Vai mudar de país e quer saber quais são os seguros internacionais de saúde que mais valem a pena? Conheça aqui as 7 melhores e mais baratas opções para você escolher.
Mudar de país é uma experiência sem igual, onde você evolui em diversos sentidos. Porém, para que tudo dê certo e para que não haja grandes problemas, é necessário que algumas burocracias sejam resolvidas. Contratar um seguro de saúde internacional para morar no exterior é talvez a principal preocupação que uma pessoa ou família deve ter antes de mudar para um outro país.
Por essa razão, separei hoje uma lista com os melhores planos internacionais de seguro de saúde, sejam eles para emigrantes ou para expatriados. Dessa maneira, você vai poder comparar as vantagens de cada um deles e poder escolher qual é melhor para o seu caso.
Mas antes, é também importante saber de algumas informações.
Por que eu preciso ter um seguro de saúde internacional?
Parece óbvio que, ao morar em outro país, é importante que você esteja protegido contra qualquer risco à sua saúde ou a de sua família. Porém, muitas pessoas imaginam que fazer um seguro de saúde para morar no exterior não é exatamente uma prioridade ou que essas questões devem ser resolvidas após a mudança.
No entanto, eu recomendo fortemente que você avalie suas opções de seguro saúde ANTES de se mudar para o exterior. Para ajudá-lo a entender o porquê, criei uma lista rápida de algumas das principais razões para ter um bom plano de seguro saúde.
Índice desta matéria
- 1 Fazer um seguro de saúde para morar no exterior te dá segurança
- 2 Você provavelmente vai precisar de um seguro de saúde internacional para obter o seu visto de residente em um outro país
- 3 Você tem mais qualidade de assistência médica com um seguro internacional
- 4 Com um seguro saúde de cobertura internacional você economiza mais
- 5 O que considerar antes de escolher um seguro internacional para expatriados
- 5.1 Consideração #1: A cobertura que cada plano de saúde internacional oferece
- 5.2 Consideração #2: O número de hospitais e consultórios cobertos pelo plano internacional
- 5.3 Consideração #3: A qualidade no atendimento e suporte ao cliente
- 5.4 Consideração #4: Necessidades médicas prévias suas e de sua família
- 6 Quem esses seguros internacionais de saúde atendem?
- 7 Os 7 Melhores Seguros Internacionais de Saúde para Emigrantes e Expatriados
- 8 Tabela comparativa dos melhores seguros internacionais de saúde
- 9 Worldwide Medical Insurance / gráfico de comparação * Parte da tabela é cortesia de Tokio Marine HCC *
- 10 Observação: esta tabela é apenas para fins informativos e está sujeita a alterações. Ela estava correta no momento em que o escrevemos aqui, mas verifique individualmente o site de cada empresa para ter informações atualizadas.
- 11 Concluindo…
Fazer um seguro de saúde para morar no exterior te dá segurança
É verdade que nem todos os países exigem por lei um seguro de saúde para expatriados ou imigrantes. Porém, essa obrigação não tem necessariamente a ver com as leis que regem o lugar onde você vai morar. Tem muito mais a ver com a sua própria saúde.
Principalmente para aqueles que não sabem como funciona o sistema de saúde no país para o qual estão se mudando, é de extrema importância saber a cobertura que possuem e não se preocupar se alguma o acontecer durante sua estadia.
Da mesma maneira, é também importante que uma pessoa faça um seguro para estrangeiros no Brasil quando se muda para o nosso país, mesmo que o atendimento público aqui seja universal. Ter certeza de que sempre terá um bom atendimento médico proporciona uma segurança para que você possa se concentrar na mudança e em outros aspectos da sua vida.
Você provavelmente vai precisar de um seguro de saúde internacional para obter o seu visto de residente em um outro país
A grande maioria dos países do mundo obrigam que você tenha um seguro de saúde com cobertura internacional para poder emitir o seu visto de residente, trabalho, estudante internacional, etc….sei que muitos dos países “fáceis” para morar como Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Irlanda, etc…pedem um seguro de saúde como prova de cobertura médica.
E isso vale para muitos países que possuam sistemas de saúde públicos. Mas depois que você muda, com o tempo, você terá acesso a esse sistema. A obrigatoriedade de um seguro internacional de saúde para imigrantes seria mais no começo mesmo.
Foi isso que aconteceu com a Nikki que precisou comprar um seguro internacional para conseguir a residência na Suécia (ela usou o primeiro seguro aqui da lista para isso), mas depois com o tempo, teve acesso ao sistema público deles e não precisou mais do seguro.
Você tem mais qualidade de assistência médica com um seguro internacional
Por mais que o país para o qual você se mudar ofereça um sistema de saúde público, é muito difícil ter certeza de que ele vai funcionar em todos os aspectos. Sobretudo se você possui alguma necessidade específica.
Portanto, quando você contrata um plano de seguro saúde internacional, muitas vezes você terá acesso a cuidados privados de alta qualidade. Dessa forma, você pode ter certeza de que vai ter todo tipo de atendimento médico de que você ou sua família precisam.
Com um seguro saúde de cobertura internacional você economiza mais
Há um motivo pelo qual muitos países exigem que você tenha um seguro de saúde ao morar nele: as despesas médicas podem ser muito caras. Sobretudo naqueles que não possuem tal exigência, essas despesas podem estar muito além do que você pode pagar. Principalmente no caso dos Estados Unidos onde não há sistema público de saúde e tudo é privado….e MUITO caro.
Portanto, ter um seguro de saúde internacional não é apenas uma garantia de que você terá um excelente atendimento, mas também de que você não terá que arcar com despesas que muitas vezes podem ser caras….e literalmente levar algumas pessoas a declarar falência pessoal!
Isso é importante principalmente para aqueles que possuem alguma condição prévio ou que desejam contratar um seguro de saúde internacional para famílias no exterior.
O que considerar antes de escolher um seguro internacional para expatriados
Antes de falar mais profundamente sobre os melhores provedores de seguro de saúde para expatriados ou emigrantes, é importante também saber como escolher o melhor para você. Por isso, separei alguns pontos que considero cruciais para você pensar e analisar antes de entrar em contato com qualquer uma das empresas. Eles são:
- A cobertura que cada plano de saúde internacional oferece
- O número de hospitais e consultórios cobertos pelo plano internacional
- A qualidade no atendimento e suporte ao cliente
- Necessidades médicas prévias suas e de sua família
Um pouco mais sobre cada um desses pontos:
Consideração #1: A cobertura que cada plano de saúde internacional oferece
Quando falamos em um plano médico privado para expatriados ou emigrantes, a primeira coisa que devemos pensar é em sua cobertura. Para decidir se a cobertura é boa ou não para você, é interessante fazer alguns questionamentos, por exemplo:
- Qual é a área de cobertura deste plano? Posso ser atendido em outras cidades caso esteja em viagem? Em caso de um seguro de saúde para expatriados na Europa, terei cobertura em outros países? Cobriria toda a União Europeia?
- Esse plano médico cobre todas as necessidades da minha família?
- É possível fazer uma personalização de acordo com o que eu desejo ou não desejo ter?
- Esse plano possui cobertura para quantas pessoas? Quanto irei pagar a mais por pessoa?
Depois de passar por todas essas perguntas para cada plano que você está analisando, é possível ter uma ideia melhor se cada cobertura é ou não suficiente para você.
Consideração #2: O número de hospitais e consultórios cobertos pelo plano internacional
Esse é outro ponto importante a ser considerado quando você contrata um plano desse tipo. Além da qualidade dos hospitais e consultórios, a quantidade também é fundamental, sobretudo em cidades grandes onde a fila de espera por atendimento tende a ser maior.
Com um grande número de opções de tratamentos, você não apenas tem a garantia de ser atendido com mais rapidez, como também pode escolher o hospital que é mais próximo da sua casa ou que possui um tipo de atendimento que você mais se identifica. Estar atento a esse tipo de detalhe acaba também fazendo a diferença em sua qualidade de assistência médica.
Lembrando que há planos de saúde estrangeiros onde você usa hospitais e médicos da rede sem pagar nada, e outros onde você pode usar qualquer hospital ou clínica, mas tem que pagar e só depois solicitar o reembolso do seguro (o que pode ser muito doloroso). Em outras palavras, quanto mais hospitais e consultórios médicos dentro da rede você tiver para escolher…melhor!
Consideração #3: A qualidade no atendimento e suporte ao cliente
Quando falo em qualidade no atendimento, não estou necessariamente falando dos hospitais ou clínicas, uma vez que eles não têm uma relação direta com o seu seguro. O que quero dizer é o atendimento da própria empresa contratada quando você precisa acionar o seguro.
Alguns fatores que podem ser decisivos são a rapidez no atendimento, a eficiência e, claro, a qualidade na atenção dada a você. Porém, acho bom levar em conta se a empresa possui ou não atendimento em diferentes línguas, incluindo o português (principalmente se você não é fluente em inglês ou na língua do país em que mora).
Afinal, quando você está em um novo país e não tem certeza de como o sistema de saúde funciona, é bom ter alguém a quem recorrer para conseguir ajuda (especialmente se tiver um acidente ou uma emergência de saúde inesperada).
Além disso, é de igual importância saber se há suporte 24/7 (todos os que recomendo aqui oferecem) para qualquer tipo de problema e em qualquer fuso horário.
Consideração #4: Necessidades médicas prévias suas e de sua família
É importante também avaliar toda a cobertura que cada tipo de seguro oferece para doenças pré-existentes, seja ela sua ou de qualquer membro da sua família.
Não são todos os seguros que oferecem cobertura ilimitada para problemas anteriores ou mesmo que oferecem reembolso total por determinados tratamentos ou até gravidez.
Portanto, é imprescindível pesquisar o que você poderá pagar a mais caso precise de algum tratamento diferenciado. Essa pode ser uma questão crucial para a sua escolha do melhor seguro de saúde internacional para famílias no exterior.
Quem esses seguros internacionais de saúde atendem?
Os seguros abaixo atendem esses emigrantes e expatriados ao redor do mundo:
- Americanos
- Canadenses
- Australianos
- Chineses
- Alemães
- Franceses
- Argentinos
- Britânicos
- Suecos
- Novos zelandeses
E pessoas de quase todos os outros países do planeta que vivem no exterior
E expatriados/imigrantes que vivem no:
- Estados Unidos
- Canadá
- China
- Alemanha
- Suécia
- Espanha
- Portugal
- França (União Europeia / Espaço Schengen como um todo)
- Reino Unido
- China (e Hong Kong)
- Austrália
- Suíça
E para cidadãos que vivem em quase todos os outros países do mundo
Resumindo, não importa o seu país de origem ou o qual pretende morar, grande parte dos planos de seguro internacionais abaixo poderá se aplicar para o seu caso.
Os 7 Melhores Seguros Internacionais de Saúde para Emigrantes e Expatriados
Confira agora quais são os melhores seguros de saúde internacionais e todas as razões pelas quais eu acho que vale a pena contratá-los!
Atenção: Apesar do trabalho, eu sempre recomendo que você faça uma cotação online com todas as opções listadas abaixo. Por experiência própria, é possível economizar bastante dinheiro apenas com uma boa pesquisa já que os preços das coberturas podem variar bastante.
1. Cigna
A Cigna é uma empresa dos Estados Unidos e que já se expandiu para diversas outras partes do mundo, contando com mais de 180 milhões de clientes em toda a sua história. A proposta da empresa é fazer com que você tenha acesso à saúde de qualidade de uma maneira descomplicada em qualquer parte do mundo.
A Nikki comprou uma apólice de seguro saúde internacional Cigna quando morávamos na Suécia para provar sua cobertura médica e se qualificar para seu cartão de residência.
Em outras palavras, Cigna pode ser uma boa opção se você precisar provar a cobertura de seguro saúde para o seu visto (embora, obviamente, você precise verificar novamente os requisitos de cobertura do seu país…especialmente porque o plano que tínhamos com uma empresa diferente antes da Cigna não oferecia cobertura suficiente!).
Em geral, tivemos uma boa experiência com o Cigna e achamos muito fácil conseguir o plano certo. Dito isso, nunca tivemos que registrar uma reclamação, então não posso falar sobre o processo lá.
Abaixo, você pode conferir tudo o que eu mais gostei e menos gostei sobre a Cigna.
O que eu gostei na Cigna:
- Você pode controlar o que paga com antecedência através das franquias flexíveis;
- O pagamento pode ser feito de forma mensal, trimestral ou anual;
- Na maioria dos casos, você não paga o provedor de saúde diretamente (a Cigna paga diretamente pela sua consulta, então você não precisa solicitar reembolso)
- Você pode escolher três tipos de plano: Prata, Ouro e Platinum;
- O plano Prata básico cobre $100 dólares de oftalmologia por ano e também alguns exames de câncer;
- É possível adicionar cobertura de emergência e evacuação médica emergencial se você precisar sair do país para fazer um tratamento;
- Atendimento ao cliente 24 horas, 7 dias por semana;
- Você pode ter cobertura médica no Oriente Médio (nem todas as empresas de seguro de saúde possuem essa vantagem!);
- É possível optar por planos que oferecem transporte de transplante de órgãos e tratamentos de diálise renal;
- No site da Cigna você tem informações sobre o sistema de finanças do país para o qual vai viajar, além de informações sobre cultura e escolas;
- A Cigna cobre todos os gastos necessários com tratamentos da COVID-19, seguindo todos os protocolos recomendados pela Organização Mundial da Saúde.
O que eu não gostei na Cigna:
- Você tem que fornecer muita informação pessoal para te darem uma cotação personalizada;
- É necessário pagar uma apólice mais cara se você planeja ter um filho durante a sua estadia em outro país, já que o plano básico não cobre assistência maternidade.
2. IMG
A IMG atua há 30 anos no mercado e oferece alguns dos melhores seguros internacionais de saúde para expatriados. Por ter esse foco em pessoas que se mudam para outro país, a empresa tem alguns recursos bastante convenientes, como atendimento ao cliente global, e maneiras fáceis de falar com eles quando você precisar.
A Nikki e eu usamos os planos “Patriot America Plus” e “Global Medical Insurance” da IMG algumas vezes antes e, em geral, tivemos uma boa experiência com a empresa … e descobrimos que o bate-papo ao vivo na página inicial deles tem sido ótimo para conseguir respostas rápidas. Porém, como aconteceu com Cigna, também não tive que registrar uma reclamação com eles, então não posso falar sobre como o processo em relação a isso.
O que eu gostei na IMG:
- A rede da IMG inclui mais de 17.000 médicos e instalações ao redor do mundo;
- Você pode escolher entre 5 planos diferentes, de acordo com suas preferências e necessidades;
- Sua franquia pode ser reduzida em até 50% se você usar um provedor de saúde (hospital, clínica, etc.) com seu seguro IMG fora dos Estados Unidos;
- A IMG oferece plano de saúde para missionários em missão religiosa no exterior;
- É possível fazer pagamentos através de débito automático;
- Através do portal online, você pode acessar e serviços médicos emergências 24 horas por dia, todos os dias da semana;
- Há cobertura para indivíduos e famílias de todas as nacionalidades;
- A IMG considera COVID-19 como qualquer outra doença e lesão.
O que eu não gostei na IMG:
- Se você tem mais de 75 anos de idade, não há opções de planos para você. Entretanto, se você comprar algum plano antes de fazer 65 anos e mantê-lo, é possível participar do plano de inscrição vitalício da empresa;
- Os planos praticamente não cobrem assistência maternidade, com exceção do mais caro que cobre partos e cuidados neonatais apenas depois de você estar registrado por pelo menos 10 meses.
A Now Health é uma reconhecida empresa de seguros internacionais, uma das suas principais qualidades é o seu foco em oferecer um serviço ágil e transparente para os seus clientes.
Com um time de atendimento excepcional, é extremamente fácil retirar todas as suas possíveis dúvidas com relação aos planos da Now Health.
Outra vantagem são os seus planos flexíveis e personalizados para emigrantes e expatriados.
Vantagens de um plano de seguro de saúde internacional com a Now Health International:
- Planos personalizados de acordo com as necessidades individuais.
- Informações claras e excelente atendimento ao cliente.
- Cobertura abrangente em 194 países e territórios.
- Planos com cobertura de rotina de maternidade de alta qualidade.
Desvantagens de um plano de seguro de saúde internacional com a Now Health International:
- Carência de 12 meses necessária para utilizar a cobertura de maternidade.
- Alguns procedimentos exigem o uso do sistema de reembolso da empresa, o que implica em pagamento inicial pelo atendimento.
4. SafetyWing
Se você é um nômade digital, a SafetyWing é, sem dúvidas, uma das melhores opções quando falamos em seguro internacional, o que també vale para expatriados ou mesmo para quem trabalha remotamente.
Posso dizer que a SafeyWing é uma empresa inovadora, apresentando um site com design intuitivo e otimista (nada como um pato com as mãos e naves espaciais para colocá-lo no clima para obter um seguro médico de viagem!) e apólices de seguro que cobrem questões médicas e de viagem. Você recebe 30 dias de cobertura em seu país de origem para cada 90 dias que passar no exterior (algo muito raro em seguradoras).
Além disso, a empresa apresenta uma proposta moderna que te incentiva a resolver todos os seus problemas de uma maneira simples e rápida através do próprio sistema. Menos burocracia e mais eficiência. Mas além disso, há muitos outros pontos que devem ser destacados.
Confira abaixo o que eu gostei e o que eu não gostei na SafetyWing.
O que eu gostei na SafetyWing:
- É possível personalizar sua cobertura de acordo com suas preferências e necessidades;
- O site é bastante intuitivo, então você consegue ter uma boa noção do quanto vai pagar pelo seu plano, sabendo o que cada plano cobre ou deixa de cobrir;
- A SafetyWing cobre também seguro para crianças de até 10 anos sem nenhuma taxa adicional;
- É possível adicionar serviços como dentista, maternidade, despesas dedutíveis e serviços ambulatoriais, como fisioterapia e médico da família;
- Você tem cobertura de até U$ 100,00 para repatriamento após evacuação;
- Você recebe ajuda de custo caso seja tratado em um hospital público onde não existem gastos ou quando o tratamento é coberto por algum outro seguro. Nesses casos, você recebe US$125,00 por noite, por até 30 noites.
- Há cobertura e restituição total em casos de câncer e cirurgias reconstrutivas;
- A Safety Wing oferece suporte 24/7 em qualquer lugar do mundo
- O seguro também cobre visitas ao seu país natal, por 30 dias, a cada 90 dias;
- A Safety Wing oferece cobertura de COVID-19 a partir de todas as necessidades indicadas pelo médico.
- O site é divertido e muito mais prático de utilizar do que a média das seguradoras
O que eu não gostei na SafetyWing:
- O valor da cotação mostrado no site não inclui algumas taxas. Por isso, é necessário fazer o login e preencher muitas informações antes de ter o valor real.
- As coberturas para os Estados Unidos, Hong Kong e Singapura possuem taxas muito mais altas do que para outros países
5. Aetna
Se você está procurando uma empresa líder mundial com um estatuto sólido no mercado há mais de 5 décadas, a Aetna é a empresa certa. Com o intuito de ajudar a desenvolver um mundo mais saudável, essa companhia vem trabalhando para encontrar soluções acessíveis, de qualidade e com todos os cuidados necessários para manter a saúde dos seus membros o melhor possível.
Uma das maiores prioridades da Aetna, é o atendimento excepcional. Por isso, eles têm um grupo de funcionários qualificados prontos para atender às suas emergências e dúvidas 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Confira os pontos que eu mais gostei e menos gostei dos planos disponíveis da Aetna:
O que eu gostei na Aetna:
- Montam planos sob medida para expatriados e nômades digitais com base em seus destinos e prioridades;
- Já está no mercado há mais de 50 anos e atende mais de 15 países e territórios ao redor do mundo;
- Atendimento especializado 24 horas por dia;
- Já recebeu prêmios de “Melhor Provedor Internacional de Seguros Privados de Saúde” e “Seguradora de Saúde do Ano”;
- Desenvolveu um aplicativo com diversas utilidades para ajudar a monitorar a saúde de seus clientes;
- Grande parte dos planos incluem cobertura para hospitalização, tratamento de câncer, repatriação e evacuação de emergência.
O que eu não gostei na Aetna:
- O site não é muito claro sobre as coberturas dos planos.
6. Foyer Global Health
A primeira coisa que posso dizer sobre esse é que se trata de um dos melhores seguros de saúde globais para expatriados. A empresa faz parte do Foyer Group, um gigante da Europa e oferece opções variadas para sua contratação.
Assim como fiz com os anteriores, também vou apontar o que mais e menos gostei em relação a essa opção.
O que eu gostei na Foyer Global Health:
- É possível personalizar a cobertura do seu seguro a partir de diversos fatores: sua idade, país de origem, cuidados dentais, oftalmologista, vacinas, maternidade e crianças pequenas ;
- Você pode escolher o nível de cobertura em cada um desses pontos, desde nulo até máximo para cada um dos fatores;
- É possível escolher seguros para uma pessoa apenas, para uma família sem crianças ou para uma família com crianças;
- Mesmo sem a cobertura para os Estados Unidos, você ainda estará protegido em caso de emergências no país;
- Fazer uma cotação é bastante simples (você não precisa colocar muitas informações pessoais para conseguir);
- Existe também a opção de dedutíveis;
- Caso você precise ficar pouco tempo em outro país, é possível contratar planos de curto-prazo;
- É possível fazer uma comparação entre os planos para decidir qual é o melhor para você;
- A empresa oferece opções de cobertura de saúde para expatriados em toda a Europa;
O que eu não gostei na Foyer Global Health:
- Os planos mais básicos não oferecem assistência maternidade e cuidados com recém-nascidos;
- O serviço de atendimento, apesar de muito funcional, não é tão simples se comparado aos outros seguros já citados;
- O site é pouco claro sobre os limites das coberturas;
- O site oferece muitas informações sobre o coronavírus, mas não deixa claro se algum plano não cobre testes ou complicações da COVID-19;
- A empresa cobra uma taxa extra de € 5,00 para ter o suporte de emergência
- A empresa não oferece seguros de saúde para expatriados nos Estados Unidos, apenas auxílio médico em caso de emergências.
7. Global Underwriters
Outra boa opção de seguradora para emigrantes e expatriados é a Global Underwriters, essa é uma empresa consolidada há anos no mercado e que atende variados perfis de clientes.
Um dos grandes diferenciais da GU são os seus planos pensados especialmente para as necessidades dos viajantes. Entre eles, o Diplomat Long Term e Diplomat International se destacam como ótimas opções para expatriados. Porém, se você planeja residir por um período de tempo nos EUA, eu recomendo o plano Diplomat America que possui uma cobertura mais abrangente no país.
O que eu gostei na Global Underwriters:
- Os planos Diplomat Long Term e Diplomat International possuem cobertura médica de até U$1 milhão
- Ambos os planos cobrem evacuações médicas de emergência e odontologia de emergência
- Os planos Diplomat Long Term e Diplomat International incluem até U$ 1 milhão em gastos referentes a morte acidental e desmembramento e cobrem repatriação de restos mortais
- Os planos da Global Underwriters também cobrem custos de bagagens perdidas e interrupções durante as viagens
O que eu não gostei na Global Underwriters:
- O plano Diplomat Long Term não está disponível para viagens ao Afeganistão, Cuba ou Irã
- O plano Diplomat Long Term não está disponível para expatriados e emigrantes residentes de Nova York, Maryland, Dakota do Sul, Austrália e Irã
- O plano Diplomat International não cobre Covid-19. Se você quer um plano com cobertura e atendimento médico para a Covid-19 a GU recomenda que entre em contato direto com a empresa
Bônus:
– Allianz Care
A alemã Allianz é uma das grandes referências mundiais quando se fala em seguros. Por isso, não poderia deixar de falar dela ao fazer um comparativo de seguros de saúde internacionais.
Apesar de ser uma empresa mais tradicional do que a maioria aqui da lista, a empresa possui algumas inovações que valem a menção aqui. Confira os principais pontos positivos e negativos, segundo minha opinião.
O que eu gostei na Allianz Care:
- A Allianz oferece suporte 24/7 para seus clientes;
- Na maioria dos casos, você não paga o provedor de saúde diretamente (a Allianz Care paga diretamente pela sua consulta, então você não precisa solicitar reembolso);
- A empresa oferece cobertura em todos os continentes;
- Você tem acesso a um app médico que pode ajudar na prevenção e tratamentos de problemas de saúde. Ele fica disponível após 6 meses de contrato e os gastos até €50,00 são cobertos;
- Há um programa específico para expatriados, onde a empresa te ajuda em diversas questões que vão além de cuidados médicos;
- A assistência para expatriados conta com dicas para viver melhor sozinho, com uma família pequena e até mesmo como lidar com determinados problemas em outro país.
O que eu não gostei na Allianz Care:
-
- A empresa oferece poucas opções de planos;
- O site é pouco claro sobre a cobertura dos planos em relação a COVID-19;
Além desse comparativo de seguros de saúde internacional, achei importante trazer uma opção brasileira e de qualidade para quem prefere lidar com essas questões com uma empresa nacional.
Na minha opinião, o Seguros Promo é uma excelente opção para quem deseja contratar um seguro de saúde totalmente brasileiro que cubra despesas no exterior. Isso porque se trata de um site que não oferece apenas um seguro, mas um comparativo entre diversas empresas, detalhando quais são os benefícios de cada uma.
Em resumo, o Seguros Promo é um intermediário entre você e a seguradora. O site garante toda a burocracia, as informações necessárias e a assistência que você terá durante a cobertura do seu plano. Você também negocia diretamente com eles.
Só tenha certeza de escolher um seguro de saúde internacional na lista, e não um seguro de viagem normal. Eles são diferentes!
O que gostei:
- Você pode comparar os planos de diversas seguradoras e encontrar qual possui o melhor preço e condições para você;
- É possível utilizar filtros como preço, cobertura máxima, localidade, entre muitos outros, para refinar sua pesquisa;
- A empresa oferece assistência 24/7;
- É possível contratar seguros para quase todas as partes do mundo.
O que eu não gostei:
- Muitas das empresas parceiras do Seguros Promo não oferecem planos muito atrativos no que diz respeito a um plano médico privado para expatriados e se concentram mais em viagens pequenas;
- Como há muitas opções de seguros de viagem, nem todas são claras quanto a cobertura para a COVID-19.
– GeoBlue
A GeoBlue é exemplo quando falamos de serviço de qualidade para viajantes globais. Todos os planos dessa empresa tem uma cobertura abrangente, acesso a um atendimento médico excepcional e um atendimento de primeira linha 24 horas por dia.
Essa companhia trabalha com uma variedade de planos para que eles se adequem às suas necessidades. É possível escolher entre planos de longo prazo, para os residentes do exterior e planos de curto prazo, para pequenas viagens.
A GeoBlue também trabalha com planos especializados para missionários, professores, estudantes, tripulações de iate e é claro, expatriados e imigrantes. Veja a seguir as minhas impressões sobre a GeoBlue:
O que eu gostei na GeoBlue:
- Atendimento 24 horas, 7 dias por semana, 365 dias por ano;
- Trabalham com os mais altos padrões de qualidade;
- Grande diversidade de planos;
- Alguns planos, como o Xplorer, cobrem esportes radicais e não possuem taxas de franquia para serviços padrão ou cancelamento. Além de ter um limite médico ilimitado;
- Planos pensados especialmente para as necessidades de expatriados e estrangeiros que moram nos EUA ou cidadãos dos EUA que vivem em outros países.
O que eu não gostei na GeoBlue:
- Não cobrem moradores de Nova York e Washington;
- É necessário contatar um corretor para saber os preços dos planos.
Tabela comparativa dos melhores seguros internacionais de saúde
Se você ainda está em dúvida, fiz também uma tabela com um comparativo dos seguros de saúde internacionais. Dessa forma, você pode visualizar de maneira mais clara qual é o melhor, seja você um emigrante ou um expatriado.
Foyer Global Health |
|||||||||||||
Benefício | Limite | Limite | Limite | Limite | Limite | Limite | Limite | ||||||
Informações gerais sobre os benefícios | |||||||||||||
Médico Máximo | Ilimitado (para o plano Platinum) | $8.000.000 | O site não informa | Ilimitado | $1.000.000,00 por ano | O site não informa | $1.000.000,00 | ||||||
Cosseguro em rede nos EUA | Você escolhe. De 70% (100% subsequente) à 100% | 100% | Não | 60% para o máximo de cosseguro e depois 100% | Sim, por taxas maiores | Apenas para emergências | Sim | ||||||
Cosseguro fora de rede nos EUA | Você escolhe. De 70% (100% subsequente) à 100% | 90% à $5.000 (100% subsequente) | Sim, por taxas maiores | 100% | 100% | 100% | 100% | ||||||
Disponibilidade para Saúde Mental | Sem período de espera | Período de espera de 12 meses | Co-pagamento de $ 25 por visita, isenção de franquia | 75% até 40 visitas / 60% depois disso | Não | Período de espera de 10 meses | Sim | ||||||
Benefício para Saúde Mental | Internação e Ambulatório: máximo de $5.000 (para toda a vida) à cobertura total dependendo do plano | Internação e Ambulatório: máximo de $50.000 para toda a vida | Co-pagamento de $ 250 após franquia | 100% até 60 dias | – | Internação e Ambulatório: limite não descrito | Internação, ambulatório e terapias, limite não descrito | ||||||
Remédios prescritos na internação | $500 à cobertura total dependendo do plano | Até $8.000.000 | Sim | Reembolso total | Sim | Sim | |||||||
Remédios prescritos no ambulatório | Nenhum, a não ser que você compre a opção de Ambulatório Internacional | Até $8.000.000 | Reembolso total | Sim | Sim | ||||||||
Evacuação e Repatriação de restos mortais | Cobertura completa | Até $8.000.000 | Sim | Até $ 25.000 | Não | Até € 10.000,00 | Sim | ||||||
Morte Acidental e Desmembramento | Depende do plano | Cláusula disponível, limite depende da idade.
$75.000 para 19-29 anos; $7.500 para 65-89 anos. |
$50,000 | – | – | Sim | |||||||
Emergência Odontológica | Cobertura total | Até $8.000.000 | Opcional | $ 1.000 por ano, $ 200 por dente | Sim, porém é necessário pagar uma taxa extra ao plano contratado | Dependendo do plano, é ilimitado | Incluso | ||||||
Tratamento Necessário por conta de Terrorismo | Até o limite da cobertura | Cláusula disponível até máximo de $50,000 para toda a vida | Cláusula disponível até máximo de $50,000 para toda a vida | – | – | ||||||||
Esportes Amadores | Ilimitado | Cláusula disponível até $10.000 | Não | Sim | Não | Não | – | ||||||
Cobertura COVID-19 para expatriados e emigrantes | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim | O site não é claro | Não | ||||||
Cuidado Neonatal | |||||||||||||
Cuidado de berçário de rotina de uma criança recém-nascida de uma gravidez coberta | $25.000 à $156.000 dependendo do plano | Dedução adicional de $1.000, máximo de $50.000 para toda a vida, benefício de bem-estar de $200 para os primeiros 12 meses | Sim | Depende do plano | Dependendo do plano, pode ser ilimitado | Depende do plano | |||||||
Criança nascida através de tratamento de fertilidade (como FIV ou sub-rogação) | Apenas após o bebê completar 90 dias | Excluído | Depende do plano | Não | Período de espera de 10 meses | Não | |||||||
Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal | Consulte o site para informações atualizadas | Máximo de $250.000 para os primeiros 31 dias | Não | Não | Até € 20.000 com período de espera de 10 meses | Depende do plano, com o Bloom ou o Bloom Plus | |||||||
Doenças pré-existentes |
|||||||||||||
Período de exclusão de condição pré-existente | Condições que estão completamente evidenciadas na aplicação e não foram excluídas ou restringidas por alguma cláusula serão cobertas como qualquer doença | Condições que estão completamente evidenciadas na aplicação e não foram excluídas ou restringidas por alguma condição serão cobertas como qualquer doença | Condições que estão completamente evidenciadas na aplicação e não foram excluídas ou restringidas por alguma condição serão cobertas como qualquer doença | Condições que estão completamente evidenciadas na aplicação e não foram excluídas ou restringidas por alguma condição serão cobertas como qualquer doença | Condições que estão completamente evidenciadas na aplicação e não foram excluídas ou restringidas por alguma cláusula serão cobertas como qualquer doença | Condições que estão completamente evidenciadas na aplicação e não foram excluídas ou restringidas por alguma cláusula serão cobertas como qualquer doença | Condições que estão completamente evidenciadas na aplicação e não foram excluídas ou restringidas por alguma cláusula serão cobertas como qualquer doença | ||||||
Condição pré-existente, tempo de carência | Qualquer data anterior ao dia da efetivação | Qualquer data anterior ao dia da efetivação | Qualquer data anterior ao dia da efetivação | Qualquer data anterior ao dia da efetivação | Qualquer data anterior ao dia da efetivação | Qualquer data anterior ao dia da efetivação | Qualquer data anterior ao dia da efetivação | ||||||
Pré-existente, cobertura única máxima anual | Ilimitado dependendo do plano | Até $8.000.000 | Ilimitado, dependendo do plano | Ilimitado, dependendo do plano | Reembolso total | Ilimitado, dependendo do plano | Ilimitado, dependendo do plano | ||||||
Pré-existente, cobertura única máxima para a vida toda | Ilimitado dependendo do plano | Até $8.000.000 | Ilimitado, dependendo do plano | Ilimitado, dependendo do plano | Reembolso total | Ilimitado, dependendo do plano | Ilimitado, dependendo do plano |
Worldwide Medical Insurance / gráfico de comparação *
Parte da tabela é cortesia de Tokio Marine HCC *
Observação: esta tabela é apenas para fins informativos e está sujeita a alterações. Ela estava correta no momento em que o escrevemos aqui, mas verifique individualmente o site de cada empresa para ter informações atualizadas.
Resumindo…
Aqui estão os mais baratos e melhores seguros de saúde internacionais para morar no exterior:
- Cigna Global
- IMG
- Now Health
- Aetna
- SafetyWing
- Foyer Global Health
- Global Underwriters
Concluindo…
Espero que através dessa avaliação de seguros de saúde para expatriados e emigrantes você possa ter descoberto qual é o melhor para o seu caso, ou pelo menos que existem opções boas e que valem a pena serem analisadas.
Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre seguro internacional para expatriados nômades digitais ou qualquer coisa relacionada com morar no exterior, deixe aqui nos comentários. Vou tentar responder com a maior precisão para te ajudar!