Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Mandar Dinheiro do Exterior p/ o Brasil: 7 Formas Mais Baratas

Muitos brasileiros que moram no exterior costumam mandar dinheiro para o Brasil mensalmente. Seja porque têm família que ainda mora no país ou porque possui alguma conta, poupança ou algum rendimento. A verdade é que, independente do motivo, é sempre importante conhecer as modalidades de remessa internacional, como funcionam, suas taxas e prazos de entrega do dinheiro.

Afinal isso pode variar muito de empresa para empresa e sem uma boa pesquisa você pode acabar perdendo muito dinheiro com essas taxas.  

A forma mais barata de mandar dinheiro para o Brasil do exterior vai depender muito das suas necessidades e da quantidade enviada. Mas, para ajudar você a escolher a melhor opção, separamos as 7 melhores empresas online que fazem esse tipo de remessa estrangeira pela internet. Eu fiz também uma tabela comparativa para mostrar o que há de melhor em cada uma delas. 

Lembrando também que, obviamente, quase todos esses sites e aplicativos servem também para mandar dinheiro do Brasil para quase qualquer lugar do mundo! É só fazer o inverso na hora de transferir o dinheiro pelo portal.

 

a forma mais barata de mandar dinheiro para o brasil

 

O que saber antes de mandar dinheiro do exterior para o Brasil online? 3 passos para fazer sua transferência

Aqui estão as três questões que considero mais importantes. É essencial que você verifique essas questões antes de escolher uma empresa para mandar dinheiro para o Brasil. 

  1. Pesquise a taxa de câmbio do dia
  2. Verifique o valor máximo permitido para envio
  3. Pesquise as taxas de envio cobradas por cada empresa

 
    1. Pesquise a taxa de câmbio do dia antes de mandar dinheiro para o Brasil
A primeira questão é com relação ao câmbio. Este é um valor que muda diariamente e quem costuma enviar ou receber dinheiro precisa estar de olho. Se você trabalhar com uma moeda mais forte que o real, o ideal é que você mande dinheiro para o Brasil quando a sua moeda estiver em alta comparado com a média dos últimos meses. 

Sem essa pesquisa você também pode perder bastante dinheiro. Por isso, quando for mandar dinheiro para o Brasil, seja porque você mora ou estuda no exterior, fique atento a variação cambial dos últimos dias. Assim, você saberá se sua moeda está em alta ou em baixa. Você consegue fazer essa pesquisa de forma rápida e simples no próprio Google. 

É importante também verificar a taxa de câmbio atual no site para o qual você transfere seu dinheiro para que ela esteja o mais próxima possível dessa “taxa oficial”. Dessa forma, você evita perder dinheiro (os bancos, por exemplo, não costumam ter taxas de câmbio muito próximas de o oficial … as deles são muito maiores).

 

 
    2. Verifique o valor máximo permitido para envio
As empresas possuem um limite de envio, seja ele diário, mensal, anual ou por transferência. Isso significa que você só pode enviar uma certa quantidade e, quando ultrapassar esse valor terá a sua remessa recusada. Nesse caso você terá que procurar outra alternativa que talvez não seja tão boa e barata.

Portanto, se você costuma enviar grandes quantias, ou com bastante frequência é necessário conferir essa informação com a empresa. Porém, se você for um estudante no exterior fazendo intercâmbio por exemplo, esses limites são mais do que suficientes.

Mais adiante no artigo vou especificar o limite de envio das 7 empresas escolhidas.

 
    3. Pesquise as taxas cobradas por cada empresa
A questão mais importante é com relação às taxas cobradas por cada empresa. É esse fator que muitas vezes determina qual é a opção mais barata. Por isso, antes de escolher a empresa para fazer o seu envio você precisa saber quais são as taxas cobradas. Algumas possuem o custo da operação fixo, em outras o custo da operação vai depender da quantidade enviada. Ou seja, quanto mais dinheiro você enviar, mais caro será esse custo. 

O IOF, imposto sobre operações financeiras também estará sempre presente. É importante não confundir esse valor com o custo da operação estabelecido por cada empresa.

 

7 empresas para você mandar dinheiro para o Brasil via Internet

Abaixo estão as melhores empresas do mercado para envio de dinheiro para o Brasil, ou do Brasil para o exterior. Elas costumam também ser as mais baratas e ter as melhores taxas. Vou explicar como funciona cada uma delas, suas taxas, prazos e limites. Assim, você poderá escolher aquela que mais atende às suas necessidades de envio. 

  1. Wise
  2. Xe
  3. Remessa Online
  4. World Remit
  5. Azimo
  6. Remitly
  7. TransferGo

 
    1. Wise (antiga TransferWise)

 

Sendo bem honesto, eu ainda não encontrei nada mais barato do que o Wise para mandar dinheiro para o exterior. Porém, suas taxas variam de acordo com a moeda que você trabalha e por isso eu inclui outras opções nessa lista para que você possa fugir dessas taxas sempre que der. Por isso, eu recomendo que você sempre faça uma comparação entre os sites para entender qual é o melhor para o seu caso.

A Wise é uma empresa britânica, com sede em Londres e que foi fundada em 2011. Ela trabalha com mais de 1200 combinações de moedas! Além disso, costuma ser 8 vezes mais barata que os bancos tradicionais de acordo com eles. 

O que nos leva a um ponto importante – o Wise e empresas como o Wise NÃO são bancos. Apesar disso, a empresa está autorizada pela Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido, assim como qualquer outro banco do país. O que certamente o torna mais confiável.

A empresa também oferece a opção de abertura de uma conta multimoeda. Sem a cobrança de nenhuma taxa adicional, a sua transferência acontece instantaneamente. Você também pode receber um cartão de débito associado a essa conta e que pode ser usado no mundo todo.

 

 
Taxas e prazos da Wise (antiga Transferwise) para Brasileiros
As taxas do Wise dependem de dois fatores, sendo eles a quantidade de dinheiro enviada e a forma de pagamento. Ou seja, quanto mais dinheiro você for mandar para o Brasil, maior será a taxa pois ela é um percentual fixo do montante. Além disso, é importante escolher a forma de pagamento mais em conta. Esta pode variar de país para país, mas a mais comum e barata é a transferência bancária.

Você também pode usar até cartões de crédito para mandar dinheiro para outros países usando a Wise, mas eu não recomendaria pois aí as taxas são maiores.

O prazo para a chegada de dinheiro costuma variar entre 24 horas e 2 dias úteis. 

 
Limite para envio da Wise para Brasileiros
A Wise (antiga Transferwise) possui um dos maiores limites de transferência internacional do mercado. Para quem vai mandar dinheiro para o Brasil, o valor máximo é de R$100.000,00 por transferência. Um ponto importante é que você só pode enviar dinheiro para pessoas físicas no Brasil. Não são aceitas transferências para empresas. 

Para saber mais sobre as transferências em BRL, suas taxas, opções de pagamento e prazos acesse essa página

Na minha opinião pela minha experiencia de ter mandado e recebido dinheiro de vários países do mundo, a Wise é a empresa mais barata e prática para fazer transferencias internacionais online. Ah, e ela também é uma das empresas que opera com mais moedas diferentes entre as mencionadas aqui…50 diferentes moedas de todas as partes do mundo!  

 
    2. Xe
 

A Xe, fundada em Ontário, no Canadá. A empresa foi registrada em 2002, mas a sua história começa em 1993, quando os dois rapazes fundaram a Xenon Laboratories Incorporated, que anos mais tarde se tornou a Xe. Hoje em dia, ela é conhecida por ter o site de moedas e taxas de câmbio mais confiável do mundo e trabalha com muitas moedas diferentes. 

Uma grande vantagem de fazer a sua remessa com a Xe é que ela possui uma taxa de transferência baixa, por exemplo, para para transferências de até 500 USD é cobrada uma taxa de apenas 3 USD. 

Dito isto, vale ressaltar que transferir dinheiro com a Xe pode ser um pouco mais complicado pois você precisa primeiro abrir uma conta gratuita com eles para calcular o valor final da sua transferência. Mas o processo de abertura de conta é super simples e rápido. 

Além disso, a Xe é um excelente site se você deseja apenas obter informações sobre a taxa de câmbio oficial de TODAS as moedas do mundo….incluindo taxas históricas em datas específicas!

 

 
Taxas e prazos da Xe para Brasileiros
Como falei acima, a Xe cobra uma pequena taxa sobre suas transferências. No entanto, além da taxa cobrada pela Xe uma outra taxa pode ser cobrada pelo banco receptor, ou seja, esse valor não aparecerá para você no momento em que estiver fazendo o envio. O ideal é que você entre em contato com o banco receptor para saber mais sobre o valor cobrado. 

Apesar disso, mesmo com cobranças pequenas de taxas por parte da Xe, os seus valores não são os mais baratos do mercado (ainda que sejam muito mais baixas do que as de bancos tradicionais)

Já o prazo para recebimento pode demorar entre 1 e 4 dias úteis. 

 
Limite para envio da Xe para Brasileiros
A Xe não tem um limite mínimo ou máximo para o valor de transferências realizadas.  

 
    3. Remessa Online
A Remessa Online é uma empresa brasileira que ganhou grande destaque nos últimos anos. Com sede em São Paulo e credenciada pelo Banco Central do Brasil, o BACEN, seus fundadores são Fernando Pavani e Stefano Milo. 

O grande diferencial da empresa é sua taxa fixa de 1,3%. Além disso, você pode criar um cadastro para sua empresa (MEI ou ME) para poder administrar suas transferências internacionais. 

Com um site e suporte 100% em português é muito mais fácil de resolver qualquer problema e tirar qualquer dúvida (se bem que a Wise e a Xe também têm uma versão em português). 

Caso utilize o Remessa Online para realizar transferências internacionais, aproveite esse cupom de 10% de desconto: envio10

 

 
Taxas e Prazos da Remessa Online para Brasileiros
Com uma das taxas mais baixas do mercado, 1,3%, muitas vezes essa é uma das formas mais baratas de mandar dinheiro para o Brasil. Você pode visualizar todas as taxas cobradas no momento da simulação, tornando o seu envio mais transparente. Só não se esqueça de conferir o quanto o banco de origem do dinheiro e o banco de destino do dinheiro vão te cobrar para enviar ou receber o dinheiro! 

O prazo para recebimento do dinheiro no Brasil é de 2 dias úteis. 

 
Limites para envio da Remessa Online para Brasileiros
Há dois tipos de cadastro que podem ser feitos no Remessa Online, o cadastro simples e o completo. Com o cadastro simples você pode enviar até R$37.500 por dia, ou R$75.000 por ano. 

Para saber as demais diferenças entre o cadastro simples e completo acesse o site

Ela é uma boa opção só que só trabalha com 9 moedas diferentes, comparado com 50 da Wise. Se bem que essas 9 são as em geral as mais negociadas no mercado internacional.

 
   4. WorldRemit
 

A WorldRemit está disponível em mais de 150 países e trabalha com mais de 90 moedas diferentes. Com com mais de 4 milhões de clientes e com sede em Bruxelas (capital da União Europeia ), na Bélgica, a empresa é autorizada e regulamentada pela NBB, National Bank of Belgium. 

 

 
Taxas e prazos da WorldRemit para Brasileiros
Tanto as taxas quanto o prazo para recebimento são mostrados ao cliente durante a simulação de envio. As taxas de operação costumam ficar em torno de US$3,99. 

A empresa se orgulha em dizer que 90% dos envios são recebidos no mesmo dia. No entanto, é possível que seu dinheiro demore até dois dias úteis para chegar ao Brasil. Ainda assim, podemos afirmar que o WorldRemit é a melhor opção se você precisa enviar dinheiro de maneira rápida.

As formas de pagamento também variam de país para país. As mais comuns são transferência bancária e via cartão de crédito, débito e pré-pago.

 
Limite para envio da World Remit para Brasileiros
O limite de envio pela WorldRemit varia de acordo com a moeda. Utilizando como base as principais moedas, é possível mandar até GBP 5.000, USD 5.000 e EUR 8.000 em uma única transferência. 

 
    5. Ria

A Ria é uma empresa líder em soluções financeiras, fornecendo serviços para enviar e receber fundos em todo o mundo. Com sua sede nos Estados Unidos, a empresa está presente em mais de 160 países e está continuamente expandindo suas operações.

Com uma ampla rede de mais de 436.000 agentes em todo o mundo, a Ria oferece uma ampla gama de serviços, incluindo transferências eletrônicas, depósitos bancários e pagamento de contas.

A missão da Ria é fornecer serviços acessíveis, seguros e convenientes de transferência de dinheiro para pessoas e famílias que precisam enviar fundos para seus entes queridos em qualquer lugar do mundo.

 

 
Taxas e Prazos da Ria para Brasileiros
As taxas e prazos da Ria variam bastante dependendo da quantia de dinheiro que você deseja transferir, do local que você está transferindo o dinheiro, do tipo e da forma de serviço escolhida, entre outros fatores.

A primeira transferência enviada é feita sem a cobrança de taxas.

 
Limites para envio da Ria para Brasileiros
O limite diário para envio de dinheiro da Ria para brasileiros pode variar de acordo com o país em que o remetente está localizado e o método de pagamento escolhido. Recomenda-se que o remetente consulte a Ria diretamente para obter informações precisas sobre os limites diários de envio de dinheiro para o Brasil. No entanto, geralmente os limites diários de envio de dinheiro variam entre algumas centenas de dólares a alguns milhares de dólares.

 

 
    6.  Remitly
 

O Remitly trabalha de maneira diferenciada das demais empresas citadas até agora, isso porque ele funciona com um sistema de remessas entregues de maneira remota. Isso significa que a quantia que você deseja enviar pode chegar em dinheiro vivo diretamente no endereço desejado através do sistema de delivery que o Remitly disponibiliza.

A empresa também realiza transações tradicionais que podem ser efetuadas para contas digitais e contas de bancos tradicionais. É importante ressaltar que o site dessa empresa não está disponível em português e não é tão fácil de ser utilizado como os primeiros dessa lista mas não se preocupe, com um pouco de tempo é possível se acostumar ao sistema e a interface do Remitly.

 

 
Taxas e Prazos do Remitly para Brasileiros
As taxas e prazos do Remitly variam bastante dependendo da quantia de dinheiro que você deseja transferir, do local que você está transferindo o dinheiro, do tipo e da forma de serviço escolhida, entre outros fatores.

A taxa fixa em reais para a transferencia Express é de $ 5.99 e a taxa Economy é de $ 1.99. Mas para novos usuários, os primeiros $750.00 dólares enviados são feitos sem a cobrança de taxas.

 
Limites para envio do Remitly para Brasileiros
O limite de envio diário da Remitly é de $2.999,00 dólares. Porém, se você submeter alguns documentos necessários para cadastro esse limite pode aumentar para até $10,000 dólares diários.

 
   7. TransferGo
 

A TransferGo é uma empresa de destaque na área de transferências internacionais. Ela funciona de forma simples e intuitiva e atende pessoas de mais de 45 países.

Uma das principais vantagens de se utilizar a TransferGo é que as transferências efetuadas podem ter origem de uma conta bancária, de um cartão de débito, e até de um cartão de crédito.

Além disso, estão disponíveis diferentes opções de transferências como a opção rápida que ocorre em até 30 minutos após a transação ser iniciada. Existe também a opção econômica, que não possui taxas e ocorre em até 3 dias úteis.

Se você for fazer transferências internacionais com a TransferGo, utilize esse cupom: HMSESq

 

Taxas e Prazos da TransferGo para Brasileiros
Para a opção de envio rápido da TransferGo onde a transferência é concluída em até 30 minutos, a taxa cobrada é de £2.99. Para o envio normal que ocorre em até 3 dias úteis, não é cobrado taxas adicionais.

As taxas e prazos podem alterar dependendo da transferência e do local de origem e destino da transação.

 
Limites para envio da TransferGo para Brasileiros
Não existem limites diários pré-definidos pela TransferGo, porém cada transferência não pode ultrapassar o valor limite de U$30.000,00. 

Ah, e com a TransferGo, você só pode enviar dinheiro da Europa para o Brasil. E não de outros lugares como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, etc…

 

 

Outras opções para mandar dinheiro para o Brasil online

Como você pôde perceber até aqui, existem muitas opções para fazer transferências internacionais online. Porém, além dessas 7 listadas acima há outras que também são muito populares mas não necessariamente boas.  

 
    Western Union
A Western Union é uma empresa já consolidada no mercado de transferência de dinheiro entre países. Fundada em 1851, está presente em mais de 200 países e territórios, inclusive no Brasil, e conta com agências espalhadas por todo o país. 

É uma maneira segura de enviar e receber dinheiro, inclusive em espécie. Você pode fazer o envio tanto online, quanto presencialmente em uma agência. A pessoa que irá receber o dinheiro também tem essa opção. 

Só que os custos e as taxas de conversão estão entre as piores existentes. Em outras palavras, eu tentaria evitar a Western Union a todo custo! Apesar disso, se essa for sua única opção, as taxas variam de acordo com a opção de pagamento e o prazo de entrega costuma ser entre 1 e 4 dias úteis. 

No site da empresa você tem acesso a mais informações sobre o envio de dinheiro para o Brasil.

 

 
    Bancos tradicionais
Os bancos tradicionais também são uma opção para quem precisa mandar dinheiro para o Brasil do exterior. Porém, estão longe de serem a forma mais barata. Isso acontece principalmente porque as taxas são as maiores do mercado, podendo chegar a 11%. Fora que a taxa de conversão de moeda que eles usam é péssima! Então você perde duas vezes, na maior taxa e na pior conversão de moeda.  

No entanto, é importante saber que, caso precise, através do seu banco internacional você consegue enviar dinheiro para o Brasil. Mas antes de fazer a operação confirme as taxas que serão cobradas e o prazo para recebimento. E pessoalmente, eu só usaria bancos tradicionais para mandar dinheiro para o exterior como última opção mesmo! Vai estar perdendo dinheiro!! 

 

Tabela comparativa entre as 7 melhores empresas de envio de dinheiro online para o Brasil do exterior

Confira na tabela abaixo e tenha uma visão mais clara dos serviços oferecidos por cada uma dessas empresas. 

 

WISE      Xe        REMESSA ONLINE

 WORLD REMIT 

REMITLY

TRANSFERGO

Ria

Possui simular online Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim
Taxa fixa Não Não Sim Não Não Sim Não
Alerta de câmbio Sim Sim Não Não Não Não Sim
Aceita conta para empresas Sim Sim Sim Não Não Não Sim
Suporte em português Sim Não Sim Não Não Não Sim

 

Concluindo…

Como você pôde perceber, existem muitas opções para fazer transferências online de dinheiro do exterior para Brasil ou vice-e-versa. A minha dica é que faça um simulado com cada uma das empresas sugeridas e leve em consideração todos os custos adicionais dos bancos para avaliar qual é a melhor e mais barata opção. Lembre que tem que considerar as taxas, assim como a conversão do câmbio que eles usam.

Eu sei que talvez fazer esse comparativo tome um pouco de tempo….mas muito pouco com essas empresa que mencionei pois é tudo online. E além disso, esse tempo que você vai passar comparando vai ser compensado pelo dinheiro que você vai economizar! Pode ter certeza! 

É isso! Qual serviço você utiliza para fazer os seus envios? O que achou dessas indicações? Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário aqui embaixo!

button
Sair da versão mobile