Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Melhor Banco Digital Gratuito para Quem Mora na Europa

Você mora na Europa e precisa de um banco Europeu online de graça com muitas vantagens e poucas complicações? Conheça aqui tudo sobre o Banco N26 (meu banco favorito na Europa) e abra uma conta de graça em pouco minutos!

Não é incomum encontrarmos brasileiros (e Europeus) que moram na Europa em busca de bancos para abrir uma conta para poder receber salário, pagar o aluguel, receber pagamentos, depositar, transferir para amigos, e até enviar dinheiro para o Brasil!

Isso ocorre principalmente quando as pessoas acabam de chegar em um país para morar como imigrantes ou expatriados, precisam movimentar seu dinheiro e ainda não têm todos os documentos necessários para enfrentar a burocracia dos bancos tradicionais. 

Felizmente, o avanço da tecnologia possibilitou que muitos bancos online surgissem e resolvessem esse tipo de problema. São os chamados Fintechs! Bancos totalmente digitais, sem agência, e que muitas vezes são totalmente gratuitos. Como o Banco Inter ou Nubank no Brasil. 

 

E então, qual seria o melhor banco online gratuito na Europa com taxas zero!?

Depois de anos morando na Europa em diversos países e lidando com transferências entre eles o tempo todo, acabei descobrindo que o N26 é a melhor opção por lá.

Dito isto é importante eu dizer que o N26 NÃO está patrocinando este post. Eu realmente sou um grande fã do banco e descobri que ele pode ser de grande ajuda para quem vive na Europa. Por isso, eu gostaria de compartilhar um pouco mais da minha experiência.

Na minha opinião, é o N26 pois é o que eu tenho e uso quando estou na Europa. Vou mostrar aqui todas as vantagens que se pode ter com uma conta nesse banco e porque ele pode ser a melhor opção se você vai se mudar para o território europeu.

(Mas para ser totalmente transparente, você e eu ganharemos um pequeno crédito grátis quando você se inscrever com meu link aqui – vou falar um pouco mais sobre isso abaixo)

Inclusive se você já mora na Europa há muito tempo e quer economizar com as taxas bancárias trocando de banco. Afinal, cidadãos e residentes de quase todos os países Europeus (além da União Europeia) podem abrir uma conta bancária com o N26. 

Infelizmente, o N26 não opera no Reino Unido. Então se você mora ou está visitando a Inglaterra, Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte dê uma olhada no Monese, eu falo mais sobre ele ao final do artigo.

Agora, confira todas as minhas impressões sobre o N26!

 

n26 melhor banco europa

 

O que é o N26?

O N26 é um banco alemão, com sede em Berlim, e que atualmente é considerado um dos maiores bancos online de toda a Europa. Ele atua em todos os 27 países da União Europeia (seja da zona do Euro ou não), e também nos países da EFTA (Associação de Livre Comércio Europeu) como a Noruega, Suíça, Liechtenstein e Islândia. 

Mas não é só na Europa. O N26 agora também aceita residentes dos Estados Unidos e em breve, do Brasil! 

O N26 atuava no Reino Unido até o início de 2020, mas deixou o território após o Brexit. Se você precisa de um banco digital gratuito que atue no Reino Unido, o Monese pode ser o certo para você. Leia mais sobre ele ao final do artigo!

 

O que significa “banco totalmente digital” ou “banco tolamente online”?

O banco nasceu em 2016, já operando de maneira completamente online. O que isso quer dizer? Basicamente, você cria a conta e faz todas as operações pelo aplicativo ou pelo site do banco como pagamento de contas e transferências. Não existem pontos físicos do N26. E o atendimento é também feito completamente online.

Por exemplo, mesmo o banco sendo Alemão, eu abri a quando ainda estava no Brasil usando os meus documentos Portugueses. Depois, recebi meu cartão de débito do N26 por correspondência e usei o banco enquanto estava morando na Bélgica, uma vez que nunca precisei ir a uma agência. Assim como o Inter e o Nubank. 

Há quem ainda desconfie desse tipo de banco, principalmente porque trata-se de negócios relativamente novos e que, algumas vezes, não passam muita confiança para os mais céticos. 

Entretanto, posso afirmar, pela minha experiência, que o N26 é um banco bastante confiável. Para se ter uma ideia, a empresa atualmente é avaliada em 2,7 bilhões de dólares. É considerado o banco móvel mais valioso de toda a Europa. Deu pra perceber porque dá pra confiar, né?

 

Principais vantagens do N26

Se você ainda tem dúvidas sobre se deve ou não abrir uma conta no N26, listei aqui uma série de vantagens para levar em conta. Elas são:

  • É um banco gratuito e sem taxas
  • É prático para resolver problemas
  • Funciona em praticamente qualquer país da Europa
  • Funciona 100% online, com pouca burocracia e sem dores de cabeça com papelada

Vou falar separadamente sobre cada uma dessas vantagens abaixo.

 

 

O N26 é um banco digital gratuito para usar na Europa…e até no mundo

Talvez a principal vantagem do N26 seja essa, ele é um banco online gratuito. Aliás, até existem opções de contas pagas, se você quiser ainda mais vantagens. Porém, na conta gratuita você pode fazer todas as operações básica: transferir dinheiro, sacar em caixas eletrônicos até 5 vezes por dia sem nenhuma taxa e ter direito a um cartão de débito Mastercard aceito em todo o continente. 

Vale ressaltar que mesmo as operações pagas do N26, como a transferências de dinheiro para outros continentes, possuem taxas mais baixas do que os bancos convencionais na Europa. Inclusive, o banco é parceiro do Wise (antiga TransferWise), o que facilita muito sua vida se você quiser enviar ou receber dinheiro do Brasil.

Se quiser saber mais sobre como economizar com transferências internacionais, dê uma olhada no meu artigo com as 5 formas mais baratas de receber e transferir dinheiro para o exterior.

 

O banco N26 é prático e fácil para resolver problemas 

Qualquer um que já teve conta em um banco mais “tradicional” sabe do que eu estou falando. Uma das maiores dores de cabeça é quando te fazem esperar por atendimento em filas intermináveis, não é? Bom, por razões óbvias, isso não é algo que posso reclamar do N26. 

Todo o serviço de atendimento deles, seja por e-mail ou pelo atendimento do próprio site, é feito de maneira rápida e atenciosa. O banco realmente investe nessa relação com você para que isso seja um diferencial. 

Para mim, isso tem dado muito certo. E se você pesquisar em fóruns e opiniões na internet, vai perceber que esse é realmente um dos pontos positivos do banco.

 

O N26 está disponível para cidadãos e residentes em praticamente qualquer país da Europa… e agora também EUA!

Morar na Europa traz uma série de vantagens, principalmente por conta da moeda, o Euro, que abrange a maior parte dos principais países (25 países usam o Euro). Isso acaba se estendendo a contas em bancos online, como é o caso do N26.

Porém, mesmo que o país não use o Euro, como no caso da Suécia e Dinamarca, ainda é possível usar o N26 para fazer as suas transações bancárias e enviar dinheiro para outros países Europeus por conta do sistema SEPA (Área Única de Pagamentos Europeia). 

Fazer transferências de dinheiro usando o SEPA é como fazer transferências dentro do Brasil usando uma TED. Tudo o que você precisa é o número IBAN da conta da outra pessoa com a qual você quer fazer a transferência. E se você tem uma conta em qualquer banco Europeu dentro do sistema SEPA (36 países fazem parte), você tem um número IBAN.

Ou seja, eu morando na Bélgica usando Euros, conseguia transferir dinheiro para o meu amigo na Suécia, que usa Coroas Suecas, via o banco N26 que é Alemão, sem taxa extra alguma!

O N26 atua para cidadãos dos seguintes países na Europa:

  • Áustria 
  • Bélgica
  • Dinamarca
  • Eslováquia 
  • Eslovênia 
  • Espanha
  • Estônia 
  • Finlândia 
  • França 
  • Grécia 
  • Islândia 
  • Irlanda 
  • Itália 
  • Liechtenstein 
  • Luxemburgo
  • Holanda 
  • Noruega 
  • Polônia 
  • Portugal,
  • Suécia 
  • Suíça
  • E agora também nos Estados Unidos! (não é na Europa, mas é uma exceção que vale a pena)

Como você pôde perceber, o N26 abrange a maior parte da Europa. E isso significa que, não importa qual desses países você more, é sempre possível criar uma conta e obter todas as vantagens o banco.

Vale lembrar que você pode ter que ser um cidadão ou residente de algum país da lista acima para abrir uma conta, mas como um banco normal, você pode usar seu cartão de débito e seu sistema de banco online para suas operações bancárias, não importa em que lugar você esteja.

 

O N26 funciona 100% online, com pouca burocracia e sem dores de cabeça com papelada

Outra grande dor de cabeça que os bancos normalmente nos dão é a burocracia. Muitos documentos, muitos comprovantes e muito tempo esperando. Com o N26, isso tudo é muito facilitado.

A abertura da conta, além de ser totalmente online, é um processo relativamente simples. (Mais adiante vou dar um passo a passo de como abrir uma conta no N26)

Ah, e você também não precisa apresentar nenhum tipo de comprovativo de renda. O que é ótimo, principalmente para quem está iniciando a vida em outro país.

 

Como conseguir um bônus de 5€  ao abrir uma conta no N26

Basta usar o meu link clicando aqui.

Para ganhar os 5 euros, você só precisa abrir uma conta, ativar seu cartão N26 e fazer uma compra qualificada antes de 30 de Junho de 2021.

 

 

Brasileiros podem criar uma conta no N26?

Sim, desde que você tenha um comprovante de endereço em um dos países em que o banco atua. Porém, se você for brasileiro, mas tiver cidadania europeia, basta apresentar seu passaporte ou documento do país em que você mora (autorização de residência de, no mínimo, um ano).

Ou seja, nesses casos, não é necessário apresentar um comprovante de endereço. Isso acaba sendo uma grande vantagem para quem acabou de se mudar e ainda não tem residência fixa, ou para quem está prestes a se mudar.

O N26 infelizmente ainda não atua no Brasil, mas há previsão que o N26 comece a oferecer contas bancárias no Brasil e breve.

 

Passo a passo para criar uma conta gratuita no N26

Vou dar abaixo uma visão geral de cada passo que você precisa dar para abrir uma conta (e com screenshots!).

Os passos são:

  1. Verifique se você se encaixa nas condições
  2. Baixe o App
  3. Insira seus dados
  4. Confirme os dados através de videochamada
  5. Selecione o tipo de conta
  6. Ative a conta

Vou falar mais profundamente sobre cada um desses passos para que você possa segui-los da maneira correta.

 

    1. Verifique se você se encaixa nas condições

Antes de mais nada, é importante verificar se você se encaixa em ao menos uma das condições para que possa ter uma conta no N26. Elas são:

  • Ter um comprovante de endereço dentro da União Europeia 
  • Ter passaporte europeu (de algum dos países em que o N26 atua)
  • Possuir cartão de residência europeu com pelo menos um ano de validade

 

    2. Baixe o App

Este é um passo bastante simples. Basta baixar o aplicativo do N26 em seu smartphone através da App Store ou da Google Play. Depois disso, é só instalar.

 

    3. Insira seus dados

Assim que você abrir o aplicativo do N26 pela primeira vez, você terá que preencher uma série de dados para que você comece a criar a sua conta. Aqui estão os dados:

  • Nome completo
  • Endereço
  • Passaporte
  • Cartão de Residência europeu com um ano de validade
  • E-mail
  • Número de telefone
  • País de nascimento
  • Nacionalidade

Depois de inserir todos esses dados, basta seguir para o seguinte e esperar pela confirmação.

 

    4. Confirme os dados através de videochamada

O próprio aplicativo vai te dar a opção de fazer a videochamada com um funcionário do banco. Ela serve para que você comprove que é você mesmo e que seu documento é válido.

A chamada é feita totalmente em inglês, mas é rápida e muito tranquila. Então não precisa ter medo, mesmo que você não fale muito bem inglês.  

Ah, vale ressaltar que se a sua opção for passaporte, vai ser necessário tirar uma foto dele, uma selfie sua ao lado dele e confirmar a localização do seu dispositivo. Por isso, minha recomendação é que você faça diretamente com o cartão de residência, que torna as coisas muito mais fáceis.

 

    5. Selecione o tipo de conta do N26

Depois de tudo confirmado, você poderá escolher o tipo de conta do N26 que quer usar. A minha recomendação é que você use a conta padrão gratuita, que não possui nenhum gasto e cobre totalmente as suas necessidades. É essa que eu uso e me serve muito bem.

As contas disponíveis são:

N26 – Gratuita

N26 You – € 9,90 por mês

N26 Metal – € 16,90 por mês

N26 Business –  Feita para quem possui um negócio próprio. Existem diversas opções desse tipo de conta, pagas e gratuitas.

As principais vantagens das contas que são pagas tem a ver com seguros viagem, número de saques gratuitos em caixa eletrônicos, e com um atendimento exclusivo. Na minha opinião, não vale a pena o preço, até porque a conta gratuita possui um bom atendimento.

 

    6. Ative sua conta no N26 e espere pelo seu cartão de débito

Quando tudo estiver definido, um código irá chegar para você através de um SMS. Basta inserir esse código no campo indicado no aplicativo e pronto. Sua conta do N26 já está pronta para ser usada!

Você pode começar a transferir dinheiro assim que sua conta estiver ativada, mas lembre-se de que precisará aguardar entre 7 e 10 dias para que seu cartão de débito físico chegue pelo correio.

 

 

Pontos negativos do N26

Apesar de eu considerar o N26 o melhor banco gratuito e online da Europa, é claro que ele também possui seus pontos negativos. Vou falar um pouco sobre alguns deles para que você entenda melhor.

 

N26 não atua no Brasil

Talvez esse seja o maior problema para quem planeja se mudar para a Europa, mas ainda não tem tudo planejado. Por outro lado, as coisas são muito facilitadas uma vez que você possui um endereço na Europa, ou um cartão de residência.

Lembrando que se você tiver um passaporte Europeu, você pode abrir a conta no N26 do Brasil mesmo!

 

Não tem versão em português

O N26 infelizmente não possui nenhuma versão em português. Isso significa que você precisa entender pelo menos o básico de inglês para utilizar todas as funções do aplicativo. Não acredito que seja algo muito preocupante. 

Por possuir uma interface bastante intuitiva, o N26 é fácil de usar e você se acostuma. Se você preferir, também há versões em espanhol do N26.

 

Não é possível depositar dinheiro fisicamente o N26

Apesar de isso não ser o maior problema do mundo hoje em dia, pode acabar se tornando uma questão chata, principalmente se você tem muito dinheiro em espécie que queira depositar. 

O caminho mais rápido é depositar esse dinheiro em qualquer outra conta de um conhecido e depois transferir para a sua conta do N26. 

No entanto, o N26 funciona muito bem com pagamentos de depósito direto (Eu usava o N26 para receber salário do meu programa de trainee da União Europeia

 

O N26 não tem cartão de crédito 

Não é uma prioridade de todos, mas há quem se interesse em ter um cartão de crédito na Europa. Se esse for o seu caso, infelizmente vai ter que procurar outro banco, já que o N26 não oferece essa opção.

 

 

Afinal, vale mesmo a pena abrir uma conta no N26?

No geral, eu acredito que essas desvantagens que eu listei acima não fazem com que alguém desista de abrir uma conta no N26. Isso porque são apenas pequenos problemas que afetam alguns grupos específicos e que não se tornam grandes empecilhos para sua vida na Europa.

Portanto, em resumo, posso afirmar que vale a pena sim abrir uma conta no N26. Eu mesmo ando muito satisfeito com a minha!

 

Melhor Banco Digital Gratuito para Moradores do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte)

 

O Monese, assim como o N26, é um banco digital gratuito e bem simples de ser utilizado. Com ele, é possível abrir uma conta de forma totalmente online e sem pagar nada. O Monese também conta com um aplicativo bem estruturado para que os usuários realizem as suas transações sem preocupações. Abaixo é possível ver os planos disponíveis no Monese, e o plano gratuito seria um bom substituto para o N26 no Reino Unido. 

 

 

Resumindo…

Para que você se lembre de todos os tópicos que abordamos sobre o melhor banco online gratuito para quem mora na Europa, eles foram:

  • O que é o N26?
  • O que significa “banco totalmente digital” ou “banco tolamente online”?
  • Principais vantagens do N26
  • Pontos negativos do N26
  • Brasileiros podem criar uma conta no N26?
  • Passo a passo para criar uma conta no N26
  • Afinal, vale mesmo a pena abrir uma conta no N26?
  • Melhor banco digital gratuito para moradores do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte)

 

Vai mudar ou já mora na Europa? Não se esqueça de um seguro de saúde internacional para te cobrir por lá!

 

Caso você esteja de mudança para Europa ou já mora por lá e esteja em busca de um seguro internacional de saúde para emigrantes ou expatriados, o meu artigo com os 5 melhores seguros de saúde internacionais para expatriados e imigrantes pode te ajudar.

 

Concluindo…

Quando você pretende se mudar para a Europa, não importa qual seja o país, é importante pensar em todos os detalhes quando se trata do seu dinheiro. E o banco no qual você vai confiar é de extrema importância.

O surgimento de bancos como o N26 representa uma revolução no modo como gerimos nossa vida financeira, mas é sempre importante sabermos como lidar com eles antes de abrirmos uma conta.

De qualquer forma, o N26 não serve somente para aqueles que estejam de mudança para a Europa (e agora Estados Unidos). Ele também serve para aqueles que já morem na Europa há muito tempo e estejam procurando um banco digital sem taxas para economizar. Então vale conferir! 

E aí, gostou de conhecer o N26? Ficou com alguma dúvida ou tem algum comentário a respeito desse banco? Ou qualquer outra dúvida sobre se mudar para a Europa ou para outro continente? Então deixa aqui. Estou sempre pronto pra responder e tirar suas dúvidas!

button
Sair da versão mobile