Entre Polos

As 10 Melhores Atrações Para Visitar em Moscou

Moscou

Moscou se orgulha de ter alguns dos melhores museus, galerias e monumentos do mundo. Com razão, eu diria.  Apesar do seu passado turbulento a capital da Rússia nos fascina com sua grandiosidade e sua arquitetura deslumbrante. Acho que ninguém que visite Moscou, possa sair de lá decepcionado.

Apesar de ser uma cidade grande, muitas de suas atrações podem ser visitadas caminhando. Para outras, será necessário o uso do metrô, mas esse, já é uma das atrações a serem visitadas.

 

1. Kremlin de Moscou

O significado da palavra Kremlin é “fortaleza” em russo e refere-se a qualquer complexo fortificado encontrado nas cidades russas históricas. Normalmente quase sempre ela é usada como referência ao Kremlin de Moscou. O qual é o mais conhecido de todos, pois é a sede do governo da Rússia, assim como foi da União Soviética.

Uma visita ao Kremlin de Moscou é sem dúvida uma imersão no passado, no tempo da Rússia Imperial. O local é fascinante, com quatro catedrais e cinco palácios dos tempos dos czares. Compramos ingresso apenas para subir na Torre do Czar (Campanário de Ivan III), mas é possível andar pelas ruas demarcadas para turistas. Subir a torre de 81 metros foi uma ótima experiência, pois a vista da cidade é simplesmente fantástica. Ao pé da torre está o maior sino do mundo, pesando 200 toneladas, conhecido como Tsar Sino. Neste caso a palavra tsar significa grande, ou seja, à prática russa de construir coisas imensas.

São três os tipos de ingressos para entrar no Kremilin. Um apenas para visitar a Torre do Czar, outro para visitar as catedrais e outro para visitar o museu de armas.

A muralha do Kremlin possui vinte torres, sendo a principal a Torre do Salvador.

 

2. Praça Vermelha e São Basílio

Nenhuma viagem a Moscou está completa sem um passeio pela Praça Vermelha e uma visita a Catedral de São Basílio com suas cúpulas com cores vibrantes. Seu nome não se refere à cor dos tijolos da muralha do Kremlin, nem tão pouco à cor vermelha símbolo do comunismo. A palavra original em russo krasnaya tem duplo significado: vermelho e bonito. O nome bonito, foi primeiramente atribuído à Catedral de São Basílio e só tempos depois se estendeu à praça. Por alguma razão desconhecida as traduções passaram a usar a palavra vermelho.

A catedral de São Basílio é na realidade, um conjunto de dez pequenas igrejas. Cada uma dedicada a um santo diferente e com decoração própria.  Foi construída entre 1555 e 1561 para comemorar a captura de Kazan e Astracã. Ela é o marco central da cidade. Foi o edifício mais alto de Moscou até a construção da Torre do Czar em 1600.

Dedicada à São Basílio (Vasily em russo), o bem-aventurado, santo russo ortodoxo. Foi transformada em Museu Secular em 1929, como parte do Museu Histórico do Estado (localizado no outro extremo da Praça Vermelha) e é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1990.

Estando na praça, não deixe de visitar o memorial de Lenin, onde seu corpo está preservado.

 

3. Gun – A Grande Loja de Moscou

Ainda na praça vermelha está a Gun, a maior loja de departamentos da Rússia e também a mais bonita. Construída na década de 1890, a arcada de vidro mantem a maioria dos seus interiores originais. Possui mais de 200 boutiques de luxo, além de oferecer uma variedade de excelentes restaurantes, um supermercado de estilo soviético e o banheiro histórico mais fofo que você já viu.  Durante as festas de fim de ano, uma árvore de Natal monumental e uma pista de gelo ao ar livre são instalada ali.

Durante o período soviético foi transformada em uma grande loja estatal.

 

4. Teatro Bolshoi

Este marco russo domina geograficamente a famosa Praça do Teatro de Moscou, assim como, culturalmente, a instituição dominou e foi pioneira na cena artística e teatral da nação por muitos anos.

 

O Bolshoi apresenta o melhor do balé, do teatro e da ópera no mundo de hoje e seu palco tem sido a visão de muitos momentos icônicos e pontos decisivos na história artística.

Para assistir a um espetáculo de balé, você tem que se preparar com meses de antecedência. Os ingressos normalmente vão a venda 3 meses antes da data e costumas esgotar muito rapidamente. Mas se não conseguiu um ingresso, você ainda pode conhecer o maravilhoso edifício em estilo neoclássico em uma visita guiada.

 

5. Metrô de Moscou

Andar no metrô de Moscou pode parecer um pouco assustador, visto que praticamente tudo está escrito em cirílico, mas com certeza vale a visita.  Existem tours especializados, mas é bem possível fazê-lo por conta própria.  O máximo que vai acontecer é você demorar para a char a saída correta ou a direção da conexão e acabar pegando o trem errado.

Procure fazer fora do horário do rush e tudo dará certo. O metrô de Moscou foi construído durante o período soviético e tinha a intensão de ser o palácio do povo. O metrô fornece uma visão convincente da história socialista, com os numerosos monumentos soviéticos que adornam seus interiores.

A decoração interna é especialmente projetada para refletir as características individuais de cada estação. Complexos mosaicos, candelabros reluzentes, mármore e estátuas, são apenas alguns dos pontos turísticos a serem vistos, bem como ilustrações de romances de Dostoievski na estação, nomeada na honra do autor.  Possui uma das linhas de metrô mais profundas do mundo, com 196 estações e mais de 300 km de pista, a diversão ali pode levar horas.

Algumas das estações mais bonitas são: Kievskaya, Dostoevskaya, Novoslobodskaya, Park Pobedy, Prospect Mira e Komsolmoskaya.

 

6. Igreja de Cristo Salvador

Esta igreja imponente domina o horizonte da moderna Moscou. É igreja cristã ortodoxa mais alta do mundo. Sua cúpula dourada brilhante é absolutamente impressionante. O governo soviético da Rússia destruiu a antiga igreja que estava neste local em 1931, para abrir caminho para o que teria sido um grande palácio dos soviéticos. No entanto, o palácio nunca foi construído e, em vez disso, uma piscina gigante tomou o lugar.

Em meados da década de 1990, o prefeito de Moscou se juntou à Igreja Ortodoxa Russa para reconstruir a nova catedral e as obras começaram em 1994. Com doações de mais de um milhão de residentes de Moscou, a nova igreja seguiu a planta original, mas com melhorias modernas.

Com 103 metros de altura, é a igreja ortodoxa mais alta do mundo e pode acomodar cerca de 10.000 pessoas. Um destaque para os visitantes é, sem dúvida, a visão panorâmica de uma plataforma de observação de 40 metros de altura dentro da torre do sino.

 

7. Museu dos Cosmonautas

Cosmonautas é como os russos chamam os astronautas. Vale a pena uma visita, mesmo que a maior parte das legendas seja em russo, principalmente para quem viveu a era da corrida espacial.  Ele é o único de seu tipo, situado dentro de um enorme monumento aos exploradores do cosmos.

Ele mostra o histórico de exploração espacial, incluindo os primeiros voos, os primeiros cães no espaço e as viagens do homem para o cosmos. Há explicações de como os astronautas sobrevivem a um voo espacial, o que é muito interessante para crianças.

Muito peculiar ver o brilho dos materiais de alta tecnologia utilizados para construir as espaçonaves, do tempo em que a exploração espacial ainda era vista como a última grande aventura da humanidade.

 

8. Rua Arbat

Uma elegante rua histórica bem no centro da cidade. A rua Arbat é um dos principais pontos turísticos de Moscou e atrai multidões todos os dias. Com muitos cafés e restaurantes, artistas de rua e música ao vivo. É repleta de lojas de lembranças, salões de tatuagem, monumentos e um teatro. Uma caminhada por ela é sem dúvida, muito divertida.

 

9. Museu Estatal de Belas Artes Pushkin

O maior museu de arte estrangeira em Moscou. Compreende três edifícios que abriram uma coleção de obras de mestres da pintura mundial. O edifício principal do Museu Estatal de Belas Artes de Pushkin é o lar das exposições da Civilização Antiga, bem como das obras-primas renascentistas e holandesas, algumas das quais antes nunca foram exibidas. A galeria de arte europeia e americana, localizada ao lado, armazena uma incrível coleção de pinturas impressionistas e pós-impressionistas.

 

10. Parque Gorky

O maior espaço verde de Moscou, o Parque Gorky oferece entretenimento para todos os gostos. Como sessões de dança ao ar livre, aulas de yoga e fitness durante todo o verão, voleibol de praia, ping-pong, patins, skate e ciclismo, além de segway e aluguel de barcos. No inverno, metade do parque se transforma em uma das maiores pistas de patinação da cidade. O parque também abriga um cinema ao ar livre e o Museu de Arte Contemporânea.

Estas são as principais atrações, mas com certeza Moscou oferece muito mais, basta caminhar por suas ruas, que você descobrirá várias surpresas.

Clique neste link para conhecer o hotel que ficamos hospedados em Moscou.

Não deixe de ler meus outros artigos sobre a Rússia, como:

Conheça São Petersburgo Caminhando,

Onde se Hospedar em São Petersburgo,

Como Comprar Passagem de Trem na Rússia,

Hermitage – Um dos Maiores Museus do Mundo

Igreja do Sangue Derramado.