Ícone do site Fora da Zona de Conforto

7 das Melhores Cidades para Aproveitar o Carnaval no Brasil

Você curte carnaval? Quer saber quais são as melhores cidades no Brasil para curtir o carnaval? O que cada uma delas tem de único? Então você está no lugar certo! 

 

7 cidades para aproveitar o carnaval no brasil

 

Tem quem acredite que o ano só começa depois do Carnaval. Então, nada melhor do que começar o ano com uma viagem, certo? O Brasil é mundialmente conhecido pelo carnaval e suas festas típicas de fevereiro. Muitos lembram de cara do Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, mas acredite há muito mais para ser explorado durante essa época do ano.

Afinal, estamos falando de um dos países mais multiculturais do mundo. Então, se você quer descobrir novos ares nesse começo de ano, confira aqui 7 cidades para aproveitar o carnaval no Brasil

De norte a sul, tenho certeza que você vai encontrar o destino certo para aproveitar o feriado de carnaval da melhor maneira. E é claro, essa dica vale para 2021, 2022, 2023… Se o plano da viagem não sair no ano que vem, não se preocupe, já comece o seu planejamento para 2022! 

 

Como aproveitar o carnaval no Brasil

Antes de apresentar a lista com os destinos para a sua viagem de carnaval, vou dar algumas dicas para você aproveitar a festança da melhor maneira possível. São elas:

  • Planeje a sua viagem de carnaval com antecedência
  • Escolha um destino de carnaval que combine com você
  • Preze por sua segurança durante o carnaval

 

Planeje a sua viagem de carnaval com antecedência

A primeira dica é válida para qualquer viagem que você for fazer. O planejamento é essencial para que tudo dê certo e você consiga aproveitar a viagem ao máximo. Durante os períodos de festas e grandes feriados, o planejamento é importante também para economizar na viagem e garantir que você conseguirá viajar para determinado destino. 

Isso porque a procura é muito alta, ou seja, além dos valores exorbitantes, todos os tipos de acomodação lotam rapidamente. O mesmo acontece com as passagens aéreas e de ônibus. Portanto, quanto antes você começar a organizar a sua viagem e fazer as suas reservas de passagem e acomodação, melhor. 

 

Escolha um destino de carnaval que combine com você

Sabe aquele destino que todo mundo ama e indica? Talvez ele não seja o ideal para você. O carnaval no Brasil é diverso, as comemorações são sempre calorosas, mas mudam de uma região para outra. Tem gente que prefere os desfiles do Rio, outros gostam dos bloquinhos de São Paulo, mas tem gente que não troca o agito de Salvador por nada!

E claro, também tem aqueles que preferem fugir das aglomerações. Se esse for o seu caso, confira as dicas do blog Entre Mochilas e Malinhas sobre 5 destinos de carnaval para fugir do carnaval.

A verdade é que você precisa encontrar o destino que mais combina com você e a forma que você quer aproveitar o feriadão. E se você ainda não decidiu, fica tranquilo porque abaixo tem uma lista com 7 cidades pra você escolher.

 

Preze por sua segurança durante o carnaval

Por último, deixo a dica mais importante, a segurança. Nas festas, leve com você apenas o necessário, como documentos, dinheiro e celular. Evite levar bolsas e mochilas. De preferência use uma pochete que estará sempre junto ao corpo. Isso irá evitar que você seja furtado, algo muito comum quando estamos em meio a uma multidão. 

Outra dica é andar sempre em grupo. Se você estiver viajando com amigos ou família tentem ficar sempre juntos. Agora, se você estiver viajando sozinho fique realmente atento às pessoas que se aproximam de você. 

Evite multidões, assim como ruas muito vazias e mal iluminadas. Fique longe de brigas e evite mexer constantemente no celular. 

Já as mulheres, que normalmente sofrem mais com o assédio durante esses eventos, não hesitem em procurar ajuda e denunciar qualquer comportamento abusivo e invasivo. 

Infelizmente, você não pode controlar essas ações. Entretanto, com atitudes simples você consegue estar um pouco mais protegido e em segurança. 

 

 

7 destinos para aproveitar o Carnaval no Brasil

Confira abaixo quais são as 7 cidades que eu separei para você curtir o carnaval de diversas maneiras! Aqui você vai encontrar comemorações para todos os gostos, em todos os cantos do país.

 

    1. Salvador

Começamos a nossa lista com um clássico. Salvador, capital da Bahia, é mundialmente conhecida pelos seus trios elétricos e milhares de foliões. Muita gente realmente sonha em passar o carnaval curtindo o melhor da Bahia. A verdade é que se esse é o seu plano, você precisa se planejar com bastante antecedência. 

Durante essa época do ano os preços de passagem e acomodação sobem muito na cidade, assim como o número de turistas. 

O bom é que existem diversos blocos e circuitos em Salvador, alguns dedicados aos mais festeiros e outros aos que preferem tranquilidade. 

Para curtir o carnaval de Salvador perto dos trios elétricos, assim como vemos na TV, é preciso pagar. Dessa forma você ganha um abadá (algo como uma camiseta regata especial do bloco) que permite que você tenha acesso a determinado espaço.

E além do carnaval animado, as comidas típicas da Bahia são deliciosas.

 

Você pode pagar também pelo camarote, outro ponto bastante famoso do carnaval de Salvador. No camarote você tem um espaço mais tranquilo, com banheiros melhores, serviço de open bar e muito mais. Mas é claro, os valores não são nada baratos. 

Agora, para quem quer curtir a capital baiana sem ter que gastar muito, é possível participar dos blocos gratuitos. Apesar de não contar com a presença dos grandes artistas, é igualmente divertido. 

E claro, se você for pra Salvador, não deixe de curtir o melhor da cidade. Aproveite as praias e o centro histórico (é realmente histórico!). Visite o Elevador Lacerda e o bairro do Pelourinho, os maiores cartões postais da cidade.  

 

 

    2. Recife

Quer aproveitar um carnaval tradicional e com músicas, danças e comidas típicas? Olinda é o destino certo para você aproveitar o carnaval no Brasil. Turistas do mundo inteiro viajam para a capital pernambucana para aproveitar as festividades. E sim, existe muito o que fazer em Recife

A cidade, durante essa época do ano, fica totalmente colorida com os enfeites. Há os tradicionais shows com grandes artistas no Marco Zero e os blocos de rua, que costumam sair logo pela manhã, com músicas nos ritmos mais tradicionais como o frevo, macaratu e samba. 

Outro grande atrativo são os bonecos de Olinda. Um dos maiores símbolos do carnaval na região, as marionetes de mais de dois metros de altura caminham lado a lado com o público. 

E se você está lá para realmente curtir a festa da maneira mais tradicional, não deixe de aprender o frevo! Há muitos locais que se divertem ensinando a dança aos turistas. 

Além de tudo isso, existem muitas outras coisas para fazer em Recife. Outra grande atração do carnaval de Recife é o Galo da Madrugada. O bloco sai no sábado de carnaval, logo cedo, do bairro de São José, região central. Apesar de ser gratuito, assim como em Salvador, é possível comprar ingressos para o camarote. 

Se você não for passar muito tempo na cidade, veja aqui o que fazer em Recife em 2 dias

 

    3. São Luiz do Paraitinga

Quer um destino bem diferente esse carnaval? São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo é o lugar certo! A cidade que conta com pouco mais de 10 mil habitantes é muito conhecida pelo seu carnaval e recebe mais de 70 mil pessoas durante essa época do ano. 

Ela é marcada pelas marchinhas e pelos blocos bem tradicionais que passam por todo o centro histórico. Além disso, há também shows na Praça de Evento que vão até a madrugada. Entre os blocos mais famosos estão o Bloco do Juca Teles, Bicho de Pé e Casarão. 

O grande diferencial do carnaval de São Luiz do Paraitinga está na organização do evento. Nos últimos anos, a prefeitura, junto com a população, repensaram a festa a fim de criar um evento “sustentável”.

Ou seja, o objetivo não é receber milhares de turistas, mas receber uma quantidade que seja possível atender com qualidade e oferecer uma experiência agradável e divertida. Dessa forma, fazem com que essas pessoas voltem futuramente para a cidade. 

 

    4. Florianópolis

Já no sul do Brasil, o lugar perfeito para curtir o carnaval é Florianópolis. A capital de Santa Catarina é conhecida por seu “Carnaval Magia.” A cidade oferece um mix com o que há de melhor dessa festa e é um ponto de interesse dos jovens. Por lá, você poderá curtir os desfiles das escolas de samba no sambódromo com ingressos à preços convidativos. 

Para quem gosta do carnaval de rua, em Floripa você encontrará também diversos bloquinhos. O destaque vai para o Bloco Batuqueiro do Limão, e Bloco dos Sujos. Ainda acontecem grandes shows na Arena Central, mas para isso é preciso comprar ingressos antecipados

Outro grande ponto que faz o carnaval de Florianópolis ser destaque são as baladas com DJs famosos. São centenas de festas espalhadas pela cidade que vão até o amanhecer. Além, é claro, das praias que já são o forte de Floripa. Fora que também há muita coisa para fazer no centro de Florianópolis

 

    5. Ouro Preto

Muita gente conhece Ouro Preto como uma cidade histórica, com ruas estreitas, de paralelepípedo e uma arquitetura típica. Mas a verdade é que essa é uma cidade muito agitada, cheia de festas e frequentada, principalmente, por universitários. 

Durante o carnaval não seria diferente. Essa cidadezinha no interior de Minas Gerais é também conhecida por ter o melhor carnaval do estado! Localizada a pouco mais de 2 horas da capital, Belo Horizonte, Ouro Preto é marcada pelos blocos de rua. 

No entanto, o grande diferencial são os blocos organizados pelas repúblicas universitárias de Ouro Preto. São diversas opções que tocam as mais diferentes estilos de música. Você vai ouvir desde as marchinhas clássicas até os funks mais atuais. 

Para participar é preciso garantir o seu abadá. Além disso, é possível adquirir o abadá junto com um pacote completo que inclui hospedagem e alimentação. 

 

    6. Rio de Janeiro

A sexta da nossa lista de cidades para aproveitar o carnaval é o Rio de Janeiro. Um clássico também, certo? Assim como Salvador, a cidade é uma das que mais recebe estrangeiros para as suas festas. Também como a capital da Bahia, essa é uma ótima época para aproveitar o que a cidade tem de melhor, e claro, as praias. 

Por aqui você irá encontrar bloquinhos, festas, shows… mas o grande atrativo são, sem dúvidas, as escolas de samba. O desfile na Sapucaí é conhecido como o mais bonito do Brasil. Os ingressos precisam ser comprados com antecedência, pois esgotam rápido.

 

Os preços variam de R$100 a mais de R$1000, de acordo com a data e o setor escolhido. O desfile do grupo especial e das campeãs costumam ser os mais caros. 

Para quem prefere o carnaval de rua, o Rio também tem seus bloquinhos espalhados por toda a cidade. 

Além disso, caso queira se aventurar pela cidade com seus filhos ou pessoas mais jovens, não vão faltar coisas para fazer com crianças no Rio de Janeiro.

Já com relação a segurança, ela costuma ser reforçada durante essa época do ano. Portanto, é possível aproveitar as festas com tranquilidade. Porém, é importante estar sempre atento e seguir as dicas que dei no tópico acima sobre esse mesmo assunto.

Se está procurando passeios diferentes para fazer na Cidade Maravilhosa, confira essas dicas de passeios para sair do óbvio no Rio de Janeiro do blog Por aí com os Pires. 

 

    7. São Paulo

São Paulo, uma das maiores cidades do país, sempre via seus moradores deixarem a cidade durante o carnaval. Porém, já faz alguns anos que isso mudou.

O grande atrativo dos paulistanos são os bloquinhos de rua, espalhados por toda a cidade durante, praticamente, todo o mês de fevereiro e março. Hoje, São Paulo é um dos destinos mais procurados do Brasil para curtir o carnaval. 

Tem bloquinho para todos os gostos e idades mesmo! Além dos tradicionais com as marchinhas carnavalescas, há também opções para quem gosta de Rock, como o Rock Brasil, que começa na Bela Vista e o Bloco Emo. Tem bloco só para crianças, como o Beatles para Crianças, e para os pets! Sim, o Amigos Pet é o bloquinho perfeito para o seu companheiro. 

Os maiores bloquinhos da cidade são o Vou de Táxi, Domingo ela Não Vai, Bicho Maluco Beleza e Ritaleena. Alguns ainda contam com participações especiais como Alceu Valença, Elba Ramalho e Criolo. 

Porém, prepare-se para espaços lotados, muito lixo no chão e bebidas caras. Fique atento também aos transportes públicos, já que muitas linhas de ônibus sofrem alteração durante esse período. No site Blocos de Rua você pode ter acesso a agenda, itinerário, roteiro e informações adicionais sobre cada bloco. 

 

 

Resumindo…

7 melhores cidades para aproveitar o carnaval no Brasil:

  1. Salvador
  2. Recife
  3. São Luiz do Paraitinga
  4. Florianópolis
  5. Ouro Preto
  6. Rio de Janeiro
  7. São Paulo

 

Dica de atrações, atividades e excursões para aproveitar o carnaval no Brasil

Uma das principais recomendações que faço para a sua viagem é: se planeje! Para viajar tranquilamente é essencial ter organizado previamente transporte, acomodação e é claro, passeios. Um dos principais sites que utilizo para pesquisar atrações e atividades é o Civitatis ou o Tiqets. Esses dois sites disponibilizam diversos tipos de passeios para os mais variados gostos.

 

Civitatis

 

 

Tiqets

 

Concluindo… 

E aí, pra você o ano já começou, ou só depois do carnaval? Diz pra mim o que achou dessas 7 cidades para aproveitar o carnaval no Brasil e se você já escolheu qual será o seu destino. Já conhece alguma dessas cidades ou indicaria outra?

Conta aqui nos comentários. E claro, se tiver alguma dúvida com relação a esses destinos, planejamento ou viajar durante o feriado é só comentar aqui também que será um prazer te ajudar. 

button
Sair da versão mobile