Fora da Zona de Conforto

O Melhor Itinerário de 3 Dias em Tóquio no Japão

O Japão é um dos países mais exclusivos do mundo. E o contraste entre templos antigos e tradicionais e hotéis arranha-céus modernos operados por robôs (sim, eles realmente existem no Japão!) é ainda mais proeminente na capital do Japão, Tóquio.

Tóquio é meu destino de viagem favorito no mundo. Mesmo depois de visitá-lo várias vezes, mal posso esperar para voltar e explorar mais. Como Tóquio é uma das maiores cidades do mundo, sempre haverá algo novo para descobrir. Portanto, se você estiver visitando Tóquio pela primeira vez e tiver apenas alguns dias, pode ser complicado planejar um itinerário.

Para ajudá-lo, montei um itinerário de três dias em Tóquio eficiente e fácil de seguir. Leva você às melhores partes da cidade e garante uma ótima primeira impressão desta cidade mágica. Não se surpreenda se isso deixar você querendo mais – Tóquio é fácil de se apaixonar!

 

shibuya-crossing-the-navigatio

 

 

Dia 1 – Shibuya e Shinjuku

Tóquio é uma cidade grande, com 23 bairros individuais que compõem a cidade como um todo. Como você tem apenas três dias para explorar a cidade, é melhor ficar pelas áreas mais famosas. No primeiro dia, comece explorando Shibuya e Shinjuku.

 

Atravesse o cruzamento de Shibuya

Shibuya Crossing é um dos lugares mais famosos de Tóquio. Também é conhecido como o cruzamento mais movimentado do mundo, pois até 3.000 pessoas podem atravessar a rua ao mesmo tempo.

O famoso cruzamento está localizado fora da estação de Shibuya, então você realmente não pode perdê-lo depois de descer do trem ou metrô. Nenhuma visita a Tóquio está completa sem cruzar Shibuya Crossing pelo menos uma vez!

Também existem alguns ótimos pontos de observação nas proximidades, para que você possa observar as milhares de pessoas atravessando a rua. Um dos meus favoritos é o Starbucks em Tsutaya, do outro lado da rua do cruzamento. Como os assentos estão localizados no primeiro andar, você pode sentar perto da janela e ter uma bela vista. Além disso, uma ótima chance de tomar seu café da manhã antes de ir para nossa próxima parada.

 

Veja Tóquio de cima no Shibuya Sky

Inaugurado em 2019, o Shibuya Sky é um ponto turístico relativamente novo em Tóquio, mas um dos meus favoritos. Faz parte do edifício Shibuya Scramble Square, localizado fora da estação de trem.

O edifício de 230 metros de altura oferece uma plataforma de observação de 360 graus no 46º andar. É de longe a vista mais bonita que já vi de Tóquio, não importa a hora do dia que você visita. Embora seja melhor pré-reservar um ingresso, você só precisa prestar atenção ao horário de entrada. Assim que você entrar, pode ficar o tempo que quiser.

 

Existe até um bar no topo, então se você quiser aproveitar a vista um pouco mais, pode sentar aqui. No entanto, como planejamos um itinerário bastante cheio, você pode querer passar para a próxima parte.

 

Faça compras em Shibuya e Harajuku

Shibuya também é um ótimo lugar para fazer compras, pois abriga muitas lojas populares, incluindo as seguintes:

  • Loja Nintendo Tóquio
  • Shibuya 109, repleta de butiques menores
  • UNIQLO
  • Shibuya MODI
  • Centro Pokémon Shibuya

Mas para uma experiência de compra ainda mais única, você terá que caminhar um pouco mais em direção a Harajuku. Harajuku é a área perto da estação de Harajuku, situada entre Shibuya e Shinjuku. De Shibuya, leva apenas 10 a 15 minutos a pé – ou você pode pegar o metrô.

Como Shinjuku é a próxima parte do nosso itinerário, recomendo fortemente parar em Harajuku no caminho até lá. Harajuku é uma parte única de Tóquio, famosa por sua peculiar moda de rua. Certifique-se de caminhar pela Rua Takeshita e dar uma olhada rápida na Avenida Omotesando – há inúmeras butiques exclusivas para explorar.

 

Jantar no Golden Gai

Assim que terminar de ver as vitrines, continue subindo em direção a Shinjuku. Este é um dos distritos de entretenimento mais populares de Tóquio – o lugar perfeito para terminar seu primeiro dia em Tóquio.

Quando chegar a hora do jantar, dirija-se ao Golden Gai. Esta parte de Shinjuku é repleta de pequenos becos com lanchonetes e bares. Você pode reservar vários passeios gastronômicos populares nesta área, mas também é divertido explorá-la por conta própria.

 

Experimente saquê em Omoide Yokocho

A 10 minutos a pé do Golden Gai, você pode encontrar Omoide Yokocho. Este beco famoso, mas estreito, é um ótimo lugar para uma bebida rápida antes de voltar para o hotel. A atmosfera mais antiga e tradicional neste beco é inigualável em outras partes de Tóquio. Embora os bares aqui sejam muito pequenos (geralmente acomodam apenas seis a oito pessoas), tomar uma bebida aqui é uma das melhores coisas para se fazer em Tóquio à noite.

 

 

Dia 2 – Asakusa e Akihabara

Depois de conhecer o lado bem moderno de Tóquio no nosso primeiro dia, agora é hora de olhar para uma parte mais tradicional da cidade em Asakusa. À tarde, voltamos ao mundo hipermoderno do Japão em Akihabara.

 

Explore a Rua Nakamise

De manhã, pegue o metrô para a estação Asakusa. Você verá imediatamente e a diferença ao sair da estação – esse é o lado tradicional da cidade.

Comece vagando pela Nakamise Street. Esta rua de 200 metros em frente ao Templo de Sensoji (próxima parada deste roteiro) é repleta de lojinhas. De lembranças a guloseimas locais, é um ótimo lugar para comprar algumas coisas para experimentar ou levar para casa.

 

Visite o Templo Sensoji

No final da Rua Nakamise, você encontrará o Templo Sensoji. Datado do ano 645, este é o templo mais antigo de Tóquio. Por ser um templo tão famoso, você pode esperar grandes multidões aqui, mas ainda assim vale 100% a visita.

O terreno do templo tem vários templos, então você pode facilmente passar algumas horas aqui. Eles são gratuitos para visitar e estão abertos 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Enquanto estiver no Sensoji, você também pode participar de uma maneira tradicional japonesa de adivinhação. Chama-se “o-mikuji”. Você paga 100 ienes para participar. O funcionamento é bem simples: você sacode a caixa de madeira cheia de gravetos. Esses bastões têm números neles. Ao sacudir a caixa, você poderá sacudir um palito para fora da caixa. O número escrito neste palito corresponderá a um número nas gavetas e você receberá sua fortuna dentro.

Felizmente, normalmente há uma tradução em inglês sobre a fortuna. Pode cair em qualquer lugar entre “muita sorte” a “uma grande maldição”. Se você tiver má sorte, pode amarrar a nota em um dos postes ou árvores perto do templo. Dessa forma, você deixa a má sorte para trás.

 

 

Loja em Akihabara

De Asakusa, você pode pegar um metrô para Akihabara em apenas algumas paradas. Onde Asakusa é a parte tradicional de Tóquio, Akihabara é o oposto. Esta área em Tóquio também é conhecida como “Cidade Elétrica” – é o lugar para ir se você gosta de cultura pop e eletrônica japonesa.

De centenas de lojas que vendem os gadgets mais recentes (e retrô) a lojas especializadas em estatuetas de anime, Akihabara está repleta de lugares para conferir. Se você está atrás de videogames retrô que gostava de jogar quando criança, Akihabara tem várias lojas de videogames retrô que podem tê-los à venda. Alguns dos melhores incluem:

  • Super Batata
  • Acampamento de jogo retrô
  • Sede dos Comerciantes
  • BIP
  • Reserve Desativado

 

Jogue nos fliperamas de videogame

Como você provavelmente já percebeu depois de passar algum tempo em Akihabara, o Japão é grande em videogames. Você pode encontrar fliperamas em todo o país e, se quiser experimentar alguns deles, Akihabara é um ótimo lugar para fazê-lo.

Ao ir a um fliperama, verifique mais do que apenas o primeiro andar. No primeiro andar, você costuma encontrar muitas máquinas de guindaste, mas há muitos outros jogos nos andares acima. De jogos rítmicos a máquinas de moedas, há muito para explorar!

 

 

 

Dia 3 – Palácio Imperial e teamLab Planets

Em nosso último dia em Tóquio, visitaremos o famoso Palácio Imperial e a popular experiência de arte imersiva teamLab Planets. Como existem outras ótimas atrações nas proximidades, nós as adicionamos abaixo:

 

Palácio Imperial de Tóquio

Localizado perto da Estação de Tóquio, você pode encontrar o atual Palácio Imperial do Japão. O local costumava abrigar o Castelo de Edo, e o parque é cercado por fossos e paredes de pedra.

O lugar é cheio de história. Como mencionado anteriormente, este é o lugar onde ficava o Castelo de Edo. Na época, Kyoto era a capital do Japão, mas mudou para Tóquio (chamada Edo na época) em 1868, quando o imperador se mudou para esta cidade.

 

Há passeios diários no palácio imperial, que eu recomendo fortemente que você faça. Há tanto para aprender neste lugar! Os jardins do palácio imperial são outro local a visitar enquanto passa algum tempo aqui – são deslumbrantes! Se você visitar Tóquio durante a primavera, este também é um ótimo lugar para observar as famosas flores de cerejeira. É difícil acreditar que você está no meio de uma das maiores cidades do planeta enquanto está nestes jardins!

 

Mercado externo de Tsukiji

Antes de ir para o próximo ponto de interesse, certifique-se de parar no mercado de Tsukiji. Durante muito tempo, foi um dos maiores mercados de peixe do mundo. No entanto, em 2018, o mercado interno mudou de localização – mas isso não significa que você não deva visitar!

Visitar o mercado externo ainda é uma ótima coisa para se fazer na capital do Japão – tem alguns dos melhores frutos do mar do Japão! Você encontrará mais de 100 barracas e restaurantes, tornando-o um lugar perfeito para almoçar antes de sua última tarde em Tóquio.

 

Planetas TeamLab

O último em nosso itinerário em Tóquio é o teamLab Planets. Esta exposição de arte interativa tem sido um lugar cada vez mais popular para turistas e moradores locais visitarem. Depois de ter sido eu mesma duas vezes, ainda recomendo a todos que têm tempo em seu roteiro.

O teamLab Planets tem sete salas, cada uma com uma exposição de arte multissensorial diferente. Você faz parte da arte, está descalço e percorre lentamente todas as salas. Se você quiser visitar, certifique-se de reservar os ingressos com antecedência, porque eles esgotam rapidamente.

Considerando quanto tempo resta depois de visitar o teamLab Planets, você pode pegar o metrô até a Base Gundam – são apenas algumas paradas do teamLab Planets. Aqui, você pode ver um robô Gundam em tamanho real, que se move a cada hora (na hora).

Mesmo se você não estiver familiarizado com Gundam, é realmente incrível de se ver! O shopping atrás do Gundam tem uma das maiores lojas Gundam do país, junto com várias outras lojas (incluindo a loja Hello Kitty). Se você ainda está procurando lembranças para trazer de volta, este shopping é um ótimo lugar para fazer compras. Ele também tem um grande refeitório onde você pode obter alguns ramen baratos, mas saborosos.

 

 

Conclusão de 3 dias em Tóquio…

E isso nos leva ao final do nosso roteiro em Tóquio. Embora você possa facilmente passar um mês em Tóquio e ainda descobrir novos lugares para explorar, três dias oferecem uma ótima oportunidade para obter uma primeira impressão desta cidade fantástica.

Se possível, recomendo ficar no Japão por duas semanas. Isso lhe dará a chance de ver mais do que apenas Tóquio e visitar lugares como Kyoto, Osaka e Nara.

O Japão sempre terá um lugar especial no meu coração, e espero que você se apaixone por ele tanto quanto eu! Boa viagem!

 

Bio

Nele van Hout sempre se interessou pelo Japão e sua cultura. Desde que sua primeira viagem superou todas as suas expectativas, ela continua voltando ao Japão para explorar mais tudo o que o país tem a oferecer. Em seu site, The Navigatio, ela compartilha guias de viagem gratuitos e informações para planejar a viagem dos seus sonhos ao Japão.

button
Sair da versão mobile