Entre Polos

Tudo o que Você Precisa Saber Antes de Visitar a Igreja do Sangue Derramado

Igreja do Sangue Derramado

O nome russo preferido para a Igreja do Sangue Derramado é Храм Спаса па Provique significa Igreja do Salvador sobre o Sangue. Mas outros nomes são imensamente divulgados na internet e guias de turismo, principalmente nas traduções em inglês.

O apelido de “igreja do sangue derramado” é o mais popular, mas você vai ouvir também Igreja da Ressurreição, Igreja de Nosso Salvador no Sangue, Catedral da Ascensão e outras variações. O site oficial em inglês a chama de Salvador sobre o Sangue Derramado.

Mas que sangue derramado é esse?

A Igreja, foi construída em memória do Czar Alexandre II, que foi assassinado exatamente naquele local em 1881.

Agora deixa eu explicar quem foi esse czar e porque essa igreja é tão diferente do padrão das construções de São Petersburgo, pois eu acho bem interessante e quero compartilhar. Se você está aqui só pra saber informações sobre a igreja, rola até o próximo item.

Alexandre II é um dos maiores czares russos, conhecido também como O Libertador. Uma das suas principais realizações foi a emancipação dos servos em 1861, que acabou com a escravidão dos camponeses russos.

Desde o início do seu reinado, ele promoveu a Glosnost, (palavra que nós fomos conhecer no tempos finais da era soviética) ou seja a transparência. Ele diminuiu a censura e permitiu que o povo participasse das reformas do sistema autocrata russo. O que parecia uma boa ideia, acabou sendo um erro, pois gerou muita expectativa por parte do povo.

Como as reformas eram lentas e o povo que estava ávido por elas, acabou se desiludindo. Com isso cresce uma geração de estudantes radicais que queria uma revolução que acabasse com o czarismo. Alguns usariam a violência para atingir seus objetivos. Diz-se que a história do terrorismo moderno começou aqui.

Para desestabilizar o sistema, esses radicais (o principal grupo conhecido como Vontade do Povo)  passaram a tentar tirar a vida do czar.  Mas além da morte do soberano, eles desejavam algo dramático. Algo espetacular que despertasse o desejo de revolução em todo o povo.

Enquanto o czar tentava acelerar o processo de reformas, vários atentados contra ele foram promovidos. Todos sem sucesso. Até que finalmente em 13 de março de 1881, um membro do grupo, consegue jogar uma bomba contra a carruagem do czar, que passava pela rua do canal Griboedova.

Como a carruagem era à prova de bombas, nada acontece ao czar. Contudo ele decide sair da carruagem e ir tentar conversar com seu agressor. Nesse momento um outro membro do grupo joga uma segunda bomba sobre o próprio czar. Ele ainda é levado com vida, para o Palácio de Inverno (hoje o Museu Hermitage), mas morreu poucas horas depois.

Não deixe de ler o post sobre o Museu Hermitage, é lindo demais! Clique aqui.

Imagine a cena que seu filho, o herdeiro do trono, que se tornaria Alexandre III, presenciou. A família em desespero, o pai chegando mutilado e morrendo logo em seguida. Só pode ter pensado: “é isso que acontece quando se tenta fazer reformas”.

A morte de Alexandre II interrompe todo o processo reformista. Alexandre III restabelece o regime ainda mais autocrata. Dá às autoridades amplos poderes para prender pessoas e fechar jornais. Estava determinado a acabar com todos os movimentos revolucionários, prendendo todos os que tinham alguma relação com a morte do seu pai. É nesse momento da história que Lenin, ainda criança, perde seu irmão mais velho, condenado à morte por ter “conspirado” contra o czar. A perda do irmão é que faz com que ele comece a desenvolver seus ideais revolucionários.

Para mostrar sua determinação em retomar a Rússia tradicional, o Czar Alexandre III manda construir uma igreja/memorial no mesmo local onde seu pai foi assassinado.

Pedro, o Grande, o czar fundador de São Petersburgo, havia concebido a cidade para ser o modelo da nova Rússia. Moderna e com olhos para o ocidente, com seu estilo clássico e repleta de palácios renascentistas.

Já Alexandre III considerava que modernizar e tentar se parecer com a Europa, foi o que deu errado na Rússia. Ordenar a construção de uma igreja no estilo tradicional russo, era como declarar uma guerra aos ideais de Pedro.

Construção da Igreja do Sangue Derramado

Para a construção da igreja foi feito um concurso para escolher o arquiteto que seria o responsável pela obra. Foi escolhido o projeto de Alfred Parland, o qual contemplava, como queria Alexandre III, o estilo puramente russo do século XVII.

A Igreja do Salvador sobre Sangue Derramado levou 24 anos para ser construída. Desde o lançamento da pedra fundamental em outubro 1883 o progresso foi lento. O terreno pantanoso exigiu uma base sólida e este trabalho preparatório levou três anos. Outros três anos foram necessários para compactar um porão de granito e construir as paredes da fundação.

Alexander III não viveu para ver o monumento ao seu pai terminado. A construção terminou três anos depois de sua morte e a decoração interna com mais de 7.000 metros quadrados de mosaicos, levou mais de dez anos.

Exterior da Igreja do Sangue Derramado

O exterior do monumento é decorado com ícones da igreja ortodoxa e 20 placas de granito registrando os acontecimentos históricos do reinado de Alexandre II.

A  torre mais alta tem 81 metros e a torre do sino tem 144 mosaicos com brasões, representando províncias, cidades e vilas do Império Russo. Esses brasões tinham a intenção de refletir a tristeza do povo pela morte do seu czar.

Muitos detalhes adornam cada pedaço de superfície abaixo das cúpulas douradas em formato de cebola. Até mesmo o caixilho das janelas são ladeados de mármore da Estônia ornamentado.

Entretanto os danos causados pela Segunda Guerra Mundial e o Cerco de Leningrado ainda podem ser vistos em suas paredes.

Interior da Igreja do Sangue Derramado

Os mosaicos que adornam o interior da igreja são de mármore italiano e foram baseados nas pinturas de artistas religiosos do final do século XIX. Além do mármore, foram usados mais de vinte diferentes tipos de pedras semipreciosas russas como jaspe, cristal de montanha, topázio e outros.

Cristo e os Apóstolos são retratados dentro da cúpula, enquanto as paredes e pilares são totalmente adornadas com outras 68 cenas bíblicas ou imagens de santos. Nenhuma superfície é deixada sem ornamentos.

Um dos elementos mais impressionantes da igreja é o santuário extravagante construído no local onde Alexandre II foi ferido gravemente. O dossel está em um lugar especial dentro da igreja simbolizando a santidade do local. Quatro colunas de jaspe violeta cinza servem como base do dossel. Pequenas colunas retangulares unem o toldo de pedra esculpida e os ícones de mosaico decorados com imagens do santo padroeiro da família Romanov.

Ficamos hospedados bem próximos da Igreja do Sangue Derramado, clique aqui para ver nossa dica de hotel.

Os ícones da iconostase principal, a Mãe de Deus com o Menino Jesus e o Nosso Salvador ocupam local de destaque. O painel de mosaico do Cristo Pantokrator (Todo-Poderoso) que mostra Cristo dando uma benção com a mão direita e segurando os evangelhos com a esquerda, está na cúpula central.


A Igreja durante o Período Soviético

Dizem que os seguidores de Lenin queriam demolir esse grande monumento ao czarismo. Contudo, como o espaço em grandes edifícios era escasso, foi considerado que ela serviria bem para um depósito de grãos ou outra utilidade mais prática. E foi o que aconteceu durante a maior parte do tempo.

O maior sacrilégio ocorreu quando ela foi transformada (1931) em museu do grupo terrorista chamado Vontade do Povo, aquele que promoveu o atentado ao czar. Três anos depois o museu foi fechado por ordem de Stalin, o qual pensou que isso poderia promover o terrorismo ou um atentado contra ele mesmo.

Em 1940 um comitê do partido socialista decide demolir a igreja, mas ela acabou sendo salva pelo bloqueio alemão entre 1941 e 1944, conhecido com Cerco de Leningrado.

Nunca viaje sem seguro de viagem, clique aqui para fazer um orçamento. Utilize o cupom de desconto ENTREPOLOS5.

Finalmente em 1969 foi dada uma ordem de preservação do edifício e a responsabilidade pela manutenção foi entregue ao Museu da Religião, baseado na Catedral de São Isaac, ali pertinho.

Durante o período comunista o culto religioso não era proibido, mas era julgado inadequado aos ideais do partido, visto que o czarismo e a servidão eram considerados a vontade de Deus.

Serviços religiosos na Igreja do Sangue Derramado

Nenhum serviço religioso tradicional como missas, batismos, funerais e casamentos, era realizado na igreja, pois não era essa a intenção de Alexandre III. Contudo, semanalmente um culto aos mortos e a leitura de sermões acontecia e atraía um grande número de fiéis.

Após a Revolução Soviética, a igreja apesar de ter se tornado uma catedral oficialmente em 1923, foi saqueada. Como relatei acima ela permaneceu fechada e essencialmente transformou-se em um depósito.

A restauração demorou 27 anos e foi reinaugurada em agosto de 1997 para o deleite de milhares de visitantes. Ela permaneceu como museu estatal e jamais foi consagrada novamente.

As filas para comprar os ingressos e entrar na igreja são longas, mas andam bem rápido.

O que você precisa saber para visitar a igreja:

Endereço: 2, Naberezhnaya Kanala Griboedova

Metrô: Nevsky Prospekt / Gostiny Dvor

Horários:   Diariamente das 10h30 às 18h. – Abre à noite das 18h às 22h30 no verão (maio a setembro)

Fechado: Quarta-feira

Site do Museu:   http://eng.cathedral.ru/spasa_na_krovi/

Ingressos: Adulto: RUB 250.00  Crianças: RUB 50.00  Audioguia: RUB 100.00  Entrada noturna: RUB 400.00

Acessibilidade: A igreja possui rampas adaptadas na entrada e na saída.

Leia mais sobre a Rússia:

Conheça São Petersburgo Caminhando

As 10 Maiores Atrações de Moscou

Como comprar Passagem de Trem na Rússia

Onde se Hospedar em São Petersburgo

Onde se Hospedar em Moscou

Você pode salvar a imagem abaixo no seu Pinterest para uma referência futura. Ainda não usa o Pinterest? Então leia o post Como Planejar uma Viagem Usando o Pinterest.

SaveSave

Se você gosta do conteúdo que encontra aqui, por favor, nos ajude a mantê-lo. Para isso, basta usar os nossos links na hora de fazer suas reservas para viajar. Assim recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

SaveSave