Fora da Zona de Conforto

Como Dividir Contas de Viagem com Amigos (App Tricount!)

Em viagens em grupo, é muito comum que os gastos sejam divididos igualmente entre todos. Porém, é igualmente comum que a gente se perca no meio das contas. Quanto mais pessoas, mais confusão para calcular o quanto cada um deve pagar.

Ainda mais se alguns pagam em cartão, outros em dinheiro, uma paga o restaurante, o outro o supermercado, um cobre o pagamento do outro…é uma mega confusão. E acontece sempre!

Mas tudo bem, afinal, não somos calculadoras, né? E a tecnologia está aqui para nos ajudar a fazer as contas quando viajamos em grupo. Hoje vou falar tudo o que você precisa saber sobre o aplicativo Tricount, que surgiu para facilitar tudo o que envolve acerto de contas em viagens com várias pessoas. Dê adeus aos problemas com contas depois de ler o texto de hoje! O Tricount é super simples de usar e é grátis!

 

O que é o aplicativo Tricount e como ele funciona?

 

 

O Tricount é, basicamente, um aplicativo que serve para organização de despesas. Isso significa que ele não foi necessariamente pensado para ser utilizado em suas viagens. Porém, ele pode sim ser um grande aliado para que você possa calcular tudo como deve ser (quem pagou a quem, quem deve a quem), principalmente quando falamos em viagens em grupo.

Seu funcionamento é bastante simples. Basta você adicionar os custos de uma determinada viagem no aplicativo, quem pagou o que para quem, e o número de pessoas que deverão dividir esse valor. Uma das coisas mais interessantes (e inovadoras) que o Tricount traz é a transparência. Todos que estão adicionados dentro de uma determinada viagem podem visualizar as ações de todos os outros.

Isso significa que nada será feito em segredo pelo aplicativo e que tudo passa pela aprovação do grupo todo. É uma forma bastante eficiente de ninguém se perder nos gastos e nem se confundir na hora de fazer pagamentos e compensações.

Além disso, como você já pôde perceber, estamos falando de um aplicativo colaborativo. Isso significa que todas as pessoas adicionadas em uma determinada viagem podem fazer alterações nos gastos. E é justamente essa funcionalidade unida com a transparência que faz com que o aplicativo Tricount seja extremamente eficiente em sua proposta.

 

Como usar o Tricount para outras atividades além de Viagens?

O aplicativo Tricount possui alguns públicos-alvo bem definidos, embora possa ser utilizado em situações além das que o próprio site do aplicativo mostra. Vamos falar aqui de duas situações em particular e como você pode se aproveitar do aplicativo além das viagens.

Como casais podem usar o Tricount

O Tricount pode ser uma ótima opção para quem não está muito acostumado com a vida a dois, sobretudo no que diz respeito aos gastos. Você pode adicionar todas as despesas do dia a dia e quem pagou por elas de maneira transparente, assim vai ter um maior controle sobre as finanças da sua casa. O mais legal é que você pode colocar todo tipo de gasto, desde as contas de luz e água, que são essenciais, até os restaurantes e passeios que o casal faz.

Mas o Tricount não serve só para casais que moram juntos. Eu pessoalmente conheço um casal que tem uma conta constantemente ativa no Tricount onde eles colocam todas as despesas deles juntos: quem pagou aquele restaurante, o sorvete, o cinema, etc… assim dá para constantemente saber quem está devendo para quem. E por exemplo, se um está com um “saldo” grande em relação ao outro porque pagava por tudo, na próxima vez, quem está devendo paga o almoço.

Além de fazer com que o relacionamento seja mais justo – financeiramente falando – o aplicativo também te ajuda a ter um maior controle nas despesas do dia-a-dia sem o stress de um ficar cobrando o outro! 

 

Como colegas de quarto/casa podem usar o Tricount

É muito comum, quando dividimos um quarto ou uma casa com outras pessoas, que os gastos gerais também sejam divididos. Isso pode se aplicar em diversas situações, desde as contas básicas como água, luz e internet, até despesas pontuais, como o concerto de um eletrodoméstico quebrado, compras no supermercado, entre diversas outras coisas.

O Tricount ajuda a evitar conflitos e facilita muito a vida daqueles que não são muito bons em manter o controle das despesas em quem está pagando pelo o que e quem deve a quem.  

 

Benefícios de usar o Tricount para dividir custos de viagens com grupos de amigos

Como esse é o grande foco desse artigo, preciso dar mais atenção a essa parte, é claro! Inclusive, é com viagens com amigos (pode até ser vários) que eu tenho usado esse app. Eu gosto de usar o Tricount para viagens por diversas razões:

   1 – Evita confusões, já que todos que estão participando da viagem têm no registro tudo o que gastaram e tudo o que têm para receber de cada um dos outros. Além disso, quando você faz uma viagem onde dinheiro precisa ser convertido, ele ajuda ainda mais, calculando os gastos na moeda local e na moeda que você tinha originalmente.

   2 – É prático e te ajuda a economizar tempo. Em uma viagem, a última coisa que você quer é tirar parte do seu dia para fazer contas. Com esse aplicativo, essa tarefa necessária fica muito mais simples e ajuda você a ganhar tempo para aproveitar sua viagem da maneira que você realmente quer.

   3 – Você economiza dinheiro, é claro. Afinal, quando as contas estão bem organizadas, você sabe exatamente o quanto deve gastar e o quanto pode gastar. Isso evita que você tenha gastos desnecessários e ajuda a manter o controle financeiro da sua viagem.  

Como eu falei anteriormente, essas são apenas algumas situações para as quais o aplicativo Tricount foi pensado. Ele pode ser utilizado em muitos outros casos, como na divisão de gastos de organizadores de um evento, e até mesmo para coisas mais pontuais, como um time de futebol que divide o aluguel da quadra e o valor do churrasco, um grupo que organiza uma excursão por conta própria, entre diversas outras situações.

Use o Tricount para Viagens

 

Uma vez que você entender o espírito do aplicativo e assimilar suas funcionalidades, também vai perceber melhor todas essas situações em que ele pode ser útil.

Pessoalmente, eu acredito que o aplicativo, que eu já acho muito bom, tenha muito mais vantagens quando se trata de viagens. Por isso, nos tópicos abaixo eu vou explicar um pouco melhor como utilizá-lo e outras vantagens que ele oferece. 

 

 

Como usar o Tricount para viagens: passo a passo para utilizar o aplicativo Tricount em uma viagem em grupo

Utilizar o Tricount é muito simples. Ainda assim, eu acho importante fazer um passo a passo para te mostrar, na prática, como você faz para utilizá-lo em seu dia a dia. Separei três passos essenciais para qualquer um que ainda não o usou.

Como exemplo, eu vou dar um viagem que fiz para Bósnia e Herzegovina com 11 amigos e onde tivemos que ficar adicionando despesas pagas por alguém para o grupo (ou parte de grupo) a todo tempo.

Há 3 dicas para serem seguidas aqui:

  1. Adicionar as despesas
  2. Verificar o saldo
  3. Realizar as contas

   1. Adicionar despesas

A primeira coisa que você deve fazer ao abrir o aplicativo Tricount, é adicionar as despesas de um determinado evento. Por “evento” aqui, entenda como uma viagem, um passeio ou mesmo um mês, caso você use com seu parceiro ou parceira de casa. No meu caso, o nome do evento era “Bosnia.”

Basta adicionar um título para o evento, as pessoas que participam dele, uma data e o valor pago por cada um. É nessa etapa que você convida outros participantes para o mesmo evento, assim eles podem adicionar despesas e observar com clareza o que cada um pagou.

Por exemplo, você pode ver na imagem abaixo que a Lucia pagou o 6 BAM (a moeda da Bósnia). No entanto, ela só pagou a corrida de táxi para algumas dessas 11 pessoas com as quais estava viajando e pôde adicionar no aplicativo esse gasto em particular apenas para as pessoas que estavam com ela naquele momento. 

 

 

   2. Verificar o saldo

Depois de tudo adicionado, o aplicativo calcula tudo automaticamente. Ele verifica quem ficou com um saldo positivo e quem pagou mais. A tela é bem intuitiva e mostra, membro por membro, quem te deve e o quanto te deve. E claro, ele também mostra para quem você deve. Toda vez que algum membro editar, adicionar ou excluir alguma despesa, os outros receberão uma notificação.

Por exemplo, se eu paguei um jantar de $10 para o Pedro, e o Pedro pagou um almoço de $8 para Maria, a Maria fica me devendo $2, mesmo que eu não tenha pago nada diretamente a ela. É assim que o Tricount faz as contas. Agora imagine isso com vários pagamentos entre várias pessoas. O Tricount calcula tudo sozinho, compensado todos os saldos para minimizar a realização de contas e transações no final.

 

 

   3. Realizar as contas

Através do próprio aplicativo você pode editar os saldos das contas de cada pessoa e as marcar como pagas quando elas forem efetivamente pagas por quem deve. Toda vez que uma marca dessas for feita, você recebe uma notificação. Dessa maneira, todos sabem quanto devem para cada um e fica muito mais fácil de cada um pagar o que está devendo e cada um receber o que é devido, sejam em viagens ou mesmo no dia a dia.

E ao final da viagem, como na imagem abaixo, o próprio app diz quem deve o que para quem. Ou seja, mesmo eu tendo pago um monte de coisas para várias pessoas das 11 que estavam na viagem, e também tido recebido de várias delas, ao final, o app me mostra exatamente quem me devia dinheiro. Eu acabei ficando com um saldo alto a receber porque eu paguei a passagem aérea de alguns e também paguei o albergue a todos. Mas ao final, fui compensado!

 

 

Principais recursos do aplicativo Tricount

É claro que o que eu dei aqui foi só um passo a passo bem simples de como ele funciona e, com o tempo, você vai aprender a utilizar ainda mais recursos que com certeza vão facilitar as finanças de uma viagem em grupo. E falando em recursos, vou falar aqui de alguns que acho muito interessantes e que adicionam à funcionalidade principal do aplicativo. Eles são:

Abaixo, vou falar um pouco mais sobre como cada um desses recursos pode te ajudar.

 

Como adicionar imagens para provar a compra

Esse é com certeza um dos recursos mais interessantes do aplicativo Tricount. A cada despesa que você tiver, também pode adicionar uma foto, que pode ser da nota fiscal da compra, da conta do restaurante ou mesmo do produto que você comprou. Essa é uma maneira bastante eficaz de comprovar os gastos e evitar qualquer tipo de confusão que possa ocorrer entre os participantes da viagem.

 

Como partilhar as despesas de maneira justa

Ao conhecer o Tricount, muitas pessoas pensam que se trata apenas de uma calculadora e que o trabalho que ele faz pode ser feito por uma também. Em parte, isso é verdade, mas além de te poupar de um grande trabalho, ele oferece recursos que nenhuma calculadora comum traz.

Quando eu falo sobre partilhar suas despesas de maneira justa, estou falando sobre o quanto cada um deve pagar por uma coisa. Digamos que, em um restaurante, uma mesa de 5 pessoas gasta R$ 50,00. O mais óbvio é que todos paguem R$ 10,00, certo? Mas e se nem todo mundo consumiu igualmente (por exemplo, se algumas pessoas comeram apenas aperitivos ou não pediram bebidas)?

Essas situações sempre são problemáticas, mas o Tricount pode resolver com facilidade. Você pode definir o nível de reembolso para cada participante, o que faz com que a divisão de gastos seja realmente justa.

 

Como utilizar múltiplas moedas no Tricount

A possibilidade de você converter o valor da moeda que você comprou para a que você está mais habituado a usar é uma das coisas mais interessantes do Tricount. Isso permite que você tenha total transparência mesmo quando está perdido na conversão. Eu mesmo já utilizei esse recurso na minha última viagem à Bósnia e Herzegovina, onde o BAM (sigla para o Marco Bósnio) era convertido em Euros. Foi bastante simples e prático.

Ou seja, isso é fantástico caso você esteja fazendo uma viagem em grupo por vários países com várias moedas diferentes para as despesas. No final da viagem, o Tricount vai calcular no saldo na moeda em que você escolher, mesmo que você tenha despesas em várias moedas diferentes para um mesmo evento. 

 

 

Como acionar a participação coletiva no Tricount

E como eu mencionei antes, você também tem um link do evento que você pode passar para o celular de outras pessoas se elas tiverem o Tricount instalado no celular delas. Assim todo mundo pode ver e operar no mesmo evento. No meu caso, todas as 11 pessoas viajando podiam incluir as despesas e ver os saldos do evento “Bosnia” no celular deles. 

 

Como utilizar o Tricount offline

Principalmente se tratando de viagens, eu acho esse recurso extremamente interessante. Existem muitos lugares em que a sua rede simplesmente não funciona, ou que você ainda não tem um chip válido no exterior, mas que mesmo assim precisa controlar os seus gastos. Com ou sem internet, você e seus amigos ou familiares podem adicionar gastos no Tricount. Quando todos estiverem online, o Tricount vai atualizar as contas.

Pra mim, essa é uma grande vantagem porque, se ele funcionasse apenas com internet, você iria deixar os gastos para anotar depois. E a gente sempre acaba esquecendo alguma coisa em situações assim, principalmente viajando quando não é sempre que temos internet ou dados

Os dados são armazenados com segurança

Os desenvolvedores do aplicativo Tricount mencionam que eles a garantem a segurança e privacidade dos dados. Suas contas são sempre conectadas ou ao seu e-mail ou a algum perfil em uma rede social da sua escolha. Isso faz com que você tenha certeza de que o aplicativo é seguro e dá mais tranquilidade. 

Vale lembrar que o aplicativo está disponível em diversas línguas (inclusive em português). Além disso, o site permite que você faça um teste de como ele funciona. Assim, se você estiver em dúvida, vale a pena fazer essa brincadeira antes de baixar e criar a sua conta.

 

Concluindo…

Hoje em dia, o aplicativo Tricount é indispensável quando eu viajo com amigos, familiares, ou até em casal. É uma maneira muito simples de dividir e somar os custos de uma viagem e assim uma forma eficiente de ninguém sair sem com dívida ou sem pagar sua dívida.

É claro que essa é a maneira que eu mais uso o aplicativo, mas você também pode ampliar seu uso para outras esferas da sua vida, como em excursões, eventos e até mesmo no dia a dia com as pessoas que convivem com você.

E lembre-se, o Tricount é um aplicativo grátis para usar!!

E aí, o que você achou do aplicativo? Acha que pode ser útil para as suas viagens? E para o dia a dia? Conta pra mim sobre sua experiência nos comentários. Dessa forma, você também ajuda pessoas que estão em dúvida sobre usá-lo ou não. 

Ah, e se você ainda tem alguma dúvida sobre o funcionamento dele, é só deixar aqui que eu te respondo com o maior prazer! 

Sair da versão mobile