Como Garantir o Reembolso do seu Seguro de Viagem – Várias Dicas

Essa página é uma continuação da minha página especial sobre seguros de viagem: Os 3 Melhores e Mais Baratos Seguros de Viagem + 2 Opções Grátis.

Os 3 seguros de viagem que recomendo no artigo acima possuem uma vasta rede de médicos, clínicas e hospitais conveniados. Sendo assim, no caso de sinistro (acidente, doença, etc..) é sempre aconselhável ligar para o seguro de viagens antes para eles te indicarem um médico ou hospital conveniado para você fazer o seu tratamento.

E assim, usando a rede de conveniados do seguro, você não desembolsará dinheiro algum, uma vez que a conta do tratamento ira direto para a seguradora (a não ser que o tratamento seja mais caro que o limite máximo da sua cobertura).

Resgate de Helicóptero

Porém, caso o lugar onde você esteja pelo mundo não tenha nenhum médico, clínica ou hospital conveniado pelas redondezas, você terá que pagar pelo tratamento do próprio bolso e depois pedir reembolso à seguradora.

Mas sabe como é. Companhias de seguros em geral (sejam de viagem, carro, casa, etc…) são sempre meio chatas para pagar pelo sinistro e podem ficar achando desculpas se toda a documentação não estiver em ordem.

Nesse caso, eu vou colocar aqui quais são os documentos que os seguros de viagem normalmente pedem para você enviar a eles para você poder receber o reembolso das suas despesas médicas durante a sua viagem.

 

Mas primeiramente, alguns termos usados por seguros de viagem:

 

*sinistro do seguro: quando você aciona o seguro de viagem para usar para um tratamento (acidente, doença, etc…

*quitação de sinistro: reembolso das despesas médicas pagas pelo viajante

*seguradora: a empresa que fornece o seguro de viagens

*beneficiário = segurado = reclamante: a pessoa (você) pedindo à seguradora pelo reembolso

 

Documentos normalmente exigidos para se obter reembolso de despesas médicas (caso não use a rede conveniada)

 

  • Cópia RG e CPF ou CNH do(s) segurado(s) reclamante(s)

 

  • Cópia do Comprovante de residência (qualquer comprovante atual – dos últimos 03 meses – em nome do(s) segurado(s) reclamante(s).) Na ausência deste, enviar declaração de residência preenchida, assinada e com firma reconhecida (formulário normalmente fornecida pela seguradora)

 

  • Uma declaração de residência para menores de idade, deve ser preenchido, assinado e reconhecida firma pelos responsáveis legais do segurado (formulário normalmente fornecida pela seguradora)

 

  • Em ambos os casos, deve ser encaminhado junto com a declaração, cópia do comprovante de residência atualizado e RG/CPF do beneficiário

 

  • Cópia do voucher do(s) segurado(s) reclamante(s);
- Formulário de informações cadastrais original, preenchido pelo segurado/beneficiário (formulário normalmente fornecida pela seguradora)

 

  • Cópia do passaporte (pág. de identificação + pág. com carimbos de entrada e saída do país que você estava visitando), ou outra documentação que permita constatar as estadias fora do domicílio habitual do(s) segurado(s) – Por exemplo: Bilhete aéreos (aliás, sempre guarde seu cartão de embarque usado até o final da sua viagem, tanto para questões de seguro de viagem como para ganhar milhas)

 

Cartões de Crédito de Milhas

  • Apresentação do laudo médico original, com descrição dos procedimentos, fornecido pelo profissional da saúde ou centro médico, com clara indicação do diagnóstico, histórico clínico e formulário de admissão no caso de internação

 

  • Receita médica original; (Caso a receita seja retida pela farmácia, enviar o RX ou o documento oferecido pela farmácia em troca da receita)

 

  • Notas fiscais originais dos procedimentos médicos e ou da farmácia com descrição dos medicamentos adquiridos, que deverão concordar em qualidade e quantidade com a receita médica fornecida

 

  • Relato do ocorrido no atendimento médico (explicar o motivo, o que houve e como transcorreu o atendimento, tanto dos prestadores da empresa fornecedora do seguro de viagem quanto dos prestadores de saúde) escrito pelo segurado/beneficiário (você cria a sua própria carta, melhor se digitada no computador)

 

  • Relação de gastos preenchida completamente (formulário normalmente fornecida pela seguradora)

 

  • Telefone, endereço e e-mail para contato

 

  • Comprovante de Dados Bancários (Cópia do cabeçalho do extrato bancário, cópia de cheque, ou cópia do cartão de débito)

 

E você terá que enviar via correio todos esses documentos à empresa de seu seguro de viagem.

É, eu sei, é um monte de documentos. Então, em outras palavras, se você tiver a oportunidade de usar a rede conveniada do seu seguro, será muito melhor. Você não precisará desembolsar nada na hora do atendimento e ainda vai evitar toda essa dor de cabeça e gasto de tempo juntando e enviando documentos.

Porém, se não houver alternativa e você tiver que pagar pelo atendimento e pedir reembolso depois, não será o fim do mundo. Se organizando e tendo todos os documentos para enviar à empresa prestadora do seu seguro de viagem, as suas chances de receber o seu reembolso de uma forma rápida e sem muito stress chegam perto de 100%!

 

Eu também consegui junto à Seguros Promo um formulário com informações sobre pedido de reembolso.

Dá uma olhada que eu tenho certeza que você pode achar informações úteis nele. 

 

Informações sobre reembolso (Seguros Promo) – código de desconto: OUTCOMF5

 

A recomendação principal – e que todo cliente deveria seguir –, é evitar ao máximo o reembolso. Afinal, porque prolongar um processo que pode ser resolvido de forma prática pela seguradora no momento do ocorrido?

Já é de conhecimento da maioria das pessoas que em caso de atendimentos médicos e odontológicos, só é preciso um telefonema e o solicitante será direcionado para a rede de atendimento conveniada mais próxima de onde ele estiver. Algumas seguradoras já contam com esse serviço, através do aplicativo do celular.

Outra alternativa, inclusive muito usada pela seguradora, é mandar um médico até o estabelecimento onde a pessoa estiver hospedada.

 

  • Para casos que trabalham exclusivamente com reembolso:

 

Alguns casos, como Assistência Farmacêutica e viagem em cruzeiros, só prestam serviço por meio de reembolso. O valor do reembolso vai depender do limite para a cobertura específica, conforme descrito na apólice do plano adquirido pelo cliente.

Isso significa que, caso você compre um seguro que tenha cobertura de € 300 para assistência farmacêutica, você irá receber um reembolso de no máximo € 300. A cobertura atende apenas o valor máximo descrito na apólice.   

 

  • Fique atento a documentação em caso de reembolso

Caso aconteça alguma eventualidade durante a viagem, fique atento e guarde sempre os comprovantes de pagamento dos lugares onde foi atendido. Além disso, depois que voltar de viagem e iniciar o processo de reembolso a seguradora irá exigir documentos básicos e alguns outros dependendo da seguradora e do motivo do acionamento.

 

Abaixo; uma lista com os documentos básicos exigidos pelas seguradoras:

 

  1. Formulários devidamente preenchidos:

? Formulário de aviso de sinistro;

? Formulário de Autorização para Pagamento de Indenização/Reembolso de Despesas;

? Declaração de Únicos Herdeiros, na hipótese de inexistir indicação anterior;

 

  1. Documentos do segurado (cópias autenticadas)

?  Carteira de identidade ou Certidão de Nascimento em caso de menores de 18 anos;

?  CPF;

?  Comprovante de endereço;

?  Comprovante de viagem, como passaporte e passagens;

 

  1. Documentação do beneficiário maior de 18 anos (cópias autenticadas):

?  Carteira de Identidade;

?  CPF;

?  Comprovante de residência;

?  Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Certidão de Casamento emitida após o óbito do Segurado;

? Em caso de companheiro(a), além dos documentos indicados acima, providenciar:

  • Cópia da anotação na Carteira de Trabalho ou

  • Comprovante de Dependente do INSS ou no Imposto de Renda ou

  • Declaração de União Estável registrada em cartório pelo Segurado, com data anterior à ocorrência do sinistro, com declaração de duas testemunhas atestando que o Segurado vivia maritalmente, especificando data e se deixou filhos, com assinatura reconhecida em cartório.

?  Termo de Curatela, no caso de Beneficiário(s) incapaz(es).

 

  1. Documentação do(s) beneficiário(s) menor(es) de 18 anos (cópias autenticadas):

?  Carteira de Identidade;

?  Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Certidão de Casamento emitida após o óbito do Segurado;

?  Termo de Curatela, no caso de Beneficiário(s) incapaz;

?  Termo de Tutela ou, na impossibilidade deste, termo de representação cabível, quando se tratar de Beneficiário(s) menor(es), órfão(s) de pai e mãe.

 

É importante ressaltar que a maioria das seguradoras deixam claro que não serão aceitos relatórios médicos realizados por membro(s) da família ou de pessoa que esteja convivendo com o Segurado, independentemente de esta pessoa ser um médico habilitado. Apenas médicos reconhecidos pela seguradora.

  • Informação importante

Muitos viajantes reclamam por receber faturas das despesas feitas em hospitais e centros de atendimento, mesmo tendo acionado o seguro. Isso acontece porque no momento de preencher os dados de cadastro dos paciente, as pessoas acabam colocando o endereço de suas casas, quando na verdade, deveriam colocar o endereço da seguradora – que normalmente se encontra no final da apólice.

A Travel Ace, por exemplo, diz na página final da apólice que: “Em caso de atendimento médico em clínica ou hospital indicado por nossa Central de Atendimento, informe sempre nosso endereço para efeito de futuras cobranças.” Logo em seguida, vem o endereço da seguradora e: “Este procedimento é necessário para evitar que as faturas sejam indevidamente direcionadas ao seu endereço.

apolice.PNG

 

ATUALIZAÇÃO SOBRE MEU PEDIDO PESSOAL DE REEMBOLSO DO SEGURO DE VIAGEM!!

Como alguns já sabem porque eu mencionei no meu artigo sobre os 3 Melhores Seguros de Viagem, eu mesmo tive que acionar um seguro e pedir reembolso. 

Eu comprei o seguro de viagens da Travel Ace através do portal da Real Seguro Viagem que menciono na minha página sobre seguros de viagem.

Durante as minhas viagens aos Estados Unidos, eu quebrei o meu dente! Apesar de não ser considerado tratamento médico e assim não ser coberto pela cobertura total do seguro, o meu plano da Travel Ace me dava uma cobertura de até $ 250 dólares em caso de problemas dentários. 

Como eu estava em uma pequena cidade da Virgínia onde não havia dentistas credenciados pela seguradora, eu tive que pagar do bolso pelo tratamento e pedir reembolso. O valor saiu $ 283 dólares. Então comecei o processo ainda nos EUA para receber os $ 250 dólares aos quais eu tinha direito, antes mesmo da minha viagem acabar. 

Foi muita “papelada” para preencher, assinar e enviar. Basicamente seguindo todo o procedimento que menciono acima….mas faz parte.

Bom, depois de um pouco menos de uma mês, eu entrei em contato novamente com eles e eles me disseram que o pagamento já tinha sido autorizado e só estavam esperando o financeiro para pagar. Eles pagaram em Reais (convertidos pela cotação do dólar oficial) na minha conta corrente no Brasil. 

Ou seja, ótimas noticias!!

Se tiverem alguma dúvida sobre como foi todo o processo, é só entrar em contato comigo aqui pela área de comentário abaixo que eu ajudo. Mas a maioria das dicas já está neste artigo. 

 

Caso você já tenha pedido reembolso, teve problemas ou foi bem sucedido, pode deixar também seu testemunho e dicas aqui para ajudar a outros leitores. 

 

Está planejando a sua próxima viagem?

 

simbolo cruz vermelha Então não se esqueça de adquirir um seguro de viagem! Você não quer ficar na mão caso fique doente e ou sofra um acidente durante suas férias. Nossa página com os 3 Melhores e Mais Baratos Seguros de Viagem do Mercado pode te ajudar na escolha do melhor seguro para você além de possuir cupons de desconto para as maiores seguradoras!

 

simbolo hotel azulJá reservou o seu hotel ou albergue? Se não, o nosso artigo com Os 6 Melhores e Mais Baratos Sites para Encontrar a Sua Acomodação de Viagem pode te ajudar nesta processo. Lá você também encontrará promoções e códigos de desconto.

 

simbolo avião laranjaAinda não comprou a sua passagem aérea e quer economizar? Dê uma olhada na nossa página com 17 Dicas de Como Economizar na Passagem Aérea onde você também encontra os 4 melhores sites para comprar seus voos

 

simbolo carro azulE finalmente, vai precisar alugar um carro para sua viagem? Então com certeza a nossa página com Os 5 Melhores e Mais Baratos Sites para Comparar e Alugar Carros Pelo Mundo vai te ajudar na escolha e a economizar.

 

Para conhecer minhas outras ferramentas e aplicativos de viagem favoritos que me permitem viajar tanto e a um custo tão baixo, dê uma olhada na minha página especial sobre “81 Ferramentas e Aplicativos de Viagem.”

Se você quiser saber mais sobre novos artigos, conferir nossas últimas fotos, e ler sobre novidades, é só nos seguir aqui…

Facebook Icon  Instagram Icon  Twitter Icon  Google Plus Icon  Youtube Icon

….e cadastre-se abaixo para receber o nosso informativo:

Related Post from this Blog

Deixe uma resposta

Real Time Web Analytics