Planejando uma viagem para as Ilhas Salomão? Se perguntando o que fazer, onde ficar, quais ilhas visitar, como fazer seu itinerário e mais? Leia para saber tudo o que você precisa antes da sua viagem!
As Ilhas Salomão são um lugar especial.
Porque uma viagem para lá te da a chance de:
- Explorar uma nação insular no Pacífico praticamente intocada pelo turismo (as Salomão ficam, de forma consistente, no top 10 de países com o menor número de turistas mundialmente)
- Explorar alguns dos lugares de mergulho mais espetaculares e intocados, para naufrágios e recifes, no mundo
- Viajar pela assustadora história da Segunda Guerra Mundial do país, visitando os muitos locais e relíquias espalhados por todo o território (incluindo monumentos, bunkers abandonados, armas anti-navio, aviões derrubados e mais)
- Visitar vilas polinésias tradicionais, participar em eventos culturais ricos, ver os crocodilos de água salgada, e talvez até ir para a Ilha da Caveira (o local de descanso final para o último dos chefes caçadores de cabeças das Ilhas Salomão)
- Conhecer alguns dos mais amigáveis e receptivos locais que você encontrará em qualquer lugar do mundo (há uma razão pela qual eles se autodenominam “as Ilhas Happi!” ou, “as Ilhas Feliz”)
Dito isto…
O turismo nas Ilhas Salomão ainda está em sua infância. O que significa que as Ilhas Salomão *não* são o lugar mais fácil para viajar.
E embora isso seja certamente uma parte do fascínio para aqueles que optam por fazer uma passagem por aqui…
Também dificulta o planejamento!
Como descobrimos da maneira mais difícil, muitas das informações que você precisa saber simplesmente não foram publicadas online (pelo menos, ainda não!).
Antes de nossa viagem para as Ilhas Salomão, nossas buscas na internet por “o que fazer nas Ilhas Salomão”, “itinerários para as Ilhas Salomão” e “como planejar uma viagem para as Ilhas Salomão” não apresentavam muitos resultados.
Então, agora que tivemos a chance de visitar o país, queríamos compartilhar tudo o que aprendemos para ajudá-lo em sua viagem às Ilhas Salomão.
Vamos lá!
Índice desta matéria
Fatos Rápidos Sobre as Ilhas Salomão
1.1. Onde fica as Ilhas Salomão?
As Ilhas Salomão são um país localizado no sudoeste do Oceano Pacífico.
Está situado a leste de Papua Nova Guiné (perto o suficiente para que você possa pegar um barco entre os dois países) e a várias horas a nordeste da Austrália de avião.
O arquipélago se estende por uma grande área de oceano, cobrindo aproximadamente 28.000 quilômetros quadrados de terra e consistindo de centenas de ilhas.
A capital é Honiara, localizada em Guadalcanal, uma das maiores ilhas do país.
1.2 Quantas ilhas existem nas Ilhas Salomão?
Os cálculos variam, mas as estimativas são de 900 a 1.000 ilhas.
Dessas ilhas, apenas uma parte delas é habitada, com os principais centros populacionais localizados em ilhas maiores como Guadalcanal, Malaita e Nova Geórgia.
1.3 Qual a língua falada nas Ilhas Salomão?
A língua oficial das Ilhas Salomão é o inglês, que serve como língua do governo, da educação (pelo menos na capital Honiara) e dos negócios.
No entanto, o inglês não é a primeira língua da maior parte da população, pois existem dezenas de línguas indígenas faladas nas várias ilhas do arquipélago.
Uma das línguas indígenas mais faladas é o Pijin, que é uma língua crioula derivada do inglês com vocabulário e gramática próprios. Pijin, em vez de inglês, é o que é mais comumente usado como idioma entre diferentes grupos étnicos.
1.4 É seguro visitar as Ilhas Salomão?
Pessoalmente, nos sentimos muito seguros nas Ilhas Salomão.
O crime tende a se concentrar na capital Honiara, na ilha de Guadalcanal. Falaremos mais sobre segurança em Honiara na seção 5.2, abaixo.
Mas em outras partes das Ilhas Salomão, os índices de criminalidade são muito baixos.
1.5 É fácil visitar as Ilhas Salomão?
Depende da sua definição de fácil!
Como eu mencionei na introdução, o turismo na ilha ainda está em crescimento. Enquanto isso é parte do charme das Salomão para muitos visitantes, também significa que não há a mínima infraestrutura para turistas e que sua viagem vai ser um outro dura nesse sentido.
Além do mais, também existe o desafio inicial de planejar a viagem.
Você pode reservar muitos grandes hotéis e resorts online. Mas a maioria das opções de acomodações em conta vão necessitar que você entre em contato por e-mail diretamente.
Você perceberá que tours e atividades nas Ilhas Salomão são muito difíceis de agendar com antecedência, já que a maior parte das opções não foram publicadas em nenhum lugar. Então, você terá que estar confortável com um pouco de espontaneidade quando chegar 🙂
(Nota: Leia a seção 2 abaixo para mais informações importantes e dicas na hora de organizar sua viagem!)
1.6. É caro ir para as Ilhas Salomão?
Devido à falta de turismo e aos baixíssimos salários locais nas Ilhas Salomão, acreditei que não seria um lugar caro para se visitar.
Acontece que eu estava muito, muito errada!
Em geral, o custo de praticamente qualquer atividade ou acomodação “turística” é muito alto.
Existem alguns fatores em jogo aqui, incluindo o fato de que essas atividades/hotéis atendem principalmente a uma população expatriada de trabalhadores humanitários que ganham altos salários ocidentais, aliado a baixa demanda de turistas como nós e o preço exorbitante de combustível e eletricidade.
(Surpresa! As Ilhas Salomão têm a eletricidade mais cara do mundo.)
Isso significa que você definitivamente precisará reservar um dinheiro extra em seu orçamento. Não só para alojamento (que não é barato!), mas também para excursões ou outras atividades. Como grande parte das Ilhas Salomão é tão remota, você ficará limitado no que pode fazer de forma independente.
1.7 Onde eu posso aprender mais sobre as Ilhas Salomão antes da minha visita?
Estou feliz que perguntou! Eu recomendo assistir o episódio “Solomon Islands” de um dos mais canais do Youtube favorito, o Geography Now.
Caso não queira, grande parte do outro conteúdo se concentra na sangrenta história da Segunda Guerra Mundial das Ilhas Salomão.
Se você gosta de filmes de guerra, “The Thin Red Line” é um olhar filosófico sobre a Segunda Guerra Mundial. O filme se passa (e foi filmado) nas Ilhas Salomão.
Caso também não queira, ouvi dizer que a minissérie “The Pacific” fez um ótimo trabalho ao capturar a história de Guadalcanal e outras batalhas ao redor do país.
Como Planejar Sua Viagem Para as Ilhas Salomão
2.1 Como ir para as Ilhas Salomão?
Sua viagem para as Ilhas Salomão provavelmente começará com um voo para Honiara, a capital do país, na ilha de Guadalcanal. Você pode encontrar voos diretos para Honiara de várias cidades da Austrália. Ou, se você estiver tentando voar para as Ilhas Salomão de qualquer outro lugar, provavelmente fará uma conexão em Fiji.
(Observação: em algum momento de 2023, a Solomon Airlines lançará um voo direto de Brisbane, na Austrália, para Munda, um vilarejo tranquilo famoso por ser banhado pela Lagoa Marovo. Fique ligado!)
Aparentemente, também é possível cruzar para as Ilhas Salomão de Bougainville, na Papua Nova Guiné. No entanto, fomos informados de que não há pessoas oficiais nessa fronteira para verificar sua entrada no país. Portanto, prossiga com cuidado aqui. Ocasionalmente, você também pode encontrar pequenos navios de cruzeiro sofisticados ou embarcações de mergulho que param nas Ilhas Salomão.
2.2 Quanto tempo ficar nas Ilhas Salomão?
Aqui não há uma resposta certa.
Nós ficamos cerca de 10 dias, dividindo nosso tempo entre Honiara/Guadalcanal e Munda. Entre essas duas ilhas, sentimos que tivemos tempo suficiente.
No entanto, se você quiser passar mais tempo mergulhando, relaxando na praia ou visitando ilhas adicionais, convém adicionar alguns dias.
Como alternativa, se você pular Honiara e concentrar seu tempo explorando Munda e outras ilhas na Província Ocidental, uma semana pode ser suficiente.
2.3 Quais ilhas visitar nas Ilhas Salomão?
Como mencionei acima, nós dividimos nosso tempo entre as ilhas de Guadalcanal (Honiara) e Munda. Fizemos alguns passeios de um dia para outras ilhas (vamos mencioná-las quando mergulharmos nos destinos abaixo!), mas essas são as duas ilhas em que passamos a noite.
Gostamos muito de Munda, então definitivamente recomendo adicioná-la ao seu itinerário. Principalmente porque realmente oferece tudo o que costuma trazer as pessoas para as Ilhas Salomão: as lagoas turquesas cintilantes, os mergulhos espetaculares, as relíquias e história da Segunda Guerra Mundial, as experiências culturais autênticas…
Se você vai adicionar ou não Guadalcanal à sua viagem, depende de você. Conversaremos um pouco mais sobre isso no tópico “Vale a pena visitar Honiara?” abaixo. (Seção 5.1)
Embora eu não possa falar sobre essas outras ilhas por experiência própria, aqui estão algumas das outras ilhas “comuns” (tanto quanto qualquer experiência turística nas Ilhas Salomão pode ser!) que as pessoas visitam:
- Ghizo (lar de Gizo, a capital da Província Ocidental… não muito longe de Munda e com atrações semelhantes a serem encontradas)
- Malaita (a ilha mais populosa das Ilhas Salomão, conhecida por suas exuberantes florestas tropicais, cachoeiras e vida tradicional de aldeia)
- Tulagi (uma pequena ilha localizada entre Guadalcanal e Malaita, famosa por seus locais de mergulho e da Segunda Guerra Mundial)
2.4 Onde ficar nas Ilhas Salomão?
Veja a seção acima!
Mas para simplificar: eu provavelmente recomendaria, no mínimo, uma noite ou duas em Honiara/Guadalcanal para ver os locais de guerra e memoriais. E então, dividir o resto do seu tempo entre outras ilhas como Munda, Ghizo ou Tulagi.
2.5 O que vestir nas Ilhas Salomão como uma mulher?
Em geral, as mulheres nas Ilhas Salomão tendem a se vestir de um jeito um pouco mais conservador.
A maioria usa saias, embora eu tenha visto alguns shorts largos. No entanto, acho que nunca vi ninguém vestindo uma saia ou short que fosse muito mais do que um ou dois centímetros acima dos joelhos.
Na parte de cima, uma camiseta sem mangas ou uma T-shirt é totalmente ok. Mas decotes ou peitos expostos não são comuns.
Claro, quando você está no hotel, você pode usar o que quiser. Mas essas são apenas algumas das minhas observações e as diretrizes de roupas que segui para poder me vestir com respeito.
2.6 Onde fazer mergulho nas Ilhas Salomão?
Em geral, basicamente qualquer lugar na Lagoa Marovo ou Roviana (perto de Munda, Gizo, etc.) será espetacular. Esta área é conhecida por seus destroços da Segunda Guerra Mundial, muitas vezes submersos em águas rasas e cristalinas. Também há ótimos mergulhos em recifes.
Outra opção de local conhecido para mergulhos em naufrágios é o “Iron Bottom Sound” de Tulagi (chamado assim por sua alta concentração de aviões e navios afundados na Segunda Guerra Mundial).
Observação: no momento da redação deste artigo (junho de 2023), a Tulagi Dive Shop, que funciona em Honiara e levaria você para mergulhar em Tulagi, não está em operação após o fechamento durante a pandemia. Conversamos com o dono da loja e parece que ele espera reabrir em breve.
Se você quiser tentar mergulhar em Honiara ou Tulagi, tente contatá-lo aqui ou aqui antes de sua viagem para ver se ele está funcionando novamente.
Além do Tulagi Dive, não há outras lojas de mergulho ativas em Honiara.
2.7 IMPORTANTE: Como organizar suas atividades e tours nas Ilhas Salomão
Se você tentou fazer algum tipo de planejamento antecipado para sua viagem às Ilhas Salomão, provavelmente se deparou com um obstáculo: é muito difícil encontrar informações sobre o que fazer nas Ilhas Salomão online!
Então, aqui está o melhor conselho que posso lhe dar. Assim que chegar a Honiara, dirija-se ao Centro de Visitantes das Ilhas Salomão (localizado à saída da estrada principal no centro da cidade de Honiara, por isso não pode perder).
A equipe aqui foi MUITO útil para nos ajudar a configurar tudo o que queríamos fazer.
Eles nos deram recomendações, ligaram para operadores turísticos e guias para ver o que estava ou não estava disponível e geralmente nos ajudaram a organizar nosso tempo nas Ilhas Salomão de uma maneira que nunca poderíamos fazer sozinhos.
Como alternativa, em vez de esperar para falar com eles quando chegar, tente entrar em contato com antecedência para ver o que está disponível no site deles aqui (pessoalmente, não deu certo quando enviamos um e-mail antes de nossa viagem. Mas vale a pena tentar!)
Transporte nas Ilhas Salomão
3.1 Como se locomover nas Ilhas Salomão?
Em muitas das ilhas, você poderá encontrar ônibus locais (basta olhar para as vans brancas). Até onde eu sei, a maioria dos ônibus não tem horários definidos.
Em Honiara, você também encontrará muitos táxis que você pode pegar por preços razoáveis.
Fora de Honiara, pegar carona com os simpáticos habitantes locais também é uma boa opção.
Pessoalmente, combinamos andar sozinhos e fazer passeios ou ir com um guia. Embora geralmente não sejamos grandes “turistas”, muitos lugares nas Ilhas Salomão são simplesmente impossíveis de chegar sem um guia.
(Além disso, para muitos dos lugares da Segunda Guerra Mundial, foi bom ter um guia experiente.)
3.2 Como ir de uma ilha para outra nas Ilhas Salomão?
Há um punhado de balsas de passageiros que você pode pegar entre as ilhas nas Ilhas Salomão, incluindo de Honiara para Gizo/Munda/Seghe, Honiara para Auki, Honiara para Malaita e muito mais.
Pelican Express parece ser a opção mais popular quando se trata de balsas “expressas”. (Embora observe que essas viagens “expressas” são muito caras e quando estávamos lá, todos os seus navios estavam inoperantes, por um motivo ou outro.)
Se estiver interessado, você pode tentar (não há garantia de que responderão!) contatá-los aqui.
Caso contrário, existem algumas opções de balsas “lentas”. Esteja avisado de que essas balsas “lentas” operam em horários limitados, são propensas a atrasos e são conhecidas por serem um pouco “aventureiras”. (em outras palavras, não é uma experiência confortável.)
Nós pessoalmente não pegamos nenhuma balsa, pois não combinava com nossa programação.
Observe que é muito difícil encontrar horários atualizados para as balsas online.
Então, eu recomendo entrar em contato com o conselho de turismo (se você tiver a sorte de receber uma resposta por e-mail!). Ou simplesmente planeje perguntar quando chegar ao país.
Caso contrário, você pode pegar um voo doméstico com a transportadora nacional, Solomon Airlines. Embora o custo de uma passagem seja muito caro para o quão curtos são os voos, eles podem levá-lo a qualquer lugar.
Além disso, as vistas são simplesmente incríveis.
(Atenção! Se você voar com a Solomon Airlines, fique de olho em um artigo que escrevi para a revista de bordo sobre Munda 🙂
3.3 Como ir de Honiara para Munda/Gizo/Província Ocidental?
Pelo que sei, atualmente existem duas opções de balsas noturnas entre Honiara e a Província Ocidental, cada uma saindo aproximadamente uma vez por semana.
Um é o MV Fair Glory, e o outro é o MV Anjeanette.
Consulte o tópico 3.2 acima para obter mais informações sobre essas balsas e outras opções para se locomover entre as ilhas Salomão.
3.4 Como alugar um carro nas Ilhas Salomão?
Tanto quanto sabemos, Honiara é o único local no país onde se pode alugar um carro. E há apenas uma locadora de carros, bem na rua principal de Honiara, perto do posto de gasolina.
(Você deve conseguir encontrá-lo no Google Maps … caso contrário, basta perguntar! As pessoas são incrivelmente amigáveis e felizes em ajudar.)
Eles nos disseram que não aceitam reservas online. Mas aqui está uma foto que tiramos de seu folheto com preços e informações de contato:
Você pode tentar entrar em contato por e-mail antes de sua viagem para reservar um carro. Ou apenas converse com eles quando chegar a Honiara, pois não tenho a impressão de que os carros costumam esgotar.
Aviso justo: as estradas em Honiara/Guadalcanal são bastante difíceis. (Embora eles estejam atualmente refazendo muitos deles para os Jogos do Pacífico de 2023… então talvez eles estejam um pouco mais suaves quando você chegar lá!)
E lembre-se de que eles também dirigem do lado esquerdo da estrada.
Guia Para Visitar Honiara & Guadalcanal
4.1 Vale a pena ir para Honiara?
Serei honesto aqui: Honiara não é exatamente o lugar mais agradável para se visitar.
É ocupado, é lotado, não é muito bonito… E, honestamente, não há muito o que fazer como turista. Em geral, eu diria que há muitos outros lugares mais “agradáveis” para visitar nas Ilhas Salomão.
Mas isso não significa que Honiara não mereça uma visita.
Por um lado, como a maior cidade e capital do país (e como uma cidade composta por habitantes das Ilhas Salomão de todas as ilhas diferentes), pode dar a você uma perspectiva interessante da vida no país.
Além disso, também serve como ponto de partida para muitos outros locais exclusivos, incluindo os memoriais da Segunda Guerra Mundial e as relíquias espalhadas pela ilha de Guadalcanal. Ou outras ilhas próximas como Savo, Tulagi ou mesmo Malaita.
Sem mencionar que você provavelmente irá para Honiara de qualquer maneira, já que é aqui que a maioria dos voos internacionais pousam (embora em breve haja um voo direto de Brisbane para Munda, fique atento a isso!).
Acho que, desde que você administre suas expectativas e faça planos para atividades fora da cidade, Honiara pode valer a parada.
4.2 É seguro em Honiara?
Antes de nossa visita às Ilhas Salomão, encontramos algumas coisas online que nos alertavam sobre a segurança em Honiara.
Obviamente, nossa experiência é nossa e não podemos prometer que a sua será igual.
Mas, pessoalmente, nos sentimos muito seguros e bem-vindos enquanto caminhamos por Honiara, pelo menos na área principal. E a maioria das outras pessoas com quem conversamos (expatriados que moram em Honiara, funcionários de nossa pousada e etc.) confirmaram que a cidade era muito mais segura do que sua reputação sugeria.
Isso não quer dizer que não houve preocupações mais sérias em relação a segurança no passado de Honiara. E você vê dicas claras de prevenção ao crime, como cercas e guardas de segurança estacionados na maioria dos hotéis, bem como no mercado local e vigiando os caixas eletrônicos.
Então, obviamente, não ande por aí exibindo suas joias ou câmeras sofisticadas. Mas isso é apenas um bom conselho em qualquer lugar.
4.3 Onde ficar por um preço bom em Honiara?
Em geral, a acomodação em Honiara é bastante cara, com a média noturna chegando a mais de 100 dólares americanos por noite.
No entanto, você pode encontrar algumas opções mais baratas… mas não as encontrará no Booking.com. Em vez disso, você terá que enviá-los por e-mail diretamente.
Pessoalmente, ficamos em um centro comunitário que virou uma casa de hóspedes chamada St. Agnes Mothers Union Resthouse.
Não era nada muito chique. Mas era limpo, barato para os padrões de Honiara (cerca de 60 dólares por noite) e bem perto do centro da cidade.
Eles têm cozinhas compartilhadas e alguns tipos diferentes de quartos para você escolher. Apenas certifique-se de escolher um quarto com ar condicionado!
Você pode contatá-los aqui: https://www.visitsolomons.com.sb/tour/st-agnes-mothers-union-resthouse/
Caso contrário, aqui está uma lista no site de turismo de algumas outras opções de acomodação econômica em Honiara. Esteja ciente de que muitos deles não responderam aos nossos e-mails solicitando uma cotação, imagino que tenham fechado por conta da pandemia: https://www.visitsolomons.com.sb/where-to-stay/budget/
4.4 Onde fazer mergulho em Honiara?
Dê uma olhada na seção 2.6 acima para mais informações sobre as opções de mergulho em Honiara e nas Ilhas Salomão em geral.
4.5 O que fazer em Honiara/Guadalcanal (e um itinerário de 3 dias por Honiara/Guadalcanal
Para você ter uma ideia do que fazer nas Ilhas Salomão, aqui está nosso próprio roteiro em Honiara/Guadalcanal.
Claro, sinta-se à vontade para personalizá-lo como quiser. Mas espero que isso lhe dê um ponto de partida sólido.
ITINERÁRIO POR HONIARA/GUADALCANAL – DIA 1: CHEGADA + LOCAIS DE HONIARA
A verdade é que Honiara em si provavelmente não irá entretê-lo por muito tempo. É por isso que no primeiro dia, eu recomendo fortemente que você faça sua primeira parada no posto de turismo de Salomão.
Como eu disse acima, na seção 2.7, coordenar e reservar as coisas com antecedência é bastante difícil nas Ilhas Salomão. Mas o posto de turismo foi absolutamente incrível em nos dar recomendações e ajudar a organizar o que queríamos fazer em Guadalcanal e até em outras ilhas.
Depois de falar com o escritório de turismo, recomendo ir direto ao museu nacional do outro lado da rua.
A partir daí… Não há muito mais o que fazer em Honiara. As vistas do oceano e do porto do Breakwater Cafe são boas (embora o café fosse muito caro para nós!), E há um mercado de artesanato local perto do Palm Sugar Cafe.
Nós nos divertimos apenas andando por aí, dizendo oi e observando como todos são amigáveis.
ITINERÁRIO POR HONIARA/GUADALCANAL DIA 2: GUADALCANAL TOUR DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL COM SNORKELING NA PRAIA BONEGI
Algumas das maiores e mais sangrentas batalhas da Segunda Guerra Mundial ocorreram em Guadalcanal, e você ainda pode ver muitas marcas da guerra hoje em tudo, desde o atual aeroporto (construído pelos soldados americanos) até as dezenas de aviões e naufrágios que podem ser encontrados em o fundo da baía.
Como o transporte para muitos dos locais da Segunda Guerra Mundial era limitado (e queríamos ouvir a história por trás de todos eles), optamos por uma visita guiada que organizamos no posto de turismo de Honiara.
Esteja você interessado na história da Segunda Guerra Mundial ou não, eu ainda recomendo reservar algum tempo para visitar alguns dos locais da Segunda Guerra Mundial em Guadalcanal. (Principalmente porque você também fará um pequeno passeio pela ilha e excelentes vistas à medida que avança.) Aqui está uma olhada em apenas alguns dos locais da Segunda Guerra Mundial para visitar em Guadalcanal.
- O Memorial de Guerra dos EUA em Skyline Ridge
- O Parque da Paz Japonês em Mt. Austen
- Praia de Bonegi (lar de um cargueiro japonês da Segunda Guerra Mundial afundado, visível da costa – se você quiser mergulhar, traga seu próprio equipamento, pois não há lugar para alugar na praia ou mesmo em Honiara!)
- Museu da Guerra de Vilu
Além disso, como parte de sua excursão, você provavelmente também verá campos de batalha, Edson’s Bloody Ridge, o CoastWatchers Memorial e muito mais.
ITINERÁRIO POR HONIARA/GUADALCANAL DIA 3: VIAGEM DE UM DIA PARA ILHA SAVO DE BARCO COM CAMINHADA NO VULCÃO
Com nosso último dia em Honiara, organizamos uma viagem de um dia para a vizinha Savo, uma ilha vulcânica a cerca de uma hora de barco de Honiara (dependendo do clima!).
Embora o caminho de volta tenha sido um pouco difícil (leve algo para enjoo, se precisar), foi um dia adorável.
Vimos golfinhos, curtimos a brisa do mar (uma pausa bem-vinda do calor sufocante da cidade) e caminhamos pela selva ao longo de um rio fumegante em direção a um vulcão.
Como aviso: esta caminhada pode não ser para todos. Requer um bom nível de condicionamento físico, mobilidade e equilíbrio, pois você deve cruzar um rio quase fervendo várias vezes. Dado que pode te queimar, você definitivamente não quer perder o equilíbrio ou cair. Então, pode não ter sido a caminhada mais segura que já fizemos, mas ainda assim foi uma experiência muito legal!
4.6 Outras atividades para considerar fazer em Honiara/Guadalcanal
Tudo o que você verá abaixo são sugestões baseadas em brochuras e outras informações que encontramos no posto de turismo de Honiara. Não perguntamos sobre nenhuma dessas atividades em particular, então você terá que confirmar os preços atuais e se eles ainda estão sendo executados no escritório de turismo.
Desculpe antecipadamente pela péssima qualidade dessas fotos, mas como você não conseguirá encontrar nenhuma delas online, achei que seria útil adicioná-las ao artigo de qualquer maneira!
- Caminhada até Tenaru Falls (viagem de um dia de Honiara ou com pernoite opcional no Parangiji Mountain Lodge)
- Hospede-se no Tetepare Island Eco-Lodge (Tetepare é a maior ilha desabitada do Pacífico Sul e um projeto de conservação muito impressionante! Observe que fica bem longe de Honiara, mas você ainda pode perguntar sobre isso no escritório de turismo de Honiara se estiver curioso.)
- Faça uma aventura de rafting ou caiaque pela floresta tropical
- Mergulhe em naufrágios em Tulagi se a loja de mergulho estiver aberta novamente (consulte a observação na seção 2.6 acima)
Guia para visitar Munda e a Província Ocidental
5.1 Como chegar em Munda?
Essencialmente, você tem duas opções. Enfrente uma das balsas de Honiara (não é para os fracos de coração!). Ou voe com a Solomon Airlines de Honiara ou diretamente de Brisbane (rota disponível no outono de 2023, eu acho).
Consulte a seção 3.2 sobre “Como ir de uma ilha para outra nas Ilhas Salomão?” para obter mais detalhes.
5.2 Onde ficar em Munda?
Se você já procurou acomodação em Munda, provavelmente se deparou com Agnes Lodge.
Este animado hotel de gestão familiar, localizado na lagoa e a cerca de 7 minutos a pé do aeroporto, é uma das melhores e mais populares opções de alojamento em Munda.
Foi aqui que nos hospedamos e super recomendamos!
Ao contrário de muitas outras opções de acomodação nas Ilhas Salomão, você pode reservar o Agnes Lodge diretamente no Booking.com.
O restaurante do hotel, que oferece belas vistas da lagoa, também é bastante decente. (Dica profissional: se você estiver com orçamento limitado, peça o cardápio do café da manhã. Ovos e torradas de 5 dólares é difícil de superar!)
Embora o Agnes Lodge não seja necessariamente barato, é uma das opções mais baratas de hospedagem em Munda. Dito isso, acredito que o Qua Roviana Hotel, do outro lado da rua, pode ter tarifas um pouco mais baixas, se é isso que você está procurando.
5.3 Onde e como mergulhar em Munda?
Há apenas uma loja de mergulho em Munda, a apropriadamente chamada, Dive Munda, e você pode ter certeza de que Belinda, Brian e o restante da equipe cuidarão muito bem de você durante a sua estadia.
A loja funciona no Agnes Lodge Gateway Hotel, embora você não precise ficar lá para mergulhar com eles.
E se você pedir com educação, eles o levarão a outras paradas clássicas de Munda (como a infame “Ilha da Caveira” e/ou Kennedy Island, a localização da base de JFK durante a Segunda Guerra Mundial) como parte do seu dia de mergulho 🙂
Meu marido Rodrigo se divertiu muito mergulhando com o Dive Munda e os recomendaria muito.
Mas se você não mergulhar (como eu), ainda poderá participar da diversão entrando no barco de mergulho por uma taxa menor. Ou participando de qualquer uma das outras excursões e atividades divertidas que eles oferecem, conforme visto abaixo.
É altamente recomendável levar os paddleboards e remar pela lagoa até o Castaway Resort!
(Observe que as atividades listadas como “grátis” só são gratuitas se você estiver mergulhando com o Dive Munda. Caso contrário, as “pagas” estão disponíveis para qualquer pessoa.)
5.4 O que fazer em Munda? (ideias de itinerários)
Aqui está uma lista rápida de algumas das principais atividades para fazer em Munda:
- Mergulhe com snorkel em qualquer um dos impressionantes naufrágios da Segunda Guerra Mundial ou recifes espetaculares da Lagoa Marovo ou Roviana
- Visite a infame Ilha da Caveira, o local de descanso final do último dos chefes caçadores de cabeças das Ilhas Salomão
- Faça um tour pela Ilha Luberia, a base do presidente americano John F. Kennedy durante a Segunda Guerra Mundial (enquanto estiver nisso, não deixe de perguntar sobre o resgate de JFK por dois bravos habitantes das Ilhas Salomão, é uma história e tanto!)
- Participe das atividades culturais e visitas à comunidade organizadas pelo Dive Munda (veja a imagem na seção 5.3 acima para ter uma ideia de suas opções)
- Faça uma excursão de caiaque com paradas nas aldeias locais (e para ver os crocodilos de água salgada em seu habitat natural!)
- Dê um passeio para ver as relíquias da Segunda Guerra Mundial de Munda e o museu Peter Joseph da Segunda Guerra Mundial nos arredores da cidade (seção 5.6)
Para dar ainda mais inspiração para o planejamento do seu roteiro Munda, aqui está uma foto dos passeios e excursões que o Agnes Lodge pode ajudar a organizar:
5.5 Como organizar passeios, excursões e atividades em Munda
Infelizmente, devido à falta de transporte e ao afastamento geral, simplesmente não há muitas atividades em Munda que você possa fazer de forma independente (com exceção de visitar alguns dos locais da Segunda Guerra Mundial, sobre os quais falarei na próxima seção!).
Nesse caso, recomendo organizar suas atividades assim que chegar através do Dive Munda e/ou Agnes Lodge (consulte as seções anteriores para mais informações).
5.6 Como visitar os sítios/ruínas da Segunda Guerra Mundial em Munda
Espalhados por Munda e seus arredores, você poderá encontrar velhos bunkers abandonados, canhões antiaéreos enferrujados sendo usados como decorações de paisagismo (sim, sério!) E um lixão americano que foi ultrapassado pela floresta.
Todos esses locais estão ao longo da estrada de cascalho empoeirada que abraça a costa a uma curta (embora quente!) caminhada de Munda. Eu recomendo verificar com o seu hotel (ou apenas perguntar aos moradores locais) para obter as direções exatas.
Também vale a pena reservar um tempo para ver a coleção no Peter Joseph WWII Museum. Barney, o dono do museu, é rico em conhecimento e cheio de histórias. Ainda mais impressionante, ele passou décadas reunindo diligentemente essas relíquias da floresta tropical circundante.
Você pode encontrar este humilde museu escondido atrás do campo de futebol da cidade (novamente, pergunte ao seu hotel ou pergunte aos locais por “Barney” se você se perder)
Dicas finais e coisas a saber antes de visitar as Ilhas Salomão
- Menos turistas nas Ilhas Salomão significa menos multidões, mas também significa menos (e mais caro!) opções de passeios e acomodações.
O turismo nas Ilhas Salomão ainda está em sua infância. Embora isso certamente faça parte do fascínio da ilha para muitos visitantes (inclusive nós!), também significa que pode ser um pouco mais complicado de planejar.
- Fique flexível e pronto para um pouco de aventura. (Afinal, não é Tahiti nem Fiji!)
Muitas palavras vêm à mente quando penso em viajar para as Ilhas Salomão: robusto, aventureiro, subdesenvolvido. Talvez um pouco “áspero nas bordas”.
É uma experiência única, com certeza. E contanto que você não chegue esperando o mesmo luxo, conforto ou facilidade das ilhas e locais de férias mais populares do Pacífico…
Tenho certeza que você vai se divertir muito 🙂
- É muito difícil reservar qualquer coisa com antecedência, pois a maioria das coisas não é publicada online. Portanto, esteja preparado para organizar grande parte de sua viagem e atividades quando chegar.
Veja a seção 2.7 no topo para saber mais sobre isso.
- Tenha dinheiro em mãos.
Pudemos usar nosso cartão de crédito para o “Bulk Shop” (o principal supermercado de Honiara), Dive Munda e Agnes Lodge em Munda. Fora isso, todo o resto (outros passeios, transporte, passeios de um dia para outras ilhas, nosso hotel em Honiara, etc.) era apenas em dinheiro.
- Tente visitar pelo menos algumas ilhas, se puder.
Cada ilha tem seus próprios costumes, talento e até mesmo idioma. Então, para aproveitar ao máximo sua experiência nas Ilhas Salomão, vale tentar explorar pelo menos algumas.
- Não limite sua estadia a Honiara/Guadalcanal.
Embora Honiara/Guadalcanal certamente tenham algumas coisas interessantes para ver, a verdadeira magia está em outro lugar.
- Os voos entre as ilhas são caros. Mas provavelmente vale a pena pelas vistas.
Quero dizer…
- Não tenha medo de fazer perguntas sobre a história, sobre a política atual do país, sobre as atuais divisões entre as muitas ilhas…
Em geral, descobrimos que os locais são incrivelmente abertos, calorosos e dispostos a conversar. (Sem mencionar que eles foram algumas das pessoas mais amigáveis que já encontramos em nossas viagens para qualquer lugar!)
- Divirta-se! Você está em um dos países menos visitados do mundo. E isso é algo especial.
Concluindo…
E isso é tudo por hoje! Ainda tem dúvidas sobre sua viagem para as Ilhas Salomão? Ou já foi e tem algo a acrescentar?
Comente abaixo e responderemos você!