Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Coronavírus e Viagens: Quando Poderemos Viajar Novamente? (Março 2024 – Atualizado)

Está morrendo de vontade de viajar mas está desesperado por não ter a mínima ideia de quando isso vai acontecer? Quer ter uma ideia de quando os países vão abrir para poder começar a se programar? É só continuar lendo…

 

Devil's Tower Wyoming

Contatos Imediatos do Terceiro Grau? 😉

 

Seria fantástico tentar chegar cedo na frente de uma montanha de turistas nos destinos mais procurados da Europa quando estão todos vazios!

Mas com essa pandemia, como saberemos que está tudo bem para viajar novamente? Podemos ou devemos viajar agora?

Não!! Ou provavelmente não. Mas como ter certeza que podemos viajar?

Bom, talvez somente quando os especialistas nos aconselharem. Porém, se os especialistas não conseguem nem concordar se todos devemos usar máscaras ou ficar em casa, fica difícil de responder a essa pergunta.

Mesmo que você tenha sido vacinado, poderá viajar ou mochilar durante a pandemia?

Então, quais são os itens que precisam ser clarificados antes que seja seguro voar, ir para o mar ou simplesmente entrar em seu carro e partir dirigindo sem destino? Segue um lista de alguns potenciais “marcos” que podem nos ajudar a decidir se é a hora de viajar novamente.

 

MEGA ATUALIZAÇÃO: Essencialmente, o mundo inteiro está aberto para viagens a partir de março de 2024. Contanto que você tenha pelo menos 3 doses de vacinas Covid e tome os cuidados habituais, você ficará bem. Digo isso por experiência própria. Tenho viajado quase sem parar desde 2021 e estou completamente saudável. Provavelmente peguei Covid algumas vezes durante esse período, mas como estou totalmente vacinado, não senti nada além de um pequeno arranhão na garganta.

Em outras palavras… aproveite o mundo!!

 

Quando o governo autorizar viagens a turismo ou a trabalho para o exterior….

Até o momento que eu escrevo esse artigo, o governo Brasileiro não tinha restrições a viagens internacionais para Brasileiros indo para o exterior. O governo somente alerta aos viajantes para evitar áreas com alta contaminação de coronavírus (COVID-19).

Para saber as últimas notícias do Governo Brasileiro em relação a viagens ao estrangeiro e o surto de COVID-19, fique de olho nessa página de alertas do Ministério das Relações Exteriores: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/alertas 

Então o problema não é sair do Brasil, o problema é o contrário! O problema é entrar em outros países. A grande maioria dos países do mundo estão com restrições à chegada de estrangeiros em seus territórios.

Por exemplo, os Estados Unidos não permitem a entrada de estrangeiros que vieram da União Europeia ou China. A União Europeia em si fechou completamente suas fronteiras a estrangeiros de fora da união que já não sejam parte do acordo de Schengen como a Noruega e a Suíça.

Mas no geral, quase todos os países do mundo têm algum tipo de restrição à entrada de viajantes que não sejam cidadãos ou residentes….e alguns até com proibição global de viagem!

Caso você ainda seja residente ou cidadão de um desses países (tenha passaporte Português por exemplo) e for visitá-los, ao entrar, você terá que ficar em quarentena por pelo menos 14 dias antes de se badalar pelas ruas….isso se andar pelas ruas for permitido!

ATUALIZAÇÃO: Muitos países Europeus já estarão abrindo para turistas no meio de Junho. Porém, como o Brasil ainda não tem a epidemia controlada dentro de suas fronteiras, provavelmente não será incluso nessa abertura. Inclusive, os EUA agora estão barrando a entrada de Brasileiros em solo Americano. 

 

Como saber quais países têm restrições de entrada durante a pandemia do coronavírus?

Realmente essas restrições à entrada de estrangeiros e o quanto tempo elas vão durar depende de cada país. E essa informação muda a todo tempo.

Para saber melhor e ficar atualizado com as últimas informações sobre restrições globais às viagens internacionais por causa da pandemia do COVID-19, dê uma olhada nessas duas páginas:

 

International Air Transport Association (IATA): https://www.iatatravelcentre.com/international-travel-document-news/1580226297.htm

A IATA, ou “International Air Transport Association” é a associação comercial das companhias aéreas do mundo. E é basicamente com base em suas regulamentações que as companhias aéreas pelo mundo operam no seu dia a dia. E isso vale principalmente em relação à necessidade de visto correto para embarcar em voos.

E a IATA incorpora essas restrições a viagens de cada país em sua principal ferramenta de regulamentação de voo, o TIMATIC.  E com o Coronavírus, o banco de dados TIMATIC da IATA também possui uma lista completa de voos suspensos, aeroportos fechados, regras de embarque para passageiros e outras informações para cada país do mundo em ordem alfabética. É nele que você deve se basear para ver se você pode visitar um outro país ou não.

 

 

O TIMATIC é o banco de dados que contém os requisitos de documentação de passageiros transfronteiriços viajando por via aérea. TIMATIC significa “Manual de Informações de Viagem Automático” e é usado pelas companhias aéreas para determinar se um passageiro pode ser transportado. Ele também é usado pelas companhias aéreas e agentes de viagens para fornecer essas informações aos viajantes no momento da reserva.

Ou seja, se o TIMATIC disser que Brasileiro não pode visitar país X, você não conseguirá embarcar em seu voo…..e nem entrar no país mesmo se chegar de barco!

E como já colocado acima, para ver as últimas informações à respeito do surto de coronavírus e restrições de viagens de cada um dos quase 200 países no mundo, é só ir direto à essa pagina do TIMATIC no portal da IATA:  https://www.iatatravelcentre.com/international-travel-document-news/1580226297.htm

Os países estão em ordem alfabética. E como está tudo em Inglês, acesse o site usando Google Chrome que ele tem tradutor para Português já incorporado.

A IATA também tem esse mapa interativo muito bacana com os países e suas restrições à entrada de estrangeiros devido à pandemia do COVID-19. 

 

Página da Wikipédia com a lista de restrições de viagem relacionadas à pandemia do coronavírus: https://en.wikipedia.org/wiki/Travel_restrictions_related_to_the_2019–20_coronavirus_pandemic

Essa página da Wikipedia é um pouco mais fácil de ler e visualizar as restrições de todos os países por região e até territórios ultramarinos e a União Europeia.

Porém, lembre-se que essa informação não é oficial. É só para ter uma melhor visualização mesmo. Para ter a informação mais atualizada de cada país em relação ao surto de coronavírus, vá ao link da fonte dessa informação nessa página. Para isso, é só clicar naquele numerozinho azul ao final da frase.

 

 

Avisos de Viagens do CDC: https://wwwnc.cdc.gov/travel/notices

O CDC, ou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, é a agência de proteção à saúde dos Estados Unidos. No entanto, mesmo que você não seja dos Estados Unidos, ainda vale a pena ver os avisos de viagem deles.

Em particular, convém procurar (e evitar) lugares classificados como “Aviso – nível 3, evitar viagens não essenciais”.

Atualmente, o CDC colocou esse aviso em todo o mundo e recomenda “que os viajantes evitem todas as viagens internacionais não essenciais”, não importa onde você vá por causa da “transmissão global contínua do COVID-19”.

 

 

Você também pode consultar os avisos de viagem do Departamento de Estado dos EUA, principalmente se for americano. Atualmente, existe um aviso de saúde global “nível 4 – não viaje”.

Só em Inglês também. Então é só usar a mesma estratégia do Chrome acima.  

 

Quando os profissionais de saúde dão o aval para viajar para o exterior…

Os conselhos de viagem do governo durante a pandemia de coronavírus se baseiam nas recomendações dos profissionais de saúde, mas esses conselhos variam de país para país, e cada país tem suas próprias circunstâncias individuais que exigem que os médicos ajustem suas recomendações. Portanto, faz sentido verificar o conselho médico de qualquer país que você planeja visitar.

Curiosamente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualmente oferece conselhos em seu site, datado de 29 de fevereiro de 2020, afirmando que “a OMS continua desaconselhando a aplicação de restrições de viagens ou comércio a países com surtos de COVID-19. Em geral, as evidências mostram que restringindo o movimento de pessoas e bens durante emergências de saúde pública é ineficaz na maioria das situações e pode desviar recursos de outras intervenções.”

Ineficaz?!?! Como assim? O mundo todo está restringindo o movimento de pessoas….e com um certo sucesso!!

Hmmm, talvez em uma época onde grande parte do mundo está em total confinamento e quando as restrições de viagem se tornaram uma arma eficaz no arsenal contra infeção e propagação do coronavírus, a OMS pode não ser a melhor fonte de aconselhamento sobre viagens.

Mas em geral, a OMS é uma instituição muito respeitada que fez um excelente trabalho junto com os EUA (presidente Obama na época) durante o surto de Ebola na África Ocidental em 2015.

 

Quando o seguro de viagem te oferecer total tranquilidade e cobertura ao COVID-19…

A maioria das apólices de seguro de viagem comprada após o coronavírus se tornar um evento “conhecido” no final de janeiro e ter sido declarado pandemia em Março, não cobrirá atrasos, interrupções, ou cancelamentos de voos e viagens que você possa sofrer como resultado do coronavírus.

Porém, há seguros de viagem internacionais que te cobrem sim caso você pegue o COVID. Tanto seguros de viagem estrangeiros como nacionais.

Esse meu artigo faz um resumo dos principais seguros de viagem do mercado e se eles cobrem coronavírus ou não: Seguro de Viagem e Internacional Cobre Coronavírus (COVID-19)?

E esse aqui fala do Seguro de Viagem Brasileiro que Cobre COVID-19

Sendo assim, o risco é seu se você quiser viajar com uma apólice de seguro de viagem que cubra apenas despesas médicas, mas não cubra cancelamento de viagens ou atrasos (e é provável que sejam muito comuns nos próximos meses).

 

Quando outros viajantes voltarem do exterior bem e com saúde….

Os viajantes que retornam são uma boa indicação de que tudo está bem no país que você quer visitar. Se eles se divertiram, voltaram saudáveis ​​e se o local estava animado e em pleno funcionamento, convém fazer as malas.

Chegar cedo, à frente das hordas de turistas, é uma ótima ideia se você quer visitar alguns dos destinos mais procurados da Europa antes que tudo volte ao normal.

Você também deve ter certeza de que não há infeções por uma segunda onda do COVID que possa fazer com que as restrições de viagem voltem ao seu lugar de destino.

Se houver uma segunda onda de epidemia do coronavírus e você for pego viajando pelo exterior, você poderá ficar preso em um albergue ou hotel e ficar forçado de quarentena por duas semanas após o seu retorno ao Brasil.

Nesse caso, eu aconselho essas dicas do blog Viciada em Viajar com 15 livros para quarentena para você se distrair durante esse período. 

 

Países para onde você pode viajar após ser vacinado…

Embora ainda estejamos nos primeiros dias da campanha de vacinação, poucos países anunciaram que aceitarão viajantes/mochileiros que foram vacinados sem restrições. Provavelmente a quarentena obrigatória ou teste de Covid negativo ainda serão exigidos.

Alguns dos países que já estão aceitando (ou irão aceitar em breve) viajantes vacinados pela Covid são Chipre, Estônia, Geórgia, Islândia, Líbano, Polônia, Romênia, Seychelles e Tailândia.

Para o México e Costa Rica, você pode ir mesmo sem estar vacinado(a). Eles estão aceitando todo mundo!

Basta verificar as informações mais recentes em seus sites de turismo nacionais para ter certeza de que as regras não mudaram.

 

Norte da Georgia, fronteira com a Rússia. Uma de nossas últimas viagens

 

Quando será seguro viajar doméstico pelo Brasil?

Embora o governo federal não tenha proibido as viagens domésticas pelo Brasil, os governos estaduais aplicaram as mesmas restrições às viagens de lazer e deslocamentos dentro de suas regiões. Ou seja, não adianta nada ir para o Nordeste visitar as praias se uma vez lá, você tem que ficar dentro de casa.

Então no momento, essas proibições nos impedem de passar férias nas praias do Rio, nas serras de Santa Catarina, nos Parques Nacionais de Minas Gerais, etc…mas com certeza esses serão os primeiros lugares que visitaremos quando as proibições à circulação começarem a diminuir.

E é bem provável que os estados levantem suas restrições de viagem antes que outros países no exterior permitam a visita de Brasileiros. Sendo assim, sua próxima viagem de turismo provavelmente será nacional.

Sei que viajar ou fazer mochilão em seu próprio país pode não ser o mesmo que uma grande viagem internacional, especialmente se você vive em um país pequeno. Mas é melhor do que nada. E se você mora da União Europeia, pelo menos tem 27 países para explorar!

Quando isso acontecer, haverá motivos pessoais para você viajar dentro do Brasil. O primeiro deles é para acabar com a “febre de isolamento.” Depois de ficarmos presos em nossas casas sem poder ir à praia, montanha, e até a um banco do parque, a possibilidade de pode ir a qualquer lugar se tornará extremamente atraente.

A segunda é que muito viajantes ainda estarão receosos, especialmente famílias e idosos, e as viagens domésticas trazem menos riscos do que uma excursão ao exterior.

Haverá também um enorme acúmulo de simpatia por aqueles em áreas turísticas que foram afetadas pela epidemia do coronavírus. Espere um boom nas viagens domésticas!

 

Na mesma viagem, só que na Armênia com amiguinhos…

 

Para onde iremos quando estivermos livres para viajar pelo mundo?

Será que começaremos com um passeio rápido para algum destino familiar? Ou que tal um cruzeiro pelo Caribe, ou talvez uma viagem de mochilão pela Mongólia?

Eu acredito que vamos começar por alguns destinos mais próximos como Argentina, Chile e Uruguai para começar.

Mas depois de um tempo, talvez comecemos nos aventurar mais para destinos mais isolados como na África, Nova Zelândia, Ásia Central, e norte da Noruega. Fugindo assim de lugares muito populares e com muita aglomeração como os Estados Unidos e Europa que são atualmente os epicentros da pandemia.  Viagens de aventura com grupos pequenos também podem ficar atrativas.

Para nos dar uma ideia de como será o futuro das viagens, vejamos a Intrepid Travel, a maior operadora de viagens de aventura do mundo. Atualmente, Intrepid ainda está registrando reservas para 2020. Segundo eles, os destinos mais populares no momento para novas reservas são Marrocos, Peru, e Austrália.

Antártica, Ártico, e Equador/Galápagos têm menos volume de vendas de pacotes, mas também estão indo bem, talvez destacando que viagens para lugares exóticos ficarão ainda mais desejadas no mundo do turismo pós-COVID-19. Isso se o epicentro da pandemia do coronavírus não mudar da Europa e Estados Unidos para outros lugares.

Falando em Ártico, se você quer ir para um dos lugares mais isolados do mundo, não deixe de conferir o meu Guia Definitivo para Visitar Svalbard no Ártico Norueguês Economizando. Coloque Svalbard no Google Maps e você vai ver o que eu estou falando! 

Também pode valer a pena procurar países que atualmente lidam muito bem com a pandemia do COVID-19, como Coréia do Sul, Taiwan, países Nórdicos e Nova Zelândia. No entanto, o fato desses países estarem bem internamente não significa que eles desejem aumentar o risco da doença voltar ao aceitar turistas de locais com muitas infeções. Ou talvez eles ainda sejam os primeiros a aceitar turistas, mas apenas se os turistas mantiverem uma quarentena rigorosa de 14 dias ao chegarem, ou até fazerem um teste na chegada.

Porém, infelizmente, provavelmente não haverá um novo normal para viagens que pareça o mesmo que antes da pandemia por muito, muito tempo.

 

Dica de viagem para tempos de pandemia de COVID-19!

 

Recentemente descobri um apetrecho bacana que está me ajudando muito durante esse período da pandemia. É a Crazy Cap, uma garrafa purificadora que além de matar vírus e bactérias da água também pode ser utilizada para esterilizar objetos como celulares, talheres, mesas…Segundo a empresa ela elimina 99,9% do COVID-19! A facilidade de beber água sem me preocupar com a procedência dela além de esterilizar qualquer objeto que eu desejar é incrível. Ultimamente, onde quer que eu vá levo a minha Crazy Cap comigo. Você pode comprar essa garrafa por este link… Eles realizam entregas no Brasil!

Lembre-se, se for viajar durante esse período tome sempre muito cuidado. Sempre que possível use máscara, evite aglomerações e esterilize suas mãos e objetos.

 

É isso. O que você acha? Acredita que poderemos viajar em breve? Ou acredita que ainda vai demorar muito para podermos viajar para o exterior? Tem alguma pergunta ou algo a acrescentar? Deixe o seu comentário logo abaixo que eu sempre respondo!!

button
Sair da versão mobile