Sempre desejei levar meus filhos para conhecer a Amazônia. Estava sempre a procura de promoções, visto que sair aqui do sul para Manaus em quatro pessoas custa uma pequena fortuna.
Também estou sempre procurando por promoções com pontos ou milhas, o que torna a viagem ainda mais interessante. Quando apareceu uma promoção da Tam com trechos nacionais a partir de 6.000 pontos, não havia muitas datas disponíveis, mas consegui uma que se adaptava ao período que tínhamos livre por 14.000 pontos ida e volta por pessoa.
Como a maioria das conexões são em Brasília, não hesitei em incluir a capital no nosso roteiro. Tudo o que tive que fazer foi procurar a ¨pior¨ conexão possível para quem está com pressa de chegar ao seu destino. Achei uma com 5h de tempo de espera em Brasília, calculei que seria o suficiente para meus filhos darem uma olhadinha na capital, visto que eu e meu marido já a conhecíamos.
É possível adiantar um voo?
Contudo, quando estávamos em Congonhas aguardando a conexão para Brasília (moramos no sul e em 90% das viagens temos que fazer uma conexão lá) ouvi a chamada da Tam para um voo um pouco mais cedo que o nosso. Não deixei por menos, fui até o portão de embarque e perguntei ao funcionário qual era a lotação do voo e se havia condições para embarcarmos nele. Ele me pediu que aguardasse um pouco, pois o voo estava bem cheio, mas provavelmente não estava lotado, assim depois que todos os passageiros embarcassem ele poderia trocar nossos voos.
Então, tratei de juntar a família, que adora perambular por aeroportos, e ficamos aguardando o momento correto junto ao portão de embarque. Tivemos sucesso e embarcamos tranquilamente em um voo que partia 45 minutos antes do nosso, ainda conseguimos nos sentar juntos e ganhamos um tempo a mais para desfrutar em Brasília.
Esse tipo de procedimento é possível para quem viaja sem bagagem, ou como no nosso caso, o destino final seria no mesmo voo no qual as malas estariam, pois já haviam sido despachadas. Para as companhias aéreas é sempre interessante que o passageiro embarque num voo que já está para partir com assentos vazios e deixe lugar disponível no voo que está por vir, pois nunca se sabe o que pode acontecer, e eles venham a precisar dos lugares.
Chegamos em Brasília logo após o almoço e saímos depois das 19h, assim passamos uma tarde na capital federal.
Dicas para se locomover em Manaus
Era noite quando pousamos em Manaus e não foi possível ver aquela paisagem linda, mas tudo bem, porque teríamos outra oportunidade. Com bastante facilidade pegamos um táxi e seguimos para o nosso hotel, achamos os táxis um pouco caros em Manaus, mas preferimos usá-los do que alugar um carro.
Nos dias seguintes, usamos um pouco de transporte coletivo e táxis, além de ter reservado direto com um motorista o trajeto de retorno ao aeroporto. Nos posts seguintes conto mais um pouco dessa viagem super agradável que fizemos em julho de 2014 para conhecer a Amazônia.