Ícone do site Fora da Zona de Conforto

10 Dicas Simples para Fazer uma Viagem Mais Sustentável

Você gosta de viajar se sente mal por conta dos impactos no meio ambiente que isso pode causar? Bom, não se desespere! Há atitudes que você pode tomar durante as suas férias ou viagens em geral para torná-las mais sustentáveis e mais gentis com o planeta!

A sustentabilidade tem se tornado um assunto cada vez mais recorrente e necessário. Isso porque é muito importante que tomemos consciência da nossa relação com o meio ambiente. Precisamos pensar na forma como produzimos, consumimos e descartamos coisas diariamente. Muitas pessoas já se acostumaram a reduzir, reutilizar e reciclar no dia a dia, mas e durante as viagens? Você sabe como fazer uma viagem sustentável?

Existem diversas práticas que não vão atrapalhar em nada a viagem e que podem ser adotadas com facilidade por qualquer viajante. Quer saber quais são? Veja a lista que separei com 10 dicas para viajar de forma mais sustentável!

Mas antes…

O que significa reduzir, reutilizar e reciclar?

Antes de seguir para a lista é importante pensar nestas 3 palavras, que também são conhecidas como “Os 3 Rs da Sustentabilidade”. Cada um desses R aborda de maneira diferente a nossa relação com o meio ambiente.

Reduzir: Tem a ver com o consumo excessivo. Portanto, precisamos frear o nosso consumo de bens e serviços e adquirir apenas aquilo que realmente precisamos. Podemos chamar essa atitude de consumo sustentável.

Reutilizar: Por que jogar fora algo que podemos reutilizar? Talvez não tenha o mesmo valor, mas pode ser utilizado de outras maneiras. A famosa história do pote de sorvete que virou pote de feijão.

Reciclar: Separar o lixo em casa, no trabalho ou durante a viagem é fundamental! Em muitos países, principalmente na Europa, isso já é algo natural e que resulta em multa caso não seja feito corretamente.

 

10 dicas para fazer uma viagem sustentável

 

10 dicas para fazer uma viagem sustentável

Confira agora a nossa lista com 10 dicas para você viajar de forma mais consciente e adotando práticas que podem ajudar na preservação do nosso meio ambiente.

 

   1. Guarde o lixo com você durante a viagem

A primeira dica da nossa lista para uma viagem mais verde tem a ver com o lixo que produzimos. Muitas vezes recebemos panfletos, comemos algo que possui embalagem e não encontramos lixeiras ao redor. Londres é um exemplo de cidade que quase não há lixeiras nas regiões mais turísticas, por conta das ameaças de bomba. Nesse caso o mais certo a se fazer é guardar o lixo com você até encontrar uma lixeira.

Se você costuma sair com mochila ou bolsa já deixe uma pequena sacola separada para guardar esses lixos.

O mesmo vale para o litoral ou para trilhas em montanhas. Se você vai passar o dia inteiro em uma praia ou no campo, tenha em mente que você vai produzir algum lixo e é muito importante que você o leve com você e mantenha o espaço o mais limpo possível.

Confira aqui: 28 dicas valiosas para gerar menos lixo na viagem

 

   2. Tenha a sua própria garrafa de água

Um dos itens obrigatórios na mochila de um turista é a garrafa de água, principalmente se você sabe que vai caminhar bastante. No entanto, muitos turistas deixam para comprar a bebida em um mercado ou restaurante durante a caminhada e depois jogam fora a garrafa de plástico fora.

Entramos aqui nos “3 Rs da Sustentabilidade”. Uma mesma garrafa  de água (de qualquer tipo, até mesmo as de plástico) pode ser usada diversas vezes, sem a necessidade de ser descartada ao final da primeira utilização. Diversas cidades e aeroportos possuem bebedouros com água potável e em outras é comum você entrar em bares e restaurantes para pedir que encham a sua embalagem. Além de economizar, você também vai estar reduzindo o número de lixo produzido. Portanto, tenha sempre com você a sua garrafa d’água!

Observação: Obviamente, isso será algo mais complicado ser você estiver em um país em que não é seguro tomar água da torneira. Nesse caso, a dica que eu dou é de comprar um galão para deixar no hotel e então encher sua garrafa menor com essa água potável no início de cada dia. Dessa maneira, você não tem que ficar comprando sempre novas garrafas enquanto explora o país.

 

   3. Monte um kit de utensílios reutilizáveis para a viagem

Hoje em dia existem diversos itens específicos para viagem, muitos deles, inclusive, visam atitudes mais sustentáveis. Esse é o caso dos kits de talheres para viagem que podem ser de aço, plástico e até mesmo bambu. Você também pode adquirir copos e potes que são flexíveis e não ocupam muito espaço na mala.

Apesar de parecer inusitado, é bem legal ter o seu próprio kit, principalmente quando alguns restaurantes disponibilizam apenas talheres de plástico descartáveis. Esses modelos também são muito úteis em acampamentos, onde nem sempre há lugar para descartar o lixo que você acaba produzindo por lá.

 

   4. Reutilize a toalha do hotel para ser sustentável

Muitos hotéis disponibilizam toalhas para os seus hóspedes e durante o serviço de quarto é muito comum que elas sejam trocadas. No entanto, você não precisa realmente de uma toalha nova a cada dia. E você pode economizar muitos litros de água simplesmente não as trocando. 

Normalmente esses códigos estão descritos no banheiro e quase sempre envolvem deixar a toalha pendurada. Se você preferir pode levar também a sua própria toalha.

Como você pôde perceber são pequenas ações, muito simples e que envolvem apenas a sua viagem. Porém, fazem muita diferença!

 

   5. Tenha sempre uma sacola ecológica na bagagem

Já falei sobre ter a sua própria garrafa, o seu kit de talheres e agora vou falar da importância de ter sempre com você uma sacola ecológica para uma viagem ou mochilão sustentável.

Em muitas cidades, como São Paulo, as sacolas de plástico nos supermercados são vendidas separadamente da sua compra. Ou seja, você precisa pagar alguns centavos a mais se quiser uma. Nesse caso, se você tiver a sua ecobag você vai economizar e ainda evitar o consumo excessivo de sacolas de plástico. Afinal, por que ter com você dezenas de sacolas plásticas durante a viagem?

Outro ponto positivo é que você pode usar essa sacola pra tudo e não apenas para fazer compras no mercado. Existem modelos bem legais e estilizados justamente para serem usados em qualquer ocasião. Portanto, essa é uma sacola com mil e uma utilidades e que não ocupa espaço nenhum na sua bagagem.

 

   6. Priorize andar de transporte público, a pé ou de bicicleta

Existem diversas formas de conhecer uma região. Você pode fazer trajetos a pé e explorar novos caminhos ou então optar pelo transporte público.

Então na hora de montar o seu roteiro priorize conhecer as regiões que são mais próximas a pé. Caso não queira caminhar muito, você pode alugar uma bicicleta ou até mesmo um patinete. Essa é uma opção disponível em várias cidades por um preço bem em conta.

Para trajetos mais longos opte pelo transporte público e apenas em último caso use carro. Isso porque transporte público é projetado para levar muitas pessoas de uma vez ao contrário de um táxi ou Uber, por exemplo. Isso faz com que ele emitam menos CO2 por pessoa transportada.  

 

 

   7. Utilize bilhetes eletrônicos na hora de voar

Antes, possuir o bilhete impresso era obrigatório para o embarque. Hoje, quase todas as companhias aéreas já possuem seus aplicativos onde é possível baixar o bilhete eletrônico e apresentá-lo na hora de embarcar. Outra grande vantagem é que também é possível visualizar o bilhete mesmo sem acesso a internet. Além disso, muitas vezes só o arquivo em PDF já é suficiente.

Você consegue imaginar um voo em que todos os passageiros utilizaram o bilhete eletrônico, quantas folhas de papel foram poupadas? E claro, isso não vale apenas para viagens de avião, mas diversas empresas de trens e ônibus já possuem essa opção também.

Então, antes de viajar já deixe o seu celular carregado, baixe o aplicativo da companhia e o seu bilhete eletrônico.

 

   8. Evite o turismo com animais

Muitos lugares são conhecidos pelo turismo com animais. Você pode encontrar apresentações, como é o caso das baleias e golfinhos, passeios com elefantes, fotos com leões e tigres e diversas outras opções. A verdade é que muitas das empresas responsáveis por essas atrações não possuem nenhuma certificação que a aprovem. Em muitos casos essas empresas são também acusadas de maus-tratos dos animais.

Portanto, antes de comprar um ingresso para participar desse tipo de turismo tenha certeza que a empresa é confiável, certificada e se ela trata bem os animais.

 

   9. Apoie a economia local

Apoiar a economia local, em vez de comprar de grandes companhias internacioais, é uma das melhores formas de ter uma viagem mais verde e ainda ajudar o turismo da região de forma eficiente. Primeiro, é importante saber que existem diversas maneiras de fazer isso. Você pode começar escolhendo um restaurante típico e tradicional para a sua refeição e também aproveitar os eventos culturais da cidade. Mas sem dúvidas, a principal questão está relacionada com as lembrancinhas.

Todo mundo quer levar pra casa um item que lembre a viagem. Imãs, chaveiros, camisetas, copos, e canecas… São muitas as opções. No entanto, para alimentar a economia local você precisa comprar de artesãos locais, evitando assim o consumo de itens importados em massa. Isso vale principalmente para cidades pequenas em que boa parte dos moradores vivem do turismo.

 

 

   10. Priorize companhias aéreas que possuam programas de compensação de CO2

Apesar de não ser muito popular ainda, algumas companhias aéreas já começaram seus programa de compensação de CO2. Dessa forma, ao adquirir uma passagem, o cliente pode optar por compensar as emissões de CO2 resultantes da sua viagem (é normalmente cerca de $10, mais ou menos). Essas compensações são revertidas para projetos ambientais. A TAP Air Portugal, primeira a lançar o programa, afirma que já apoiou diversos projetos ao redor do mundo, inclusive no Brasil, para preservação da Floresta Amazônica.

A Ryanair, companhia lowcost da Europa que todos nós amamos odiar, também possui o seu programa de compensação de CO2, assim como uma Política Ambiental recente, reformulada em 2018.

O avião é um meio de transporte muito poluente, porém nem sempre é possível escolher outra forma de viajar, principalmente quando se trata de trajetos longos. Nesse caso, deve haver alguma forma de compensação, pelo menos escolhendo a companhia que se preocupa e que menos impacta o meio ambiente.

Dica extra: Evite o desperdício desnecessário

Por último você deve evitar o desperdício. Essa talvez seja a dica mais simples e por isso ela não está na nossa lista principal. Quando for pensar na sua próxima viagem, seja de carro, a pé ou de avião, pense em como deixá-la mais sustentável desde o primeiro momento. Por exemplo, um assunto  pouco discutido são os desperdícios gerados em voos. Sabe aquele cobertor ou até o fone que você usa enquanto aguarda ansiosamente pelo pouso do avião em seu próximo destino? Então, esse lixo nem sempre (ou quase nunca) é reciclado. Ai você para e pensa: como gerar menos lixo em uma viagem de avião? Basta seguir algumas dessas dicas e você já estará fazendo sua parte!

Evitar o desperdício é uma prática que deve ser adotada não apenas durante uma viagem sustentável, mas também na nossa vida, no dia a dia. Para desperdiçar menos água tome banhos mais curtos, se vir algum vazamento fora do normal, avise os responsáveis pelo estabelecimento.

Para desperdiçar menos comida, pegue apenas aquilo que realmente for comer nos restaurantes e, caso sobre, peça para embrulhar para viagem.

Para desperdiçar menos papel e lixo, evite a impressão desnecessária de bilhetes e a utilização desenfreada de descartáveis. E claro, aplique todos esses aprendizados na sua rotina em casa.

 

Excelente opção de excursões com guia para viagens sustentáveis

 

Se você procura realizar excursões de forma sustentável, a Vivalá é uma empresa destaque nessa categoria. No mercado há 6 anos, essa empresa surgiu com um conceito inovador de juntar turismo, voluntariado e sustentabilidade em um só local.

A missão da Vivalá é beneficiar e acolher comunidades brasileiras por meio do turismo. Isso ocorre por meio do Voluntarismo, onde os turistas trabalham alinhados às comunidades visitadas para vivenciar a cultura local e promover melhorias naquele ambiente.

Antes de embarcar em qualquer excursão da Vivalá, é necessário passar por um treinamento online onde a biodiversidade, cultura e abordagens esperadas serão repassadas.

Ao comprar uma excursão com essa empresa, além de garantir uma experiência rica em aprendizado e promover melhorias em pequenas comunidades, você também estará ajudando comércios familiares locais e ajudando a empoderar diversos microempreendedores.

 

 

Resumindo…

10 dicas para fazer uma viagem sustentável:

  1. Guarde o lixo com você durante a viagem
  2. Tenha a sua própria garrafa de água
  3. Monte um kit de utensílios reutilizáveis para a viagem
  4. Reutilize a toalha do hotel para ser sustentável
  5. Tenha sempre uma sacola ecológica na bagagem
  6. Priorize andar de transporte público, a pé ou de bicicleta
  7. Utilize bilhetes eletrônicos na hora de voar
  8. Evite o turismo com animais
  9. Apoie a economia local
  10. Priorize companhias aéreas que possuam programas de compensação de CO2

 

Concluindo…

No fim, por menores que possam parecer essas atitudes significam muito para o nosso planeta! É muito importante tomar consciência sobre a nossa relação com o meio ambiente e com a nossa forma viajar. Como você pôde perceber há diversas formas de fazer um turismo sustentável sem prejudicar em nada a sua viagem. O objetivo é fazer com que essas atitudes se tornem normais a cada novo destino. 

Lembre-se: pense globalmente, haja localmente!

Agora me conta, você já é adepto de uma dessas atitudes? Conhece outras formas de viajar de maneira mais sustentável? Conta pra mim aqui nos comentários e caso tenha ficado com alguma dúvida é só comentar aqui que eu retorno em breve.

button
Sair da versão mobile