Quando eu estava procurando um hotel onde ficar em São Petersburgo, na Rússia, levei em consideração estar perto da estação de trem. Mas não por que chegaríamos por ela e sim porque partiríamos para Moscou, muito cedo em nosso último dia na cidade.
Chegamos em São Petersburgo, estávamos vindo de Helsinque de navio. Eu conto mais detalhes sobre essa viagem no post Travessias no Mar Báltico. Vale a pena ler, pois eu mostro uma ótima maneira de economizar em hotéis na Escandinávia.
Bom, voltando ao assunto da escolha do hotel onde ficar em São Petersburgo. Achei importante ficar perto da estação de trem, apenas para não precisar acordar tão cedo. Se você pretende fazer algo parecido, primeiro confira qual é a estação de trem que você vai usar. São cinco estações, cada uma com trens indo para a diferentes direções. No Caso da Estação Moskovskiy, partem os trens para o sul, em direção a Moscou.
Localização
O hotel escolhido foi o Park Inn by Radisson, que além dos benefícios de localização já citados, ainda estava na principal avenida de São Petersburgo, a Nevsky Prospekt.
Estando na rua mais importante da cidade, consequentemente você está próximo das principais atrações. Além disso, havia dois grandes shoppings center a poucos passos. Num deles encontramos um ótimo restaurante com buffet por quilo, bem frequentado por locais. O interessante era poder escolher a comida pelo que víamos e não por um cardápio onde você não entende muito. É claro que os restaurantes mais turísticos oferecem cardápio em inglês.
Chegamos ao hotel ainda pela parte da manhã, então ainda não podíamos entrar em nosso apartamento. Contudo, pudemos fazer o check-in e deixar nossas bagagens no locker room e sair para conhecer São Petersburgo caminhando.
Reserva
Reservei pelo site do Booking.com com bastante antecedência, o que me proporcionou um preço bem interessante. Passados uns dois meses, ouvi no noticiário que o rublo (a moeda russa) havia baixado bastante em relação ao dólar. Dei uma checada novamente no valor do hotel e percebi que o preço havia baixado bastante.
Como sempre reservo a tarifa que dá direito a cancelamento e alterações, foi o que fiz. Alterei para um apartamento um pouco melhor, tipo business friendly e ainda recebi um pequeno reembolso no cartão de crédito. Me pareceu que a única diferença na categoria era o tamanho do quarto, um pouco maior. Mas talvez a localização do apartamento também tenha sido relevante, pois estávamos no final do corredor, o que quase sempre é considerado mais silencioso.
Apartamento
Com duas camas de casal e uma boa poltrona na janela com vista para a avenida.
Durante as minhas buscas para o hotel ideal, percebi que é recorrente na Rússia, ter garrafas de água, gratuitas. E não foram somente essas três que aparecem na foto, não. A medida que fomos bebendo ele foram repondo. Assim como o café solúvel e demais amenidades.
Outra coisa interessante e que também percebi em outros hotéis pesquisados, foi haver um ferro e uma taboa de passar roupa. Ahh! Roupões também são uma constante. Olha eles ali dobradinhos dentro do armário.
Restaurante
O hotel possui um restaurante anexo, que funciona para o café da manhã que estava incluído na diária. Depois no almoço e à noite como um bar. O hotel está localizado em uma bifurcação da Avenida Nevsky e a Rua Goncharnaya. A entrada do restaurante fica na avenida, mas a entrada da recepção do hotel fica na outra rua. Vou deixar o endereço mais abaixo.
O café da manhã era muito bem servido, com muita variedade e muito gostoso. Esqueci de tirar fotos, então adicionei essas da divulgação do hotel.
Indo para o hotel
Como já mencionei, chegamos pelo porto de São Petersburgo. Verifiquei a possibilidade de ir de metrô até o hotel e vi que daria, mas com troca de linhas. Não viajamos com muita bagagem, mas qualquer maleta já se torna inconveniente quando você tem que fazer uma conexão. Trocar de linhas envolve descer ou subir escadas e ainda num lugar que você não conhece…
Assim preferimos contratar um táxi, o qual reservei com antecedência. Os táxis são relativamente baratos na Rússia, mas li muito antes da viagem que o ideal seria reservar de uma empresa ou usar algum aplicativo. Caso contrário, você vai acabar entrando em um carro de um motorista que só fala russo e pode se aproveitar da situação para cobrar a mais.
Outra coisa interessante de saber, é que na Rússia, qualquer carro pode ser um táxi em potencial. O seja, se você fizer sinal para parar um táxi, um carro particular pode parar para você. Estranho, não?
Informações Adicionais
O Hotel Park Inn by Radisson possui academia aberta 24 horas; estacionamento sem manobrista; traslado ida/volta do aeroporto; recepção 24 horas; ar-condicionado; arrumação diária; computador; excelente concierge e o mais importante: Wi-Fi grátis no quarto e áreas comuns.
Endereço: 89 Nevsky Prospect e 4A Goncharnaya Street
Estação de Metrô: Ploshchad Vosstania – Linha 1 – Vermelha
Espero que essa dica de hotel, tenha sido útil para você. Caso também esteja pensando em visitar Moscou, leia também: Onde se Hospedar em Moscou e As 10 Maiores Atrações de Moscou.