Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Guia do Nômade Digital Para Viver e Trabalhar na Coreia do Sul

Com o surgimento do Kpop e dos K-dramas, muitas pessoas em todo o mundo ficaram fascinadas com a cultura e a língua coreana. A Modern Language Association informou que as matrículas nas faculdades dos EUA em estudos de língua coreana dispararam para 78% de 2009 a 2016. Isso levou os Estudos do Leste Asiático lutarem para acomodar a crescente demanda.

Quão influente é o Kpop? Bangtan Boys, mais conhecido como BTS, é um grupo popular de Kpop que trouxe bilhões de dólares de volta à economia coreana. O Business Insider, por exemplo, afirmou que 1 em cada 13 turistas veio para a Coreia do Sul por causa do BTS. Você deve estar se perguntando se pode ser um nômade digital na Coreia do Sul. Sim, você pode ser um nômade digital na “Terra da Manhã Calma”.

Se você quiser saber mais sobre como se tornar um e quais documentos você precisará, continue lendo!

 

Guia do Nômade Digital Para Viver e Trabalhar na Coreia do Sul

 

 

Por que a Coreia do Sul se tornou um destino dos nômades digitais 

Dados do CEIC relatados em setembro de 2022, apontam que o capital de mercado da Coréia do Sul está estimado em 1.402,079 bilhões de dólares. Tornando-se uma das economias mais desenvolvidas do mundo, liderando em vários comércios e indústrias.

Em termos de conexão à Internet, o país possui a conexão de Internet mais rápida, até 200 Mbps. Com mais de 98% da população usando a internet, muitas empresas internacionais viram muitas oportunidades de expansão para esse mercado por meio do marketing digital.

Devido a tudo isso, não é de surpreender que muitos freelancers e nômades digitais estejam migrando para este país. Mesmo que o custo de vida não seja tão barato quanto em outros países asiáticos, como China ou Laos, ainda é mais acessível comparado ao Japão ou Cingapura, exceto por sua capital, Seul, como o custo de vida mais caro de toda a Coreia do Sul.

Além de sua sociedade moderna e rápida tecnologia, a cultura coreana se tornou popular devido à ascensão do Kpop e dos K-dramas. A ascensão dos ícones e filmes da cultura pop da Coréia provocaram um aumento na demanda para aprender a língua coreana.

O que o torna um país fascinante é que, apesar de possuir as tecnologias mais avançadas, o país conseguiu preservar muitas práticas e tradições culturais. Então, para nômades digitais que buscam aprender novas culturas e tradições, a Coreia do Sul é o lugar perfeito.

Por fim, para aumentar o número de trabalhadores estrangeiros qualificados em Pesquisa e Desenvolvimento e novos setores como inteligência artificial, o governo sul-coreano está criando um “visto de nômade digital” que permitirá que mais trabalhadores de TI de todo o mundo trabalhem para empresas na Coreia.  

É esperado que haja um aumento de visitantes estrangeiros vivendo e trabalhando na Coreia do Sul nos próximos anos, especialmente com o levantamento das restrições de viagem do Covid-19.

 

Tipos de visto que você pode solicitar para morar e trabalhar na Coreia do Sul

Abaixo, listamos alguns vistos que podem se encaixar na sua situação como nômade digital: 

  • Autorização Eletrônica de Viagem da Coreia (K-ETA) Se o seu país faz parte da lista qualificada de países que podem entrar na Coreia do Sul sem visto por um período de 30 a 90 dias, mesmo que você não precise solicitar o visto, ainda é necessário solicitar esse documento antes de entrar na Coréia do Sul.
  • Visto de turista Agora, você pode estar se perguntando. O que torna isso diferente do K-ETA? Bem, ao contrário do K-ETA, neste visto você pode entrar na Coreia do Sul duas vezes dentro de seis meses se sair temporariamente do país quando sua estadia terminar. 
  • Visto de férias de trabalho O principal objetivo deste visto é permitir que você tire férias ou um feriado para poder viajar pela Coreia do Sul. Mas é dado o privilégio especial de trabalhar na Coreia mesmo sendo um visitante. No entanto, você não pode trabalhar mais de 1300 horas durante sua estadia de 1 ano. Você também não pode trabalhar em nichos especializados como medicina e engenharia nem tem permissão para trabalhar em empregos de entretenimento, como cantor, atleta, músico e acrobacia. Como nômade digital, isso é perfeito para quem quer ficar mais tempo na Coreia do Sul e estar totalmente imerso na cultura.
  • Visto de Startup de Tecnologia Se você é proprietário de uma empresa startup que deseja se expandir para a Coreia do Sul, pode solicitar este visto, que permite permanecer no país por até 2 anos. Como vários nômades digitais são fundadores de startups, este visto é ótimo para quem vê muito potencial em seus negócios florescendo no mercado sul-coreano. É necessário ter um diploma de bacharel ou superior e ser o fundador de uma corporação. Você tem direitos de propriedade intelectual ou altas habilidades técnicas.

Independentemente do tipo de visto e autorização de viagem que você está solicitando. Sugerimos que você esteja preparado e tenha todos os seus documentos oficiais traduzidos da sua língua materna para o coreano.

 

 

Você precisa de tradução coreana para seus documentos oficiais?

Como listamos alguns tipos de vistos, decidimos pesquisar todos os requisitos necessários, dependendo do visto que você está solicitando. A pergunta que muitas vezes recebemos é: você deve procurar especialistas em traduções coreanas certificadas para lidar com seus documentos oficiais?

Embora possa ser explicitamente mencionado pela maioria dos guias de visto por aí, você deve considerar que a tradução de um documento da sua língua materna para o coreano seja feita por uma agência certificada pela ISO. É melhor ter tradutores profissionais coreanos para certificar seus documentos do que ter que refazer sua inscrição porque os funcionários do governo coreano queriam que seus documentos estivessem em coreano.

Além disso, quem pode dizer que você usará apenas seus documentos traduzidos para solicitar o visto? Talvez, enquanto estiver na Coreia do Sul, você apresente outros documentos a um empregador ou funcionário do governo para verificação.

Algumas informações básicas e dicas para quando você estiver solicitando um visto coreano: 

  • Você pode enviar sua inscrição via correio ou pessoalmente. Mas você precisa fazer entrevistas presenciais. Você só pode marcar uma entrevista com o escritório do Consulado Geral da República da Coreia.
  • O tempo de processamento de um visto coreano é de quatro a cinco semanas. Ele NÃO SERÁ EXPEDIDO, portanto, seja paciente com sua inscrição.
  • Se o seu visto americano for B-1 ou B-2, você não poderá solicitar um visto de turista. 
  • Certifique-se de assinar seus pedidos de visto ou será rejeitado imediatamente. 
  • Certifique-se de preencher todas as páginas com precisão.
  • NÃO imprima suas fotos em casa.
  • As taxas variam e dependem do tipo de visto que você está solicitando. 

  

( C-3-9) Requisitos para visto de turista

  1. Passaporte original e cópia
  2. Documentos originais e cópias 
  3. Comprovante de residência
  4. Uma foto 3,5cmX4,5cm com menos de seis meses 
  5. Formulário de solicitação do visto
  6. Documentos que comprovem a capacidade financeira de se manter na Coreia (dados bancários dos últimos três meses)
  7. Documentos complementares, como contrato de trabalho ou comprovante de matrícula
  8. Itinerário da viagem
  9. Prova de reserva no hotel que você irá ficar
  10. Se você vai ficar na casa de algum parente precisará providenciar:
    • Uma cópia de um Cartão de Registro de Estrangeiro
    • Certificado de Relatório de Residência Doméstica

  

 (H-1) Requisitos para o visto de férias de trabalho

  1. Passaporte original e uma foto 3,5 x 4,5 cm
  2. Passagem de volta 
  3. Prova de capacidade financeira (dados bancários dos últimos três meses)
  4. Antecedentes criminais 
  5. Itinerário e detalhes dos hotéis confirmados 
  6. Resultado do teste de tuberculose negativo (original) 
  7. Seguro de saúde para o tempo que você ficará na Coreia
  8. Planos de viagem em um papel tamanho A4 que inclua sua assinatura 

  

 (D-8-4)  Requisitos para visto de startup de tecnologia 

  1. Passaporte original 
  2. Certificado de registro da empresa 
  3. Cópia do certificado de registo comercial
  4. Cópia do certificado de registro de empresa de investimento estrangeiro 
  5. Especulação do acionista (cópia original)
  6. Prova de mão de obra profissional
  7. Documentos para comprovar a origem dos fundos
  8. Certificado de registro de empresa de investimento estrangeiro 
  9. Contrato de locação de escritório
  10. Certificado de compra de câmbio
  11. Cópia do telégrafo
  12. Documentos de extrato bancário
  13. Documentos de imposto corporativo
  14. Documentos relativos à empresa
  15. Procuração

Em relação à necessidade de apresentar cartões de vacinação e outras restrições do Covid, a Coreia do Sul a partir de 1º de outubro não exigirá mais. Mas além do Covid existem outras vacinas que você ainda precisa antes de poder entrar no país. Certifique-se de apresentar seu atestado médico, estar em dia com suas vacinas e ter seu seguro de saúde pronto.

  

5 dicas para morar na Coreia do Sul

Existem várias coisas interessantes sobre a Coreia do Sul, como suas práticas culturais e sociais que tornarão sua experiência de morar lá totalmente única. Por esta razão, você deve fazer todos os preparativos e pesquisas antes de chegar a este belo país. É assim que diminui o golpe do choque cultural e ajuda você a se ajustar imediatamente.

Como discutimos todas as coisas relacionadas ao seu pedido de visto como nômade digital vivendo e trabalhando na Coreia do Sul, listamos algumas dicas que você precisa considerar antes e durante sua estadia neste belo país.

 

   1. Aprenda coreano e pratique sua pronúncia

Pode parecer ridículo dizer isso, mas você deve aprender a língua coreana. Você ficaria surpreso com quantas pessoas vão para um país diferente do inglês sem conhecimento básico da língua oficial ou saberem frases simples para se virar. As barreiras linguísticas serão uma das suas principais preocupações ao ficar temporariamente na Coreia do Sul, por isso aconselhamos que você se prepare com antecedência e aprenda algumas frases.

Devido à ascensão do K-drama e do Kpop, muitas instituições de ensino de idiomas viram uma demanda crescente por aprender esse idioma. Portanto, não seria difícil encontrar uma aula online ou um aplicativo de aprendizado de idiomas que você possa usar para aprender coreano e praticá-lo.

Outro benefício de aprender coreano é que você pode trabalhar no setor de idiomas e ajudar as empresas a traduzir conteúdo do coreano para o inglês ou outros idiomas. Você ficará surpreso ao ver que muitas empresas estão interessadas em funcionários que dominam dois ou mais idiomas.   

Não é surpreendente os motivos que fazem a Coreia do Sul ser uma das economias mais avançadas, razão pela qual muitas empresas coreanas estariam interessadas em contratar estrangeiros proficientes em inglês, coreano e outros idiomas.  

Aprender o idioma coreano também garante que você possa se comunicar com eles de forma eficiente com seus colegas e desenvolver relacionamentos com os locais.

 

   2. Leia sobre os erros comuns que os estrangeiros cometem

Como disse certa vez Eleanor Roosevelt: “Aprenda com os erros dos outros. Você não pode viver o suficiente para cometer todos eles sozinho”. Há certas verdades nesta afirmação. Se puder, pesquise os erros comuns ou equívocos que outros visitantes estrangeiros cometeram enquanto moravam na Coreia do Sul.

Não é apenas para evitar constrangimentos, mas também para evitar conflitos desnecessários devido a mal-entendidos. Por exemplo, um garçom não levará a conta à sua mesa depois de comer em um restaurante. Você terá que ir ao balcão e pagar suas contas lá.

Outro erro que muitos turistas cometem ao visitar a Coreia é que eles não reservam guias turísticos coreanos. Em relação ao turismo, a Coreia do Sul não tem uma indústria forte em comparação com outros países. Então, se você for a um ponto turístico sem guias turísticos experientes em se comunicar e traduzir do coreano para o inglês, você não entenderá o contexto do que está acontecendo.

 

 

   3. Planeje seu orçamento

Ir além do seu orçamento enquanto se hospeda na Coreia é mais comum do que você pensa. É especialmente verdade se for a primeira vez que você visita outro país. Por isso, decidimos incluí-lo neste artigo.

Aconselhamos que, enquanto estiver hospedado na Coreia, planeje quanto gastará por dia. Tente garantir que você esteja abaixo do seu orçamento diário para que você ainda tenha dinheiro suficiente se precisar de dinheiro extra.

Além disso, você também pode comprar em mercados locais e lojas de pechinchas para economizar em alimentos e outras necessidades. Use o transporte público em vez de um táxi ao passear por Seul e outras cidades da Coreia para economizar dinheiro. Se você estiver hospedado por meses na Coreia, fique em um condomínio, apartamento, cama com café da manhã ou hostel.

Seul é o lugar mais caro para se viver na Coreia do Sul. Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência viajando neste país, recomendamos que saia da capital e vá para as províncias. Não só o custo de vida lá é mais barato do que em Seul, mas você também tem um vislumbre de como é a vida provinciana na Coréia.

 

   4. Não fique preso em Seul, explore outros lugares

Seul é lindo, mas há mais na Coreia do Sul do que apenas a capital. Você ficaria surpreso ao saber que os coreanos adoram caminhar, e é seu passatempo favorito. Não é à toa que o país está cheio de parques nacionais e pontos de caminhada. 

Depois de Seul, Busan é a segunda maior cidade. Mas, mesmo assim, muitos a acham menos esmagadora em comparação com a capital da Coreia do Sul e mais descontraída. Como uma cidade costeira, é o lugar perfeito ao lado da Ilha de Jeju se você gosta de se divertir ao sol. 

É altamente recomendado que você pesquise as áreas que visitará fora de Seul para ir durante os festivais e outras ocasiões para aproveitar ao máximo. Também é bom saber sobre o local que você irá para saber onde comprar itens a preço de banana. Tudo isso para que você possa mergulhar totalmente na cultura coreana e se conectar melhor com os habitantes locais.

 

   5. Fique imerso na cultura coreana

Por experiência, muitos visitantes estrangeiros vêm para a Coréia e não conseguem conhecer e mergulhar na cultura verdadeiramente. Eles costumam ficar dentro das áreas da cidade, locais que apenas apresentam o lado tecnológico e moderno da Coreia do Sul. Eles não se preocupam em conferir os locais de patrimônio cultural, ir aos mercados da Coréia ou experimentar as comidas de rua e iguarias que este país tem a oferecer.

O objetivo de viajar e morar em outro país é ampliar sua mente e ir além da sua zona de conforto. Se você não está disposto a experimentar coisas novas, qual é o sentido de ir para a Coreia? As barreiras culturais e linguísticas são um problema, mas faz parte da experiência enquanto você estiver lá. Não deve ser um impedimento para tentar visitar áreas fora de Seul e tentar se conectar com os habitantes locais.  

Nós encorajamos você a praticar a fala em coreano, mesmo que seja apenas algumas frases. Mesmo que disséssemos que você deve aprender com os erros de outros estrangeiros que vieram para a Coréia, isso não deve desencorajar tentar coisas e cometer erros porque isso é normal. É uma parte da vida. 

As ferramentas de tradução de coreano online podem ajudá-lo um pouco com as barreiras linguísticas. Mas tenha cautela, pois não é cem por cento preciso. Portanto, recomendamos que você ainda aprenda o idioma coreano para uma experiência mais agradável.

  

Pensamentos Finais  

Muitos nômades digitais estão migrando para a Coreia do Sul devido à sua sociedade moderna e singularidade cultural. Esperamos que nosso guia para solicitar um visto coreano ajude a garantir que o processo ocorra sem problemas, especialmente com a ajuda de uma empresa de tradução coreana confiável, garantindo que os documentos traduzidos sejam precisos e certificados. 

Há muitos lugares na Coréia que poucos turistas vão e, além de se gabar, quando você volta ao seu país, pode mudar sua perspectiva sobre muitas coisas sobre cultura e sociedade. Então vá e aproveite ao máximo!

button
Sair da versão mobile