Ícone do site Fora da Zona de Conforto

18 Fatos Incríveis Sobre Svalbard – O Ártico para Turistas!

Para ser franca….Svalbard não é, bem, um lugar normal.

E como poderia ser?

Quando os moradores locais têm que andar com rifles por causa da ameaça de ursos polares, lidar com o clima subzero do Ártico, e sobreviver 90 dias por ano sem a luz do sol, você já espera que as coisas sejam um pouco diferentes por lá.  

No entanto, misturado com essa estranheza, Svalbard é uma terra de beleza selvagem e maravilhosa.

Então, se você está pensando em viajar para Svalbard ou está apenas curioso(a), aqui estão 18 fatos incríveis e um pouco estranhos sobre este pequeno e curioso arquipélago no norte do mundo.

 

(Psssst! Você está pensando em visitar Svalbard? Então você vai querer dar uma olhada no meu Guia Definitivo para Visitar Svalbard no Ártico para obter dicas sobre como chegar lá, acomodação, as melhores atividades, como economizar, e muito mais).

 

  1. Longyearbyen (capital de Svalbard na ilha de Spitsbergen) é a cidade mais setentrional (ao norte) do mundo.

 

No que diz respeito a pessoas “reais” (não apenas cientistas e pesquisadores), Svalbard é o lugar mais ao norte do mundo onde você pode visitar como um turista normal.

 

mapa localizando Svalbard

 

  1. Svalbard é onde fica a cervejaria, caixa eletrônico, supermercado, correios, museu, universidade, bar, estátua de Lenin….(sim, você leu esse último direito) mais ao norte do mundo.

 

Uma vez que Svalbard é tão ao norte e é uma cidade normal, ela consegue reivindicar “o lugar mais ao norte do mundo da…” para basicamente, bem, tudo.

(E se você está se perguntando o que é esse negócio com a estátua de Lenin? Veja os números 14 e 15 abaixo.)

 

A estátua de Lênin mais ao norte do mundo

 

  1. Quer sair um pouco da cidade? Então você é legalmente obrigado a carregar um rifle carregado com você.

 

Será o sonho daqueles que querem andar sempre armados? Talvez.

Porém, considerando que o rifle é para te proteger de ursos polares e não deve ser usado a menos que você esteja realmente em perigo, provavelmente não.

A menos que você esteja em Longyearbyen ou em outro assentamento, você está no que é considerado uma zona de “risco de urso polar”. Então, por lei, você (ou pelo menos uma pessoa no seu grupo) precisa estar carregando um rifle com eles.

Se você visitar Svalbard, você provavelmente irá organizar excursões durante o dia e, portanto, irá explorar a região com um guia armado. Sendo assim, você não precisa se preocupar com isso. Mas se você optar por explorar a região de uma forma independente? Certifique-se de estar preparado para alugar o rifle.

(Durante nossa viagem, passamos 1 dia fazendo trekking de forma independente nas montanhas aos arredores de Longyearbyen e então acabamos alugando um rifle sozinhos. Não recomendo isso a menos que você tenha tido treinamento com armas ou esteja 100% confortável com um rifle. De qualquer forma, eu falo mais sobre como alugar um rifle em Svalbard no meu Guia Definitivo para Visitar Svalbard no Ártico.)

 

Caminhando com nosso rifle alugado

 

  1. Há mais ursos polares do que pessoas em Svalbard (e às vezes eles invadem hotéis para roubar chocolate!).

 

Svalbard é famosa por seus ursos polares….e deveria ser.

Enquanto a população humana de Svalbard é de cerca de 2.700 habitantes, a população de ursos polares no arquipélago e no mar circundante é de cerca de 3.000!

Isso quer dizer que às vezes os habitantes locais e os turistas entram em contato com os ursos polares….o que significa que a lei acima deve ser levada a sério se você for além dessas placas de sinalização.

Ocasionalmente, os ursos polares chegam perto da cidade. Se um urso é visto perto da cidade, os oficiais de Svalbard usam um helicóptero para espantá-lo (algo que nós vimos ao vivo durante a nossa visita)!

Ah, e os ursos polares que invadiram hotéis para roubar chocolate? Isso realmente aconteceu e você pode ler tudo sobre isso aqui.

 

 

  1. Existem mais snowmobiles (motos de neve) do que pessoas em Svalbard.

 

Fora da capital, Longyearbyen, e de alguns dos outros pequenos assentamentos, não há estradas em Svalbard.

E é por isso que muitas pessoas usam snowmobiles como sua principal forma de transporte durante a maior parte do ano.

 

 

  1. O sol não se põe durante 3 meses. E também não aparece durante 3 meses.

 

De maio a julho, Svalbard leva a idéia do “sol da meia-noite” ao extremo com 24 horas de luz solar diária.

De novembro a fevereiro, o sol em Svalbard fica abaixo do horizonte, deixando as ilhas na escuridão durante quase 4 meses.

 

 

  1. Você não tem permissão para nascer (nem morrer) em Svalbard.

 

O hospital de Svalbard não está realmente equipado para emergências que podem acontecer durante um parto, então eles fazem as pessoas voltarem para a Noruega ou seu país de origem para darem à luz (apesar de ter havido alguns bebês que nasceram “acidentalmente” por aqui).

Quanto a morrer em Svalbard? Tudo bem, tecnicamente você pode morrer em Svalbard. Mas você não pode ser enterrado aqui! Como o solo está congelado, os corpos não se decompõem e, eventualmente, sobem à superfície novamente. Então pessoas de idade avançada não podem morar em Svalbard e devem retornar para a Noruega.

 

  1. Sim, é bem frio (mesmo no verão).

 

Mesmo quando visitamos em junho (verão por lá), a temperatura raramente subiu mais do que os 0 Celsius (33 F).

Quanto ao inverno? Provavelmente é melhor se você simplesmente não pensar nisso. 

 

É, eu sei…..o barco era registrado nas Ilhas Faroe

 

  1. O solo está permanentemente congelado, mas as mudanças climáticas estão atingindo Svalbard com força.

 

Por causa do clima frio e extremo, todo o solo de Svalbard é de permafrost. Em outras palavras, o solo é congelado (em até 100-500 metros de profundidade!) Não importa a época do ano.

Como a camada superior do permafrost derrete um pouco a cada ano durante o verão, muitos dos edifícios em Longyearbyen são construídos em palafitas de madeira congeladas no permafrost.

No entanto, até mesmo o Ártico não está imune às mudanças climáticas. Uma vez que o permafrost vem derretendo a cada ano mais do que nunca, tem havido muitas avalanches ultimamente. Há também o temor de que não se possa mais confiar no permafrost para evitar que a madeira que sustenta as casas apodreça mais e quebre.

 

 

  1. Não há nativos em Svalbard, mas a população atual é composta de pessoas de mais de 50 países (e qualquer pessoa do mundo pode viver lá sem visto).

 

Os primeiros habitantes de Svalbard foram mineradores de carvão no início do século XX.

E embora a população de Svalbard continue pequena (apenas cerca de 2.600 pessoas), ela é composta de cidadãos de mais de 50 países.

Como é de se esperar, muitos dos habitantes de Svalbard são Noruegueses (uma vez que Svalbard é tecnicamente Norueguês). Mas também há grandes grupos de Russos, Ucranianos, Tailandeses, Suecos, e Alemães.

Uma grande razão para essa diversidade é que pessoas de qualquer país do mundo podem morar e trabalhar em Svalbard sem visto. Mas para chegar lá, você precisa passar pela Noruega, então….

 

  1. Há renas que vagueiam pela capital.

 

Esses animais fofinhos e de pernas curtas não podem ser encontrados em nenhum outro lugar do mundo!

E como eles não têm nenhum predador natural em Svalbard (por algum motivo os ursos polares não estão interessados nelas), você frequentemente os vê passeando com confiança pelo meio de Longyearbyen.

 

 

  1. Svalbard é o lar do famoso “Doomsday Vault” (O Cofre do Juízo Final). Então se o mundo acabar, você provavelmente vai querer estar por lá.

 

O “Global Seed Vault”/ “Cofre Global de Sementes” (carinhosamente chamado de “Doomsday Vault”) é um imponente depositário de sementes de todo o mundo.

Em outras palavras, se há uma grande catástrofe global que destrua nossa capacidade de cultivar alimentos em todo o mundo…..a esperança é que tenhamos um plano B graças ao permafrost que dura o ano todo em Svalbard e mantém as sementes protegidas, e pelo fato de que Svalbard está tão longe do resto do mundo (incluindo de uma potencial catástrofe).

Países de todo o mundo podem armazenar suas sementes lá gratuitamente. Até agora, a Síria (cujo próprio banco de sementes e sistema agrícola geral foi destruído pela guerra civil) foi o único país que solicitou a retirada de suas sementes.

Se você o quiser visitar o Global Seed Vault (apenas do lado de fora pois infelizmente, você não pode visitar o interior), é possível caminhar até lá a partir de Longyearbyen se você estiver disposto a alugar um rifle. Caso contrário, a excursão por Longyearbyen e pelas área aos redores com o SvalbardBuss é uma boa opção para ver o Seed Vault, bem como algumas outras áreas interessantes.

 

  1. Gatos são banidos de Svalbard….mas há muitos cachorros “polares”!

 

O ecossistema de Svalbard é tão delicado que gatos não são permitidos.

Porém, há muitos desses maravilhosos cães “polares”!

Estes cachorros têm muito o que fazer em Svalbard. De servir como animais de estimação da família, a cães de trenó, e até mesmo serem usados como proteção contra urso polar (aparentemente, é possível alugar um cachorro para levar com você se você estiver se aventurando fora da cidade).

 

Cão polar ajudando com a proteção do urso polar em nosso grupo caminhada

 

  1. Embora Svalbard seja tecnicamente Norueguesa, existem algumas cidades Russas de mineração (completas com a antiga propaganda Soviética e até estátuas de Lenin).

 

A mais “populosa” dessas cidades (se você pode chamar 495 pessoas de “populosa”) é Barentsburg, a segunda maior cidade de Svalbard.

Embora Barentsburg tenha sido um assentamento de mineração durante os tempos Soviéticos, não parece que muita coisa tenha mudado por lá – dos murais dos trabalhadores, ao busto de Lênin e às letras cirílicas proclamando “o comunismo é o objetivo!” na frente do dormitório dos trabalhadores.

(Nós visitamos Barentsburg em uma viagem de barco com a Henningsen. Nós os recomendamos com certeza! A nossa viagem incluiu um tour de Barentsburg com um guia Russo, um incrível cenário ao longo do caminho, alguns baleias beluga e baleias azuis, e almoço com grelhado com vista para uma geleira.)

 

Mural soviético em Barentsburg

 

  1. Uma das cidades mineiras de Svalbard está completamente abandonada (mas está praticamente como era durante os seus “dias de glória” Soviéticos).

 

Pyramiden, esta outrora cidade mineira Russa que abrigava 1.000 residentes, agora abriga apenas 9 moradores isolados.

Visitar esta cidade fantasma é uma experiência bizarra. Da estátua de Lenin (sim, há outra), ao centro comunitário, refeitório, e prédios de apartamentos agora abandonados.

(Também visitamos Pyramiden em uma viagem de barco com a Henningsen e também os recomendamos. Lembre-se de que, devido às condições do gelo no mar, nem sempre é possível parar para visitar a “cidade.”)

 

Centro abandonado de Pyramiden

 

  1. Visitar Svalbard te dá a chance de encontrar todos os tipos de animais do Ártico, como ursos polares, baleias azuis, papagaios-do-mar, baleias-beluga, morsas, e raposas.

 

O título diz tudo!

Se você é fã da vida selvagem e quer experimentar algumas das paisagens árticas mais impressionantes e inexploradas existentes, você não vai querer perder Svalbard.

 

Procurando vida Selvagem em Svalbard

 

  1. Se você quiser visitar Svalbard, é difícil fazer os passeios de forma independente, sem uma excursão.

 

Se você planeja sair de Longyearbyen (algo que com certeza você deve fazer – ninguém vem a Svalbard para ficar dentro de casa e perder toda a natureza!), você basicamente precisará fazer tours diários ou excursões organizadas.

Infelizmente, entre o problema com a segurança (onde você não pode sair da cidade sem um rifle) e as distâncias entre os lugares, não há muito o que você pode fazer sozinho de uma forma independente em Svalbard.

Em outras palavras, planeje em seu orçamento uma graninha para essas excursões. Elas não são particularmente baratas (afinal, é a Noruega), mas ter a chance de ver um dos lugares mais bonitos do nosso planeta faz com que cada centavo valha 110% a pena.

(Para referência, foram essas as atividades que fizemos durante nossa viagem a Svalbard: passeio por Longyearbyen e arredores com o SvalbardBuss, passeio de barco de 1 dia a Barentsburg com a Henningsen, passeio de barco de 1 dia a Pyramiden com a Henningsen, passeio de 1 dia com trekking e caiaque com o Wildlife Svalbard e trekking independente sozinhos de um dia com um rifle alugado.

 

 

(Para saber mais sobre essas excursões e nossa avaliação sobre as empresas com as quais fomos, confira nosso guia de Svalbard aqui)

 

  1. Visitar Svalbard é a maneira mais fácil e barata de explorar o Ártico (e pode até ser sua melhor alternativa à “Antártica”).

 

Visitar algo próximo do polo Norte é MUITO caro e difícil.

E para visitar a Antártica no polo Sul? É ainda MUITO mais caro e difícil! (Pelo menos 5 mil dólares e vários dias de enjoo no mar.)

Mas visitar Svalbard? Surpreendentemente fácil. Somente um voo direto de 4 horas de Oslo, a capital da Noruega.

Então, se você sonha em visitar qualquer um dos pólos do nosso planeta sem gastar uma fortuna, Svalbard é sua melhor opção!

 

 

Atrações, passeios e atividades em Svalbard

Se está a procura de atividades para realizar em Svalbard, eu recomendo que procure no Viator e no GetYourGuide. Esses sites tem algumas opções bem divertidas de atividades, e o melhor, diversas promoções. 

 

Viator

 

 

GetYourGuide

 

 

E é isso!

Qual foi a coisa mais surpreendente que você aprendeu? Você gostaria de visitar Svalbard? Tem alguma pergunta sobre o Svalbard?

É só deixar a sua pergunta ou comentário abaixo que respondemos sempre!

button
Sair da versão mobile