Atualizado em por Talita
Famosa pelo flamenco, tapas, futebol, Gaudi, festas e praias espetaculares, há uma infinidade de coisas para fazer na Espanha.
Mas, além das praias, existem vários parques nacionais com cenários naturais únicos e montanhas dramáticas, incluindo vários picos com mais de 3.000 metros.
Uma fusão de culturas conduzidas pela península da África, da Roma antiga e de diferentes religiões torna este caldeirão um dos países mais empolgantes para explorar na Europa.
Índice desta matéria
- 1 Vamos falar sobre o que NÃO fazer na Espanha primeiro
- 2 14 coisas para fazer na Espanha
- 2.1 1. Suba ao pico mais alto da Península Ibérica
- 2.2 2. Pedale pelas aldeias brancas da Andaluzia
- 2.3 3. Veja um rio vermelho na Andaluzia
- 2.4 4. Comemore a Semana Santa em Sevilha
- 2.5 5. Vá a uma partida de futebol em Madrid
- 2.6 6. Festeje com os habitantes locais na Feira de Málaga
- 2.7 7. Faça uma viagem de carro pela Espanha
- 2.8 8. Explore o trabalho de Gaudi em Barcelona
- 2.9 9. Caminhe pelo Caminho de Santiago
- 2.10 10. Caminhe por El Caminito del Rey perto de Málaga
- 2.11 11. Aprenda Flamenco em Sevilha
- 2.12 12. Aprenda a praticar kite surf em Tarifa
- 2.13 13. Visite a Alhambra de Granada
- 2.14 14. Faça um tour de tapas em todos os lugares da Espanha
- 3 Está planejando a sua próxima viagem?
Vamos falar sobre o que NÃO fazer na Espanha primeiro
Infelizmente, a Espanha também é famosa pela tradição da imperdoável “arte” das touradas. Há um grande movimento tentando conter essa atividade antiética na Espanha e, até o momento, os resultados são positivos. De acordo com a PETA, o número de touros mortos em touradas diminuiu 56% em 2019 em comparação com 10 anos antes. Agora, com a pandemia ao longo de 2020 e 2021, essas atividades tiveram um impacto ainda menor, pois os eventos sociais foram altamente restritos.
No entanto, como turista, é tentador experimentar uma apresentação tradicional como esta, ou pelo menos visitar uma praça de touros fora do horário de apresentação. Afinal, é cultura!
A dura verdade, porém, é que se você não quiser apoiar essa atividade, deve evitar completamente as praças de touros. Até que a praça de touros não seja completamente fechada para apresentações, há 100% de chance do seu dinheiro inocente ir direto para apoiar mais touradas.
Felizmente, há muitas coisas éticas a fazer na Espanha para vivenciar sua rica cultura e você está prestes a descobrir muitas delas aqui!
14 coisas para fazer na Espanha
1. Suba ao pico mais alto da Península Ibérica
O Parque Nacional de Sierra Nevada é um dos lugares mais espetaculares para caminhar na Espanha e oferece as melhores trilhas da Andaluzia, senão de todo o país.
O maior de todos os picos é o Mulhacén, o pico mais alto da Península Ibérica e o segundo mais alto da Espanha depois do Teide em Tenerife. Embora seja um pico alto que pode ser feito em muitas caminhadas diferentes de vários dias entre várias aldeias, também é possível fazer uma caminhada de um dia nos meses de verão.
O parque nacional oferece um serviço de ônibus que leva você mais alto do que o permitido para dirigir com um veículo particular, para que você possa caminhar do Mirador de Trevelez e voltar em 4-5 horas. O ônibus irá buscá-lo exatamente 6 horas após o desembarque, o que dá tempo suficiente para um bom almoço no topo e muitas paradas para fotos. Este serviço está disponível apenas no verão, devendo contatar o posto de turismo de Capileira para obter os bilhetes e verificar se o autocarro está em circulação.
A viagem de um dia é possível mesmo se você for novo em caminhadas, mas você deve estar em boa forma física geral. Mas certifique-se de trazer água e comida suficientes. Outras dicas essenciais de caminhada para iniciantes são trazer camadas de roupas, pois as temperaturas podem mudar rapidamente nessa altitude, e certifique-se de usar bons sapatos de caminhada ou botas que você já usou várias vezes antes, para não arriscar bolhas. Mesmo assim, é sempre uma boa dica ter curativos na mochila para uma caminhada dessas.
2. Pedale pelas aldeias brancas da Andaluzia
Para os viajantes aventureiros, explorar as aldeias brancas da Andaluzia de bicicleta é uma experiência incrível. As aldeias são conectadas por estradas de montanha ventosas que exigem que você seja treinado desde o início para este empreendimento.
Os destinos de ciclismo populares são as aldeias em Granada e em torno de Sierra Nevada, onde você pode explorar aldeias como Capileira, Trevelez, Orgiva e Vélez de Benaudalla. Ou você pode ir para as aldeias de Serrania de Ronda em Málaga para destinos como Casares, Gaucín, Jimena de la Frontera, Zahara de La Sierra e Setenil de Las Bodegas.
Os melhores meses para essa aventura são entre outubro a maio, quando o calor não é muito agressivo. Dito isso, você precisa ter cuidado nos meses de janeiro a maio, pois há lagartas processionárias de pinheiros na Espanha onde quer que haja pinheiros neste período. Estas são minúsculas lagartas que andam em linhas de até dois metros de comprimento.
Elas são cobertas por milhões de minúsculos pêlos venenosos que podem causar reações alérgicas graves em contato com a pele. Se você pedalar sobre elas, elas podem girar com as rodas e você pode colocá-las em suas pernas. Portanto, seja cauteloso nesta época do ano para não acertá-las.
3. Veja um rio vermelho na Andaluzia
Se você gosta de sair do normal e explorar destinos naturais peculiares, o Rio Tinto é para você. Acredita-se que o rio vermelho obtenha sua cor da grande quantidade de ferro e metais pesados que fluem das minas próximas. Você provavelmente não vai acreditar antes de ver, mas é realmente muito vermelho!
Há um antigo trem de mineração transformado em trem turístico que leva você da vila de Rio Tinto ao rio vermelho, onde você aprenderá tudo sobre a história da mineração e fará uma parada em vários pontos de interesse, como minas gigantes. Como alternativa, você mesmo pode alugar um carro e dirigir até lá.
4. Comemore a Semana Santa em Sevilha
Uma das celebrações mais dramáticas na Espanha é a celebração da Páscoa, e o lugar para vivê-la é em Sevilha, capital da Andaluzia. As ruas ficam lotadas dia e noite, e intermináveis procissões caminham pelas ruas carregando enormes estátuas do Cristo e de Maria junto com outras personalidades religiosas e Nazarenos (vestidos semelhantes ao Ku Klux Klan) jogando doces para as crianças e uma música dramática e deprimente enche o ar.
Não é a sua celebração regular de Páscoa com ovos de Páscoa e o coelhinho da Páscoa pulando alegremente, mas é realmente uma que você nunca vai esquecer.
5. Vá a uma partida de futebol em Madrid
Nenhuma viagem à Espanha está completa sem ir a um jogo de futebol e nada melhor do que ver o Real Madrid jogando em casa.
O espírito incrível que você vai sentir em uma partida é diferente de tudo e há grandes festas depois dos jogos onde você pode comemorar (se eles ganharem) com outros fãs do Real Madrid.
Você pode comprar ingressos online para o estádio Santiago Bernabéu na capital. Prepare-se para uma experiência como nenhuma outra!
6. Festeje com os habitantes locais na Feira de Málaga
Você sabe que a Espanha é famosa por suas festas e cada cidade e vila tem sua própria feira anual. A de Málaga é uma dos melhores! Prepare-se para dançar nas ruas com os locais e beber vinho doce em copos de plástico rosa com bolinhas brancas.
Há uma área dedicada à feira fora do centro da cidade, mas as ruas da cidade velha de Málaga estarão lotadas de moradores e turistas felizes. Concertos ocorrem ao vivo em praças escondidas que você acidentalmente encontrará ao abrir caminho entre as massas em busca de mais vinho doce. Se acontecer de você estar em Málaga em agosto, certifique-se de verificar as datas.
7. Faça uma viagem de carro pela Espanha
Uma road trip pela Espanha é uma das melhores maneiras de conhecer o país. Dos dramáticos Picos de Europa, no norte, às aldeias caiadas de branco da Andaluzia, no sul. Há tantos lugares incríveis para ver que você provavelmente poderia passar um mês dirigindo.
Alguns lugares que você não deve perder são as incríveis cidades medievais de Segóvia e Toledo, ambas nos arredores de Madrid. Ao longo da costa, você pode fazer a rota clássica de Valência até Málaga.
Mas se você gosta de atividades ao ar livre, certifique-se de não perder os parques naturais como Cazorla, Parque Natural Segura y las Villas em Jaen, Parque Nacional e Natural de Sierra Nevada em Granada e Almeria e Parque Natural de Grazalema em Cadiz. Todos eles têm três coisas em comum. Natureza desconcertante, uma abundância de vida selvagem e uma miríade de encantadoras aldeias caiadas de branco.
8. Explore o trabalho de Gaudi em Barcelona
Uma das melhores coisas para se fazer na Espanha, e definitivamente obrigatória, é uma viagem a Barcelona. O incrível trabalho de Gaudi é algo em que você não vai acreditar, a menos que veja você mesmo.
O marco mais famoso da cidade e da obra de Gaudi é La Sagrada Familia, que mais parece um castelo de areia perfeitamente construído no meio de Barcelona. Mas existem muitos outros exemplos maravilhosos de seu trabalho único usando linhas curvas naturais em sua arquitetura.
Embora Barcelona seja um dos destinos mais caros e com excesso de turismo na Espanha, é um dos lugares que você deve visitar. Mas certifique-se de mostrar respeito aos locais e reservar em um hotel e não em um AirBnB quando estiver lá, para proteger os locais de serem expulsos de suas casas (de acordo com a opinião do autor).
9. Caminhe pelo Caminho de Santiago
A peregrinação mais famosa da Europa é o Caminho que leva a Santiago de Compostela. Esta é sem dúvida uma experiência de mudança de vida e você pode fazer a caminhada de muitos lugares diferentes.
O mais popular é o Camino Francés (Caminho Francês). Começando em Saint Jean Pied de Port, na França, leva 773 quilômetros até Santiago de Compostela. Mas existem rotas que o levam de vários pontos de Portugal e até de Málaga, no sul de Espanha.
Se você está pronto para uma experiência espiritual e de auto-despertar, o Caminho é uma das coisas mais incríveis para se fazer na Espanha.
10. Caminhe por El Caminito del Rey perto de Málaga
Outro passeio que vale a pena é El Caminito del Rey. Essa costumava ser a caminhada mais perigosa do mundo quando o caminho parcialmente destruído, preso a 100 metros de altura em um penhasco vertical no estreito desfiladeiro do Desfiladero de Los Gaitanes, era frequentado por aventureiros de todo o mundo.
Em 2015, o caminho foi reaberto após ter sido fechado para reforma. Agora, você pode caminhar as duas horas que leva pelo desfiladeiro em um caminho novo e seguro construído logo acima do antigo. Você ainda pode ver como costumava ser abaixo de você e há locais de memorial ao longo do caminho para as pessoas que perderam suas vidas lá antes.
Agora é obrigatório usar um capacete e você recebe instruções de segurança antes de poder fazer a caminhada. Os ingressos devem ser comprados com antecedência, pois apenas um número limitado de pessoas tem permissão para entrar no momento. Você pode comprar ingressos em seu site oficial aqui.
11. Aprenda Flamenco em Sevilha
Qual o melhor lugar para aprender Flamenco do que a capital da Andaluzia, Sevilha? A cidade histórica possui algumas das melhores e mais antigas escolas de Flamenco do país. Procure um no bairro de Triana, onde estão situados os melhores. Acredite, há muitas coisas que você não pode perder em Sevilha.
Existem inúmeros bares para praticar suas habilidades de flamenco e interagir com os locais também.
12. Aprenda a praticar kite surf em Tarifa
A costa sul da Espanha é famosa pela imensa quantidade de vento que varre as praias em enormes dunas de areia. Você verá algumas das praias mais surpreendentes da Europa nesta área do país, sem dúvida. Mas é também isso que torna este litoral tão popular entre os surfistas e praticantes de kitesurf.
Se você é o tipo de viajante aventureiro, você deve ir para Tarifa e aprender a praticar kite surf. Existem muitas escolas locais para todos os níveis, onde você pode aprender a navegar e surfar as ondas.
Certifique-se de ter tempo suficiente para os dias em que você não pode praticar, pois o vento é o que decide suas atividades. Muito ou pouco vento pode mudar os planos de suas aulas. Em dias com pouco vento, você pode explorar as praias próximas, como Bolonia, com suas dunas de areia e ruínas romanas.
13. Visite a Alhambra de Granada
Nenhuma visita à Espanha está completa sem visitar o poderoso palácio, fortaleza e jardins de Alhambra em Granada. Esta pode ser uma das maiores heranças mouras da Espanha, com uma longa e dramática história de mudanças de poder entre os mouros e os cristãos.
Situado próximo ao centro histórico de Granada, com a espetacular Sierra Nevada como pano de fundo, não há dúvidas de que esta é uma das atrações mais visitadas da Espanha.
Para visitar a Alhambra, você precisa reservar os ingressos com antecedência. Você pode reservar online aqui.
14. Faça um tour de tapas em todos os lugares da Espanha
Qualquer amante de comidas deve reservar um tour de tapas organizado ou apenas ir em um autoguiado experimentando todos os bares de tapas da cidade em que você está visitando. Há tantos tapas incríveis para experimentar e muitos deles também são vegetarianos.
Se você é vegano ou não come glúten, por outro lado, é um pouco mais complicado, a menos que você esteja nas grandes cidades. Em Madri, por exemplo, você pode encontrar tours organizados de tapas veganas. Em geral, acho que cidades e vilas com um grande número de expatriados e grande influência internacional são melhores para quaisquer restrições alimentares do que as pequenas aldeias tradicionais.
BIO:
Linn Haglund é uma viajante ávida que vive na Costa del Sol, Málaga. Seu amor pelo ar livre a fez ver a falta de bons guias de caminhada para a Andaluzia, então ela o pegou nas próprias mãos e criou o Andaucia Hiking, um blog com foco em guias completos de caminhada, dicas de caminhada e equipamentos.
Está planejando a sua próxima viagem?
Então não se esqueça de adquirir um seguro de viagem! Você não quer ficar na mão caso fique doente e ou sofra um acidente durante suas férias. A Seguros Promo é uma dos maiores agregadores de seguro de viagem do Brasil. Lá você pode comparar preços e planos de diversas empresas de seguro de viagem em um só lugar. Use o cupom OUTCOMF5 para receber 5% de desconto em seu seguro de viagem.
Já reservou o seu hotel ou albergue? Se não, nós recomendamos o Booking.com. Eles têm a maior variedade de hotéis e albergues em todo o mundo. Além disso, na maioria dos casos, você pode cancelar sua reserva sem quaisquer custos até alguns dias antes da data de chegada!
Ainda não comprou a sua passagem aérea e quer economizar? Dê uma olhada no Kayak. Ele é um agregador de passagens que combina vários outros sites de pesquisa de voos para facilitar a comparação de preços e garantir que você esteja obtendo o melhor negócio.
E finalmente, vai precisar alugar um carro para sua viagem? Então confira a RentCars.com. Nela você consegue pesquisar e comparar locadoras de veículos de todo o mundo em um único site. Além disso, com eles dá para pagar em Reais, sem IOF e dividindo em até 12 vezes no cartão.