei uma operadora, não precisei cuidar de cada detalhe da viagem. Contudo, há muitos anos fiz uma viagem semelhante quando planejei tudo por conta própria.

Posso dizer que fazer esse percurso não é muito diferente se você está em um grupo organizado ou viajando de forma independente. Contudo, esse é um trajeto um pouco tenso e talvez você se sinta mais tranquilo em uma viagem em grupo de turismo.

A parte mais estranha em qualquer um dos formatos é que na fronteira você tem que desembarcar com suas malas, fazer os trâmites legais e embarcar em outra condução do outro lago. Nunca um ônibus atravessa a fronteira desses países, seja entre o Egito e Israel ou Jordânia e Israel.

O lado bom disso é que essas fronteiras são abertas para turistas. Até há pouco somente esses dois países árabes tinham esse acordo com Israel, mas agora também os Emirados Árabes Unidos. Sinais dos novos tempos?

Saindo do Cairo

Vamos a viagem que é bem interessante. Saímos do Cairo cedo pela manhã em um pequeno comboio de cinco ônibus. O comboio é formado por várias agências de viagem que o fazem por uma questão de segurança.

A cidade do Cairo é imensa, então rodamos um bom tanto até sair do perímetro urbano. Em seguida passamos pelas obras de construção da Nova Cairo. É um projeto gigantesco que já está em andamento há alguns anos. Rodamos muito tempo, muito tempo mesmo, ladeando as obras. Segundo nosso guia, no futuro haverá um metrô que levará os turistas, da Nova Cairo até as Pirâmides de Gisé, sem passar pela caótica Cairo. Vale lembrar que o Novo Museu do Cairo, localizado próximo às pirâmides, já foi inaugurado e está recebendo as obras do antigo museu.

O caminho é quase todo pelo deserto do Sinai, que mesmo sendo considerada uma área segura de terrorismo, ainda é um deserto. De qualquer maneira, em cada ônibus segue um segurança armado e reparei que durante a viagem eles alternavam os veículos em quais estavam viajando.

Nunca viaje sem seguro de viagem, clique aqui para fazer um orçamento. Utilize o cupom de desconto ENTREPOLOS5.

Atravessando o Canal de Suez

Depois de mais ou menos uma hora e quarenta minutos fizemos uma parada numa parada de estrada. Essa, chamada de Sinai Guest House. Fica há poucos metros do local onde atravessamos o Canal de Suez. 

O Canal de Suez liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho e ainda divide a parte continental do Egito e a Península do Sinai. Ou seja, nessa travessia a gente sai da África e passa para a Ásia. O Egito é um dos poucos países do mundo que se situa em dois continentes.

Poços de Mara

A próxima parada é em Mara. Segundo o Livro de Êxodo os israelitas vagaram no deserto por três dias sem água. Segundo o relato, ali em Mara havia água, porém ela era amarga, o que a tornava imprópria para beber.  O próprio nome significa amargo ou amargura. Como o povo reclamou a Moisés que era impossível beber aquela água, ele clamou a Deus por uma solução. Deus então lhe mostrou um pedaço de madeira que ele deveria lançar na água.  Feito isso, a água se tornou doce e própria para beber.

Os poços que vemos ali são do período Romano naquela região. Atualmente são apenas um atrativo turístico.

Resort no Mar Vermelho

Nossa parada seguinte foi para o almoço. Foi em um resort chamado Blue Moon, o restaurante estava totalmente vazio, apenas aguardando o nosso comboio de ônibus. Havia apenas duas opções de prato, frango ou bife grelhados, que vinham prontos à mesa. Enquanto estávamos ainda em viagem o guia nos perguntou qual deles cada um de nós iria preferir e informou antecipadamente ao restaurante. O sabor não era dos dez mais, contudo era o melhor que havia na região.

Foi aí que aproveitei para colocar os pés no Mar Vermelho. Não existe um consenso sobre a origem do nome vermelho, alguns afirmam que é devido a cor avermelhada de algumas algas que se prolifream ali. Outros dizem que é devido às montanhas da costa da Arábia Saudita ricas em minerais que refletem na água.

Ainda existem outras hipóteses, mas o certo é que a água é transparente e limpa, sendo o Mar Vermelho um dos melhores locais do mundo para a prática do mergulho.

Saint Catherine – principal parada na viagem de ônibus do Egito para Israel

Seguimos viagem e no final do dia chegamos em Saint Catherine e nos hospedamos no Hotel Morgenland Holly Village. O hotel tem um ótimo visual externo, mas os quartos são bem simples. A hospedagem inclui o jantar e o café da manhã.

Segundo a tradição foi neste local que Moisés recebeu as tábuas da lei (Os Dez Mandamentos) durante a fuga dos israelitas do Egito.

Deste ponto, aqueles que tem um espírito aventureiro e boa condição física podem subir uma trilha que leva ao topo do monte. A caminhada é feita na madrugada e dura em torno de sete horas entre subir e descer. Ou seja, não há muito tempo para dormir durante a noite.

Como tenho um problema no joelho, fui aconselhada pelo nosso guia a não fazer a caminha. Pelos relatos daqueles que subiram, fiquei sabendo que sim, é muito puxado, mas a trilha é larga e segura, apesar do terreno acidentado mais ao topo. Contudo, todos declararam nenhum arrependimento de terem ido. As fotos do sol nascendo que vi são maravilhosas.

Pela manhã do dia seguinte, após o café, saímos em direção ao Mosteiro de Saint Catherine.

O mosteiro foi construído em volta da Capela de Santa Helena, a qual foi levantada a pedido de Helena a mãe do Imperador Constantino, o primeiro imperador cristão. Segundo as pesquisas de Helena, foi nesse local que foi encontrada a Sarça Ardente. 

O mosteiro também possui a segunda maior biblioteca cristã do mundo, com mais de 3.000 volumes, somente inferior à do Vaticano. Ele fica aberto por apenas uma hora em cada manhã, por isso é importante estar à sua porta logo cedo.

Durante toda a viagem na Península do Sinai, passamos por vários pontos de checagem e pequenos assentamentos. Sempre que passavamos por algum posto eu percebia que havia sinal de internet. A propósito, fiz toda a viagem com o chip de EasySim4You, o qual funcionou mesmo no deserto.

Após a visita ao monastério, seguimos em direção à fronteira com Israel. A cidade egípcia na fronteira se chama Taba, sendo essa a fronteira mais movimentada do Egito com a vizinha Eilat, em Israel. 

Taba é também um resort de férias no Golfo de Aquaba muito frequentada por egípcios e turistas. Conforme o tipo de viagem que se estiver planejando, ali pode ser um ponto estratégico para uma parada. A hotelaria é farta e inclui alguns hotéis cinco estrelas.

Os trâmites para atravessar a fronteira são demorados e sem muita orientação do como se deve proceder. Quando descemos do ônibus o guia nos orientou para que ficássemos numa fila que estava à nossa frente e informou que um outro guia nos receberia do outro lado.

Fronteiras

Taba – Egito

Então a gente passa pelo processo de saída do Egito, caminha por um pátio até a imigração de Israel, isso tudo, carregando sua bagagem. Lembre-se disso na hora de fazer as malas. Falando em mala eu tenho um post com dicas de como fazer a mala perfeita.

Passando a imigração em Israel já encontramos com nosso novo guia, ainda em uma sala onde você pode trocar dinheiro e também comprar lanches/bebidas nas diversas máquinas automáticas.

Como nosso destino neste momento não era Israel e sim a Jordânia, seguimos de ônibus por mais 20 minutos até a fronteira. Novamente fizemos um procedimento semelhante, com uma diferença, pagamos uma taxa de saída de Israel no valor de US$ 30,00.

Eilat – Israel

Entrando na Jordânia, fomos recebidos por um terceiro guia que nos levou até o hotel onde ficamos hospedados por uma noite. Na manhã seguinte seguimos para Petra, que fica a umas duas horas de Acaba.

Acaba assim como Taba e Eilat também é um balneário e porto. Como chegamos no final do dia, tivemos apenas algumas horas para dar uma caminhada pelo centro da cidade. Tive uma ótima impressão e fiquei com muita vontade de voltar para passar uns dias.

Esse é um cantinho bem interessante do mundo. Se você olhar no mapa percebe que é um cantinho mesmo, o Golfo de Aqaba, no Mar Vermelho. Ele junta três países, Egito, Israel e Jordânia, e ainda tem a Arábia Saldita ali ao alcance da vista. Muito interessante!

Mapa da viagem de ônibus do Egito para Israel

Espero que tenha gostado de acompanhar essa viagem de ônibus do Egito para Israel e seguindo até a Jordânia. Apesar de parecer tenso, por tanto controle pelos quais temos que passar, vale informar que nesses países tudo é feito para a segurança dos turistas.

A minha viagem continuou pela Jordânia e Israel nos dias que se seguiram, e você pode conferir os posts que já escrevi.

Você pode salvar este post no seu Pinterest para futura consulta usando a imagem abaixo. Ainda não usa o Pinterest? Então leia este post onde eu mostro como usá-lo. 

Outras Road Trips

Este post faz parte do Projeto 8on8, cujo tema do mês foi “road trips” (viagens rodoviárias). Os links dos blogs participantes estão abaixo: 

Se você gosta do conteúdo que encontra aqui, por favor, nos ajude a mantê-lo. Para isso, basta usar os nossos links na hora de fazer suas reservas para viajar. Assim recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

SaveSave