Procurando descobrir as cidades mais bonitas do México? Você está no lugar certo – e também está com sorte, porque não faltam cidades coloridas e encantadoras no México.
Embora esta lista tenha sido limitada a apenas 10, o México está repleto de cidades históricas que lembram a Europa, mas muitas vezes são muito mais coloridas. Os lugares para visitar no México que você encontrará aqui são, em sua maioria, cidades de grande e médio porte, mas se você se aventurar fora dos caminhos mais conhecidos no México, provavelmente encontrará cidades ainda mais bonitas.
Por enquanto, vamos dar uma olhada nesses 10 melhores lugares para visitar no México para viajantes que procuram conhecer as grandes cidades coloridas do país. Além da beleza física, esses lugares também são históricos: a maioria é um Patrimônio Mundial da UNESCO ou pueblo mágico, as “cidades mágicas” do México, portanto, não são apenas belas, mas também interessantes e repletas de histórias.
Se você tem vontade de viajar para esse local inesquecível, vamos para a lista, que será toda a inspiração de que você precisa para finalmente reservar uma passagem para o México!
Índice desta matéria
Mapa das Melhores e Mais Bonitas Cidades do México
Para que você se localize e planeje melhor a sua viagem, fiz esse mapa com todas as cidades indicadas neste post. Espero que ajude!
1. San Miguel de Allende
San Miguel de Allende está localizado no centro do México, a cerca de 3,5 horas da Cidade do México de carro ou ônibus. Na verdade, San Miguel de Allende é um dos melhores passeios de um dia saindo da Cidade do México, especialmente para os gourmets, amantes do vinho e artistas.
Este Patrimônio Mundial da UNESCO fica em Guanajuato, um estado conhecido como um dos mais coloridos do México. Entre as demais cidades do estado, San Miguel de Allende é considerada a mais bonita por muitos visitantes.
Nos últimos 10-15 anos, muitos expatriados americanos, europeus e canadenses se mudaram para esta bela cidade colonial. Tal como acontece com todo o centro do México, San Miguel de Allende é abençoada com o que é conhecido como um clima de “primavera eterna”, por isso tem um clima ameno e fresco durante todo o ano.
Além do clima perfeito, a cidade é deslumbrante e histórica. A arquitetura icônica do México está muito bem preservada em San Miguel, e cada casa e prédio parecem mais bonitos do que os outros. De todas elas, a icônica Parroquia de San Miguel Arcángel é a mais fotografada.
Esta grande catedral rosa de estilo gótico é a peça central da cidade. Está localizado no Jardín Allende (Jardim Allende), um lindo e bem cuidado parque e jardim que serve como praça da cidade ou ponto de encontro central.
Como este é um dos lugares considerados bem seguros para se visitar no México, passe algum tempo sem compromissos e simplesmente vagando pelas ruas montanhosas de paralelepípedos de San Miguel de Allende. Vá a um café casual ou faça reservas em um dos restaurantes finos para o jantar. Bem conhecido como um dos principais destinos gastronômicos, muitos dos chefs mais famosos do México têm restaurantes em San Miguel de Allende.
2. Merida
Localizada na Península de Yucatan, Mérida não está longe dos destinos populares de Cancún, Tulum e Playa del Carmen, mas na realidade ela parece estar a um mundo de distância dessas famosas cidades. Como não é tão popular e lotada quanto esses outros destinos, Merida ainda mantém uma sensação de cidade pequena e charmosa.
Conhecida como a cidade mais segura de todo o México, mais e mais pessoas estão visitando Mérida a cada ano que se passa. Para os viajantes culturais, Mérida é uma cidade do México imperdível. Está localizada bem no meio do Yucatan e é considerada a Capital Cultural Maia do México.
Dentro da própria cidade, que já foi considerada a cidade mais rica do continente, existem muitos casarões históricos transformados em museus para admirar. A Casa de Montejo, localizada na Plaza Grande (Praça Principal/Praça da Cidade) está entre eles, assim como o histórico Museo Palacio Canton no Paseo de Montejo.
Também no Paseo de Montejo, a rua arborizada mais bonita de Mérida, está o belo Monumento a la Patria (Monumento à Pátria), um monumento gigante com 300 figuras esculpidas à mão pelo artista colombiano Romulo Rozo, narrando cerca de 1.000 anos de história mexicana.
No Centro Histórico, as ruas estão repletas de edifícios coloridos em estilos arquitetônicos variados que combinam perfeitamente o velho mundo com o novo. Existem monumentos históricos por toda parte, galerias de arte e parques para relaxar – o que dá a Mérida um toque muito europeu.
À medida que mais e mais pessoas descobrem Merida por meio de suas belas fotos nas redes sociais e no YouTube, ela não permanecerá uma joia escondida no México por muito mais tempo. Para quem visita as praias do Caribe mexicano em Yucatán, certifique-se de adicionar uma parada em Mérida ao seu itinerário pelo México.
3. Tulum
A cerca de quatro horas de carro ou ônibus de Mérida, está o “pueblo mágico” de Tulum, no México. Se você está se perguntando – O que é um pueblo mágico? – aqui está sua resposta!
Pueblos mágicos, ou cidades mágicas, são pequenas cidades no México designadas pela Secretaria de Turismo como notáveis por seu significado histórico, tradições folclóricas e/ou belezas naturais. Existem cerca de 135 no país, incluindo Tulum, e cerca de sete outros na Península de Yucatán.
Tulum está localizado no Mar do Caribe, a cerca de duas horas ao sul de Cancún de carro ou ônibus. Essa cidade tornou-se bastante famosa como um dos destinos de praia no México mais dignos do Instagram e atrai artistas, mochileiros, iogues e banhistas durante o ano todo.
Tulum é em parte praia e em parte selva e, na verdade, é conhecida como a “Bali do México”, pois é semelhante a Bali, na Indonésia, neste aspecto. Tulum e seus arredores também têm várias ruínas maias para explorar, semelhantes aos templos hindus de Bali.
Além das belas praias de Tulum, há peças de arte em grande escala por toda a cidade e resorts famosos por incorporar o estilo arquitetônico de Tulum. Esta estética de design usa madeira recuperada e bambu, combinando natureza e construção, para um visual descontraído e luxuoso.
Este visual de Tulum se torna um dos lugares mais bonitos do México! É também um dos lugares mais exclusivos do país, com um estilo diferente de qualquer outro lugar da região.
4. Cidade de Guanajuato
A apenas uma hora de San Miguel de Allende, você estará na capital do estado de Guanajuato – a cidade de Guanajuato (muitas vezes chamada apenas de Guanajuato). Assim como San Miguel, Guanajuato é uma cidade colorida, com ruas de paralelepípedos e vielas estreitas e sinuosas.
Existem praças por toda a cidade, assim como inúmeras igrejas coloniais e edifícios históricos. Ao contrário de San Miguel, que tem uma grande população de expatriados, Guanajuato transborda cultura mexicana.
Esta cidade é muito mais popular com o turismo local em comparação com o grande número de turistas internacionais que visitam San Miguel. Existem também várias faculdades e universidades de arte em Guanajuato, fazendo com que a cidade pareça festiva e animada o ano todo.
Um dos maiores festivais de artes cênicas do mundo, o Festival Cervantino, acontece todos os anos em Guanajuato. E é imediatamente seguido pelo Día de Muertos, ou Dia dos Mortos, o maior festival do México em todo o país.
Mesmo em dias regulares do ano, Guanajuato é um lugar muito especial e lindo. É um ótimo local para não ter planos, então você pode passear pelas ruas, tirar fotos, passar algum tempo olhando as pessoas nas praças, tomando um café em uma cafeteria na calçada e muito mais.
5. Puerto Vallarta
Localizada na Baía de Banderas e na costa do Pacífico do México, Puerto Vallarta atrai todos os tipos de turistas há décadas.
Ela ficou famosa pela primeira vez em “A Noite do Iguana”, um filme de 1964 estrelado por Elizabeth Taylor e Richard Burton. As duas lendas da atuação tiraram seu romance das telas depois das filmagens, compraram uma casa juntos e moraram em Puerto Vallarta por alguns anos.
A casa, que agora é um hotel boutique, é apenas um dos belos edifícios no centro de Puerto Vallarta. Duas áreas no centro da cidade, Viejo Vallarta (Cidade Velha) e a Zona Romântica estão repletas de prédios históricos, que lembram um antigo filme de Hollywood.
Embora seja famosa por suas belas praias, essa é apenas metade da história de Puerto Vallarta. Atrás das praias, você encontrará as montanhas de Sierra Madre, onde muitos se dirigem para caminhar até as cachoeiras escondidas, rios, piscinas naturais e pueblos (pequenas cidades).
Se você está procurando um lugar no México com muitas praias e natureza, fortes laços com sua cultura indígena, arquitetura colonial colorida e boa comida – Puerto Vallarta certamente oferece muitos motivos para visitar.
6. Valladolid
A apenas cerca de duas horas de Tulum e Mérida, você encontrará o pueblo mágico Valladolid. Esta cidade colorida está se tornando cada vez mais popular a cada ano que passa, mas, por enquanto, ainda mantém uma atmosfera charmosa de cidade pequena.
De Tulum, muitos visitantes seguem para Valladolid para ter uma ideia de como é uma das cidades culturalmente ricas do México. No Zócalo (Praça da Cidade), você encontrará o Parque Principal (Parque Principal) e a linda Iglesia de San Servacio, uma catedral que data de 1545.
Não muito longe, fica o histórico Convento de San Bernardino de Siena, uma das missões franciscanas mais antigas do México. O convento está localizado no final da Calzada de Los Frailes, a rua mais bonita de Valladolid, com ótimos cafés e lojas coloridas.
Valladolid e seus arredores também possuem muitas belezas naturais. Muitos dos melhores cenotes de Yucatán ficam próximos a esta cidade. Se você está se perguntando – O que é um cenote? – aqui está sua resposta!
Cenotes (pronuncia-se sen-no-tays) são sumidouros que podem ser nadados contendo água doce. Debaixo de toda a Península de Yucatán, há um rio conectando todos os cenotes, mas com alguns a rocha calcária que cobria aquela parte do rio desmoronou, revelando a água abaixo.
Alguns cenotes estão totalmente expostos como uma piscina, alguns estão parcialmente expostos e alguns estão localizados no subsolo em cavernas. Você pode ver todos os três tipos em vários cenotes dentro e ao redor de Valladolid.
Um dos melhores cenotes de Valladolid está localizado a apenas cerca de 10 minutos a pé do centro da cidade. Cenote Zaci é um cenote parcialmente aberto e parece algo saído de um filme ambientado em um paraíso tropical!
7. Cidade do México
Embora muitas pessoas não associam beleza às grandes cidades, elas estariam erradas se pensassem isso no caso da Cidade do México. Embora o Centro Histórico e o Zócalo (Centro Histórico e Praça da Cidade) possam não agradar a todos, os bairros menores são mais calmos e absolutamente encantadores.
Entre as partes mais bonitas da Cidade do México estão os bairros Roma, Condesa e Juarez. Essas partes da cidade tem ruas arborizadas e edifícios vintage em todos os estilos arquitetônicos, do art déco ao renascimento francês! Há também belas artes de rua para admirar, cafés nas calçadas e alguns dos melhores parques da Cidade do México.
Falando em parques, a Cidade do México tem um dos maiores parques urbanos do planeta, o Parque Chapultepec. Na verdade, a cidade está repleta de espaços verdes e parques, o que costuma chocar a maioria dos visitantes.
De volta ao Centro Histórico, você encontrará muitos dos belos e icônicos edifícios da Cidade do México. Um dos edifícios mais conhecidos da cidade, o Palácio Bellas Artes, um teatro renascentista italiano com cúpula dourada, fica aqui e ao lado do Parque Alameda.
Do outro lado da rua do parque, você está no Barrio Chino (Chinatown). Não sabia que havia uma Chinatown na Cidade do México?! Você não está sozinho! Embora não seja de forma alguma uma grande Chinatown, é certamente bonita, com lanternas de papel e guarda-sóis amarrados de um lado a outro da rua.
Em termos de beleza, a Cidade do México é tão estimulante visualmente que é difícil ignorar. Há de tudo, desde grandes parques abertos a catedrais e teatros opulentos, a cafés arborizados cobertos de arte de rua e muito mais beleza para descobrir na Cidade do México.
8. Puebla
A cerca de três horas da Cidade do México de carro ou ônibus, você encontrará a cidade de Puebla, no México. Este é mais um dos 35 Patrimônios Mundiais da UNESCO no México, prestigiosa designação concedida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Puebla é conhecida pelas suas belas cores e por ter muitas igrejas (dizem que existem 365 igrejas, uma para cada dia do ano!), mas também pela sua comida e pelos laços com o feriado do Cinco de Mayo.
Um dos destinos gastronômicos mais subestimados do mundo, provar a autêntica cozinha Poblano é motivo suficiente para visitar esta cidade histórica – mas isso é assunto para outro post!
Muitas pessoas costumam visitar Puebla no dia 5 de maio, ou “Cinco de Mayo”. Embora seja um feriado muito popular nos EUA e em outros países, no México, raramente é celebrado fora de Puebla.
Historicamente, é a única cidade com laços verdadeiros com o feriado, que muitas vezes é rotulado erroneamente como Dia da Independência do México; ou seja, em 16 de setembro.
Em 5 de maio de 1862, o México declarou vitória contra a França na Batalha de Puebla, encerrando essencialmente a Guerra Franco-Mexicana. Como isso aconteceu em Puebla, a cidade tem festivais elaborados e encenações de batalhas a cada ano para comemorar.
Além de Cinco de Mayo, Puebla é uma bela cidade em qualquer dia do ano. O centro histórico está repleto de edifícios coloridos, especialmente no famoso Callejón de los Sapos, e você encontrará arte talavera em muitos lugares. Talavera é uma arte em cerâmica e azulejos mexicanos coloridos, a maioria associada ao estado de Puebla.
9. Oaxaca City
O último dos locais da UNESCO nesta lista é a cidade de Oaxaca. Todo o Centro Histórico é um Patrimônio Mundial da UNESCO, mas também é apenas uma cidade linda.
A cidade de Oaxaca é a capital do estado de Oaxaca, embora a maioria só diga “Oaxaca” ao se referir à cidade. É considerado o pólo cultural não só do estado, mas também de todo o México. Oaxaca também é considerada a “Capital da Comida do México”.
Além de comida incrível, Oaxaca sedia alguns dos festivais mais coloridos, tradicionais e divertidos do México. Em julho, acontece o Festival Guelaguetza (pronuncia-se geh-la-getz-uh), conhecido como um dos maiores festivais folclóricos do continente americano.
Todos os dias 1 e 2 de novembro, ocorre o festival do Dia dos Mortos. Este feriado centenário remonta aos astecas, embora suas tradições tenham mudado um pouco durante a conquista espanhola. O que resta hoje é uma bela celebração em toda a cidade em homenagem aos nossos entes queridos falecidos.
Além do Centro Histórico, com seus prédios coloridos e igrejas históricas, há também os bairros de Xochimilco (so-chee-mill-co) e Jalatlaco (ha-lat-fail-oh) para explorar. Xochimilco é o bairro mais antigo da cidade, e Jalatlaco é o paraíso dos artistas, com suas lojas descoladas, galerias descoladas e prédios coloridos.
As áreas ao redor da cidade de Oaxaca são ótimos lugares para explorar, tanto para artistas quanto para aqueles que desejam comprar arte folclórica mexicana. Existem várias cidades de arte bem conhecidas de Oaxaca, e cada uma produz apenas um tipo de arte.
Em San Bartolo Coyotepec, é barro negro (cerâmica de barro preto); em Teotitlan del Valle, os artesãos produzem tapetes zapotecas tecidos à mão; e em San Martin Tilcajete, seus alebrijes (al-lay-bree-hays). Esses são personagens híbridos de animais coloridos, que atuam como guias espirituais, e como são feitos à mão, não há dois alebrijes iguais.
10. Taxco
A última cidade da lista é Taxco de Alarcón, no México, no estado de Guerrero. Este é mais um dos pueblos magicos (cidades mágicas) e parece algo saído de um livro de histórias.
A grande Parroquia de Santa Prisca e San Sebastían, também conhecida como Igreja de Santa Prisca, ergue-se sobre esta cidade montanhosa. Esta catedral colonial espanhola já foi o edifício mais alto do México, mas desde então foi superada por outra igreja. Independentemente disso, é difícil de perder e também bastante impressionante.
Taxco está localizada no alto das montanhas de Sierra Madre, por isso é uma cidade muito acidentada. Ao visitar, muitos pegam um táxi até o topo da cidade e caminham até o fundo, embora sejam becos sinuosos com ruas de paralelepípedos. Para aumentar o charme, todos os táxis em Taxco são carros antigos da VW!
A cidade está fortemente associada à prata – tanto para a mineração de prata quanto para os artesãos locais de Taxco, que a fabricam em jóias, talheres e muito mais. Hoje em dia, a mineração está em segundo plano e o turismo é a forma como muitos ganham dinheiro.
A reputação de Taxco por belas peças de prata feitas à mão, junto com sua paisagem deslumbrante e pitoresca, tem chamado a atenção de mais e mais visitantes a cada ano. Localizada a apenas três horas de carro ou ônibus da Cidade do México, Taxco está rapidamente se tornando um destino favorito no México.
Qual dessas belas cidades do México chamou sua atenção?
Resumindo
As 10 cidades mais bonitas do México para você visitar são:
- San Miguel de Allende
- Merida
- Tulum
- Cidade de Guanajuato
- Puerto Vallarta
- Valladolid
- Cidade do México
- Puebla
- Oaxaca City
- Taxco
Se você se encantou pelas cidades mais bonitas do México, não pode perder a chance de explorar a rica culinária mexicana, famosa por suas pimentas e sabores intensos. Descubra pelo Daniel a histórias e os segredos por trás de cada prato no post Culinária Mexicana: Uma Jornada de Sabores.
Atividades, atrações e passeios para realizar no México
Se você está planejando visitar o México e gostaria de realizar passeios e excursões, eu recomendo usar o Get Your Guide ou o Civitatis para pesquisar as melhores atividades na região. Lá você pode encontrar passeios de poucas horas até excursões de um dia inteiro.
Em ambas as plataformas é possível comparar preços, selecionar atividades, filtrar as melhores opções baseadas nos seus gostos, ver as atrações baseadas nas datas que você deseja visitar o local e muito mais!
BIO
Shelley é uma ex-editora de uma revista de viagens de Miami que trocou o escritório pelo mundo! Depois de viajar sozinha para 14 estados no México, ela agora vive em Mérida, México em tempo integral. Shelley agora ajuda outras mulheres a separar a Solo Travel e a Mexico Travel de sua lista de desejos por meio de seu blog Travel Mexico Solo e do podcast Dream To Destination.