Fora da Zona de Conforto

Roteiro Perfeito de 1 Dia em Amã na Jordânia com Principais Atrações

A maioria dos turistas visita a Jordânia e vai apenas para Petra ou o deserto de Wadi Rum, e com razão, pois são experiências incríveis, no entanto, parar em Amã por um dia torna a viagem muito satisfatória. A ‘cidade branca’ é tão antiga quanto o próprio tempo e tem uma história imensa que se estende pelas muitas colinas onde está situada.

Pitoresca em muitos pontos da cidade, Amã atrai visitantes internacionais através de sua cultura, história e, nos últimos tempos, seu crescente lado artístico, há realmente algo para todos. Este roteiro de um dia em Amã contém todas as informações que você precisa para aproveitar ao máximo sua estadia na capital jordaniana. Alguns destaques notáveis que serão abordados sobre as melhores coisas para fazer em Amã são:

   1. Aprender sobre a história antiga da cidade branca

Como Amã compreende muitas colinas íngremes, pode ser difícil visitar todos os diferentes pontos de referência a pé em um dia, devido às múltiplas subidas no calor do Oriente Médio. É aconselhável pegar um táxi até a cidadela para começar o dia explorando, pois ela fica na colina mais alta de Amã, ‘Jebel Al Qala’a’. Você pode então descer em direção ao Teatro Romano e ao centro da cidade.

   2. Cidadela

A posição da Cidadela domina o horizonte de Amã, reafirmando o seu simbolismo antigo e a grande história que remonta às muitas civilizações às quais sobreviveu. A partir de hoje, o local da Cidadela abriga muitas ruínas antigas, dando uma ideia dos tempos históricos.

Estes incluem o Palácio Umayyad, a Igreja Bizantina e o Templo de Hércules em todo o grande sítio arqueológico que se estende por vários hectares. As ruínas estão bem preservadas considerando a idade do local, com alguns dos incríveis arcos ainda de pé. Uma coisa legal de fazer é ficar embaixo de um dos arcos para perceber a escala das ruínas.

Da Cidadela, você pode experimentar incríveis vistas panorâmicas de Amã, incluindo uma vista panorâmica do Teatro Romano, criando um momento especial. A taxa de entrada é de 3 dinares jordanianos ou gratuita se você tiver adquirido um Jordan Pass. Planeje passar uma ou duas horas no local para apreciar plenamente o significado histórico do lugar.

Há também um café no local, caso queira experimentar alguns pratos locais com vista a recordar. Recomenda-se visitar a Cidadela de manhã cedo para evitar o calor do meio-dia.

Amman Jordan One Day itinerary

   3. Museu Arqueológico da Jordânia

Enquanto estiver no sítio da Cidadela, é recomendável que você faça uma visita ao Museu Arqueológico da Jordânia, pois está incluído em parte do seu ingresso. Dentro do Museu você encontrará uma coleção impressionante de artefatos que abrangem as muitas civilizações que controlaram historicamente a Jordânia. Estes incluem cerâmica, estátuas originais, joias e túmulos. O museu está ordenado cronologicamente e todos os artefatos possuem informações exibidas em inglês e árabe.

Uma das exposições mais notáveis dentro do museu são as ‘estátuas de Ain Ghazal’, que datam de 9.000 anos e são consideradas uma das figuras mais antigas que representam a forma humana. Eles têm forma abstrata e resistiram notavelmente ao teste do tempo para ainda mostrar suas características únicas até hoje.

O horário de funcionamento é das 8h às 19h durante o verão, o que significa que qualquer que seja o horário em que você visitar o local da Cidadela, você terá a oportunidade de aprender sobre a história de Amã.

   4. Teatro Romano

A parada final na viagem histórica ao passado da Jordânia é o famoso Teatro Romano, que remonta a mais de dois mil anos. As ruínas estão esculpidas na rocha da colina Jabal Jofeh, que é um tema comum em destaques históricos da Jordânia.

Ao sair da Cidadela para o centro da cidade, você não pode perder o anfiteatro, que ocupa o centro das atenções em meio à agitação do centro da cidade. A taxa de entrada custa 2 dinares jordanianos, ou gratuita se você tiver adquirido um Jordan Pass (opção recomendada), e o horário de funcionamento é das 8h às 18h durante o verão.

Depois de entrar no Teatro Romano, você poderá explorá-lo como quiser. Subir ao topo da Cávea é uma das melhores coisas a fazer durante a sua viagem ao antigo marco, pois oferece vistas deslumbrantes do centro da cidade. Se quiser saber mais sobre a grande história do Império Romano, dirija-se aos dois museus no local, onde poderá encontrar artefatos culturais, dando uma ideia da vida há dois mil anos.

   5. Se envolver no lado artístico de Amã

AAmã é conhecida pelo seu significado histórico e tradições culturais, no entanto, um lado artístico da cidade está agora a florescer à medida que murais de arte de rua e galerias de arte contemporânea estão a surgir por toda a cidade. As galerias de arte moderna apresentam estilos variados de jordanianos locais e artistas internacionais.

Alguns dos trabalhos em exibição incluem colaborações comunitárias, obras de cerâmica, arte paisagística abstrata e artesanato jordaniano modernizado. Algumas galerias de arte recomendadas em Amã são:

Um belo showroom de arte local e internacional. Há também um terraço com vistas deslumbrantes de Amã.

Funcionários simpáticos e prestativos para lhe mostrar o local e explicar o trabalho de alguns artistas jordanianos locais muito talentosos.

Uma joia escondida perto da Rainbow Street. Pequeno em tamanho, mas exposições fascinantes e um lindo jardim.

Você encontrará oficinas de arte regulares em Amã, o que incentiva a comunidade a se envolver com o crescente fenômeno da arte. A construção de murais de arte de rua também está ganhando popularidade, com muitos locais em Amã agora coloridos e peculiares. Não deixe de conferir a obra-prima ‘A Coluna’ em um edifício entre a Cidadela e o Teatro Romano. Você pode identificá-lo na Cidadela, pois ele se destaca entre os edifícios de cor bege.

   6. Rainbow Street

Ao visitar Amã, você não pode deixar de visitar o ponto turístico mais famoso da cidade, que é a Rainbow Street. A rua colorida e peculiar foi construída como um centro para turistas internacionais, com restaurantes locais e internacionais, lojas e cafés na cobertura. Se você visitar a rua vibrante à noite, ela ganha vida, o que a torna o local perfeito para ver o mundo passar do lado de fora de um dos restaurantes com um shisha ou café.

Experimentar algumas iguarias locais é obrigatório ao explorar a Rainbow Street, e dois dos pratos jordanianos mais recomendados são o falafel e o shawarma. Um restaurante que lhe proporcionará uma experiência autêntica do Médio Oriente é o ‘Al-Quds’, uma empresa local estabelecida, que funciona há mais de meio século. Você pode pegar um sanduíche de falafel por apenas 1 dinar jordaniano, sendo um ótimo lanche de comida de rua.

   7. Mergulhar no lado cultural da cidade

O centro de Amã abriga a bela ‘Mesquita do Rei Abdullah’, um impressionante local religioso que acomoda até 10.000 fiéis. Fazer uma visita à mesquita é uma ótima maneira de mergulhar na cultura da Jordânia. Se você visitar a mesquita fora do horário de oração, poderá passear por dentro, no entanto, apenas ter um vislumbre da arquitetura deslumbrante do edifício, incluindo sua cúpula azul e vários minaretes, é uma ótima coisa gratuita para fazer.

Se você gosta de fazer compras, então o centro da cidade está repleto de souks (mercados coloridos e vibrantes), que vendem de tudo, desde nozes e vegetais até lembranças e roupas. É muito interessante passear e vivenciar o cotidiano de uma cidade do Oriente Médio.

Porém, esteja avisado, seus sentidos estarão sobrecarregados, pois há caos em cada esquina, mas isso é definitivamente algo que todo visitante de Amã deveria experimentar pelo menos uma vez. Você encontrará o famoso ‘Souk Mango’ (um dos mercados mais antigos de Amã) na estrada que sai do Teatro Romano. Se você visitar um souk em Amã, lembre-se de que negociar um acordo melhor faz parte da cultura árabe, por isso nunca aceite o primeiro preço.

Aí está, um dia cheio de ação em Amã!

Seguir este itinerário certamente lhe proporcionará algumas delícias árabes, ao mergulhar na cultura local do Oriente Médio, em uma cidade que sobreviveu a muitas civilizações e, além disso, ainda possui vestígios antigos para contar a história.

Amã é certamente uma vibração diferente de outros destaques da Jordânia, mas oferece uma experiência de viagem única que abrange seu terreno montanhoso e ruas coloridas. Se você quiser obter uma visão mais aprofundada das histórias por trás dos diferentes pontos de referência, é recomendável reservar um tour privado com um morador local. É hora de ir para o Oriente Médio!

Em resumo, estas são as melhores coisas para fazer em um dia em Amã, na Jordânia:

  1. Visitar a Cidadela;
  2. Conhecer a história da cidade no Teatro Romano;
  3. Visitar o Museu Arqueológico da Jordânia;
  4. Explorar a Rua Arco-Íris;
  5. Apreciar a arte através dos murais de rua e galerias modernas;
  6. Relaxar com um café num café local;
  7. Experimentar a agitação do centro da cidade enquanto compra lembranças.

Caso se interesse em viagens pelo Brasil, recomendo o blog Viajando com Moisés. Com muitas dicas de destinos nacionais incríveis para curtir suas férias!


Tom é um blogueiro de viagens baseado no Reino Unido que fundou a Tom Hentys Travel para ajudar outras pessoas por meio de suas experiências e conhecimentos de suas viagens. Ele visitou 38 países até agora e pretende chegar a 100 durante sua vida. Suas experiências de viagem favoritas incluem visitar Petra, na Jordânia, junto com sua primeira viagem solo, que foi nos Bálcãs. Seu país favorito é a Tailândia. Ele continua a desenvolver seu blog de viagens por meio de networking e criação de conteúdo diariamente.

Sair da versão mobile