Entre Polos

Como Comprar Passagem de Trem na Rússia: Passo a Passo

trem-de-moscou-para-sao-petersburgo

A mais famosa viagem de trem de Moscou para São Petersburgo ou vice-versa é com certeza aquela noturna. É uma tradição entre os russos fazer esse percurso durante a noite em cabines leito.

Contudo como já satisfiz meu desejo em fazer uma viagem em trem noturno anos atrás, agora decidi por uma viagem mais rápida.

Assim que decidi comprar as passagens no trem rápido da Rússia, o Sapsan ou САПСАН em russo.

O nome refere-se ao pássaro mais rápido dos Balcãs. Bastante válido, já que o trem de Moscou para São Petersburgo faz o trajeto em 4h, mesmo com algumas paradas.

Fizemos a viagem na classe econômica, saímos às 7h da manhã de São Petersburgo e chegamos em Moscou às 11h.

 

Comodidades no trem de Moscou para São Petersburgo

As poltronas são confortáveis e o trem é bem limpo. Possui wi-fi gratuito por 30 minutos, mas não cheguei a usar. Fiquei mais tempo entretida curtindo o bebê que estava viajando com sua mãe sentados próximos a nós. 

Achei interessante que mesmo não falando o mesmo idioma, me entendi perfeitamente com a mãe do Misha, a qual me pediu para segurá-lo enquanto ela ía ao banheiro.

Existe um vagão especial para acessibilidade, tendo espaço para cadeiras de rodas, toaletes maiores, etc. Todos os vagões têm pisos no mesmo nível, o que facilita a locomoção.

Há também um vagão restaurante, onde todos os passageiros podem fazer refeições, pagas à parte.

Já os passageiros da classe executiva têm a refeição incluída no preço da passagem. Além de outras amenidades como kit para crianças, chá, café, etc.

 

Comprando passagem trem na Russian Railways

A forma mais econômica de comprar uma passagem de trem na Rússia é pelo site da empresa estatal Russian Railways.  

Porém a venda dos bilhetes só inicia com 45 dias de antecedência da data da viagem. Para quem gosta de providenciar tudo antecipadamente, esse prazo pode parecer curto, mas acho que sempre é possível conseguir lugares disponíveis.

O site parece um pouco complicado a princípio, mas nada que após fazer algumas simulações não seja possível entendê-lo. Ele tem a versão em inglês, mas, em alguns momentos, acaba misturando um pouco com o russo.

Ao final, a passagem que você recebe está toda escrita em russo, mas usando o google tradutor dá para checar e ver se está tudo certo.

Foi assim que eu comprei as nossas passagens e deu tudo certo. A passagem que usamos para embarcar foi a mesma que eu imprimi em casa. Não foi preciso fazer nenhuma troca na estação.

Abaixo fiz alguns prints do caminho que você deve seguir para comprar sua passagem de trem na Rússia.

  1. Acesse o site: rdz.ru e siga o passo a passo mostrado nas fotos

 

2.  Escolha o trecho e data

 

 

3. Escolha o horário

 

 

4. Escolha o vagão

 

 

 

Estes são os 16 assentos com mesa disponíveis, os demais, são os outros 47 comuns.

5. Depois de clicar na tarja escrita em russo, você deverá fazer um pequeno cadastro e escolher as poltronas

 

 

Depois de criar a conta e escolher a poltrona, você poderá escolher a forma de pagamento. Todos os cartões de crédito internacionais são aceitos. Lembre-se que haverá o acréscimo do IOF no momento de pagamento da fatura.

 

Comprando passagem de trem na Russian Train

Agora se você achou esse processo um pouco complicado ou quer comprar com mais antecedência, recomendo o site russiantrain.com . Trata-se de uma empresa privada de vendas de passagem pela internet.

Neste caso o valor será um pouco mais alto, pois vai incluir o valor da taxa de serviço. Porém, fazendo uma simulação você já fica sabendo o valor final e decide se quer comprar ou não. Como as passagens de trem na Rússia não custam muito caro, pode ser que você prefira esta opção.

A grande vantagem aqui é que o site tem uma versão em português, o que facilita muito o processo. Além disso você pode comprar com antecedência superior aos poucos 45 dias da empresa estatal. Você vai perceber que o processo é bem mais simples que o anterior.

1. Acesse o site RussianTrain.com

2. Selecione o trecho, data da viagem e moeda de pagamento

 

 

3. Escolha o horário

 

 

4. Escolha a classe

 

 

5. Preencha seus dados (nome como consta no passaporte)

 

 

6 – Desse passo em diante é só continuar com o processo de pagamento

 

 

Comparando os dois processos

Você deve ter percebido que no primeiro método os valores estão em Rublos e no segundo em Dólares Americanos. Para fazer uma comparação de preços sugiro que utilize um site de conversão de moedas para poder verificar a diferença.

Fazendo a conversão na data que estou escrevendo, o valor de 1.298,00 rublos, equivale a 21,51 dólares. Ou seja, no segundo processo você vai pagar 9,93 dólares a mais pela mesma passagem.

Quando terminar sua compra em qualquer um dos processos, você terá na sua passagem a informação do número do assento e do número do vagão. Este último foi bem importante para mim, que contratei um táxi para nos levar da estação até o hotel em Moscou. Quando desembarcamos, o motorista do táxi estava aguardando em frente ao vagão que chegamos.

Se tiver interesse em usar táxi na Rússia, deixo a dica da empresa que usamos a Angel Taxi. Meu contato com eles foi sempre por e-mail em inglês. Deixei várias corridas reservadas, como na nossa chegada no Porto de São Petersburgo, nossa chegada e na Estação Ferroviária de Moscou e nossa ida para o Aeroporto de Moscou.  Solicitei motorista que falasse inglês, mas em uma das corridas, o taxista nos perguntou se poderia falar em espanhol, pois falava melhor. Perfeito!

 

Estação do Trem de Moscou para São Petersburgo

Observe com cuidado o nome e a localização das estações ferroviárias. São várias em cada cidade e de cada uma delas, os trens vão em determinada direção.

Escolhi o hotel onde ficamos em São Petersburgo em função da estação de trem. Já que iríamos embarcar muito cedo, não queria arriscar de estar longe dela. O hotel era excelente e ficava em frente, apenas atravessamos a rua.

 

Aqui eu mostrei um exemplo com o trecho mais popular que é trem de Moscou para São Petersburgo na Rússia e usando o trem rápido que é o mais caro. Contudo, você pode encontrar tarifas mais econômicas para o mesmo trecho em horários diferentes. Nos mesmo sites também é possível comprar passagens para o trem transiberiano que tem se tornado muito popular entre os brasileiros.

Agora que você já sabe como comprar passagens de trem na Rússia, que tal se aventurar por aquele país encantador?

Você pode ler um pouco mais sobre nossa viagem para a Rússia nos posts:

Conheça São Petersburgo Caminhando

Hermitage – Um dos Maiores Museus do Mundo

Igreja do Sangue Derramado – Um Símbolo da Antiga Rússia

Logo, logo vou escrever sobre nossa passagem por Moscou. Aguardem…  

Já escrevi sobre As 10 Maiores Atrações de Moscou e também Onde se Hospedar em Moscou.

Para ler qualquer um deles, basta clicar no link. Boa viagem! 😉