Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Turismo na Calábria: Roteiro de 5 dias no sul da Itália

A Calábria é uma das regiões mais conhecidas e mais ricas em cultura, gastronomia e praias na Itália. Ainda assim, não é nem de perto a região mais visitada do país, o que pode ser ótimo para quem busca um turismo mais tranquilo e sem toda aquela agitação dos grandes centros. Por isso, se você acha que isso significa que essa região tem pouca coisa para ser visitada, está enganado.

Separei um roteiro de 5 dias, repleto de dicas de lugares, passeios e motivos para você visitar esse verdadeiro tesouro do sul da Itália. Leia mais e descubra por que fazer turismo na Calábria pode ser tão encantador!

 

Mapa da Calábria

 

O que é a Calábria?

Antes de mais nada, acho importante dar uma explicação geral sobre o que é essa região, sua história e sua cultura. A Calábria é uma região ao sul da Itália e que ocupa a “ponta” da bota. Sua capital é Catanzaro e ela atualmente possui quase 2 milhões de habitantes.

As cidades mais antigas da região datam de antes dos tempos da Roma antiga, o que significa que o lugar carrega muita história e também tradições que atravessaram séculos. A presença da comunidade arbëreshë (povo de origem albanesa e que se estabeleceu na Itália entre os séculos VX e VXII) é um exemplo da diversidade e da riqueza cultural que a Calábria carrega.

A Calábria também é conhecida por ter algumas das mais belas praias da Itália, mas esse é um assunto que ainda vou comentar muito no texto de hoje. Portanto, podemos seguir com os principais motivos para se fazer turismo na Calábria.

 

 

Por que visitar a Calábria?

Acho que só essa introdução sobre a região já é o suficiente para deixar qualquer um encantado e com uma enorme vontade de conhecer a Calábria. Mas como quero ir mais além para te mostrar por que essa visita pode valer tanto a pena, separei alguns tópicos para falar sobre. São eles:

  • História
  • Montanhas
  • Praias
  • Povo acolhedor
  • Culinária

 

História da Calábria

Como eu já disse anteriormente, a Calábria é uma região extremamente rica em história.  Certas aldeias, como a de Pentadattilo, possuem quase 3 mil anos de existência e com algumas construções que resistiram por muitos séculos. Isso sem contar nos castelos imperdíveis, como o de Cosenza, o Normando-Suevvo e o castelo de Reggio, por exemplo. Portanto, se a sua ideia de fazer turismo na Calábria é conhecer lugares históricos, você definitivamente está no caminho certo.

 

Montanhas da Calábria

Acredito que uma das grandes vantagens dessa região da Itália é a diversidade de paisagens que ela proporciona. Um dos exemplos mais claros disso são as montanhas formadas pela Cordilheira dos Apeninos, que atravessa toda a Calábria e dá a ela algumas das características mais especiais, além de paisagens esplêndidas. Uma ótima dica para quem quer visitar as montanhas é explorar um pouco mais da vida selvagem no Parque Nacional de Sila, que também permite ter altas aventuras em sua estação de esqui.

 

Praias da Calábria

Como eu já disse, fazer turismo na Calábria significa poder desfrutar das mais diversas paisagens. Portanto, as praias não poderiam ficar de fora das principais razões para visitar a região. Além de possuir praias para todos os gostos, você também pode escolher entre dois mares diferentes. Isso porque a região faz fronteira com o mar Jônico e o mar Tirreno. Algumas das mais conhecidas são a de Tropea, Capo Vaticano e Pizzo. Todas muito lindas e que valem muito a visita!

 

Povo acolhedor da Calábria

Outra característica marcante da região é o povo extremamente receptivo e acolhedor de lá. A verdade é que o povo italiano por si só é conhecido por sua receptividade. Porém, as pessoas do sul é que realmente fazem jus àquele estereótipo de falar gesticulando e alto. Não é raro vermos pessoas curiosas querendo saber mais sobre você, mesmo em cidades mais turísticas. Em cidades menores então, é ainda mais perceptível como eles vivem e tratam uns aos outros. É possível fazer muitos paralelos da herança italiana que existe em algumas regiões do Brasil (e sentir certa familiaridade em alguns aspectos).

 

Culinária da Calábria

A culinária é outro ponto marcante da Calábria e talvez um dos principais atrativos da Itália como um todo. A culinária calabresa é extremamente rica e saborosa, feita para quem gosta de apreciar massas e também frutos do mar, já que esses são algumas das especialidades da região. Alguns dos pratos mais típicos da região são o Paccheri do Mediterrâneo, que combina massa em tubo com peixe espada e berinjela, o Tagliatelle com bacalhau, além dos mais diversos tipos de doces e vinhos que você pode experimentar. Portanto, se você pretende visitar a Calábria, prepara-se para ganhar alguns quilinhos (que com certeza vão valer a pena).

 

 

Aeroportos na Calábria

A Calábria possui diversos pequenos aeroportos, mas são dois os mais conhecidos e que mais recebem voos diariamente. São eles:

  • Aeroporto de Lamezia
  • Aeroporto de Reggio Calabria

 

Vou falar mais sobre cada um para que você possa encontrar qual é o melhor para a sua viagem de avião até a Calábria.

 

Aeroporto de Lamezia

É o principal aeroporto da Calábria e, além de receber voos das principais cidades da Itália como Roma e Milão, também recebe outros voos do resto da Europa, com linhas diretas para cidades como Londres e Munique, por exemplo. É o aeroporto mais indicado para quem quer viajar para a Calábria vindo do Brasil. Normalmente, faz-se uma pequena escala em Roma e depois um voo com duração média de 1 hora e 10 minutos. Para saber mais acesse o site

Aliás, se você for fazer uma escala em Roma não perca essas dicas para sua primeira viagem para Roma e também os melhores bairros para ficar por lá

 

Aeroporto de Reggio Calabria

Esse é um aeroporto menor, que normalmente faz voos nacionais. Portanto, é uma ótima opção para quem quer viajar de alguma outra cidade da Itália, como Roma, Milão ou Turim. Existem algumas vantagens para quem quer viajar para esse aeroporto, como o fato de ser localizado em uma cidade extremamente turística, o que economiza tempo em sua viagem. Mais informações no site

Para decidir qual é o melhor aeroporto na Calábria para fazer sua viagem, é necessário pensar em algumas questões. A principal delas é de qual cidade você vai partir e onde quer começar a sua viagem. Esse detalhe pode influenciar inclusive no roteiro que você vai montar. Portanto, pesquise muito e compare qual dos dois aeroportos é o mais indicado para a sua viagem.

E também não se esqueça de pesquisar bem antes de comprar a sua passagem aérea. Eu sugiro dar uma olhada nesse meu artigo com 17 dicas para economizar nas passagens aéreas para Itália

 

Viajar de carro ou de trem na Calábria?

Escolher a forma como você vai viajar é algo que impacta diretamente em como a viagem vai se seguir. Sendo assim, essa é uma decisão realmente importante a ser feita. Por isso, fiz uma tabela com as principais diferenças entre os dois tipos de viagem.

Carro Trem
Mais conforto Mais barato
O valor pode ser dividido Uma passagem para cada pessoa
Mais liberdade para criar seu roteiro Seu roteiro precisa ser feito dentro dos horários e rotas já estabelecidas
Você controla mais a sua viagem Você pode descansar mais dentro de cabines específicas para isso
Você pode chegar em lugares onde o trem não chega Existem lugares em que você não pode chegar, ou, pelo menos, não facilmente

 

Como você pôde perceber, existem muitas diferenças entre alugar um carro ou viajar de trem pela Itália. O que eu posso acrescentar é que são experiências de viagem diferentes e que não existe necessariamente um jeito melhor. Tudo depende do que você pretende fazer em sua viagem e de quais são seus objetivos.

Para te ajudar tanto no aluguel de carro ou nas passagens de trem, eu recomendo dois artigos meus: Os 5 melhores e mais baratos sites para alugar carro na Itália e Os 5 melhores passes de trem para a Europa

 

Roteiro de 5 dias de turismo na Calábria

Com todas essas informações sobre turismo na Calábria em mãos, posso finalmente falar sobre minha sugestão de roteiro de 5 dias por lá. Antes de mais nada, vale ressaltar que você pode acrescentar mais dias ou até mesmo inverter a ordem das cidades visitadas, já que elas não ficam assim tão longe umas das outras. Tudo varia de experiência para experiência e, como eu já falei, depende do tipo de viagem que você quer fazer. 

O roteiro é o seguinte:

 

 

1º dia – Reggio Calabria

O primeiro dia do nosso roteiro de turismo pela Calábria começa lá na ponta. Reggio Calabria é uma das maiores cidades da Calábria e também uma das mais visitadas. É uma cidade que faz fronteira com a região da Sicília e, exatamente por isso, recebe tantas pessoas, sobretudo nos meses de verão. Mas além das belíssimas praias que a cidade carrega, você também pode se encantar com seus museus e até mesmo com os parques florestais que se localizam em volta da cidade. Eu indico pelo menos um dia para conhecer a cidade no geral. No entanto, há quem indique pelo menos 3 dias para aproveitar cada pedacinho do que Reggio Calabria tem para oferecer.

 

2º dia – Tropea

Quando falamos na Calábria, a imagem de Tropea logo vem à nossa mente. As belas falésias, as praias deslumbrantes e a imagem do famoso Santuário de Santa Maria da Ilha compõem a paisagem dessa que é uma das cidades mais conhecida de toda a Itália. Essa é, talvez, a cidade mais turística do roteiro e exatamente por isso acredito que passar um dia por ela já seja o suficiente. Mas se você gosta de agitação e lugares mais lotados, vale a pena passar um pouco mais de tempo. Não deixe de experimentar algumas comidas típicas da região. Como as famosas cebolas vermelhas e os salgados “arancinos tropeanos”, feitos com uma massa de arroz e recheio da tão famosa cebola. São simplesmente deliciosos!

 

3º dia – Crotone

Crotone é uma cidade relativamente grande, se compararmos com as outras da lista e a única do roteiro que é banhada pelo mar jônico. Além de contar com um belíssimo centro histórico, você também pode conhecer atrações como o castelo de Carlo V e o de Le Castella. Não deixe de tirar um tempo para curtir as praias que a cidade oferece. E se você procura vida noturna, Crotone também tem muitas opções e pode te surpreender.

 

4º dia – Cosenza

Cosenza também é uma cidade grande, capital da província que leva o mesmo nome e a única cidade do roteiro que não fica em frente ao mar. Achei importante incluir uma cidade assim no roteiro até porque conhecer a Calábria vai muito das praias. Aqui você pode conhecer uma cidade moderna, viva, cheia de lojas, bares e restaurantes. Porém, também há uma parte histórica – que fica bem dividida – e que conta com um belo castelo que pode ser visitado. Nessa região você também pode visitar algumas das montanhas mais belas da Calábria, portanto, separe o dia para Cosenza.

 

5º dia – Pizzo

Para finalizar a sua viagem pela Calábria, nada melhor do que aproveitar uma pequena cidade com uma das mais belas praias que a região tem para oferecer. A cidade não é muito grande, mas possui vistas deslumbrantes e é ótima para passar o dia simplesmente aproveitando a natureza e desfrutando dos detalhes que só uma pequena cidade pode oferecer.

Como eu já disse, esse roteiro é feito para quem quer ter uma visão mais geral da Calábria, passando por algumas das principais cidades e por pontos turísticos importantes. Você sempre pode adicionar mais dias nesses lugares de acordo com suas preferências e aproveitar da melhor forma possível. É com essa junção de conhecimentos que se faz uma viagem realmente inesquecível.

 

 

Atividades, atrações, e passeios para fazer na Calábria 

 

Se você está explorando a Calábria e gostaria de fazer passeios e excursões, eu recomendo usar o site Get Your Guide ou o Civitatis para pesquisar as melhores atrações e passeios na região. Lá você pode encontrar passeios de poucas horas até excursões de um dia inteiro. E há também vários fornecedores de atrações para todos os bolsos! 

 

GetYouGuide

 

 

Civitatis

 

 

Concluindo…

Fazer turismo na Calábria é simplesmente fascinante. Arrisco a dizer que a Itália é um dos países com uma das maiores diversidades da Europa. Seja cultural, culinária ou até mesmo geográfica. Na minha opinião, todos que amam viajar deveriam visitar essa região pelo menos uma vez na vida e desfrutar de todas essas maravilhas que descrevi no texto de hoje.

E é claro, se você é um amante da culinária, de bons vinhos e de praias fabulosas, a Calábria é o destino perfeito para você passar as suas próximas férias. Ficou com alguma dúvida sobre esses destinos ou sobre a região em geral? Tem algum comentário que gostaria de fazer? Deixe aqui nos comentários, eu sempre respondo com toda a atenção!

button
Sair da versão mobile