Ícone do site Fora da Zona de Conforto

7 Melhores Seguros Saúde p/ Estudantes Internacionais na Espanha

Você sonha em estudar na Espanha e vivenciar a rica cultura local em um intercâmbio? Sabia que o seu visto de estudante espanhol pode ser negado por conta do seu seguro de saúde? Tem dúvidas sobre quais são as melhores opções de seguros para um curso de longa duração no exterior? Ou mesmo um curso de curto prazo? Dê uma olhada abaixo e encontre todas as respostas nesse artigo!

Quando você está planejando a sua viagem para estudar no exterior, contratar um seguro de saúde muitas vezes acaba ficando por último na sua lista de tarefas. 

Mas saiba que essa etapa é essencial para garantir uma experiência segura e agradável durante o seu intercâmbio. Além disso, um bom seguro é um requisito para obter o seu visto de estudante! 

Pensando nisso, fiz essa lista com os melhores seguros para estudantes na Espanha, junto com algumas informações que acho importante que todo estudante na Europa saiba. 

Continue lendo! 

 

7 Melhores Seguros Saúde Internacional para Estudar na Espanha

 

Os estudantes internacionais na Espanha precisam de seguro de saúde?

Sempre acho importante ressaltar que o principal objetivo de contratar um seguro de saúde é ter uma garantia de cobertura caso você precise de algum atendimento médico no seu novo país de residência. 

Porém, existem muitos outros motivos para obter o seu seguro antes da sua viagem (sim, antes!). Um dos principais é que é obrigatório ter um seguro de saúde para entrar na Espanha já que ela faz parte do Espaço Schengen.

Os requisitos de entrada e seguro de saúde para a Europa podem parecer um pouco complicados, pois alguns países europeus não exigem seguro de saúde para seus visitantes. Mas todos os países que compõem o Espaço Schengen têm essa exigência.

Assim como grande parte da Europa, a Espanha faz parte desse acordo. Por isso, é muito importante ficar atento às regras sobre esses seguros na hora de contratar a sua cobertura. 

Abaixo explico um pouco melhor sobre o que é esse tratado, porém, é importante você saber que: apesar de nem sempre ser revistado pelos fiscais, é sempre possível que eles peçam o comprovante do seu seguro na imigração assim que você desembarcar. 

Por isso, eu recomendo altamente que você contrate um seguro e tenha esse comprovante em mãos ao embarcar para a sua viagem. 

 

Afinal, o que é o Espaço de Schengen? 

O Acordo de Schengen, também chamado de Tratado ou Espaço Schengen, é um acordo para garantir a livre circulação de pessoas entre países participantes. Resumindo, não existe uma fiscalização entre as fronteiras dos países. 

Para os turistas brasileiros, não é necessário um visto para viajar entre os países desse acordo por até 90 dias, basta ter em mãos um passaporte e um seguro de saúde com a cobertura mínima estipulada. 

 

Quais são os requisitos de um seguro internacional para estudantes na Espanha?

Sua apólice de seguro deve:

  • Ter uma cobertura mínima de 30 mil euros
  • Deve ter vigência para todo o período de residência no país
  • Deve cobrir repatriação médica e funerária
  • A seguradora deve possuir cobertura para todo o território da Espanha
  • Não são válidos seguros que funcionam com sistema de reembolso ou franquia

Atenção: SEMPRE verifique com a sua instituição de ensino quais são os requisitos internos para seguros. Algumas instituições podem exigir coberturas maiores do que o mínimo exigido dentro do Espaço Schengen.

Requisitos adicionais feitos pela sua instituição de ensino como esse podem ser cruciais para a aceitação ou recusa do seu visto de estudante, por isso fique atento e entre em contato com a instituição em caso de dúvidas. 

 

Quem pode usar os planos de seguro de saúde para estudantes internacionais listados abaixo?

As companhias de seguro que recomendo abaixo são para estudantes que vivem ou desejam viver na Espanha, mas também funcionam se você deseja se tornar um expatriado, imigrante, trabalhador ou nômade digital na maioria dos outros lugares do mundo. Essa companhias atendem cidadãos:

  • Canadenses
  • Americanos
  • Brasileiros
  • Australianos
  • De toda a União Europeia (Português, Francês, Alemão, Holandês, Espanhol, Polaco, Belga, Sueco) 
  • Argentinos
  • Neozelandeses
  • E para cidadãos de quase qualquer outro país 

 

Além de estudantes que residem na Espanha, essas companhias também atendem aqueles que residem no:

  • Canadá
  • Estados Unidos
  • Japão
  • Austrália
  • Europa
  • E para os estudantes que vivem em quase qualquer outro país do mundo 

Como um todo, as empresas e planos que eu recomendo são internacionais, ou seja, podem ser utilizados em praticamente (com algumas exceções) qualquer país do mundo, por cidadãos de qualquer origem. 

Quais são os 7 melhores planos de seguros de saúde para intercambistas estudantes na Espanha?

A busca do seguro de saúde internacional ideal para você pode ser estressante. Para tornar essa experiência mais fácil, eu fiz uma lista detalhada sobre algumas empresas de seguros que eu recomendo. Além disso, após essa lista você encontra uma tabela com algumas informações adicionais que você pode usar para comparar todos os planos.

Como sempre, eu aconselho que você faça um rápido orçamento online com todas as empresas listadas abaixo. Apesar dessa atividade tomar certo tempo, no final você pode acabar economizando um bom dinheiro. 

Ateção: todas as empresas que eu recomendo abaixo são internacionais. Caso você prefira uma empresa brasileira, confira a  Seguros Promo e a Real Seguros. Eu falo mais sobre elas no final do artigo. 

 

   1. Student Health Advantage pela IMG

A IMG é uma empresa que possui uma grande variedade de planos para estudantes internacionais e expatriados. 

São 3 planos voltados totalmente para as exigências de um estudante vivendo em outro país. Porém, 1 deles é pensado exclusivamente para alunos estrangeiros que planejam estudar nos Estados Unidos. Então, vou falar apenas sobre os dois que você pode usar enquanto estuda na Espanha abaixo.

 

 

Plano IMG #1: Student Health Advantage 

Esse plano foi formulado especialmente para estudantes internacionais. Por isso, ele provavelmente atende a todas as exigências da sua instituição de ensino (mas sempre recomendamos confirmar isso diretamente com a sua escola!). 

Alguns dos diferenciais dessa opção é que ele possui algumas coberturas que muitos outros planos não possuem. Como cuidados de maternidade, transtornos mentais e condições pré-existentes. 

Esse plano da IMG também possui cobertura para tratamentos de COVID-19, assim como qualquer outra doença e lesão sujeitas aos termos da sua apólice. 

 

Plano IMG #2: Student Health Advantage Platinum

Esse é um plano bem similar ao citado acima, mas com um grande diferencial. O plano Platinum oferece o dobro da cobertura máxima do seu plano usual, são $1.000.000 garantidos em cobertura. 

 

Pontos positivos sobre os seguros de estudantes da IMG:

  • São planejados especialmente para as necessidades dos estudantes
  • Possuem atendimento 24 horas por dia
  • Cobrem COVID-19 e consultas de telemedicina
  • Oferecem os seus serviços para alunos de todas as nacionalidades

 

Pontos negativos sobre os seguros de estudantes da IMG:

  • Para alguns planos contratados, existe um período de espera de 1 ano para cobertura de doenças já existentes

 

 

 

   2. Cigna Global – Seguro de Saúde para Estudantes Internacionais


Uma das maiores seguradoras de saúde do mercado é a Cigna Global. Eles oferecem planos variados para viajantes, expatriados e estudantes internacionais. 

Embora eles não tenham planos feitos especificamente para estudantes, a maioria de seus planos podem cobrir estudantes e seriam aceitos pela maioria da universidades e escolas. São 3 principais opções de planos: Silver, Gold, e Platinum. Todos eles são planos válidos na Espanha, e também no resto do mundo (caso queira ser coberto nos EUA é preciso pagar por uma apólice mais cara).

Veja abaixo uma tabela comparativa com mais informações sobre cada plano:

 

 

A Cigna possui planos flexíveis. Então caso você queira adicionar alguma cobertura no seu plano (como tratamentos oftalmológicos e dentários) é realmente simples requisitar essas mudanças. 

Outra vantagem da Cigna é que eles possuem uma política de pagamento flexibilizada com diversas opções de pagamentos mensais, trimestrais ou anuais. 

 

Pontos positivos sobre o seguro saúde internacional para Estudantes da Cigna Global:

  • Possuem um atendimento rápido – segundo a própria empresa 95% dos pedidos de reembolso são finalizados em 10 dias
  • Assistência ao cliente 24 horas, 7 dias por semana
  • Centro de ajuda online com uma lista de mais de 3.000 hospitais
  • Parceria com mais de 1,65 milhões de hospitais, clínicas, especialistas e médicos espalhados ao redor do mundo 

 

Pontos negativos do seguro internacional de saúde para Estudantes da Cigna Global:

  • O plano básico da empresa não oferece cobertura para cuidados pré-natais e pós-natais

 

 

   3. Now Health International

A Now Health International é uma escolha de primeira linha, sendo líder mundial no mercado internacional de seguros com a missão de oferecer serviços satisfatórios, acessíveis e eficientes.

Com um atendimento diferenciado, a Now Health International se destaca como uma excelente opção para obtenção de um plano, pois todas as informações necessárias são fornecidas com rapidez e clareza.

Reconhecendo a singularidade da vida diária de cada estudante internacional, a Now Health International oferece planos personalizáveis para enfrentar todos os desafios e atender às necessidades de seus clientes.

 

 

O que eu gosto nos seguros para estudante Now Health International:

  • Informações claras e atendimento ao cliente 24/7
  • Cobertura em mais de 190 países e territórios
  • Variadas opções de seguros internacionais e planos personalizáveis 
  • Alguns planos oferecem cobertura de rotinas de maternidade

 

O que eu não gosto nos seguros para estudante Now Health International:

  • Em alguns procedimentos a Now Health funciona com sistema de reembolso
  • Para planos com cobertura de rotina de maternidade é necessário esperar um período de carência de 12 meses para ter acesso a esse benefício

 

   4. Foyer Global Health

Está em busca de uma cobertura básica ou completa? Vai ficar por curto tempo na Espanha ou planeja viver por um longo período? Vai embarcar sozinho ou com a família? 

Seja qual for a sua resposta, tenho certeza que a Foyer Global Health tem um plano que funciona para a sua situação. 

A Foyer tem 3 principais planos, veja abaixo um resumo sobre as coberturas deles:

 

Plano Foyer Global Health #1 – ESSENTIAL

  • Anestésicos, cirurgias e consultas
  • Doenças congênitas até €100.000
  • Dispositivos como marca-passos cardíacos ao serem necessários como medida de resgate
  • Não possuem cobertura para maternidade ou parto

 

Plano Foyer Global Health #2 – SPECIAL 

  • Anestésicos, cirurgias e consultas
  • Doenças congênitas até €150.000
  • Dispositivos e auxiliares como membros artificiais e próteses de até €2.000
  • Até €5.000 de cuidados de maternidade e parto (com um período de espera de 10 meses)

   

Plano Foyer Global Health #3 – EXCLUSIVE

  • Anestésicos, cirurgias e consultas
  • Dispositivos e auxiliares ilimitados
  • Cobertura para doenças congênitas até €200.000
  • Até €20.000 em cuidados de maternidade, parto, serviços de parteira ou enfermagem em hospital (com um período de espera de 10 meses)

 

Pontos positivos nos planos Foyer Global Health:

  • Todos os planos da empresa possuem cobertura para tratamentos odontológicos básicos, consultas e cirurgias
  • Possuem atendimento 24 horas por dia com consultores, médicos e especialistas
  • Oferecem serviços de repatriação e evacuação
  • Oferecem suporte médico e aconselhamento para viagens (como vacinações necessárias e preparação de kit de primeiros socorros)

 

Pontos negativos nos planos da Foyer Global Health:

  • No seu plano básico não cobre cuidados pré-natais e pós-natais
  • Seus planos podem ser um pouco mais caros do que alguns dos outros nesta lista

 

   5. WorldTrips (antiga Atlas Travel)

Outra ótima seguradora para estudantes é a HCCMIS. Além dos ótimos seguros de viagem, essa empresa também conta com opções de seguro de saúde internacional bem amigáveis para alunos no exterior. 

Abaixo, você encontra mais detalhes dos 4 níveis de cobertura dos seguros de saúde que essa empresa oferece.

 

 

Plano HCCMIS #1 – StudentSecure Elite

  • Oferece franquias mais baixas e maior cobertura máxima
  • Período de espera de 6 meses para que uma condição pré existente seja coberta
  • Possuem cobertura para esportes em atividades de clube ou intercolegiais
  • Cobertura de responsabilidade pessoal

 

Plano HCCMIS #2 – StudentSecure Select

  • Menor cobertura máxima (e menor custo mensal também)
  • Espera de 6 meses para que uma condição pré-existente esteja coberta
  • Opção de piloto adicional do Crisis Response para resgate 

 

Plano HCCMIS #3 – StudentSecure Budget

  • Período de espera de 12 meses para que uma condição pré existente seja coberta
  • Benefícios de nível médio e franquia mais alta 

 

Plano HCCMIS #4 – StudentSecure Smart

  • Plano mais econômico (com menos benefícios)
  • Franquias mais altas entre todos os planos
  • Apenas cobre condições pré-existentes em seu início agudo
  • Não cobre esportes de clube

Veja abaixo uma comparação entre os 4 planos da HCC StudentSecure (caso queira ver o gráfico completo, basta clicar) 

 

 

Pontos positivos dos planos StudentSecure da HCCMIS:

  • Possuem alguns dos planos mais econômicos citados nessa lista
  • Você tem 4 planos para escolher (e todos eles são feitos especialmente para estudantes)
  • Oferecem um plano de economia caso você queira pagar o valor total com antecedência
  • Oferecem atendimento odontológico de emergência em casos de acidente (de até U$250 por dente e U$500 no total)

 

Pontos negativos dos planos StudentSecure da HCCMIS:

  • Não tem cobertura para condições pré-existentes no plano Smart
  • Em outros planos, possuem um período de espera de 6 meses para cobertura de condições pré-existentes
  • Tirando o plano Elite, não possuem cobertura para vacinas
  • Não possuem cobertura para maternidade e berçário no plano Smart
  • Os planos de baixo custo podem ter franquias altas

 

   6. Seguros Promo

Se você preferir apoiar uma empresa brasileira, a Seguros Promo é outra excelente opção.

Esse portal funciona como uma plataforma que agrega seguros de diferentes empresas, o que pode facilitar na hora de realizar a sua pesquisa pelo seguro de saúde ideal para você. 

Além das diversas opções, outra vantagem é o atendimento ao cliente sempre preparado para esclarecer suas dúvidas e o pagamento que é feito diretamente com a Seguros Promo (evitando assim realizar transferências internacionais). 

Antes de contratar o seu seguro, apenas certifique-se de confirmar com a sua escola ou universidade se eles aceitam o seguro de saúde que você planeja contratar. Dessa forma, você evita possíveis problemas. 

 

 

Pontos positivos dos seguros de saúde internacional da Seguros Promo:

  • Relacionamento ao cliente em português e disponível 24 horas por dia
  • Filtros na plataforma que ajudam na hora de escolher o seu planos
  • Design que facilita a comparação de diferentes planos
  • Muitas opções de seguros de saúde internacionais 

 

Pontos negativos dos seguros de saúde internacional da Seguros Promo:

  • Algumas vezes o preço dos planos podem variar devido ao câmbio vigente
  • A grande variedade de opções pode se tornar confusa

 

Painel de resultados do Seguros Promo

 

   7. Real Seguros

A Real Seguros é outra empresa brasileira e ela funciona de forma bem similar à Seguros Promo. Nessa plataforma é possível pesquisar e comparar diversos seguros de diferentes empresas na busca pelo plano perfeito para você.

Sendo uma empresa nacional, todo relacionamento ao cliente é feito em português e os pagamentos não precisam passar pelas burocracias internacionais.

 

 

Pontos positivos dos seguros saúde internacional da Real Seguros:

  • Preços justos e uma grande variedade de opções
  • É possível adicionar cobertura de assistência dental para emergências
  • Cobrem translado para o Brasil se não houver condições físicas para continuar na Espanha
  • Desde que receitadas, cobrem despesas farmacêuticas

 

Pontos negativos dos seguros de saúde internacional da Real Seguros:

  • Não possuem cobertura para maternidade e gravidez
  • Algumas opções não cobrem doenças pré-existentes

 

 

 

3 Empresas de seguro de saúde internacional “bônus” que também podem ser usadas por estudantes na Espanha

Essas duas empresas citadas abaixo não oferecem seguros de saúde planejados especificamente para estudantes internacionais. Porém, ambas oferecem seguros de saúde internacionais bem abrangentes que (muito provavelmente) serão aceitos na sua instituição de ensino.

Sendo assim, aqui fica o meu conselho: faça uma cotação nessas duas empresas abaixo e compare com as outras opções listadas acima. Caso uma dessas duas ofereçam uma cobertura melhor ou com preço inferior às outras, verifique diretamente com a sua instituição de ensino se esse plano é aceito como comprovação de cobertura.

Caso eles confirmem, essa pode ser uma oportunidade de economizar algum dinheiro antes da sua nova aventura!

 

  – Diplomat Long Term e Diplomat International da Global Underwriters

A Global Underwriters oferece boas opções de seguros de saúde internacionais para diversos tipos de viajantes, entre eles os estudantes internacionais ou de intercâmbio. 

Eu sempre recomendo dois planos da GU para estudantes na Espanha. Eles são o Diplomat Long Term e o Diplomat International. 

 

 

 

Pontos positivos dos planos do Global Underwriters:

  • Os planos de estudantes possuem cobertura para evacuações médicas, repatriação de restos mortais e odontologia de emergência
  • Oferecem cobertura relacionada a viagens em caso de perda de bagagem ou interrupção de viagem
  • Ambos os planos possuem cobertura de até U$ 1.000.000
  • A Global Underwriters tem atendimento ao cliente 24/7

 

Pontos negativos dos planos do Global Underwriters:

  • O plano Diplomat Long Term não atende alunos que tenham residência na Austrália e no Irã, assim como em Nova York, Dakota do Sul e Maryland (mas isso não será um problema para você que vai morar na Espanha!)
  • O plano Diplomat International não possui cobertura para Covid-19
  • Os planos da GU podem ser um pouco acima dos valores de outras companhias da lista

 

 

 

  Aetna (adquirida pela Allianz)

A Aetna é uma das maiores seguradoras de saúde no mercado e está entre as mais reconhecidas.  

O seu principal ponto positivo está nos seus planos totalmente flexíveis, com diversas opções de personalizações com base nas suas necessidades. Além disso, eles tem um atendimento ao cliente realmente atencioso e com boas notas de avaliação. 

 

 

Pontos positivos do seguro saúde internacional da Aetna:

  • Estão no mercado há mais de 50 anos
  • Tem serviço de atendimento ao cliente 24 horas por dia, todos os dias da semana
  • Tem planos e coberturas flexíveis e personalizados
  • Já ganharam os prêmios de “Seguradora de Saúde do Ano” e “Melhor Provedor de Seguro Saúde Privado Internacional”
  • Possuem um aplicativo interativo com um sistema de pontos e recompensas que incentiva hábitos saudáveis
  • Grande parte dos seus planos têm cobertura para tratamentos de câncer, repatriação, hospitalizações e evacuações de emergência

 

Pontos negativos do seguro saúde internacional da Aetna:

  • Não deixam claro a cobertura exata dos seus planos no site, sendo necessário entrar em contato com a empresa
  • Não oferecem seguros de viagem, apenas seguros internacionais

 

 

 

   – GeoBlue

A GeoBlue é outra opção que eu recomendo se você está em busca do seu seguro de saúde internacional para cobertura na Espanha. Caso você seja um aventureiro ou curta esportes radicais, essa pode ser uma ótima opção. 

 

 

Pontos positivos do seguro saúde internacional da GeoBlue:

  • Planos realmente adaptáveis e flexíveis
  • Atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana
  • Alguns dos planos possuem cobertura para evacuações, cuidados de maternidade e consultas médicas preventivas
  • É possível contratar um adicional de serviço de oftalmologia e odontologia
  • Cobertura médica máxima ilimitada
  • Cobertura para esportes radicais
  • Não cobra franquias e não possuem taxa de cancelamento com o plano Xplorer 

 

Pontos negativos do seguro saúde internacional da GeoBlue:

  • Eles não atendem residentes de Nova York e Washington (embora isso possa não ser um problema se você mudar sua residência oficial para a Espanha!)
  • Você tem que entrar em contato com um corretor de seguros e falar com ele pessoalmente para obter uma cotação exata (o que é muito chato)

 

 

Tabela comparativa entre os melhores seguros de saúde para estudantes/intercambistas na Espanha

 

IMG Cigna Global Foyer Global Health WorldTrips Global Underwriters Seguros Promo Real Seguros
Cobertura médica máxima $5.000.000 Ilimitada no plano Platinum Não há limites independente do plano. $1,000,000 $1,000,000 Depende do seguro contratado Depende do seguro contratado
Benefício para saúde mental Não especificado Ilimitado por até 90 dias Incluso em todos os planos, com um período de espera de 10 meses Ambulatório: Max. de $50 por dia,$500 sendo o limite somados Sim, mas não há atendimento em português Não especificado Não especificado
Prescrição de medicamentos para internamento 80% das despesas fora da rede ou 100% na rede (EUA) e internacionalmente Não especificado Há cobertura Para medicamentos genéricos: 100% coinsurance

Drogas de marca: 50% coinsurance

Drogas Especiais: Sem cobertura

Sim Há cobertura Há cobertura
Prescrição de Medicamentos em Ambulatoriais 50% dos custos reais 90 dias no máximo por dispensação. Não especificado Não especificado Para medicamentos genéricos: 100% coinsurance

Drogas de marca: 50% coinsurance

Drogas Especiais: Sem cobertura

Sim Sim Sim
Repatriação de restos mortais $25.000, no máximo, ou

$5.000 para cremação

Opcional Opcional $50,000 ou$5,000 para cremação Máximo de $13,500 Sim Sim, apenas em caso de acidentes
Evacuação em caso de emergência $50.000 Opcional Opcional $10.000 Sim, sem limites Não especificado Não especificado
Quarto de hospital Oferecido até a média da diária semi-privada Quarto privado Quarto privado Usual Quarto privado Depende do plano contratado Depende do plano contratado
Terrorismo $50.000 Não especificado Não especificado $100.000
Morte Acidental e Desmembramento (AD & D) soma principal de $25.000 que não está sujeita a dedução. $25.000 para o participante principal; $10.000 para cônjuge participante do plano; $5.000 para filho participante do plano; Limite agregado de $250.000 para o número total de segurados no plano Opcional $25.000 para o participante principal; $10.000 para cônjuge participante do plano; $5.000 para filho participante do plano; Limite agregado de $250.000 para o número total de segurados no plano $13,500, apenas para o plano Care Plus Há cobertura Há cobertura
Emergência Dental $500 por período de cobertura por lesão Opcional Opcional $2,500 Sim, mas deve ser pago em um plano a parte Sim Sim, em casos de emergência 
Maternidade Coberto apenas no plano platinum No plano Platinum,

$14,000/

€11,000/

£9,000

Apenas no plano Especial e Exclusive Dentro dos EUA: Na rede PPO, 80% até o limite de $25.000. Fora da PPO: 60% até o limite de $25.000

Fora dos EUA: 80% até atingir o limite de $25.000. Benefícios reduzidos 25% se a gravidez não for informada nos primeiros 90 dias

Coberto em todos os planos Há planos com cobertura completa Sim, para emergências
Condições pré-existentes limite máximo de $1.500 após um período de espera de 12 meses No plano Platinum,

$39,000/

€30,500/

£25,000

Há cobertura Limite de $250.000 por plano Não especificado Não tem cobertura Há cobertura
Unidade de cuidados intensivos (UTI) Empresa paga 100% depois da franquia ser cumprida No plano Platinum, cobre completamente Há cobertura $50.000 Sim, em todos os planos Há cobertura Há cobertura
Vacinas Não especificado Opcional Apenas no plano Especial e Exclusive $200 Sim, porém é necessário contratar um plano à parte Não especificado Não especificado
Cuidados de rotina para recém-nascido Não especificado Opcional Apenas no plano Especial e Exclusive $750 por recém nascido Sim, mas é necessário contratar um plano à parte Não Não

Worldwide Medical Insurance/ Gráfico de comparação

Parte da tabela é cortesia da Tokio Marine HCC *

 

Tipos de cursos que estudantes internacionais podem fazer na Espanha para obter um visto de estudante

Certo, agora que você já sabe quais são os melhores seguros de saúde para estudantes internacionais na Espanha você já deve saber o que irá estudar no país, certo? Ainda não? Sem problemas, aqui eu listei algumas opções de cursos mais populares para quem se mudar para o país para estudar. Espero que isso te ajude a tomar uma decisão!

 

Cursos de idioma 

A Espanha é um país incrível para aprender idiomas, sendo o principal deles o espanhol. Por ser tão rica culturalmente, você irá mergulhar de cabeça em um local de tradições surpreendentes.  

Porém, o espanhol não é o único idioma falado no país. Você também pode embarcar nessa aventura para aprender catalão, basco, galego e aranês. 

A duração dos cursos de idioma na Espanha variam e podem ser de 1 mês até 1 ano. 

 

Curso de formação profissional

Na Espanha, o ensino médio é dividido em 2 ciclos. Sendo eles, a educação secundária obrigatória, para alunos dos 12 aos 16 anos, e o bachillerato, para alunos dos 16 aos 18 anos. 

Depois de cursar o bachillerato os alunos podem escolher se querem realizar uma formação profissional, ela tem apenas dois anos de duração e dá acesso direto às universidades. Como estrangeiro, você pode se inscrever nesses mesmos cursos e certificações profissionais  

Graduação

Essa não é uma das opções mais populares, isso porque o custo pode ser bem alto. Mesmo as universidades públicas do país são pagas e inclusive costumam ser mais caras para alunos estrangeiros. 

Porém, existem algumas opções de programas e intercâmbios que podem possibilitar que você estude de graça na Espanha, sendo um deles o famoso Programa Erasmus +.

 

Pós-graduação, especialização e MBA

Caso o seu foco seja o desenvolvimento profissional, esses 3 cursos são ótimas opções. Além de estar estudando no exterior, você estará realizando o seu curso em outro idioma, o que é um diferencial incrível para o seu currículo. 

A duração desses cursos pode variar bastante, e em alguns casos é possível trabalhar enquanto você estuda. 

 

Quais são as opções de visto para estudar na Espanha?

Aqueles que estão planejando estudar no exterior precisam estar atentos a todos os detalhes. Entre eles, quais vistos se tem direito e para qual você irá realizar uma aplicação. Na Espanha os tipos mais comuns de visto são o de estudante e de trabalho, já que não é necessário ter visto para visitar o país por até 90 dias.

 

Estudar na Espanha com visto de estudante

Para estudar na Espanha por mais de 90 dias é necessário obter um visto de estudante. A solicitação pode ser feita (provavelmente precisará ser presencial) em qualquer Consulado Geral da Espanha, para isso, pesquise onde se encontra o mais próximo de você. Você irá precisar juntar a sua documentação e apresentar um formulário para solicitação. 

Para estudantes que desejam estudar por mais de 180 dias na Espanha é necessário obter uma permissão especial e ao chegar na Espanha obter uma Autorização de Estância para Estudos.

Mesmo com visto de estudante, é permitido trabalhar até 20 horas semanais na Espanha durante os seus estudos. O que pode ser uma grande vantagem!

 

Estudar na Espanha com visto de trabalho

Para obter um visto de trabalho na Espanha é necessário já ter um contrato de trabalho. Já que é necessário apresentar uma carta da empresa e o contrato de trabalho no Consulado da Espanha no Brasil para requisitar o seu visto. 

Além disso, é necessário uma autorização de residência, mostrando que você terá onde morar durante o tempo que residir no país. Essa autorização deve ser solicitada para a empresa contratante. 

A Espanha tem um sistema que prioriza os trabalhadores locais para evitar o desemprego. Porém, caso as vagas não sejam preenchidas por um trabalhador espanhol a mesma é disponibilizada para um trabalhador estrangeiro. A taxa de emissão do visto de trabalho custa em torno de R$ 367. 

 

Resumindo…

Aqui estão as 7 melhores e mais baratas apólices de seguro saúde para estudantes internacionais na Espanha:

  1. Student Health Advantage da IMG
  2. Seguro saúde internacional para alunos da Cigna Global
  3. Now Health International
  4. Foyer Global Health
  5. Seguro StudentSecure da HCCMIS
  6. Seguros Promo
  7. Real Seguros

 

Concluindo…

Espero poder ter ajudado você a se preparar para a sua aventura no exterior, mas colocando de forma sucinta, tenha certeza de obter um seguro de saúde antes de embarcar e verifique se ele é aceito pela sua instituição de ensino. 

Afinal de contas, você não poderá realizar a sua inscrição na escola/universidade sem a sua apólice. E você com certeza não quer se encontrar em uma emergência tendo que pagar os custos médicos do próprio bolso! 

Caso ainda tenha alguma dúvida com relação às diferentes opções de seguros para estudantes na Espanha, ou sobre viver no exterior em geral, entre em contato comigo pelos comentários. Será um prazer te ajudar nessa jornada!  

button
Sair da versão mobile