Ícone do site Fora da Zona de Conforto

5 Melhores Empresas de Excursão para Grupos de Jovens Solteiros

Viajar sozinho é maravilhoso, mas também pode ser intimidador, ainda mais quando o destino tem um idioma ou cultura completamente diferente da sua.

Além disso, fazer amigos viajando pode ser difícil e sempre existe aquele medo da solidão. Por isso, uma boa solução para quem quer começar a se aventurar pelo mundo sozinho é usar uma empresa de excursões para focada em jovens turistas/viajantes.

Esse estilo de viagem em grupos de jovens é o que se chama de viagem social. Obviamente você está viajando para conhecer o lugar e ver atrações, mas uma das principais partes da viagem é conhecer outras pessoas, sejam do seu próprio país ou de outros países.

Só que honestamente, essas empresas abaixo com temas de viagens para jovens sozinhos (e em geral solteiros) não são só para quem tem medo de viajar sozinho(a). O intuito desses tipos de grupos de viagens é realmente conhecer outras pessoas, se relacionar, fazer um pouco (ou muita) festa e quem sabe, até conhecer o seu futuro parceiro(a) de viagem! 

 

Vale a pena contratar uma excursão para jovens solteiros?

 

Como todos os estilos de viagem, há prós e contras em contratar uma agência de excursões, especialmente com empresas especializadas em tours para jovens uma vez que elas incluem muitas festas e um convívio diário com um mesmo grupo. Então, pode ser que essa não seja a melhor opção para você.

(PS: você ainda é um jovem viajante que está interessado em excursões em grupo mas não é muito chegado em festas? Veja as empresas de excursões em grupo n° 3 e n°4 abaixo ou consulte o meu artigo com as 5 Melhores Empresas Internacionais de Excursão Para Viajar em Grupo Pequenos pelo Mundo para ver mais opções)

Por isso, é importante saber de antemão alguns fatos a respeito desse tipo de viagem, para que você possa decidir por si próprio se faz seu estilo ou não.

 

Viagem de solteiros festa

 

Como são as excursões de viagem para jovens adultos solteiros

 

PROS DE VIAGENS EM GRUPO PARA JOVENS SOLTEIROS CONS DE VIAGENS EM GRUPO PARA JOVENS SOLTEIROS
Os passeios são completamente guiados, então você se sentirá muito mais seguro sabendo que será acompanhado por alguém que conhece a área. Você não terá tanta independência e liberdade quanto viajar sozinho.
É muito fácil fazer amigos nessas viagens, pois você estará com as mesmas pessoas todos os dias. Estar cercado pelas mesmas pessoas todos os dias pode ser um pouco cansativo, especialmente se você não gosta de alguém, já que você não terá muita escolha (mas, em geral, grupos sociais menores tendem a se formar dentro do grupo maior, então isso não é um problema)
Tudo (comida, transporte, acomodação, atividades, etc.) estará incluído e planejado para você. É provavelmente mais barato viajar de uma forma independente do que com um tour organizado.
Os grupos geralmente são formados por jovens viajantes / solteiros muito amigáveis e cheios de “hormônio” que estão empolgados para explorar o mundo por conta própria, festejar e conhecer novas pessoas. Isso pode ser muito divertido se você estiver preparado para o estilo “Barrados no Baile,” (Beverly Hills, 90210) com quase 24 horas de festas. Se constantes festas, ressacas, e dramas de relacionamento não são seu estilo, talvez esse tipo de viagem não seja para você (com exceção das empresas n° 3 e n° 4 abaixo, ou algumas das empresas de excursão neste artigo aqui).

 

Como escolher uma empresa de excursão para jovens turistas solteiros

 

Para te ajudar a escolher a excursão que mais combina com você e seu estilo de viagem, separamos as empresas especializadas em excursões em grupo para jovens com as melhores avaliações (e preços) no mercado, incluindo uma tabela comparativa.

Vale lembrar que várias delas oferecem outras excursões além daquelas voltadas  exclusivamente a jovens adultos solteiros. Então você pode acabar encontrando em uma delas o estilo de viagem que mais combina com a sua personalidade, seu bolso e sua paciência.

E se você é uma mulher e quer realizar uma excursão sozinha em pequenos grupos femininos, dê uma olhada na nossa opção bônus após a tabela comparativa.

 

As 5 Melhores Empresas de Excursão em Grupo para Jovens Adultos Solteiros

 

  1. Contiki

 

A Contiki é a mais conhecida empresa de excursões para jovens no mundo e está em funcionamento desde 1962, então carrega um nome de peso.

As viagens oferecidas são exclusivamente destinadas ao público entre 18-35 anos e são conhecidas pela frase “noites que você não vai lembrar com pessoas que você jamais vai esquecer”.  Informalmente, a Contiki é conhecida como “Sextiki” para te dar uma ideia do que te espera  Mas não se preocupe, as opções mais abaixo são mais “tranquilas.”

Então, já dá para perceber que as excursões, em sua maioria, envolvem muitas festas. E, enquanto isso pode ser uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas, a verdade é que você estará praticamente se relacionando exclusivamente com seu grupo, já que as festas são no estilo “pub crawl”, quando o grupo vai de bar em bar ao longo da noite.

No entanto, há tantos relatos shows na internet de jovens que viajaram e viajariam novamente com a Contiki, que ela deve ser uma das melhores empresas disponíveis se esse for o tipo de viagem que você está procurando.

A Contiki oferece mais de 328 excursões distintas para os mais variados destinos entre 6 continentes. Segundo o próprio site da empresa, 55% dos viajantes que escolhem a Contiki são solteiros e estão viajando sozinhos, mas as excursões também acomodam grupos de amigos e casais.

 

 

Vale lembrar que os grupos geralmente são bem grandes, por volta de 30 pessoas, e a principal forma de locomoção é através dos ônibus da empresa.

Por fim, os tours têm de tudo um pouco: atividades físicas, exploração da cultura e comida local, e visitas à organizações e significantes projetos éticos e sustentáveis nos destinos. Então você pode ter certeza que terá uma viagem cheia de novidades e diferentes emoções!

 

  1. Topdeck Travel 

 

A Topdeck é uma empresa que oferece “viagens e passeios épicos para jovens aventureiros com idade entre 18 e 39 anos”. Com 40 anos na indústria de viagens, junto com a Contiki, a Topdeck é uma das empresas mais reconhecidas nesse tema de viagens em grupos para jovens solteiros.

 

As excursões são divididas entre vários temas distintos:

 

  • Hotel tours: pensada para casais ou solteiros que querem viajar com mais conforto pela Europa, EUA, Canadá ou Ásia. Os hotéis tem todos, pelo menos, 3 estrelas e as excursões oferecem muito mais tempo livre para você relaxar ou explorar sozinho.
  • Explorer trip: viagens mais curtas, entre 6 a três semanas, mas em apenas um país, para quem quer explorar a fundo a cultura local. Os grupos são pequenos e a acomodação pode ser em quartos de hotel compartilhados ou privativos.
  • Hostel plus trip: viagens de custo mais baixo com acomodação em hostels, cabines, ou vans, e com itinerários com vários destinos/países.
  • Camping trips: é a forma mais barata de viajar pela Europa com a Topdeck. A acomodação é em campings com chefs privativos cozinhando as refeições diárias. As barracas são para duas pessoas e incluem colchão.
  • Sailing trips: essa é uma ótima opção para quem sonha em velejar pelo mundo, mas não tem noção de por onde começar. Essa tour é oferecida na Grécia, Croácia e Turquia. A acomodação é dentro do veleiro, em quartos duplos, triplos, ou quádruplos, e a alimentação é inclusa.
  • Festivais e Eventos: tours específicas para eventos como o Oktoberfest e o festival Sziget (na Hungria), entre outros festivais nos Estados Unidos, Canadá e Europa.
  • Ski trips: para quem ama a neve e esquiar, essa é a tour perfeita. Com destinos no Canadá, Nova Zelândia, Bulgária e Japão. A acomodação é em quartos de hotel privativos ou compartilhados.
  • Gap year: essa excursão é destinada a jovens de 17 a 18 anos que querem viajar pela Europa após se formarem no ensino médio. É uma ótima ideia para quem sonha em viajar sozinho, mas não quer matar os pais de preocupação. A acomodação é em hostels e os destinos vão de 8 a 10 países.

 

 

 

  1. G Adventures (18-to-Thirtysomethings) 

 

Criada em 1990, a G Adventures nasceu com o intuito de oferecer aventuras autênticas de uma maneira responsável e sustentável. As excursões têm um preço acessível e oferecidas em todos os continentes, também incluindo a Antártica!

Os grupos são pequenos e os itinerários são pensados para que você tenha tempo para explorar sozinho. As excursões são temáticas e oferecem opções para todas as idades, incluindo uma categoria para jovens de 18-39 anos.

Nessa categoria as excursões são em um ritmo mais acelerado, e pensadas para o público jovem, isso significa explorar o mundo de dia e permanecer a noite acordado. O lema dessa excursão é “Viva intensamente agora”. Por isso, as viagens são geralmente mais longas que as demais e também oferecem mais atividades.

Além disso, essa categoria é mais acessível, com acomodações em hostels e poucas refeições inclusas para garantir um preço mais baixo. Você pode ler mais sobre essas viagens aqui.

 

 

Vale lembrar que essas excursões seguem os princípios básicos da G Adventures: os grupos são pequenos e permitem tempo livre. Além disso, a viagem é feita de forma responsável e sustentável, dando primazia à pequenos negócios locais e prezando pelo bem estar dos animais, das crianças, e indígenas locais.

Por fim, assim como a Intrepid, a G Adventures é parceira da Planeterra, uma organização não governamental dedicada para assegurar que as comunidades tocadas pelo turismo se beneficiem desse mercado, ao invés de serem alvo de exploração.

A organização ajuda a empoderar a população local, preservar sua cultura e cria sistemas de suporte, gerenciando 50 organizações nos 7 continentes com intuito de beneficiar mulheres, jovens em situação de risco e comunidades indígenas e rurais. Você pode ler mais sobre a Planeterra aqui.

 

  1. Intrepid Travel (18 to 29s)

 

A Intrepid é considerada por muitos uma das melhores opções para quem quer viajar fazendo parte de uma excursão com grupos pequenos e focados em aventura.

A empresa está em funcionamento desde 1988, nasceu na Austrália e oferece 800 itinerários distintos em todos os continentes, sendo as viagens de turismo para a Índia uma das mais populares. Sim, todos os continentes, até mesmo a Antártica!! E o Ártico (mesmo não sendo um continente )

Todas as viagens oferecidas pela Intrepid são no estilo sustentável, e por isso a Intrepid é conhecida e respeitada como a líder global em viagens sustentáveis.

A empresa zerou sua emissão de carbono e sustenta a Intrepid Foundation, uma fundação que financia a plantação de árvores ao redor do mundo, a criação empregos e educação de locais, e contribui para ajudar o mundo a alcançar 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento das Nações Unidas. Você pode ler mais sobre a fundação aqui.

A Intrepid tem muitos tipos de viagens para todos os orçamentos e personalidades. Dito isso, a empresa se orgulha de organizar pequenos grupos de até 10 pessoas. Isso porque a Intrepid acredita que esse é o número máximo de pessoas que ainda permite uma conexão verdadeira com os locais sem que você simplesmente se sinta como mais um rosto no grupo. As viagens também são sempre planejadas para dar a você algum tempinho para explorar o local por conta própria.

 

 

As excursões destinadas a jovens de 18 a 29 anos (chamadas 18 to 29s) são planejadas especificamente para a nova geração de viajantes socialmente conscientes. Então, foram criadas para viajantes que querem descobrir novos lugares e culturas, fazer novos amigos, mas também fazer a diferença no mundo.

São vários destinos e as viagens tem custo razoavelmente baixo, já que são pensadas para jovens. Você pode descobrir mais sobre as opções aqui.

 

  1. Trek America 

 

Diferente das outras empresas mencionadas acima, a Trek America só oferece excursões para a América do Norte e América Central. Além disso, opera em grupos bem menores, de 13 pessoas, com exceção das excursões “plus” que são com 30 pessoas.

A empresa também é super conhecida e está em funcionamento desde 1972. Assim como a Contiki, os tours são exclusivas para jovens de 18-38 anos e incluem itinerários de 3 dias a 3 meses.

A reputação da Trek America é a de oferecer experiências que mudam a sua vida, com um balanço entre visitar grandes cidades e Parques Nacionais e outras atividades que exploram os lugares mais incríveis das Américas do Norte e Central.

Então, ao contrário da Contiki, a Trek America não oferece os famosos “pub crawls” que incluem visitar vários bares diferentes e, geralmente, muito álcool. Então, se você é um jovem viajante que está mais interessado em explorar e ter novas experiências ao invés de festejar, a Trek America pode ser boa para você.

 

 

São oferecidos três tipos de excursão:

 

  • Original Tours: pequenos grupos com o intuito de oferecer uma autêntica “road trip”, com acomodações baratas que incluem hostels, campings e hotéis de baixo custo. Os grupos são de 10 a 13 pessoas, o que permite um pouco mais de flexibilidade com o itinerário.
  • Plus Tours: oferecidas somente para explorar a América do Norte, essas tours trazem mais conforto, principalmente no quesito acomodação, já que incluem hotéis, eco resorts e apartamentos. Além disso, o café da manhã é incluso e inclui mais atividades que as tours originais. O único ponto “ruim” é que os grupos geralmente são maiores (até 30 pessoas).
  • BOLT tours: oferecidas exclusivamente para a América Central e do Sul, usando uma combinação de transporte privativo e transporte local. São grupos de 12-18 pessoas, com acomodação em hotéis e um pouco mais de flexibilidade, já que inclui alguns pontos turísticos mais famosos, mas permite um vasto tempo livre para você explorar sozinho. 

 

Tabela comparativa das melhores empresas de excursão para jovens:

 

Intrepid G Adventures Contiki Trek America Topdeck
Idade do grupo 18 a 29 anos 18 a 39 anos 18 a 35 anos 18 a 38 anos 18 a 39 anos
Tamanho do grupo Até 10 pessoas 10 a 15 pessoas  

Europa, América do Norte e Nova Zelândia: 35-52 pessoas

 

Outras regiões: 12-30 pessoas

 

13 pessoas, exceto nas excursões “Plus” que acomodam 30 pessoas 30 a 50 pessoas
Especializado em jovens Não Não Sim Sim Sim
Outras excursões além de jovens Sim Sim Não Sim Não
Muita festa? Poucas festas organizadas pela empresa, um estilo de viagem mais consciente Sim Muita Razoável Sim
Destinos de viagem O mundo todo O mundo todo 6 continentes América do Norte e América Central 5 continentes

 

Bônus: Excursões pelo mundo somente para mulheres

 

 

A Solo Female Travelers Tours é uma empresa que atende mulheres viajantes do mundo inteiro. Ela é voltada para facilitar as aventuras femininas ao redor do mundo com toda a confiança, segurança e conforto necessário para as suas clientes. 

Alguns dos destinos atendidos pela SFT Tours são: Mongólia, Antarctica, Sudão, Tanzânia, Toscana e Islândia. Existem excursões para todos os gostos, desde passeios luxuosos pela Toscana até aventuras extremas como escalar o Kilimanjaro (com uma guia feminina!). 

Além de capacitar diversas mulheres a embarcar em jornadas pelo mundo, em todas as viagens feitas pela Solo Female Travelers Tours são apoiadas empresas pertencentes a mulheres e realizadas parcerias com empreendedoras que tem como missão empoderar figuras femininas. 

 

 

Concluindo…

Viajar é sempre válido e uma experiência enriquecedora. E para quem está apenas começando a dar os passos de viajante solo os grupos de excursão podem ser uma oportunidade divertida e segura de conhecer um novo país.

O fato é que, viajando em grupo com um guia, você também vai viver momentos muito especiais e voltar cheio de histórias, amigos e memórias. O importante é que você explore, seja em grupo ou sozinho, porque o mundo é grande demais e está esperando por você.

button
Sair da versão mobile