Ainda me lembro da primeira vez que vi o horizonte de Valletta quando o ferry se aproximava do Grande Porto. Os imponentes edifícios de calcário cor de mel que se erguem abruptamente das águas azul-celeste me cativaram instantaneamente. Mesmo depois de várias visitas, a admiração inicial nunca desaparece. Há algo em Valletta que sempre encanta.
Sendo a pequena capital e coração cultural de Malta, pode-se argumentar que Valletta tem um impacto muito acima do seu peso. Medindo menos de 1 quilômetro quadrado, tudo é acessível a pé. Passear sob varandas de pedra ornamentadas ao longo de ruas estreitas e sinuosas transporta você positivamente para os tempos medievais. No entanto, apesar do exterior do velho mundo, este Património Mundial da OPIC pulsa com energia moderna.
Junte-se a mim abaixo enquanto compartilho minhas dicas para vivenciar Valletta como um morador local após inúmeras viagens pessoais. Desde saborear as mais saborosas comidas tradicionais até descobrir recantos escondidos que os turistas raramente alcançam, considere este o seu guia de viagem essencial para tirar o máximo partido desta mágica cidade-fortaleza à beira-mar.
Orientação e Bairros
Valletta ocupa uma península ladeada por dois portos naturais que sempre a tornaram um imóvel valioso. Os Cavaleiros de São João fortificaram a capital após o Grande Cerco de 1565, cercando-a com gigantescas muralhas perimetrais pontilhadas de baluartes. Caminhar pelas barricadas recompensa você com vistas deslumbrantes do mar.
O design da grade retangular facilita a navegação. A Republic Street serve como a via principal que vai direto do City Gate ao Fort St Elmo. A maioria das atrações se ramifica nesta artéria central.
A vizinha Sliema e as Três Cidades (Vittoriosa, Cospicua, Senglea) do outro lado do Grand Harbour oferecem bases alternativas com estacionamento mais fácil. O ferry de Valletta e as ligações frequentes de autocarro facilitam o acesso.
Principais atrações
Co-Catedral de São João
Esta elaborada igreja consagrada não pode ser perdida. O interior barroco ricamente ornamentado fará com que você fique de queixo caído. A grande tela de Caravaggio representando a decapitação de São João Batista é uma obra-prima indiscutível.
No entanto, os verdadeiros empecilhos são as lápides de mármore em mosaico embutidas no chão em homenagem aos Cavaleiros de São João. Estas coloridas obras de arte exibem detalhes impressionantes que narram a vida dos cruzados que estão abaixo.
Não deixe de visitar o museu que abriga artefatos preciosos, como o relicário da Cruz de Malta, que contém um fragmento da Verdadeira Cruz na qual Jesus foi crucificado.
O Palácio do Grão-Mestre
Até 2015, o parlamento de Malta reunia-se neste imponente palácio do século XVI, que anteriormente serviu como residência dos Cavaleiros do Grão-Mestre de São João.
Passear pelas Salas de Estado dá-lhe uma ideia do estilo de vida luxuoso desfrutado por estes cruzados que governaram Malta durante centenas de anos.
Magníficas obras de arte de antigos mestres como Caravaggio, Rubens e Mattia Preti adornam as paredes em molduras douradas. As famosas tapeçarias Gobelins tecidas na França durante o reinado de Luís XIV retratam animais exóticos e paisagens bucólicas destinadas a mostrar o artesanato francês.
O destaque está na varanda do palácio com vistas deslumbrantes do Grande Porto emolduradas pela paisagem urbana de Valletta – uma foto icônica.
Orla marítima de Valletta (Il-Foss)
Um lugar onde gosto de assistir o pôr do sol enquanto bebo uma Cisk gelada (cerveja maltesa local) é o Valletta Waterfront. Os modernos pubs e restaurantes ao longo do cais criam uma atmosfera animada à noite.
Durante o dia, a marina de iates oferece um lugar na primeira fila para toda a ação do porto. Cruzeiros luxuosos e barcos de pesca desgastados navegam pelas águas azul-turquesa enquanto as balsas transportam passageiros de um lado para outro.
Não perca o show multimídia Malta Experience para mergulhar na rica história do país, que abrange 7.000 anos, vividamente vivida por meio de animatrônicos e efeitos especiais.
Jardins Superiores de Barrakka
Para panoramas dignos do Instagram, vá até os jardins públicos com terraços superiores situados ao longo das muralhas externas fortificadas de Valletta, ao lado da Saluting Battery. As vistas desobstruídas do Grand Harbour com as Três Cidades em frente nunca deixam de impressionar.
Este oásis verde oferece um refúgio tranquilo da agitação da cidade com flores, palmeiras e fontes espalhadas pela arquitetura de pedra. Linhas de canhões estão prontas para disparar a sua saudação ao meio-dia, lembrando aos visitantes a herança militarista de Valletta.
Pegue uma mesa no pequeno café para relaxar tomando um café ou almoçando enquanto os navios deslizam pelas águas azuis lá embaixo. A cena é igualmente impressionante à noite, quando as luzes do porto brilham como joias na escuridão.
Experiências Locais
Vagando pelas ruelas
Minha atividade favorita em Valletta é me perder alegremente andando pelas ruas estreitas e sinuosas, longe das principais atrações turísticas.
Aqui você encontrará dignitários de terno e funcionários de escritório carregando pastas durante o dia, acompanhados por jovens locais descolados mais tarde, saindo para bares de vinho ou clubes de jazz da moda.
Entrar em uma antiga porta ornamentada pode revelar um café escondido no pátio, uma livraria aconchegante repleta de romances ou uma pequena padaria de esquina que vende saborosos pastizzi quentes do forno (mais sobre isso abaixo!).
O explorador intrigado que há em mim adora percorrer becos aleatórios, sem nunca saber que loja encantadora ou palácio barroco em ruínas fica na próxima esquina.
Degustando a culinária local
Você não pode visitar Malta sem se deliciar com a saborosa comida tradicional da ilha. E Valletta oferece muitas opções excelentes para atormentar o seu paladar sem esvaziar a sua carteira.
Para o café da manhã, junte-se aos famintos moradores locais que fazem fila no Continental Breakfast Club, de propriedade familiar. Este local despretensioso de esquina situado ao longo da Old Theatre Street serve deliciosos sanduíches de bacon e baguete de ovo, além de cappuccinos espumosos por ótimo valor. Rápido, delicioso e barato – a tríade de uma refeição matinal ideal!
É claro que nenhuma viagem a Malta está completa sem provar a sua saborosa massa saborosa – o pastizz. Essas guloseimas assadas em formato de diamante, escamosas por fora e com uma explosão de delícias quentes e extravagantes por dentro, são o lanche perfeito.
Minha preferência é o Café Cordina, frequentado por autoridades locais e executivos de negócios, que produz pastizzi saborosos sem parar desde 1837! Combine seu pedido com um café maltês forte ou Cisk frio e delicie-se.
Mergulhando em Naufrágios e Recifes
Fiquei emocionado ao descobrir que Malta é o lar de alguns dos melhores locais de mergulho do mundo, e há oportunidades de mergulho ao largo da costa de Valletta. Os portos protegidos abrigam vários locais emocionantes de mergulho em naufrágios, juntamente com um vibrante ecossistema marinho que povoa os recifes rochosos.
O submarino da Segunda Guerra Mundial HMS Stubborn fica em pé a 90 pés de profundidade, tornando seus canhões de convés um alvo fácil para mergulhadores experientes. Na ponta de Sliema fica o barco patrulha P29 afundado intencionalmente como um recife artificial agora incrustado em corais e esponjas, ao mesmo tempo que abriga uma abundância de vida marinha.
Um dos meus favoritos era explorar as águas semelhantes a um aquário de Marfa Ridge, repletas de polvos, chocos, barracudas, douradas e bodiões arco-íris do Mediterrâneo disparando entre as formações caleidoscópicas de corais.
Transporte local
Chegando lá…
Sendo a principal porta de entrada de Malta, o Aeroporto Internacional de Malta fica convenientemente a apenas 8 km de Valletta. Rotas frequentes de ônibus conectam a capital em menos de uma hora por apenas 2 euros.
Um táxi irá levá-lo diretamente ao seu hotel em meia hora. Basta seguir as antigas fortificações de pedra empoeiradas que surgem acima do horizonte, guiando seu caminho. Oficialmente chamada de Cidade de Valletta, você logo entenderá por que os moradores locais simplesmente se referem a ela como “il-Belt” – A Cidade.
Navegando pela cidade
Cruzar o layout da grade de Valletta a pé é meu modo preferido para absorver o ambiente. A área compacta mantém os destinos a uma caminhada de 15 a 20 minutos. Basta estar preparado para muitas escadas!
Os ônibus públicos oferecem uma opção acessível que conecta você às cidades e praias vizinhas. Dadas as rotas complicadas, sugiro baixar o aplicativo Tallinja para decifrar horários e paradas.
Há pontos de táxi espalhados pela cidade com motoristas sempre dispostos a lhe dar uma bronca sobre a cultura maltesa durante o passeio. Não é aconselhável alugar carros dentro da própria cidade devido ao trânsito horrível e à falta de lugar para estacionar.
Onde ficar
Valletta oferece opções de hospedagem de qualidade adequadas à maioria dos orçamentos. Hotéis boutique e apartamentos para alugar ocupam edifícios maravilhosamente restaurados dos séculos XVI e XVII, repletos de personalidade e história. Minhas dicas abaixo irão apontar a direção certa.
Escolha de Luxo – The Saint John
Para uma experiência sofisticada, hospede-se neste hotel de design contemporâneo localizado dentro de um antigo Auberge do século XVI dedicado aos Cavaleiros de São João. Os quartos elegantes, decorados em preto e branco com detalhes cromados, exalam elegância moderna condizente com a localização privilegiada de Valletta, ao longo da Merchants Street.
Relaxe após um dia explorando a piscina e o terraço da cobertura com vista para o Forte St Elmo e o Porto de Marsamxett. O lounge moderno fica lotado todas as noites com jovens profissionais e convidados estrangeiros se misturando com coquetéis e pratos estilo tapas. Espere um serviço de alto nível a um preço.
Escolha Média – Castille Hotel
Para detalhes de época com orçamento limitado, visite este palácio do século XVII transformado em um hotel casualmente elegante. Os quartos espaçosos mantêm as paredes de pedra originais e os tectos com vigas de madeira pintadas, compensados por camas macias. Peça um quarto com vista para a fonte da Praça Castille para observar as pessoas de primeira linha.
Comece o dia saboreando croissants frescos no terraço com vistas deslumbrantes da cidade. A localização é imbatível – ao lado dos Jardins Barrakka superiores. Passeie pela porta ao lado todas as noites antes do jantar para assistir ao pôr do sol no porto com aperitivos.
Escolha econômica – Labor Hostel
Se você quiser economizar, este albergue simples e sem frescuras, localizado em um beco perto do terminal de ônibus, é perfeito. Pegue um beliche inferior em seus dormitórios arrumados de quatro ou seis camas, equipados com luzes noturnas pessoais e portas de carregamento.
Apesar da vibração simples, a atmosfera de convívio obriga a conviver na cozinha comunitária ou na estreita área de estar. Você trocará histórias de viagem por latas de cerveja no terraço da cobertura, repleto de vasos de plantas.
Viagens de um dia saindo de Valeta
Embora Valletta ocupe pontos turísticos e experiências suficientes para mantê-lo ocupado por dias, algumas excursões próximas dignas do seu tempo incluem:
Mdina – A cidade silenciosa e antiga capital de Malta exala uma aura medieval misteriosa ao longo das suas vielas estreitas e sem carros. Entre no imponente Portão de Mdina e perca-se na cidade-fortaleza de pedra dourada situada no alto da ilha.
Gozo – Fuja para a ilha irmã mais verde e rural de Malta, pegando a rápida balsa de 25 minutos através do Canal de Gozo. Admire as costas escarpadas envoltas em vinhedos e terras agrícolas antes de descer até os templos azul-celeste de Ggantija, mais antigos que as pirâmides.
Aldeia piscatória de Marsaxlokk – Este porto fotogénico repleto de barcos de pesca coloridos continua a ser o mais tradicional de Malta.
Passeie pelo animado mercado de frutos do mar aos domingos e depois sente-se à beira do porto em um dos muitos restaurantes que servem os peixes mais frescos, além de vinhos locais, enquanto observa os navios balançando suavemente no mar.
Lagoa Azul – Encontrada entre Malta e Gozo, estas águas azul-turquesa convidam você a nadar ou mergulhar com snorkel nas profundas piscinas naturais criadas pelas falésias recortadas ao redor. Chegue cedo para fugir das multidões nos dias de pico do verão.
Se sua programação permitir, a Ilha Comino oferece um local idílico para prolongar sua fuga, cercada por praias e baías perfeitas para relaxar ao sol.
Impressões finais
O que Valletta pode faltar em tamanho, certamente compensa exalando mais charme, sabor, história e beleza amontoados em cada beco e canto do que se possa imaginar. Vaguear pelas antigas muralhas fortificadas de calcário que perscrutam os portos intemporais nunca perde a sua magia.
Desde saborear doces que derretem na boca até explorar majestosas catedrais e palácios barrocos, Valletta cativa. Comer frutos do mar frescos à beira-mar enquanto as luzes brilham e dançam nas águas índigo faz você entender por que tantos lutaram ferozmente ao longo dos séculos para reivindicar esta cidade especial como sua.
Uma visita e não tenho dúvidas de que em breve você estará entre os conquistados!
Guia da cidade de Valletta: Perguntas Frequentes
Qual é a melhor maneira de chegar a Valeta?
O Aeroporto Internacional de Malta serve Valletta, localizado a apenas 8 km da cidade. Rotas de ônibus frequentes e acessíveis chegam a Valletta em menos de uma hora ou os táxis oferecem serviço porta a porta em 30 minutos.
Que língua eles falam em Malta?
Tanto o maltês quanto o inglês são as línguas oficiais em Malta. O italiano também é comumente falado e compreendido em Valletta.
O que há para fazer em Valletta à noite?
À noite, Valletta fervilha de atividade. Bares de vinho modernos, pubs animados e clubes de jazz ficam lotados de moradores e visitantes. A zona portuária iluminada oferece vistas noturnas deslumbrantes para passear.
Como é o clima em Malta?
Malta possui um clima mediterrâneo com verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos, tornando-a um destino durante todo o ano. O final da primavera e o início do outono proporcionam condições climáticas de pico.
Como faço para usar os ônibus para me locomover em Malta?
Os ônibus malteses seguem rotas definidas que cobrem a ilha. Baixe o aplicativo Tallinja para horários e paradas móveis. Os passes de ônibus oferecem as tarifas mais acessíveis para o uso do transporte público.
Que comida tradicional maltesa devo experimentar?
Os visitantes devem provar os pastizzi exclusivos de Malta – pastéis assados recheados com ricota ou recheio de ervilha. Experimente também fenek (coelho), bragioli (azeitonas bovinas) e aljotta (sopa de peixe).
Existem belas praias em Valletta?
Não, Valletta em si não tem praias sendo uma península fortificada. No entanto, cidades turísticas vizinhas como Sliema, St Julian’s e Mellieha oferecem praias arenosas e enseadas rochosas, todas a 30 minutos de ônibus.