Acho que não conheço ninguém que não goste viajar. Mas isso não significa que todas as pessoas gostem de fazer as mesmas coisas, já que existem inúmeras formas de fazer turismo e aproveitar lugares diferentes. Há quem goste de viagens mais curtas e que durem apenas um fim de semana, outros gostam de planejar o ano inteiro as tão esperadas férias de um mês.
E existem também aqueles que pretendem ficar muito tempo longe de casa e até fazendo um sabático de um ano. E por mais que isso pareça um sonho para muitos, também existem problemas nesse tipo de viagem.
Obviamente, isso não significa que fazer uma longa viagem não seja maravilhoso e um privilégio enorme que eu gostaria que mais pessoas ao redor do mundo pudessem ter. No entanto, também existem algumas desvantagens. Portanto, meu objetivo aqui é pegar algo que pareça incrível para muitas pessoas e mostrar como as coisas podem não ser tão perfeitas quanto parecem.
O que significa que, se você tiver uma longa viagem em mente, eu reuni esta lista com as 10 desvantagens de viajar por muito tempo (além das soluções) para ajudá-lo a saber no que você está se metendo.
Aqui estão os 10 problemas que você pode encontrar com viagens muito longas (mais detalhes abaixo):
- Viajar por longos períodos pode ser cansativo;
- Viajar por muito tempo quebra sua rotina;
- É difícil comer bem em viagens muito longas;
- Viajar por longos períodos aumenta a saudade;
- Viajar por muito tempo pode tirar o encanto dos destinos;
- Você sente falta de um lar quando a viagem é longa;
- Viagens longas podem ser mais caras;
- Viagens longas podem prejudicar a sua forma física;
- Viagens longas podem te deixar arrogante;
- Fazer as malas para viajar por muito tempo é f$%@!
Continue lendo para saber mais detalhes sobre esses 10 problemas, bem como as soluções e ações que você pode tomar para combatê-los.
Índice desta matéria
- 1 1 – Viajar por longos períodos pode ser cansativo
- 2 2 – Viajar por muito tempo quebra sua rotina
- 3 3 – É difícil comer bem em viagens muito longas
- 4 4 – Viajar por longos períodos aumenta a saudade
- 5 5 – Viajar por muito tempo pode tirar o encanto dos destinos
- 6 6 – Você sente falta de um lar quando a viagem é longa
- 7 7 – Viagens longas podem ser mais caras
- 8 8 – Viagens longas podem fazer mal a sua forma física
- 9 9 – Viagens longas podem te deixar arrogante
- 10 10 – Fazer as malas para viajar por muito tempo é f$%@!
- 11 Concluindo…
1 – Viajar por longos períodos pode ser cansativo
Quando nós começamos uma viagem tudo é incrível. Tiramos dezenas de fotos, postamos nas redes sociais e a nossa alegria é genuína. Quando as viagens são curtas, essa alegria nunca acaba e nós sempre carregamos lembranças boas dos lugares pelos quais passamos. Porém, quando viajamos por longos períodos de tempo, é muito comum termos dias ruins. Isso normalmente acontece por conta do cansaço. Não é à toa que coloquei esse item como o primeiro da minha lista.
Quando você se cansa, deixa de aproveitar os lugares como deveria, ou pelo menos como gostaria. Isso acaba também gerando uma certa frustração, já que muitas vezes o seu corpo e a sua mente simplesmente não conseguem acompanhar essa sua vontade.
Qual a solução?
O segredo é tirar algum tempo para simplesmente descansar e não pensar no que poderia estar aproveitando. Afinal, quando você viaja por um longo período, não precisa gastar todos os dias de sua viagem fazendo atividades das 8h às 20h. Você terá muito tempo. Em vez disso, pense que esse descanso é revigorante e serve para que você consiga ver e curtir muito mais a sua viagem.
2 – Viajar por muito tempo quebra sua rotina
É bastante normal quebrarmos nossas rotinas completamente quando viajamos. De fato, esse é um dos principais motivos pelos quais muitas pessoas amam (ou odeiam) viajar!
No entanto, a interrupção constante da rotina em viagens longas (dado que você tem uma rotina totalmente nova todos os dias!) pode fazer com que você se sinta um pouco desorientado, sem direção e simplesmente improdutivo depois de um tempo.
Qual a solução?
Na medida do possível, tente copiar pequenas partes de sua rotina de casa na sua viagem. A Nikki, por exemplo, lê todas as noites antes de ir para a cama e tenta fazer um diário ou fazer yoga de manhã (bom, se achar tempo). Faço questão de manter-me atualizado com o mundo lendo notícias (e tento fazê-lo durante o café da manhã, se puder
3 – É difícil comer bem em viagens muito longas
É praticamente impossível falar de viagem sem falar de alimentação. Além de ser uma necessidade básica nossa, é também algo que dá muito prazer (e que também pode dar um certo trabalho). Isso faz com que a gente coma besteiras para não perder tanto tempo, e para economizar, ou mesmo tenha uma alimentação menos saudável porque não sabemos onde comprar os ingredientes certos no lugar onde estamos.
Além disso, não posso deixar de citar aqui as culinárias mais exóticas que podem acabar nos afetando durante as viagens. Isso ocorre principalmente em países mais distantes do Brasil, como os asiáticos, mas não apenas neles, então tenha sempre cuidado. Comidas com temperos muito exóticos e ingredientes que não estamos acostumados a comer podem causar algum mal estar. Por isso, vá com calma.
Um efeito colateral de ter uma alimentação não tão boa é a sua saúde que inevitavelmente começa a ficar mais fraca. Isso faz com que você fique doente durante a sua viagem com mais facilidade e, caso realmente ocorra, é algo que pode prejudicar muito o resto dela.
Qual a solução?
Para driblar esse problema, o segredo é tentar manter uma alimentação equilibrada, em que você consiga aproveitar novas experiências ao mesmo tempo que cuida da sua saúde. Cozinhar suas próprias refeições no seu albergue (ou no Airbnb com cozinha) é uma boa maneira de conseguir um pouco de comida saudável dentro do orçamento.
Uma outra dica é levar consigo vitaminas e suplementos. É uma forma de compensar com os nutrientes que faltam se você não tiver tempo ou dinheiro para comer bem durante a sua viagem. Falo mais de comida em viagens neste artigo.
4 – Viajar por longos períodos aumenta a saudade
Saudade é uma palavra que, com o significado que conhecemos, só existem em nosso idioma. Seu sentido vai muito além de simplesmente sentir falta de algo, mas tem a ver também com a melancolia da ausência, seja de uma pessoa ou de um lugar. Por isso eu acho que é o sentimento perfeito para explicarmos como é ficar muito tempo longe de casa. Você acaba ficando longe dos amigos, da família, da sua casa e das coisas com as quais você está acostumado.
É claro que no início da viagem tudo parece muito mágico, mas com o tempo a saudade aparece. E cada vez mais forte.
Qual a solução?
Atualmente existem algumas ferramentas, como as conversas por vídeo, que podem diminuir esse sentimento, mas ele é inevitável. E é mais um item dessa lista que nós simplesmente temos que aceitar se quisermos realmente fazer viagens longas.
5 – Viajar por muito tempo pode tirar o encanto dos destinos
Sabe aquela mágica que temos em nos deparar com um ponto turístico famoso pela primeira vez? É uma sensação incrível e única, tão única que ela não vai se repetir na mesma viagem. Na verdade, é capaz de você perder o encanto por essa atração com mais rapidez se estiver constantemente em contato com ela. Isso acontece também quando você visita um número grande de atrações durante a mesma viagem.
Cada coisa nova não vai ser tão legal quanto a primeira, principalmente porque o cansaço também acaba acumulando. A verdade é que, depois de visitar sua décima cachoeira no sudeste da Ásia, sua 15ª catedral na Europa ou seu 20º museu de arte em qualquer lugar do mundo, eles começam a perder sua grandeza a ponto de você parar de apreciá-las como deveriam.
Qual a solução?
Infelizmente, não há muito que você possa fazer aqui além de tentar não exagerar e se esforçar para visitar tudo em qualquer lugar que você vá.
6 – Você sente falta de um lar quando a viagem é longa
A falta de um lar é uma das principais desvantagens de viajar por longos períodos de tempo. E não se engane, isso é algo muito diferente de ter saudade de casa. Quando eu digo a falta de um lar, quero dizer que, quando você faz esse tipo de viagem, é muito difícil ter um espaço pra chamar de seu. Você está sempre mudando de lugar, o que faz com que aquele sentimento de ter o seu canto, onde você sabe exatamente onde suas coisas estão, acaba se perdendo.
Além disso, a falta de um lar traz diversas outras desvantagens. Por exemplo, em muitos lugares pode ser que você tenha que dividir o banheiro com outras pessoas ou até mesmo o próprio quarto se ficar em um albergue. É inevitável que você acabe perdendo pelo menos um pouco da privacidade, o que não é nada demais, mas que pode incomodar quando você viaja por muito tempo.
E, do ponto de vista prático, também há outras coisas que normalmente parecem tão simples quando você está em casa – como ter um local para guardar suas coisas, lavar e secar suas roupas, cozinhar etc. – pode acabar muito mais complicado do que você pode imaginar, já que cada lugar que você fica será diferente.
Qual a solução?
Infelizmente, não há muito que você possa fazer aqui. No entanto, visitar amigos e familiares durante a viagem pode ajudar. Assim, você pode ter uma “base fixa” para retornar (se você não se importa em pagar aluguel enquanto viaja). Ou fique em quartos privados ocasionalmente ou até mesmo em apartamentos inteiros pelo Airbnb, para que você tenha um pouco de privacidade e espaço.
7 – Viagens longas podem ser mais caras
Também é impossível falar de viagem sem falar de economias, principalmente quando falamos de viagens longas. A regra é bastante simples: quanto mais tempo você viaja, mas dinheiro você gasta. Existem alguns gastos que são obrigatórios e que acumulam muito, como a alimentação e a hospedagem, por exemplo.
Porém, muitas vezes, acho que gasto menos viajando do que gastaria no Brasil pagando as despesas normais do dia a dia.
Qual a solução?
É claro que existem algumas coisas que você pode fazer para diminuir esse efeito. Um bom planejamento financeiro antes de viajar, por exemplo, ajuda bastante. Quanto mais tempo você tiver de planejamento, melhor você saberá como lidar com seu dinheiro durante a viagem e essa desvantagem acaba desaparecendo.
Uma outra dica é fazer voluntariado durante a sua viagem. Tem um monte de esquema e sites ofertando lugares pelo mundo onde você trabalha de graça em troca de comida e acomodação…conto mais aqui.
E obviamente, eu dou aqui um monte de dicas de como economizar na sua viagem com voos baratos, acomodação barata, seguro de viagem econômico, aluguel de carro barato, SIM card internacional barato, passes de trem econômicos, etc…
8 – Viagens longas podem fazer mal a sua forma física
Na mesma onda do ítem 3, viajando por muito tempo você come mal e também tem dificuldade para se exercitar com frequência. Essas duas coisas vão afetar o seu condicionamento físico a longo prazo.
Qual a solução?
Se você não conseguir fazer exercícios regulares, faça o que puder para permanecer ativo e caminhar durante suas viagens. Para compensar um pouco isso eu tenho esse artigo onde dou 9 dicas de exercícios para fazer durante as suas viagens para poder ficar em forma.
9 – Viagens longas podem te deixar arrogante
Honestamente, já vi isso acontecendo com um monte de gente…e até comigo mesmo. Você viajar por muito tempo, acaba vendo um monte de coisa bacana, tem um monte de experiência incríveis e eventualmente pode acabar se achando melhor que as pessoas que não tiveram a mesma oportunidade que você. Não digo que isso aconteça com todo mundo, mas definitivamente acontece com um monte de gente.
Em outras palavras, você se torna uma daquelas pessoas que julgam as pessoas no seu país que não viajam. Ou uma daquelas pessoas que estão sempre dizendo a todos em quantos países estiveram, dão muitos conselhos de viagem não solicitados e constantemente contam histórias (mesmo que não sejam relevantes para a conversa em questão) como “oh, isso me lembra o tempo em que eu estava treinando macacos na Tailândia / construindo bonecos de neve na Rússia / encontrando uma cura para o câncer na Guatemala … ”
Qual a solução?
Então apenas tenha isso em mente na sua próxima viagem para não ser um daqueles viajantes que todo mundo odeia!
10 – Fazer as malas para viajar por muito tempo é f$%@!
As malas! Sempre as malas! Pois é, não tem como fugir. Quanto mais tempo viajarmos, maior será a nossa bagagem. É inevitável que acumulemos lembranças dos lugares pelos quais passamos, sem contar as compras que fazemos de vez em quando.
E quanto mais tempo passa, mais difícil fica de carregar suas malas com tudo o que você comprou…fora caber! Dependendo da forma como você vai viajar, isso também pode acabar gerando mais gastos, como com as passagens de avião que cobram por bagagem extra.
Qual a solução?
Você sempre pode se livrar de algumas coisas que não quer durante a viagem, mas isso acaba sendo algo improvável, já que quando você se prepara para viajar, pensa em levar apenas o essencial. Aliás, é na preparação que você pode prevenir que as malas sejam um problema muito grande. Portanto, até mesmo essa parte do planejamento de viagem é importante. Então, na hora de fazer a sua mala pratique o desapego e leve apenas aquelas coisas que você vai realmente usar.
Além disso, tente evitar comprar coisas de que não precisa, pois senão você ficará preso carregando-as por meses!
Se você é mulher aqui tem algumas dicas para arrumar malas para mulheres.
Concluindo…
O que você achou dessas 10 desvantagens de viajar por longos períodos? É claro que também existem muitas vantagens, porém elas são o que as pessoas normalmente pensam quando se fala nesse tipo de viagem. E por isso eu acho que também vale a pena apontar os pontos negativos para que nos preparemos. Eles existem, não há como negar. Então é melhor você estar preparado para o que pode enfrentar durante uma viagem longa do que se frustrar ou ser pego de surpresa no futuro.
Portanto, não importa se você planeja fazer uma viagem de longo prazo ou se você já está prestes a embarcar em uma, é importante saber disso e também saber que nenhuma dessas desvantagens anula a experiência mágica que você pode ter. Como eu disso no início do artigo, cada pessoa busca um tipo de viagem diferente. Existem alguns desses problemas que talvez não vão acontecer com você, mas talvez outros sim. Então espero que esse artigo tenha ajudado, pois para mim, os pros sempre passagem os contras se eu estiver preparado.
Ficou com alguma dúvida? Tem algum comentário sobre o tema? Deixe aqui nos comentários, respondo sempre com o maior prazer!